Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Minha história registrada - UCA

 

30/05/2011

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Minha história registrada

LUCIANA SOARES MUNIZ, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá conhecer seu primeiro documento a “Certidão de Nascimento”; observar nomes e sobrenomes constantes no mesmo; ter a oportunidade de conversar com um familiar da turma para contar a história do sobrenome da família; bem como fazer a sua própria biografia. 

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno a singularidade de cada família e solicitado a Certidão de Nascimento de cada um.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  aproximadamente 60 minutos

Professor, inicie a atividade com a turma organizada em uma roda de conversa. Dialogue com os alunos sobre o primeiro documento que tiramos: a “Certidão de Nascimento”, o que a turma já sabe sobre este documento e as informações nele contidas. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: [ Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ], e os sítios sugeridos abaixo:

 

Sítio: http://www.youtube.com/watch?v=sA6GOUoYxp0&feature=related

Após assistir ao primeiro vídeo sugerido, converse com a turma sobre a importância da Certidão de Nascimento e sobre o que compreenderam da propaganda. É importante ouvir a opinião de cada aluno, favorecendo a participação de todos. Agora, ainda utilizando o laptop assista ao vídeo “Eu” de Paulo Tatit, do CD Canções Curiosas, Selo Palavra Cantada.   

Sítio: http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E

Depois de assistir ao vídeo, possibilite um momento de troca de ideias com a turma sobre o que compreenderam a partir das cenas e da letra da música cantada. Depois, disponibilize uma cópia da letra da música para cada aluno e proponha a atividade abaixo:

Que legal! Após assistir ao vídeo “Eu” de Paulo Tatit, do CD Canções Curiosas, Selo Palavra Cantada, faça a leitura da letra da música abaixo e sublinhe com lápis de cor, algumas palavras da música de acordo com a indicação abaixo:

1-      Azul a palavra mãe.

2-      Verde as palavras avô/avó.

3-       Amarelo a palavra irmãos.

4-      Vermelho a palavra pai.

5-      Rosa as palavras bisavô/bisavó.

Perguntei pra minha mãe: "Mãe, onde é que ocê nasceu?"
Ela então me respondeu que nasceu em Curitiba
Mas que sua mãe que é minha avó
Era filha de um gaúcho que gostava de churrasco
E andava de bombacha e trabalhava no rancho
E um dia bem cedinho foi caçar atrás do morro
Quando ouviu alguém gritando: "Socorro, socorro!"
Era uma voz de mulher
Então o meu bisavô, um gaúcho destemido
Foi correndo, galopando, imaginando o inimigo
E chegando no ranchinho, já entrou de supetão
Derrubando tudo em volta, com o seu facão na mão
Para o alívio da donzela, que apontava estupefata,
Para o saco de batata, onde havia uma barata
E ele então se apaixonou
E marcaram casamento com churrasco e chimarrão
E tiveram seus três filhos, minha avó e seus irmãos
E eu fico imaginando, fico mesmo intrigado
Se não fosse uma barata ninguém teria gritado
Meu bisavô nada ouviria e seguiria na caçada
Eu não teria bisavô, bisavó, avô, avó, pai, mãe, não teria nada
Nem sequer existiria

Perguntei para o meu pai: "Pai, onde é que ocê nasceu?"
Ele então me respondeu que nasceu lá em Recife
Mas seu pai que é o meu avô
Era filho de um baiano que viajava no sertão
E vendia coisas como roupa, panela e sabão
E que um dia foi caçado pelo bando do Lampião
Que achava que ele era da polícia um espião
E se fez a confusão
E amarraram ele num pau pra matar depois do almoço
E ele então desesperado gritava: "Socorro!"
E uma moça apareceu bem no último instante
E gritou pra aquele bando: "Esse rapaz é comerciante!"
E com muita habilidade ela desfez a confusão
E ele então deu-lhe um presente, um vestido de algodão
E ela então se apaixonou
Se aquela moça esperta não tivesse ali passado
Ou se não se apaixonasse por aquele condenado
Eu não teria bisavô, nem bisavó, nem avô, nem avó, nem pai pra casar com a minha mãe
Então eu não contaria essa história familiar
Pois eu nem existiria pra poder cantar
Nem pra tocar violão

 

Fonte: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283408/

 

Atividade 2:  aproximadamente 60 minutos  

Para esta aula disponibilize uma cópia da atividade abaixo para cada aluno. A partir da Certidão de Nascimento de cada um, auxilie os alunos a identificarem os dados solicitados com o intuito de conhecerem melhor o documento em estudo.  

 

 Fonte: Acervo da autora.

Professor, após os alunos realizarem a atividade propicie a socialização das respostas. Depois, organize a turma para ouvir a história “Dois aniversários, duas vidas” da Turma da Mônica. A partir dessa história, os alunos compreenderão melhor o nascimento e também as etapas de vida pelas quais passamos. Auxilie os alunos a acessarem no laptop o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: [ Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ], e o sítio sugerido abaixo:

 

Fonte: http://www.monica.com.br/comics/2aniversarios/welcome.htm

Depois de contar a história, dialogue com os alunos sobre o que compreenderam. Para esse momento, solicite o registro de um desenho de cada aluno, utilizando o laptop, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho:  [Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint ]. Após todos terminarem os registros, propicie um momento para socialização das produções, que poderá ser feita a partir da apresentação da imagem no próprio laptop ou após imprimir as atividades dos alunos com a organização de um mural na sala de aula.

 

Atividade 3:  aproximadamente 60 minutos

Professor, para esta aula, auxilie os alunos a acessarem no laptop  o Mozilla Firefox a partir do caminho:  [ Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ], e o sítio sugerido abaixo para conhecerem a biografia da Tarsila do Amaral. Converse com a turma sobre o que é uma biografia e a auxilie na leitura da biografia sugerida:

 

 

Sítio: http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm

   

Após a leitura proponha uma atividade individual, na qual cada aluno deverá digitar, utilizando o laptop, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou  [ Metasys > Aplicativos > KWord ] , ou outro editor de texto a sua biografia utilizando a pesquisa feita em casa sobre a sua história de vida. É importante possibilitar um momento para que os alunos falem para a turma a sua biografia, viabilizando o conhecimento de todos da história de cada um. Organize um livro de biografia da turma e disponibilize para outras turmas da escola conhecerem melhor os colegas, para isso, imprima as produções dos alunos.  

Recursos Complementares

Outra biografia que poderá ser disponibilizada para a turma se encontra no sítio: http://www.youtube.com/watch?v=95cKeHNUtyI  

Para montar um álbum de família online acesse: http://clubinhofabercastell.com.br/pdf/atelie/como_usar_livro_familia.pdf  

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre a singularidade de cada família e a valorização dos diferentes modos de vida.   

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.