01/06/2011
Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
-
Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
Amarok- Tocador de Música – Metasys- Aplicativos- Multimídia – Tocador de Músicas |
Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
-
Na primeira atividade desta aula, visitaremos um blog.
Para informações sobre o que é um blog, clique aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog. Acesso em 14 de maio de 2011
O blog chama-se "Politikae", trazendo interessantes textos sobre política:
http://politikae.blogspot.com/. Acesso em 14 de maio de 2011
-
DINÂMICA sugerida:
-
-
DEBATER as principais ideias do texto por meio de questões tais como:
-
* Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
Agora trabalharemos com o recurso da charge/imagem nas aulas de História.
Assim, continuaremos discutindo as características do fenômeno político chamado "Populismo", característica essencial da República Democrática brasileira (1946-1964).
ORIENTAÇÕES GERAIS:
-
Charge 1- "O populismo e a demagogia"
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_OAooi6-y5Mc/SJm44JcITNI/AAAAAAAAARE/nqrlC4G-NpY/s400/Demagogia.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
-
PARA discutir a charge:
Professor, na análise desta charge com os alunos, o objetivo é que eles percebam/observem a demagogia como uma característica marcante do populismo.
-
Charge 2- "Braços e língua do populismo"
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-maoKgy762lc/TbBkg34uznI/AAAAAAAAAA8/Zeqp_FPD8x8/s1600/populismo_ll.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
-
PARA discutir a charge:
-
Professor, na análise desta charge com os alunos, o objetivo é que eles percebam/observem a manipulação das pessoas no populismo, aliada à demagogia.
-
Imagem 3- "Populismo, remédio amargo"
Disponível em: http://novasinapse.com/wp-content/uploads/populismo_remedio_amargo.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
-
PARA discutir a charge:
-
Professor, na análise desta imagem com os alunos, o objetivo é que eles percebam/observem as consequências do populismo na forma de um "remédio para o povo", ou seja, como um governo que se vale, por exemplo, da pobreza material e falta de informação das pessoas para se promover.
-
* Recomenda-se que, após os debates e os esclarecimentos prestados pelo professor em relação às dúvidas suscitadas durante a atividade, as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
Nesta atividade, faremos a audição e análise de três jingles.
Para informações sobre este tipo de música gravada, use este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jingle. Acesso em 14 de maio de 2011
Os jingles escolhidos são de três campanhas políticas durante a República Democrática (1946-1964). Por meio desse exercício, perceberemos como o populismo está presente já nas corridas presidenciais do período.
DINÂMICA SUGERIDA:
-
JINGLE 1- "Retrato do Velho"
http://www.youtube.com/watch?v=eVgOODBrCMc&feature=player_embedded. Acesso em 14 de maio de 2011
(jingle de Getúlio Vargas, eleito na campanha presidencial de 1950)
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_BWUw2rU6xgg/TLbzy5lNAWI/AAAAAAAAABA/owYfKfX1rPA/s640/getulio-vargas.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
-
LETRA
Bota o retrato do velho outra vez
Bota no mesmo lugar
Bota o retrato do velho outra vez
Bota no mesmo lugar
O sorriso do velhinho
Faz a gente trabalhar
O sorriso do velhinho
Faz a gente trabalhar
Eu já botei o meu
E tu, não vai botar?
Já enfeitei o meu
E tu, vais enfeitar ?
O sorriso do velhinho
Faz a gente se animar
-
PARA debater o documento de áudio:
-
-
JINGLE 2- "Jingle JK"
http://www.youtube.com/watch?v=FDXUWyXsJu4&feature=player_embedded. Acesso em 14 de maio de 2011
(jingle de Juscelino Kubitschek, eleito na campanha presidencial de 1955)
Imagem disponível em: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/biografias/j/imagens/juscelino_kubitschek.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
-
LETRA
Gigante pela própria natureza
há 400 anos a dormir
são 21 estados, são teus filhos a chamar
agora vem lutar, vamos trabalhar.
Queremos demonstrar ao mundo inteiro
e a todos que nos querem dominar
que o Brasil pertence aos brasileiros,
e um homem vai surgir para trabalhar.
Aparece como estrela radiosa
neste céu azul de anil
o seu nome é uma bandeira gloriosa
pra salvar este Brasil.
Juscelino Kubitschek é o homem
vem de Minas das bateias do sertão
Juscelino, Juscelino é o homem
Que além de patriota é nosso irmão.
Brasil, vamos para as urnas
Povo democrata, gente varonil
Juscelino, Juscelino, Juscelino,
Para presidente do Brasil!
-
Disponível em: http://www.propagandasantigas.com/2008/10/jingle-da-campanha-presidncia-de-jk-em.html. Acesso em 14 de maio de 2011
-
PARA debater o documento de áudio:
-
-
JINGLE 3- "Varre, varre, vassourinha"
http://www.franklinmartins.com.br/som_na_caixa_player.php?titulo=varre-varre-vassourinha-jingle-de-janio-quadros-em-1960. Acesso em 14 de maio de 2011
(jingle de Jânio Quadros, eleito na campanha presidencial de 1960)
Imagem disponível em: http://www.historiabrasileira.com/files/2010/04/janio-quadros.jpg
Acesso em 14 de maio de 2011
-
LETRA
Varre, varre, varre, varre,
Varre, varre vassourinha,
Varre, varre a bandalheira
Que o povo já está cansado
De sofrer dessa maneira
Jânio Quadros é esperança
Desse povo abandonado
-
Disponível em: http://www.franklinmartins.com.br/som_na_caixa_gravacao.php?titulo=varre-varre-vassourinha-jingle-de-janio-quadros-em-1960#. Acesso em 14 de maio de 2011
-
PARA debater o documento de áudio:
Professor, na análise destes jingles com os alunos, o objetivo é aprofundar o conceito de populismo, identificando outros de seus aspectos, tais como o apelo popular das candidaturas populistas e a vinculação dos políticos populistas à ideia de "salvador da pátria".
-
* Recomenda-se que, após os debates e os esclarecimentos prestados pelo professor em relação às dúvidas suscitadas durante a atividade de análise dos jingles, as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
Após compreender o conceito de populismo, a proposta é que os alunos identifiquem algumas medidas populistas adotadas pelos presidentes do Brasil, durante a República Democrática.
DINÂMICA PROPOSTA:
-
-
Analisar o texto buscando respostas para questões tais como:
-
* Recomenda-se que as questões sejam anotadas e respondidas no caderno (ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA).
-
Na última atividade desta aula, propomos uma reflexão acerca do populismo nos dias de hoje.
Para tal, os alunos devem realizar uma pesquisa na Rede Mundial de Computadores, buscando responder questões tais como:
-
ORIENTAÇÕES GERAIS:
-
DICA 1
Para saber como criar vídeos com fotos, use este link: http://www.dicasdodia.net/2008/06/como-criar-video-com-fotos-para-youtube.html. Acesso em 14 de maio de 2011
Para saber como postar vídeos, use este link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/09/08/idgnoticia.2006-09-08.4769809177/. Acesso em 14 de maio de 2011
-
DICA 2
Para o caso de Redação Dissertativa, os alunos podem contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa.
-
-
-
-
"A charge na sala de aula: uma perspectiva para o ensino e a aprendizagem de História", disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5406. Acesso em 14 de maio de 2011
Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da análise de textos e documentos, da percepção musical e da capacidade de análise de letras de música, da realização da pesquisa e demais registros produzidos nas atividades da aula.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/09/2014
Cinco estrelasMuito boa a aula, vou utilizá-la com certeza como base para as minhas... Origada!
14/06/2011
Cinco estrelasExcelente aula. Uso inteligente e criativo de várias mídias. Excelente escolha do material (charges, vídeos, áudios...). Estabelecimento de pontes entre passado histórico e presente. Ótimas sugestões de sites para aprofundamento/enriquecimento do tema.
04/06/2011
Cinco estrelasGostei muito. São aulas com vários recursos utilizando a multimídia. Isso possilita ao aluno aprender os fatos históricos passados e fazer um estudo paralelo com os acontecimentos atuais e assim ser um cidadão crítico, autônomo capaz de intervir para uma sociedade melhor.