Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma
Atividade 1: aproximadamente 60 minutos
Professor, inicie a atividade com a turma organizada em uma roda de conversa. Dialogue com os alunos sobre o primeiro documento que tiramos: a “Certidão de Nascimento”, o que a turma já sabe sobre este documento e as informações nele contidas. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: [ Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ], e os sítios sugeridos abaixo:
Sítio: http://www.youtube.com/watch?v=sA6GOUoYxp0&feature=related
Após assistir ao primeiro vídeo sugerido, converse com a turma sobre a importância da Certidão de Nascimento e sobre o que compreenderam da propaganda. É importante ouvir a opinião de cada aluno, favorecendo a participação de todos. Agora, ainda utilizando o laptop assista ao vídeo “Eu” de Paulo Tatit, do CD Canções Curiosas, Selo Palavra Cantada.
Sítio: http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E
Depois de assistir ao vídeo, possibilite um momento de troca de ideias com a turma sobre o que compreenderam a partir das cenas e da letra da música cantada. Depois, disponibilize uma cópia da letra da música para cada aluno e proponha a atividade abaixo:
Que legal! Após assistir ao vídeo “Eu” de Paulo Tatit, do CD Canções Curiosas, Selo Palavra Cantada, faça a leitura da letra da música abaixo e sublinhe com lápis de cor, algumas palavras da música de acordo com a indicação abaixo:
1- Azul a palavra mãe.
2- Verde as palavras avô/avó.
3- Amarelo a palavra irmãos.
4- Vermelho a palavra pai.
5- Rosa as palavras bisavô/bisavó.
Perguntei pra minha mãe: "Mãe, onde é que ocê nasceu?"
Ela então me respondeu que nasceu em Curitiba
Mas que sua mãe que é minha avó
Era filha de um gaúcho que gostava de churrasco
E andava de bombacha e trabalhava no rancho
E um dia bem cedinho foi caçar atrás do morro
Quando ouviu alguém gritando: "Socorro, socorro!"
Era uma voz de mulher
Então o meu bisavô, um gaúcho destemido
Foi correndo, galopando, imaginando o inimigo
E chegando no ranchinho, já entrou de supetão
Derrubando tudo em volta, com o seu facão na mão
Para o alívio da donzela, que apontava estupefata,
Para o saco de batata, onde havia uma barata
E ele então se apaixonou
E marcaram casamento com churrasco e chimarrão
E tiveram seus três filhos, minha avó e seus irmãos
E eu fico imaginando, fico mesmo intrigado
Se não fosse uma barata ninguém teria gritado
Meu bisavô nada ouviria e seguiria na caçada
Eu não teria bisavô, bisavó, avô, avó, pai, mãe, não teria nada
Nem sequer existiria
Perguntei para o meu pai: "Pai, onde é que ocê nasceu?"
Ele então me respondeu que nasceu lá em Recife
Mas seu pai que é o meu avô
Era filho de um baiano que viajava no sertão
E vendia coisas como roupa, panela e sabão
E que um dia foi caçado pelo bando do Lampião
Que achava que ele era da polícia um espião
E se fez a confusão
E amarraram ele num pau pra matar depois do almoço
E ele então desesperado gritava: "Socorro!"
E uma moça apareceu bem no último instante
E gritou pra aquele bando: "Esse rapaz é comerciante!"
E com muita habilidade ela desfez a confusão
E ele então deu-lhe um presente, um vestido de algodão
E ela então se apaixonou
Se aquela moça esperta não tivesse ali passado
Ou se não se apaixonasse por aquele condenado
Eu não teria bisavô, nem bisavó, nem avô, nem avó, nem pai pra casar com a minha mãe
Então eu não contaria essa história familiar
Pois eu nem existiria pra poder cantar
Nem pra tocar violão
Fonte: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283408/
Atividade 2: aproximadamente 60 minutos
Para esta aula disponibilize uma cópia da atividade abaixo para cada aluno. A partir da Certidão de Nascimento de cada um, auxilie os alunos a identificarem os dados solicitados com o intuito de conhecerem melhor o documento em estudo.
Fonte: Acervo da autora.
Professor, após os alunos realizarem a atividade propicie a socialização das respostas. Depois, organize a turma para ouvir a história “Dois aniversários, duas vidas” da Turma da Mônica. A partir dessa história, os alunos compreenderão melhor o nascimento e também as etapas de vida pelas quais passamos. Auxilie os alunos a acessarem no laptop o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: [ Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ], e o sítio sugerido abaixo:
Fonte: http://www.monica.com.br/comics/2aniversarios/welcome.htm
Depois de contar a história, dialogue com os alunos sobre o que compreenderam. Para esse momento, solicite o registro de um desenho de cada aluno, utilizando o laptop, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: [Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint ]. Após todos terminarem os registros, propicie um momento para socialização das produções, que poderá ser feita a partir da apresentação da imagem no próprio laptop ou após imprimir as atividades dos alunos com a organização de um mural na sala de aula.
Atividade 3: aproximadamente 60 minutos
Professor, para esta aula, auxilie os alunos a acessarem no laptop o Mozilla Firefox a partir do caminho: [ Metasys> Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ], e o sítio sugerido abaixo para conhecerem a biografia da Tarsila do Amaral. Converse com a turma sobre o que é uma biografia e a auxilie na leitura da biografia sugerida:
Sítio: http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm
Após a leitura proponha uma atividade individual, na qual cada aluno deverá digitar, utilizando o laptop, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou [ Metasys > Aplicativos > KWord ] , ou outro editor de texto a sua biografia utilizando a pesquisa feita em casa sobre a sua história de vida. É importante possibilitar um momento para que os alunos falem para a turma a sua biografia, viabilizando o conhecimento de todos da história de cada um. Organize um livro de biografia da turma e disponibilize para outras turmas da escola conhecerem melhor os colegas, para isso, imprima as produções dos alunos.