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Conhecendo as Paisagens Humanizadas - UCA

 

24/05/2011

Autor y Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os elementos e as principais características da Paisagem Humanizada;  
  • Evidenciar a ação dos seres humanos no processo de construção e constante transformação da Paisagem Humanizada;
  • Analisar as transformações e os impactos ambientais provocados pela ação dos seres humanos na Paisagem Humanizada.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor(a), nos anos anteriores os alunos estudaram em Geografia a categoria geográfica lugar, o que contribui para que percebam que os lugares compõem a categoria geográfica paisagem. Para iniciar as discussões sobre a paisagem humanizada é importante retomar os conhecimentos que os alunos possuem, levando em consideração o seu lugar de vivência. 

Estratégias e recursos da aula

Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA).

ATIVIDADE 1  

 Professor(a), instigue nos alunos o interesse pela observação, o que possibilita compreender o processo de produção e modificação das paisagens. O conceito da categoria geográfica Paisagem é de fundamental importância para o ensino de Geografia. Segundo o geógrafo Milton Santos (1988) "Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista alcança. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc." 

Então, Paisagem é tudo aquilo que é perceptível por meio dos nossos sentidos (visão, audição, olfato e tato) e é formada por diferentes elementos naturais, sociais, econômicos e culturais que se relacionam e que estão em constante processo de modificação. As paisagens são classificadas em naturais e humanizadas. 

Utilizando o netbook ou no laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, solicite a cada aluno que:

a. Acesse a internet;

b. Digite o endereço web http://www.brasilia2014.com.br/wp-content/uploads/2009/05/construcao-de-brasilia-antiga-2.jpg

c. Selecione a imagem e salve na pasta de trabalho;      

d. Depois, digite o endereço web http://www.jornaldelondrina.com.br/midia/tn_620_600_esplanada_13032011.jpg

e. Selecione a imagem e salve na pasta de trabalho.

 

Professor(a), se preferir, salve as imagens e envie para o email dos alunos. Depois, proponha as atividades a seguir.

 

1. Em dupla, analise e identifique as modificações ocorridas nas paisagens:

 

Construção Brasília 1 

Imagem:Construção da Esplanada dos Ministérios, Brasília-DF, capital do Brasil

  Disponível em: http://www.brasilia2014.com.br/wp-content/uploads/2009/05/construcao-de-brasilia-antiga-2.jpg

Acesso em:09 de abril de 2011

 

brasilia atual 

Imagem: Esplanada dos Ministérios, Brasília-DF, capital do Brasil

Disponível em: http://www.jornaldelondrina.com.br/midia/tn_620_600_esplanada_13032011.jpg  

Acesso em:09 de abril de 2011

 

Agora, no caderno, responda as questões:

a. As imagens retratam o mesmo lugar? Justifique.

b.  Elas mostram a mesma paisagem? Como você sabe?

2. Com base nas imagens, complete o quadro a seguir:

SEMELHANÇAS

DIFERENÇAS

 

 

  

 

3. Para vocês, quem provocou a maior parte das alterações na paisagem?

4. Como vocês imaginam que era este lugar antes das alterações provocadas pelos seres humanos?

5. Que elementos humanizados foram inseridos na paisagem? Cite-os.

6. Caso vocês não morem em Brasília, as paisagens se parecem com o lugar em que vocês moram? Justifique sua resposta. 

 

Professor(a) a paisagem humanizada ou "A paisagem artifical é a paisagem transformada pelo homem, enquanto grosseiramente podemos dizer que a paisagem natural é aquela ainda não mudada pelo esforço humano" (SANTOS, 1988). Para a realização desta atividade, aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com História promovendo reflexões sobre a história de construção da capital do Brasil. Sugerimos que envie as imagens e os exercícios para o email dos alunos. Em sala, solicite que salvem na pasta de trabalho e que realizem as atividades propostas. Posteriormente, os alunos poderão enviar para o email do professor as atividades concluídas, pois poderão ser objeto de avaliação.    Se necessário envie as iamgens acima por email para os alunosSuge

 

ATIVIDADE 2

 

1. Utilizando o netbook ou no laboratório de informática, com as máquinas conectadas à internet, convide os alunos a trabalharem em grupo.

2. A proposta é organizar um álbum com imagens de Paisagens Humanizadas, cerca de dez imagens. Sugerimos que acessem o site de procura Google Imagens no endereço web http://www.google.com/imghp?hl=pt-PT  e digitem na barra de pesquisa Paisagem Humanizada.

 

GOOGLE IMAGENS BRASILEIRO

 

Imagem:  Página inicial Google Imagens

Disponível em:  http://www.google.com/imghp?hl=pt-PT  

 Acesso em: 17 de abril de 2011

 

3. A paisagem humanizada é a que foi produzida e/ou modificada pelos seres humanos que inserem elementos humanizados na paisagem como as casas, prédios, ruas, fábricas, plantações e outras mudanças com o objetivo de atender as suas necessidades e interesses.

 

  gua

Imagem: Mosaico Fotográfico da cidade de Guanambi - BA

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_RgGpBBp1naM/SqQ08GnfloI/AAAAAAAAA-E/Ck1C8LQIXp8/s1600-h/GetAttachment.jpg 

       Acesso em: 05 de abril de 2011 

 netbook2

Imagem: Imagem Netbook - UCA 

Fonte: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg

       Acesso em: 05 de abril de 2011 

 

4. Solicite que escolham dez imagens de paisagens humanizadas que mais chamaram a atenção do grupo. Evidencie que é importante apresentar, abaixo da imagem, o site em que foi retirada a imagem e a data da pesquisa. 

5. Abaixo de cada imagem, informe em que lugar a mesma se localiza. Depois, escreva uma frase justificando a escolha da imagem. Solicite ao grupo que encaminhe o trabalho concluído para o email do professor. No dia combinado os grupos apresentarão seu álbum de imagens de Paisagens Humanizadas.

Professor(a), após receber os álbuns produzidos pelos grupos e realizar suas avaliações encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso aos álbuns produzidos pelos alunos o que possibilita acompanhar melhor as apresentações. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux,  o programa é o KPresenter e no caso do sistema Windows, o programa é o Power Point.

 

ATIVIDADE 3

Professor(a), com o netbook ou no laboratório de informática, convide os alunos para iniciarem a apresentação dos álbuns de Paisagens Humanizadas. Peça para que acessem o email e que salvem na pasta de trabalho as atividades realizadas pelos colegas. Assim, durante as apresentações, poderão abrir e acompanhar as imagens e as explicações dos  colegas. Se possível, leve para a sala de aula o mapa do Brasil e do Mundo Político, os mesmos poderão ser utilizados pelos alunos para localizar os lugares apresentados nas imagens ou acessem os mapas disponíveis no site do IBGE Teen.

 link ibge teen

 Imagem: Página inicial IBGE Teen 

Fonte: http://teen.ibge.gov.br/ibgeteen/

Acesso em: 19 de maio de 2011 

 

1. Solicite que durante as apresentações observem com atenção as imagens. Assim, será possível promover discussões. Sugira que observem:

a. Os elementos humanizados que são apresentados nas imagens?

b. Alguma das imagens apresentadas se parece com o lugar em que você vive? 

c. Para você, em quais paisagens é mais fácil viver? E mais difícil? Procure refletir sobre o motivo.

d. Você considera que alguma imagem apresenta problema ambiental?

 

Professor(a), depois promova uma discussão sobre as observações que foram realizadas.

  

ATIVIDADE 4

 

1. Utilizando o netbook ou no laboratório de informática com as máquinas conectadas à internet, assistam ao vídeo que mostra momentos da construção de Bras ília-DF. Depois, continue com as atividades a seguir:

 

  

 

 

 

2. Após assistir ao vídeo promova uma conversa e procure identificar o que os alunos consideram como os pontos principais do vídeo. Depois, elaborem um texto coletivo refletindo sobre a importância da construção de Brasília.  

Professor(a), para realizar a próxima atividade é preciso orientar os alunos a realizarem o download do programa Google Earth e, sempre que necessário, o mesmo poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades. Utilizando o netbook ou no laboratório de informática com as máquinas conectadas à internet , solicite aos alunos que acessem o Google Earth no endereço web http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html . 

 

Google Eart

 Imagem: Link inicial do Google Earth

           Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 13 de março de 2011  

 

3. Peça aos alunos para que digitem, na barra de ferramentas do Google Earth, o nome da capital do Brasil, Brasília-DF. Solicite que aproximem a imagem e que observem. Apresente os seguintes questionamentos:

a. Ao observarem a imagem de Brasília conseguem identificar algo diferente na forma da cidade?

b. Conseguem identificar algum meio de transporte que esteja representado na forma da capital brasileira?

c. Se positivo, que meio de transporte?

d. Peça para que observem e identifiquem o Plano Piloto. 

PILOTO BRASILIA

Imagem: Plano Piloto, projeto urbanístico de Brasília - DF, capital do Brasil  

Fonte do programa: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html

Acesso em: 09 de abril de 2011

 

Professor(a), chame a atenção dos alunos para a presença do lago Paranoá na imagem. O lago Paranoá é um elemento artificial, formado pelas águas represadas do Rio Paranoá, foi introduzido na paisagem pelos seres humanos, idealizado e construído com o objetivo de aumentar a umidade do ar na região. A umidade relativa do ar é a quantidade de vapor de água na atmosfera; quando a umidade está muito baixa causa sensação de cansaço, dificuldade para respirar o que agrava os problemas respiratórios, principalmente, nas crianças e idosos. Aproveite e incentive a interdisciplinaridade com a área de Ciências. Vale lembrar que também encontramos no Brasil outras capitais planejadas como Goiânia, capital de Goiás, e Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, mas nem toda cidade é construída de maneira planejada; em sua maioria as cidades surgem e crescem em determinados lugares sem seguir um planejamento urbanístico. 

 

Professor(a),  sugerimos que,  para realizar a próxima atividade envie a imagem para o email dos alunos. Peça para que acessem o email e salvem na pasta de trabalho o arquivo. 

4. Observe a imagem a seguir:

 

ponte jk

Imagem: Ponte JK, Lago Paranoá, Brasília-DF.

Disponível em: http://www.flickr.com/photos/lperdigao/2525888639/in/photostream/  

 Acesso em: 09 de abril de 2011

 

a.  Esta imagem é natural ou humanizada? Justifique sua resposta.

b. Para você, é possível identificar algum problema ambiental na imagem? Qual ou quais? 

c. Quais as consequências do problema ambiental diagnosticado para a vida dos seres humanos?

d. Seria possível solucionar esta situação? Como?

Professor(a), espera-se que, com esta atividade, os alunos percebam que o problema retratado na imagem é a ocupação das margens do lago Paranoá e a sua constante degradação causada pela interferência dos seres humanos na produção e constante modificação das paisagens.    

 

Proposta de Atividade Interdisciplinar

Apresente os seguintes questionamentos aos alunos: 

a. Você sabe dizer como está a qualidade da água que chega até a sua casa?

b. E quais as etapas de tratamento que a água passa para que ela se torne própria para o consumo humano? Saberia responder? 

Muitas vezes não nos damos conta da organização e da estrutura que as cidades possuem para atender as necessidades básicas dos seres humanos como, por exemplo, a água que chega até as nossas casas. Para a realização desta atividade, aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com Ciências promovendo reflexões sobre a importância da água para os seres humanos. A proposta é a de organizar uma visita com os alunos até a estação de tratamento de água da cidade, proporcionando momentos de observação sobre os processos e procedimentos de tratamento da água para que fique própria para o consumo humano. Além de possibilitar a análise da paisagem humanizada e identificar a ação dos seres humanos no processo de construção e constante modificação das paisagens.

Caso os alunos morem em uma região que não possui estação de tratamento de água, solicite que pesquisem sobre a origem da água que consomem e que verifiquem junto aos seus familiares os cuidados que eles tomam para que a água fique própria para o consumo. 

Para sistematizar a atividade, solicite que realizem um desenho representando as etapas de tratamento da água. Depois, organizem um painel com as ilustrações feitas pelos alunos. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Brasília Vídeo
Recursos Complementares

Sugerimos o acesso aos endereços abaixo:

1. Assista um outro vídeo que mostra momentos da construção de Brasília-DF. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iukRmZetJzQ.  Acesso em: 05 de abril de 2011.

2. Artigo sobre a história da construção de Brasília. DUARTE, L.S. A construção de Brasília como experiência moderna na periferia capitalista: a aventura. Disponível em: http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/junho2009/construcao.pdf.  Acesso em: 06 de abril de 2011.

3. Artigo que discute as categorias de análise da Geografia. SUERTEGARAY, D. M. A. Espaço Geográfico Uno e Múltiplo. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/sn-93.htm.  Acesso em: 05 de abril de 2011.

Avaliação

Ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. A capacidade de perceber as mudanças, identificar e analisar as paisagens humanizadas;  
  3. O interesse em desenvolver atividades de maneira colaborativa;  
  4. A compreensão da ação no processo de construção e alteração das paisagens para atender as necessidades dos seres humanos; 
  5. A possibilidade de reconhecer os impactos provocados pelos seres humanos pela constante alteração da paisagem humanizada;
  6. O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para a construção da aprendizagem. 
Opinión de quien visitó

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