09/06/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Alfabetização e letramento.
ATIVIDADE 1
PESQUISA NA INTERNET
Os alunos, em grupo, com seus laptops UCA, acessarão a internet e o site abaixo para responderem às perguntas que deverão ser escritas no quadro pelo professor:
http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/218592
1- O que são parlendas? Retirem do texto do site dois exemplos para apresentação à classe.
2- O que são trava-línguas?
Retirem do texto do site cinco exemplos para apresentação à classe.
3- O que são adivinhas?
Importante: as respostas deverão ser digitadas no processador de texto, Kword.
ATIVIDADE 2
Professor, divida a sala em cinco grupos. Dê a cada um deles uma sugestão de site. Nesses sites há dezenas de adivinhas.
Peça que leiam as adivinhas em voz baixa para escolherem perguntas para outro grupo. É claro que quem pergunta precisa entender a pergunta e saber a resposta sem precisar consultar. Ao final, todos deverão fazer perguntas e darem respostas. Instrua os estudantes para que não procurem as perguntas de respostas mais difíceis, mas as mais interessantes. O resultado com as atividades desta aula pode ser muito compensador para alunos e professor. Acompanhe todo o desenvolver das propostas bem de perto. Os alunos podem ser despertados para a leitura, memorização e poderão se tornar mais desinibidos.
Se você temer perder o controle sobre a classe, os alunos poderão fazer as perguntas por escrito de forma que cada aluno receba uma adivinha. Esse aluno a lê em voz baixa, pensa, pode trocar ideia com seu grupo. Depois fará a leitura em voz alta e arriscará a resposta.
http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/adivinhas.htm
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/adivinhas.htm
http://www.piadasnet.com/piadas-de-adivinhas.htm
http://www.bigmae.com/adivinhas-para-criancas/http://www.alzirazulmira.com/advinha1.htm
ATIVIDADE 3
BANCO DE ADIVINHAS |
1- O professor deverá solicitar aos alunos que cada um separe uma adivinha (a que achou mais interessante) para criarem um banco de palavras novas e de adivinhas.
Depois de escolhida a adivinha, cada aluno deverá explicar aos colegas porque escolheu aquela adivinha. (é engraçada, é interessante, é diferente, não conhecia, etc)
Como muitas adivinhas são antigas, o aluno deverá também apresentar palavras novas que conheceu ao ler sobre o tema e perguntar aos colegas se essas palavras também são novas para eles. Apresentar as palavras com seus significados no computador para construírem juntos um banco de palavras para a classe.
2- Depois de criado o banco com pelo menos 30 adivinhas, o professor deverá propor aos alunos que exponham as adivinhas para toda a escola. Para tanto, eles deverão digitar ou copiar as adivinhas com canetas coloridas em cartazes para fazerem um painel, que deverá ser afixado no corredor central da escola. Exs:
- Enche uma casa mas não enche uma mão? Resposta: o botão |
- O que é que é feito para andar e não anda? - O que é o que é que dá muitas voltas e não sai do lugar? - Qual é a piada do fotógrafo? |
O que é o que é que sobe quando a chuva desce? Resposta: o guarda-chuva. |
Se o professor desejar, poderá também explorar piadas, inocentes, é claro.
Para tanto, deverão acessar o site abaixo.
Professor, as respostas dadas às propostas de atividades deverão levá-lo à compreensão do domínio de cada aluno sobre o tema trabalhado, sobre a capacidade demonstrada na interpretação do que são parlendas, trava-línguas e adivinhas. As atividades ainda lhe permitem avaliar a competência que o aluno tem de se expressar, de pensar antes de arriscar uma opinião e o sentido de lógica.
Quanto às atitudes, avalie a autonomia de cada aluno em relação às propostas que lhe são apresentadas, observando se ele participou de forma satisfatória das discussões.
Ao final, incentive-o a se avaliar e a avaliar o trabalho proposto por você.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/07/2013
Quatro estrelastrabalhar trava-linguas ajuda a ampliar o léxico, por meio dos textos lidos. O professor pode trabalhar o trava-línguas em sala de aula, fazendo uma competição entre grupos ou entre meninos e meninas. Ou ainda levar os alunos para o parquinho ou uma área verde, dividi-los em grupos e propor um trava-línguas.