Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O populismo e a República Democrática no Brasil (1946-1964) - UCA

 

01/06/2011

Autor y Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Caracterizar e discutir o conceito de “populismo”
  • Analisar aspectos dos governos populistas brasileiros entre 1946-1964
  • Refletir acerca do “populismo” nos dias de hoje
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • República Velha
  • Era Vargas
     
Estratégias e recursos da aula

1

-

Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas

Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

-

Atividade I- O populismo e a demagogia

Na primeira atividade desta aula, visitaremos um blog.

Para informações sobre o que é um blog, clique aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog. Acesso em 14 de maio de 2011

O blog chama-se "Politikae", trazendo interessantes textos sobre política:

http://politikae.blogspot.com/. Acesso em 14 de maio de 2011 

politikae 

-

DINÂMICA sugerida:

-

  • Em seguida, realizar a leitura e vocabulário do texto. Nesta última tarefa, os alunos podem contar com dicionário virtual, através do link: http://www.dicionariodeportugues.com/. Acesso em 14 de maio de 2011

-

DEBATER as principais ideias do texto por meio de questões tais como:

  1. Qual a relação do populismo com a democracia?
  2. Como o "populista" se articula ao povo?
  3. E como se utiliza da demagogia?
  4. Quais as outras estratégias usadas pelos governos populistas, além da demagogia?
  5. Quais as principais críticas ao populismo?

-

* Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).

-

Atividade II- O populismo em charges/imagem

Agora trabalharemos com o recurso da charge/imagem nas aulas de História.

Assim, continuaremos discutindo as características do fenômeno político chamado "Populismo", característica essencial da República Democrática brasileira (1946-1964).

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  • Os alunos devem acessar as charges a seguir, por meio de seus respectivos links.
  • Analisar a charge a partir das questões propostas.

-

Charge 1- "O populismo e a demagogia"

populismo e demagogia 

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_OAooi6-y5Mc/SJm44JcITNI/AAAAAAAAARE/nqrlC4G-NpY/s400/Demagogia.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011 

-

PARA discutir a charge:

  1. Descreva a situação representada na charge.
  2. Como a pessoa que discursa foi representada?
  3. Em sua opinião, porque a charge recebeu o título de "O Populismo e a Demagogia"?

 

Professor, na análise desta charge com os alunos, o objetivo é que eles percebam/observem a demagogia como uma característica marcante do populismo.

 

-

Charge 2- "Braços e língua do populismo"

populismo  

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-maoKgy762lc/TbBkg34uznI/AAAAAAAAAA8/Zeqp_FPD8x8/s1600/populismo_ll.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011

-

PARA discutir a charge:

  1. Qual a sua interpretação sobre a charge?
  2. Esta charge tem alguma relação com a anterior? Explique.
  3. Releia o título da charge e responda: ele é coerente com a ideia representada? Justifique.

-

Professor, na análise desta charge com os alunos, o objetivo é que eles percebam/observem a manipulação das pessoas no populismo, aliada à demagogia.

-

Imagem 3- "Populismo, remédio amargo"

populismo remédio amargo 

Disponível em: http://novasinapse.com/wp-content/uploads/populismo_remedio_amargo.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011

 

-

PARA discutir a charge:

  1. O que se vê na imagem?
  2. Por que o populismo foi denominado de "Socialismato de fome"?
  3. De acordo com o título da imagem, o populismo é um "remédio amargo". Você concorda? Justifique.

-

Professor, na análise desta imagem com os alunos, o objetivo é que eles percebam/observem as consequências do populismo na forma de um "remédio para o povo", ou seja, como um governo que se vale, por exemplo, da pobreza material e falta de informação das pessoas para se promover.  

-

* Recomenda-se que, após os debates e os esclarecimentos prestados pelo professor em relação às dúvidas suscitadas durante a atividade, as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA). 

-

Atividade III- O populismo nas campanhas eleitorais

Nesta atividade, faremos a audição e análise de três jingles.

Para informações sobre este tipo de música gravada, use este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jingle. Acesso em 14 de maio de 2011

Os jingles escolhidos são de três campanhas políticas durante a República Democrática (1946-1964). Por meio desse exercício, perceberemos como o populismo está presente já nas corridas presidenciais do período.

DINÂMICA SUGERIDA:

  • O professor pode reproduzir os arquivos a partir de seu computador/caixas de som, ou os alunos podem acessá-los por meio de seus respectivos links no YouTube, abaixo informados.
  • Ouvir com atenção os jingles, acompanhando a letra, e depois debatê-los a partir das questões propostas.
  • Para ouvir, basta clicar no link informado e em seguida no "play".

-

JINGLE 1- "Retrato do Velho"

http://www.youtube.com/watch?v=eVgOODBrCMc&feature=player_embedded. Acesso em 14 de maio de 2011 

(jingle de Getúlio Vargas, eleito na campanha presidencial de 1950)

Vargas 

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_BWUw2rU6xgg/TLbzy5lNAWI/AAAAAAAAABA/owYfKfX1rPA/s640/getulio-vargas.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011

-

LETRA

Bota o retrato do velho outra vez
Bota no mesmo luga
r

Bota o retrato do velho outra vez
Bota no mesmo lugar

O sorriso do velhinho
Faz a gente trabalhar

O sorriso do velhinho
Faz a gente trabalhar

Eu já botei o meu
E tu, não vai botar?
Já enfeitei o meu
E tu, vais enfeitar ?

O sorriso do velhinho
Faz a gente se animar

-

PARA debater o documento de áudio:

  1. Qual seria o significado dos versos Bota o retrato do velho outra vez / Bota no mesmo lugar?
  2. Em qual sentido a ideia de "velho" é trabalhada nesta letra?
  3. Qual lema é defendido no jingle? Para saber o significado de "lema", acesse este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lema. Acesso em 20 de maio de 2011

-

-

JINGLE 2- "Jingle JK"

http://www.youtube.com/watch?v=FDXUWyXsJu4&feature=player_embedded. Acesso em 14 de maio de 2011 

(jingle de Juscelino Kubitschek, eleito na campanha presidencial de 1955)

JK 

Imagem disponível em: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/biografias/j/imagens/juscelino_kubitschek.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011

 

 

-

LETRA

Gigante pela própria natureza
há 400 anos a dormir
são 21 estados, são teus filhos a chamar
agora vem lutar, vamos trabalhar.

Queremos demonstrar ao mundo inteiro
e a todos que nos querem dominar
que o Brasil pertence aos brasileiros,
e um homem vai surgir para trabalhar.

Aparece como estrela radiosa
neste céu azul de anil
o seu nome é uma bandeira gloriosa
pra salvar este Brasil.

Juscelino Kubitschek é o homem
vem de Minas das bateias do sertão
Juscelino, Juscelino é o homem
Que além de patriota é nosso irmão.

Brasil, vamos para as urnas
Povo democrata, gente varonil
Juscelino, Juscelino, Juscelino,
Para presidente do Brasil!

-

Disponível em: http://www.propagandasantigas.com/2008/10/jingle-da-campanha-presidncia-de-jk-em.html. Acesso em 14 de maio de 2011

-

PARA debater o documento de áudio:

  1. Como o país é descrito na primeira estrofe da letra?
  2. Quais são os lemas defendidos na segunda estrofe?
  3. Como é trabalhada a imagem de Juscelino Kubitschek?

-

-

JINGLE 3- "Varre, varre, vassourinha"

http://www.franklinmartins.com.br/som_na_caixa_player.php?titulo=varre-varre-vassourinha-jingle-de-janio-quadros-em-1960. Acesso em 14 de maio de 2011

(jingle de Jânio Quadros, eleito na campanha presidencial de 1960)

Jânio 

Imagem disponível em: http://www.historiabrasileira.com/files/2010/04/janio-quadros.jpg

Acesso em 14 de maio de 2011

-

LETRA

Varre, varre, varre, varre,
Varre, varre vassourinha,
Varre, varre a bandalheira
Que o povo já está cansado
De sofrer dessa maneira
Jânio Quadros é esperança
Desse povo abandonado

-

Disponível em: http://www.franklinmartins.com.br/som_na_caixa_gravacao.php?titulo=varre-varre-vassourinha-jingle-de-janio-quadros-em-1960#. Acesso em 14 de maio de 2011

-

PARA debater o documento de áudio:

  1. Qual é a ideia central do jingle?
  2. O que o autor do jingle quis dizer com: "varre, varre a bandalheira"? Se não souber o significado da palavra bandalheira, consulte um dicionário. 
  3. De acordo com a letra, o que representa Jânio Quadros para o povo? Por quê?

 

Professor, na análise destes jingles com os alunos, o objetivo é aprofundar o conceito de populismo, identificando outros de seus aspectos, tais como o apelo popular das candidaturas populistas e a vinculação dos políticos populistas  à  ideia de "salvador da pátria".

-

* Recomenda-se que, após os debates e os esclarecimentos prestados pelo professor em relação às dúvidas suscitadas durante a atividade de análise dos jingles, as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA). 

-

Atividade IV- O populismo na República Democrática (1946-1964)

atividades   

Após compreender o conceito de populismo, a proposta é que os alunos identifiquem algumas medidas populistas adotadas pelos presidentes do Brasil, durante a República Democrática.

DINÂMICA PROPOSTA:

-

  • Em seguida, realizar a leitura e vocabulário do texto. Nesta última tarefa, os alunos podem contar com dicionário virtual, através do link: http://www.dicionariodeportugues.com/. Acesso em 14 de maio de 2011

-

Analisar o texto buscando respostas para questões tais como:

  1. Como o autor define o populismo?
  2. Quais os aspectos essenciais do populismo?
  3. Quais os principais acontecimentos durante os governos populistas brasileiros?

-

* Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA). 

-

Atividade V- O populismo hoje

pesquisa

Na última atividade desta aula, propomos uma reflexão acerca do populismo nos dias de hoje.

Para tal, os alunos devem realizar uma pesquisa na Rede Mundial de Computadores, buscando responder questões tais como:

  1. Pode-se afirmar que o populismo existe atualmente?
  2. Em quais países o populismo se manifesta? De que maneira isso ocorre?
  3. Quais as características básicas do populismo hoje?
  4. Quais as diferenças do populismo atual com o populismo que vimos na República Democrática do Brasil (1946-1964)?
  5. Quais as principais críticas ao populismo contemporâneo?

-

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  • A atividade poderá ser desenvolvida individualmente, ou em grupos, segundo critérios do professor.
  • Para o caso de trabalho em grupos, a socialização poderá ocorrer na forma de seminário ou produção de vídeo/postagem no YouTube.
  • Para o caso de trabalho individual, os alunos podem encaminhar o resultado de sua pesquisa para o email do professor, em forma de Redação Dissertativa.
  • É essencial que confrontem dados e/ou pontos de vistas acerca do populismo nos dias de hoje.

-

DICA 1

Para saber como criar vídeos com fotos, use este link: http://www.dicasdodia.net/2008/06/como-criar-video-com-fotos-para-youtube.html. Acesso em 14 de maio de 2011 

Para saber como postar vídeos, use este link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/09/08/idgnoticia.2006-09-08.4769809177/. Acesso em 14 de maio de 2011

-

DICA 2

Para o caso de Redação Dissertativa, os alunos podem contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa.

Recursos Complementares

Vídeo que os alunos podem acessar para aprofundamento das questões propostas nesta aula:

-

Sugestões de leituras para professores e alunos:

-

-

-

Aula do portal que pode ser consultada pelo professor no planejamento de sua aula:

Avaliação

Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da análise de textos e documentos, da percepção musical e da capacidade de análise de letras de música, da realização da pesquisa e demais registros produzidos nas atividades da aula.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Érika, Escola Desafio , Paraná - dijo:
    erihbn@hotmail.com

    30/09/2014

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula, vou utilizá-la com certeza como base para as minhas... Origada!


  • IALBNARIÁ XAVEER DI LACERDA, EEEFM ESCRITOR HORACIO DE ALMEIDA , Paraíba - dijo:
    maralacerdajp@hotmail.com

    14/06/2011

    Cinco estrelas

    Excelente aula. Uso inteligente e criativo de várias mídias. Excelente escolha do material (charges, vídeos, áudios...). Estabelecimento de pontes entre passado histórico e presente. Ótimas sugestões de sites para aprofundamento/enriquecimento do tema.


  • Jacira Alves Martins, ESCOLA ESTADUAL ELIAS NASSER , Goiás - dijo:
    jaciracpa03@yahoo.com.br

    04/06/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito. São aulas com vários recursos utilizando a multimídia. Isso possilita ao aluno aprender os fatos históricos passados e fazer um estudo paralelo com os acontecimentos atuais e assim ser um cidadão crítico, autônomo capaz de intervir para uma sociedade melhor.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.