20/05/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
- Fazer no mínimo inferências simples.
- Saber o conceito de preposição e identificá-la em um texto.
Atividade 1 - Motivação
Professor, organize os alunos em grupos de 4 componentes. Para motivar o estudo das relações de sentido estabelecidas pelas preposições, distribua um provérbio para cada grupo. As preposições foram retiradas das frases. Peça aos alunos que tentem completar a frase, usando um elemento que relacione as palavras entre si. Em seguida, oriente-os para que realizem as seguintes tarefas:
Os provérbios são:
1) Um __ todos, todos __ um.
2) Quem ri __ último, ri melhor.
3) Quem tem telhado __ vidro não atira pedra __ vizinho.
4) Homem prevenido vale __ dois.
5) __ pequenino se torce o pepino.
6) Água mole __ pedra dura, tanto bate __ que fura.
Atividade 2 - O uso da preposição nos gêneros discursivos
Professor, os alunos continuarão organizados em grupos de 4 componentes. Peça a eles que acessem o link abaixo e leiam tiras ou histórias em quadrinhos em que são usadas preposições, como, por exemplo, a tira: "Vida Plena":
(Disponívem em: <http://www.tiagonepomuceno.com.br/wp/>. Acesso em: 12 abr. 2011.)
Após exibição e leitura da tira, oriente os grupos para realizar a seguinte tarefa:
Para socializar a atividade, peça a um aluno de cada grupo que apresente suas conclusões. Verifique se os alunos perceberam, por meio das análises, os seguintes aspectos:
Atividade 3 - Uso do vídeo como motivador de novos conhecimentos
Oriente os alunos a acessar o Mozila Firefox [Metasys > Iniciar > aplicativos > Internet Firefox] navegador, para assistirem ao vídeo "Preposições" (9m34s) (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=mAJ2sb1Vmyk>. Acesso em: 13 abr. 2011.).
Antes, porém, entregue e explique aos alunos o roteiro abaixo para orientar o trabalho a partir do vídeo:
Roteiro de estudo a partir do vídeo
Professor, na gravação do vídeo, permita que os alunos usem locais silenciosos para que o som não fique prejudicado. Porém, devem ser locais por onde você possa se deslocar com facilidade para acompanhar e orientar o grupo. Durante todo o trabalho, circule entre eles para esclarecer dúvidas sobre o conteúdo. Para a apresentação, disponibilize o datashow. Ao final, discuta com os alunos os seguintes pontos, em relação à participação no trabalho:
Para socializar a atividade, cada grupo terá 10 minutos para apresentação.
Para obter informações sobre preposições e coesão, acesse:
Aula do Portal do Professor: a preposição na construção do texto. Disponiível em:< http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18434>. Acesso em 20 abr. 2011.
A avaliação do desempenho dos alunos, em relação ao estudo da função das preposições e aos sentidos por elas estabelecidos em um texto, deverá ocorrer em todos os momentos da realização das atividades.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!