28/03/2011
Os egípcios e o sistema de numeração decimal
Gilka Silva Pimentel, Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Conhecer o modo como os egípcios registravam o número.
Segundo Objetivo
Identificar os símbolos do sistema numérico dos egípcios.
Terceiro Objetivo
Perceber a base 10 (dez) no sistema de numeração dos egípcios.
Quarto Objetivo
Registrar os números dos egípcios.
Quinto Objetivo
Conhecer o modo de vida dos egípcios.
Sexto Objetivo
Interpretar e produzir escritas numéricas.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
Kword [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Gwenview [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Gwenview ]
KolourPaint [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
WxCam [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam ]
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Antes de iniciar o estudo, converse com os alunos sobre os povos egípcios. Faça alguns questionamentos para introduzir o assunto, investigando o que eles já conhecem. Por exemplo:
Em seguida, apresente algumas curiosidades sobre os egípcios, como o texto que sugerimos a seguir: Durante muito tempo, o nosso campo da história da matemática mais rico repousava no Egito, devido à descoberta, em 1858, do chamado Papiro de Rhind, escrito por volta de 1650 a.C., mas que continha material ainda mais antigo. Os Egípcios usaram o papiro e uma grande parte dos seus escritos conservou-se devido ao clima seco. A maior parte dos nossos conhecimentos sobre a matemática dos egípcios deriva de dois papiros: O Papiro de Rhind, que contém 85 problemas, e o chamado Papiro de Moscovo, talvez dois séculos mais antigo, que contém 25 problemas. Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/informacoes-egito.htm Solicite aos alunos que investiguem na internet, através do Navegador Mozilla Firefox - O site do Google (http://www.google.com) pode ser utilizado para fazer a pesquisa -, outras curiosidades sobre o Egito para que posteriormente eles possam compartilhar com a turma as descobertas e fatos que lhe chamaram a atenção. Segue algumas indicações de sites que o professor pode dar como exemplo para as pesquisas: - Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/historiag/egipcio.htm A medida que for sendo evidenciado o envolvimento sobre o assunto, direcione para o sistema de numeração dos egípcios. Além disto, peça que registrem suas ideias em seus laptop's, utilizando o aplicativo Kword (editor de texto), tendo como norteadores os seguintes questionamentos:
Converse sobre o modo de funcionamento do sistema de escrita egípcio. Leia o texto abaixo: Fonte: http://educar.sc.usp.br/matematica/l1t5.htm No Kword, desafie as crianças registrarem sua idade e a dos colegas da sala usando o sistema de numeração dos egípcios. Instigue as crianças em duplas experimentarem a título de verificação escrever alguns numerais, por exemplo: 23, 12, 49, 50, 99, 100 no sistema egípcio. Depois compare com nosso sistema de notação que necessita estar previamente fixado na sala de aula. Depois solicite que escrevam de 1 (um) a 9 (nove) usando o sistema de notação dos egípcios. |
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Proponha a produção de um texto coletivo no Kword, com o objetivo de registrar a história dos números. Dividia a turma em duplas. Depois do texto digitado, sugira o desenho para compor o texto. Os desenhos podem ser composição de imagens pesquisadas na internet, no Mozilla Firefox, com a intervenção de desenhos feitos no Kcolour Paint. Os alunos podem fazer seus desenhos no laptop e compartilhar com os colegas, depois com o auxílio de uma pendrive, por exemplo ou até mesmo mandar por correio eletrônico (mail) podem trocar o que produziram, já que possuem conexão com a internet o tempo que estão utilizando o laptop, o que facilita este tipo de troca de informações. Segue exemplo de produção textual com a ilustração realizada pelo aluno. Fonte: Nossa Arte, Nossos Contos. NEI/UFRN.2000. |
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Selecione algumas imagens relacionadas a arte, a religião, as pirâmides, os deuses e apresente para que os alunos observem. Sugira uma brincadeira simbólica representando os deuses e faraós. Combine que tragam de casa adereços e lençóis brancos para usar como vestimenta. Aproveite e peça para que os alunos tirem fotografias deles fantasiados, com o auxílio do laptop (WxCam), podendo ser tanto no espaço da sala de aula quanto no pátio da escola, por exemplo, já que podem ter esta mobilidade com o equipamento; sugira que façam poses, tendo por base as imagens vistas. Seguem sugestões de imagens: fonte: http://gloria-ao-egito.blogspot.com/2009/09/musica-e-danca-no-egito-antigo.html |
Sugira a exibição do filme: O Príncipe do Egito. Oriente para que observem o modo de vida dos egípcios, as roupas, as paisagens. O enredo trata da vida de Moisés desde seu nascimento e sua infância como príncipe do Egito até a sua escolha como guia do povo Hebreu na saída da terra do Egito. A história do filme é baseada no Êxodo e em tradições islâmicas. fonte dos dados do filme: http://www.interfilmes.com/filme_14251_O.Principe.do.Egito-%28The.Prince.of.Egypt%29.html Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=BfUtnWi4oV4
Durante a exibição proponha que eles façam anotações no Kword, em seu laptop, sobre o que estejam observando de interessante. Após terem visto o filme, orientem que cada um escolha um dos personagens que se identificaram e/ou acharam interessante, e que faça uma 'biografia' sobre como seria a vida e os afazeres na época. Sugira o navegador Mozila Firefox para que possam fazer pesquisas na internet e obter maior informações para que a pesquisa deles fiquem mais completa. Eles podem tanto usar as fotografias que tiraram quanto imagens da internet. |
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Organize uma exposição na escola sobre o estudo. Ao lado dos desenhos das crianças coloque o sistema de numeração dos egípcios, a localização e outras informações sobre o modo de vida do povo egípcio na antiguidade, bem como as pesquisas realizadas na internet sobre dos egípcios. Segue exemplo e link da numeração Fonte: http://www.iep.uminho.pt/aac/sm/a2004/sistnum/recursos.htm |
Sugestão de Livro
GORDON, Hélio. A História dos Números. [s.l.]: FTD, [s.a.].
O livro relata sobre a base da nossa numeração foi criada no Neolítico. Mas a história da escrita numérica é mais longa, passando pelos egípcios, chineses, gregos, maias e, finalmente pelos hindus e árabes. O leitor está convidado a viajar pelos séculos XIII, XVIII e XIX e conhecer a história dos números inteiros positivos, dos fracionários positivos, dos números irracionais e dos demais conjuntos numéricos.
Portal Matemático
O Portal trás abrange conteúdos de matemática relacionados a todas as séries da escola e muito mais!
Verificar através dos registros, da produção e participação das crianças se:
Quatro estrelas 1 calificaciones
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17/02/2012
Quatro estrelasMuito bem elaborada e com uma sequencia bastante atraente, essa aula torna-se mais interessante ainda...gostei!