10/08/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Ter noção da função do paleontólogo, profissional responsável diretamente pela descoberta e comprovação da existência dos dinossauros na terra.
Atividade 1- Brincar de Paleontólogo
Essa atividade tem como finalidade mostrar um pouco do papel que tem o paleontólogo na pesquisa dos dinossauros. A compreensão do tema deve ser realizada por intermédio do faz de conta (as crianças brincam de paleontólogo).
1º momento - O (a) professor(a) pode selecionar textos para ler para as crianças sobre o trabalho do paleontólogo. a leitura tem como orientação as seguintes questões:
FIGURA 1- Imagens de fósseis de dinossauros. Fonte:
http://www.faperj.br/images/Dinos/Unaysaurus_tolentinoi_fossil.jpg
http://www.amnh.org/learn/pd/dinos/gallery/images/W3G_1_sinosaur.jpg
2º momento - Pesquisar alguns instrumentos que fazem parte do cotidiano do trabalho dos paleontólogos. As crianças buscam na escola alguns brinquedos que apresentam aspectos similares aos das ferramentas reais para utilizar no faz de conta. O(a) professor(a) leva para a sala de aula alguns desses brinquedos (instrumento da atividade das crianças) e explica o procedimento desse pesquisador para fazer suas descobertas e para montar o fóssil.
FIGURA 2 - fotos de brinquedos da escola
3º momento – Propiciar uma vivência das crianças com a função do pesquisador, o(a) professor(a) lança mão do faz de conta para brincar de paleontólogo. Ele(a) pode adquirir em lojas de brinquedos, esqueletos de dinossauros (brinquedos de plástico). Em seguida, divide o esqueleto em partes que as crianças possam manipular; delimita uma área na escola e enterra as partes do dinossauro e organiza a turma em grupos de quatro crianças, para fazer a escavação. Terminada a primeira parte, as crianças voltam à sala de aula para fazer a montagem.
4º momento – Na sala, cada grupo, com seu fóssil nas mãos, começa a fazer a montagem das partes, estabelecendo a relação das partes para formar o todo. A professora auxilia na identificação da partes e na montagem.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/03/2011
Quatro estrelasdesculpa eu sou do Dona Carola, Curitiba Paraná
21/03/2011
Quatro estrelasEu gostei muito mas continuo com uma duvida: como vou desmontar e motar um objeto de plastico?
24/03/2010
Cinco estrelasachei o máximo este projeto de ensinar as crianças porque eles aprendem brincando, assim podem descobrir uma futura profissão.
24/03/2010
Cinco estrelasexelente. tambem sou professora e gostaria de saber onde encrontar os dinossauros em fossil como vc obteve?