Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - Os egípcios e o sistema de numeração decimal

 

28/03/2011

Autor y Coautor(es)
JAQUELINE MAISSIAT
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Os egípcios e o sistema de numeração decimal

Gilka Silva Pimentel, Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de:

Primeiro Objetivo
Conhecer o modo como os egípcios registravam o número.

Segundo Objetivo
Identificar os símbolos do sistema numérico dos egípcios.

Terceiro Objetivo
Perceber a base 10 (dez) no sistema de  numeração dos egípcios.

Quarto Objetivo
Registrar os números dos egípcios.

Quinto Objetivo
Conhecer o modo de vida dos egípcios.

Sexto Objetivo
Interpretar e produzir escritas numéricas.

Duração das atividades
6 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Modo de  vida dos egípcios (cultura, arte, religião, paisagem);
  • Sistema de numeração egípcio;
  • Notação dos  números egípcios;
  • Contagem e quantificação;
  • Tratamento da informação.
Estratégias e recursos da aula

 

 

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

Kword                 [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Gwenview          [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Gwenview ]
KolourPaint        [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint ]
Mozilla Firefox   [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
WxCam               [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam  ]

Atividade

Primeiro momento: Pesquisando na Internet - primeiros apontamentos

Antes de iniciar o estudo, converse com os alunos sobre os povos egípcios. Faça alguns questionamentos para introduzir o assunto, investigando o que eles já conhecem. Por exemplo:

  • Vocês já ouviram falar sobre os egípcios?
  • O que vocês ouviram falar sobre esse povo?
  • Onde eles moram?
  • O que eles descobriram/inventaram?

Em seguida, apresente algumas curiosidades sobre os egípcios, como o texto que sugerimos a seguir:

Durante muito tempo, o nosso campo da história da matemática mais rico repousava no Egito, devido à descoberta, em 1858, do chamado Papiro de Rhind, escrito por volta de 1650 a.C., mas que continha material ainda mais antigo.  Os Egípcios usaram o papiro e uma grande parte dos seus escritos conservou-se devido ao clima seco. A maior parte dos nossos conhecimentos sobre a matemática dos egípcios deriva de dois papiros: O Papiro de Rhind, que contém 85 problemas, e o chamado Papiro de Moscovo, talvez dois séculos mais antigo, que contém 25 problemas.  

Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/informacoes-egito.htm

Solicite aos alunos que investiguem na internet, através do Navegador Mozilla Firefox - O site do Google (http://www.google.com) pode ser utilizado para fazer a pesquisa -, outras curiosidades sobre o Egito para que posteriormente eles possam compartilhar com a turma as descobertas e fatos que lhe chamaram a atenção. Segue algumas indicações de sites que o professor pode dar como exemplo para as pesquisas:

- Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/historiag/egipcio.htm
- Mistérios Antigos: http://www.misteriosantigos.com/egito.htm
- Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Egito

A medida que for sendo evidenciado o envolvimento sobre o assunto, direcione para o sistema de numeração dos egípcios.

Além disto, peça que registrem suas ideias em seus laptop's, utilizando o aplicativo Kword (editor de texto), tendo como norteadores os seguintes questionamentos:

  •  Existe outro jeito de escrever os números?
  •  Os números sempre foram escritos do jeito que conhecemos hoje em dia?
  • Vocês sabiam que há muito tempo atrás o povo que morava no Egito escrevia os números com desenhos que se pareciam com um bastão?

Converse sobre o modo de funcionamento do sistema de escrita egípcio. Leia o texto abaixo:

Fonte: http://educar.sc.usp.br/matematica/l1t5.htm

No Kword, desafie as crianças registrarem sua idade e a dos colegas da sala usando o sistema de numeração dos egípcios.

Instigue as crianças em duplas experimentarem a título de verificação escrever alguns numerais, por exemplo: 23, 12, 49, 50, 99, 100  no sistema egípcio. Depois compare com nosso sistema de notação que necessita estar previamente fixado na sala de aula.

Depois solicite que escrevam de 1 (um) a 9 (nove) usando o sistema de notação dos egípcios.

 

 

Atividade

Segundo momento: Produção Textual

Proponha a produção de um texto coletivo no Kword, com o objetivo de registrar a história dos números. Dividia a turma em duplas. Depois do texto digitado, sugira o desenho para compor o texto. Os desenhos podem ser composição de imagens pesquisadas na internet, no Mozilla Firefox, com a intervenção de desenhos feitos no Kcolour Paint. Os alunos podem fazer seus desenhos no laptop e compartilhar com os colegas, depois com o auxílio de uma pendrive, por exemplo ou até mesmo mandar por correio eletrônico (mail) podem trocar o que produziram, já que possuem conexão com a internet o tempo que estão utilizando o laptop, o que facilita este tipo de troca de informações.

Segue exemplo de produção textual com a ilustração realizada pelo aluno.

Fonte: Nossa Arte, Nossos Contos. NEI/UFRN.2000.

 

Atividade

Terceiro momento: Observar e Fantasiar

Selecione algumas imagens relacionadas a arte, a religião, as pirâmides, os deuses e apresente para que os alunos observem. Sugira uma brincadeira simbólica representando os deuses e faraós. Combine que tragam de casa adereços e lençóis  brancos para usar como vestimenta.  Aproveite e peça para que os alunos tirem fotografias deles fantasiados, com o auxílio do laptop (WxCam), podendo ser tanto no espaço da sala de aula quanto no pátio da escola, por exemplo, já que podem ter esta mobilidade com o equipamento; sugira que façam poses, tendo por base as imagens vistas.

Seguem sugestões de imagens:

 fonte: http://gloria-ao-egito.blogspot.com/2009/09/musica-e-danca-no-egito-antigo.html

fonte: http://www.suapesquisa.com/historia/piramides/

 

Quarto momento: Integrando conteúdos

Sugira a exibição do filme: O Príncipe do Egito. Oriente para que observem o modo de vida dos egípcios, as roupas, as paisagens. O enredo trata da vida de Moisés desde seu nascimento e sua infância como príncipe do Egito até a sua escolha como guia do povo Hebreu na saída da terra do Egito. A história do filme é baseada no Êxodo e em tradições islâmicas.

fonte dos dados do filme: http://www.interfilmes.com/filme_14251_O.Principe.do.Egito-%28The.Prince.of.Egypt%29.html

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=BfUtnWi4oV4

 

Durante a exibição proponha que eles façam anotações no Kword, em seu laptop, sobre o que estejam observando de interessante.

Após terem visto o filme, orientem que cada um escolha um dos personagens que se identificaram e/ou acharam interessante, e que faça uma 'biografia' sobre como seria a vida e os afazeres na época. Sugira o navegador Mozila Firefox para que possam fazer pesquisas na internet e obter maior informações para que a pesquisa deles fiquem mais completa. Eles podem tanto usar as fotografias que tiraram quanto imagens da internet.


 

Atividade

Quinto momento: Exposição

Organize uma exposição na escola sobre o estudo. Ao lado dos desenhos das crianças coloque o  sistema de numeração dos egípcios, a localização e outras informações sobre o modo de vida do povo egípcio na antiguidade, bem como as pesquisas realizadas na internet sobre dos egípcios.

Segue exemplo e link da numeração 

 Fonte: http://www.iep.uminho.pt/aac/sm/a2004/sistnum/recursos.htm

Recursos Complementares

Sugestão de Livro

GORDON, Hélio. A História dos Números. [s.l.]: FTD, [s.a.].

O livro relata sobre a base da nossa numeração foi criada no Neolítico. Mas a história da escrita numérica é mais longa, passando pelos egípcios, chineses, gregos, maias e, finalmente pelos hindus e árabes. O leitor está convidado a viajar pelos séculos XIII, XVIII e XIX e conhecer a história dos números inteiros positivos, dos fracionários positivos, dos números irracionais e dos demais conjuntos numéricos.

Portal Matemático

O Portal trás abrange conteúdos de matemática relacionados a todas as séries da escola e muito mais!

http://www.somatematica.com.br/historia.php

Avaliação

Verificar através dos registros, da produção e participação das crianças se:

  • Perceberam o modo como os egípcios registravam o número;
  • Conseguiram identificar os símbolos do sistema numérico dos egípcios;
  • Perceberam o sistema de agrupamentos presente no sistema de  numeração dos egípcios ( base 10);
  • Registraram os números dos egípcios através das atividades propostas;
  • Perceberam alguns aspectos sobre o modo de vida dos egípcios (arte, religião, vestuário, adereços, paisagens).
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Magda, EMEF , São Paulo - dijo:
    magda.regiane@hotmail.com

    17/02/2012

    Quatro estrelas

    Muito bem elaborada e com uma sequencia bastante atraente, essa aula torna-se mais interessante ainda...gostei!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.