Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - Parlendas, trava-línguas e adivinhas

 

09/06/2011

Autor y Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar o léxico, por meio dos textos lidos na internet.
  • Brincar com palavras no computador.
  • Registrar palavras usadas nas parlendas, trava-línguas e adivinhas em outros contextos. 
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

 Alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

 

  • Uso do laptop UCA.
  • Pesquisas na internet.
  • Apresentações individuais e em grupo.

 

ATIVIDADE 1

PESQUISA NA INTERNET

 pesquisa

 

 Os alunos, em grupo, com seus laptops UCA, acessarão a internet e o site abaixo para responderem às perguntas que deverão ser escritas no quadro pelo professor:

http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/218592

 

1- O que são parlendas? Retirem do texto do site dois exemplos para apresentação à classe.

2- O que são trava-línguas?  Retirem do texto do site cinco exemplos para apresentação à classe.

 

  • Professor, cuide para que os grupos não escolham os mesmos exemplos.

3- O que são adivinhas?

Importante: as respostas deverão ser digitadas no processador de texto, Kword.

 

ATIVIDADE 2

Professor, divida a sala em cinco grupos. Dê a cada um deles uma sugestão de site. Nesses sites há dezenas de adivinhas.

imagem de laptop

Peça que leiam as adivinhas em voz baixa para escolherem perguntas para outro grupo. É claro que quem pergunta precisa entender a pergunta e saber a resposta sem precisar consultar. Ao final, todos deverão fazer perguntas e darem respostas. Instrua os estudantes para que não procurem as perguntas de respostas mais difíceis, mas as mais interessantes. O resultado com as  atividades desta aula pode ser muito compensador para alunos e professor. Acompanhe todo o desenvolver das propostas bem de perto. Os alunos podem ser despertados para a leitura, memorização e poderão se tornar mais desinibidos.

Se você temer perder o controle sobre a classe, os alunos poderão fazer as perguntas por escrito de forma que cada aluno receba uma adivinha. Esse aluno a  lê em voz baixa, pensa, pode trocar ideia com seu grupo. Depois fará a leitura em voz alta e arriscará a resposta.  

http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/adivinhas.htm 

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/adivinhas.htm 

http://www.piadasnet.com/piadas-de-adivinhas.htm 

 http://www.bigmae.com/adivinhas-para-criancas/http://www.alzirazulmira.com/advinha1.htm 

 

ATIVIDADE 3

BANCO DE ADIVINHAS

1- O professor deverá solicitar aos alunos que cada um separe uma adivinha (a que achou mais interessante) para criarem um banco de palavras novas e de adivinhas.

Depois de escolhida a adivinha, cada aluno deverá explicar aos colegas porque escolheu aquela adivinha. (é engraçada, é interessante, é diferente, não conhecia, etc)

Como muitas adivinhas são antigas, o aluno deverá também apresentar palavras novas que conheceu ao ler sobre o tema e perguntar aos colegas se essas palavras também são novas para eles. Apresentar as palavras com seus significados no computador para construírem juntos um banco de palavras para a classe.

2- Depois de criado o banco com pelo menos 30 adivinhas, o professor deverá propor aos alunos que exponham as adivinhas para toda a escola. Para tanto, eles deverão digitar ou copiar as adivinhas com canetas coloridas em cartazes para fazerem um painel, que deverá ser afixado no corredor central da escola. Exs:

 

 - Enche uma casa mas não enche uma mão?

Resposta: o botão 

 

- O que é que é feito para andar e não anda?
Resposta: a rua

- O que é o que é que dá muitas voltas e não sai do lugar? 
Resposta: o relógio

- Qual é a piada do fotógrafo? 
Resposta: ninguém sabe, pois ela ainda não foi revelada.

 
  O que é o que é que sobe quando a chuva desce? 
Resposta: o guarda-chuva. 
Recursos Complementares

Se o professor desejar, poderá também explorar piadas, inocentes, é claro.

Para tanto, deverão acessar o site abaixo.

http://www.duna.com.br/piadas.htm 

Avaliação

 

Professor, as respostas dadas às propostas de atividades deverão levá-lo à compreensão do domínio de cada aluno sobre  o tema trabalhado, sobre a capacidade demonstrada na interpretação do que são parlendas, trava-línguas e adivinhas. As atividades ainda lhe permitem avaliar a competência que o aluno tem de se expressar, de pensar antes de arriscar uma opinião e  o sentido de lógica. 

Quanto às atitudes, avalie a autonomia de cada aluno em relação às propostas que lhe são apresentadas, observando se ele participou de forma satisfatória das discussões.

Ao final, incentive-o a se avaliar e a avaliar o trabalho proposto por você.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • janiele, CELER FACULDADES , Santa Catarina - dijo:
    janiely_w@hotmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    trabalhar trava-linguas ajuda a ampliar o léxico, por meio dos textos lidos. O professor pode trabalhar o trava-línguas em sala de aula, fazendo uma competição entre grupos ou entre meninos e meninas. Ou ainda levar os alunos para o parquinho ou uma área verde, dividi-los em grupos e propor um trava-línguas.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.