30/05/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre cuidados com a nossa saúde e utilização de recursos do laptop Classmate como os programas KWord e Mozilla Firefox do sistema operacional Linux, bem como a WebCam.
1ªAtividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, cante a música “Alecrim” ( Domínio Popular) com os alunos.
Para acompanhar a letra da música e assistir ao vídeo da música: Alecrim no DVD 2 da Galinha Pintadinha, solicite que os alunos peguem seus laptops e sigam os seguintes passos: Mozilla Firefox( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e acessem o sítio:
http://letras.terra.com.br/temas-diversos/390703/
Professor, imprima a letra da música e peça aos alunos que a leiam, silenciosamente. Em seguida peça que façam a leitura coletiva, lembrando que deverão obedecer a pontuação para que todos leiam juntos. Ao final faça uma avaliação oral, pergunte para eles o que acharam da leitura, se está bom da forma que leram, se precisa melhorar. Ouça alguns alunos, inclusive, solicite que eles justifiquem suas resposta.
Após o diálogo, instrua-os a circularem no texto o nome da planta citada e também a fazerem a ilustração da referida planta. Se for possível leve alguns galhinhos de alecrim ou até mesmo um vaso com esta planta para que aqueles que não a conhecem possam conhecê-la.
Depois instigue os alunos fazendo os seguintes questionamentos:
1) Qual o nome da planta que aparece na música?
2) Para que serve?
3) Você já experimentou o chá dessa planta?
4) Você sabe o que é planta medicinal? Exemplifique.
5) E outras plantas medicinais você conhece? Quais? Onde foi que você conheceu? Escreva seus nomes.
2ªAtividade: aproximadamente 60 minutos.
DE OLHO NA HORTA DA ESCOLA
Professor, se em sua escola existir uma horta na qual estejam plantadas plantas medicinais, acompanhe seus alunos até lá. Chegando lá converse com os alunos sobre as espécies existentes. Apresente uma por uma, verifique se os alunos as conhecem, (ouça suas hipóteses) depois confirme ou não dizendo o nome de cada planta e qual é a sua utilidade.
Quando você tiver apresentado as plantas medicinais da horta volte para sala de aula e incentive os alunos a desenharem algumas delas (se forem várias) e a escreverem os seus nomes populares.
Professor, aproveite para explicar para os alunos que muitas plantas têm nome científico e popular (senso comum) e que nome científico é dado pelos pesquisadores que as estudam e nome popular (senso comum) é dado pelas pessoas comuns que as conhecem e usam . Pergunte se alguém já ouviu falar nisso e se conhece o nome científico e popular de alguma planta. Aproveite para apresentar nomes científicos e populares de alguma planta que seja mais conhecida na região e cidade onde moram. Se for possível e houver em sua cidade um Parque Ecológico, proponha uma “Aula de Campo”, para poderem explorar mais esse tema.
Fonte: Acervo da autora. Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na horta da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA
Professor, peça aos alunos que utilizem seus laptops e acessem a internet para pesquisarem informações sobre plantas medicinais encontradas na horta da escola e seus benefícios para a saúde. Verifique se todos os alunos conseguem entrar no sítio sugerido. Se algum deles apresentar dificuldades relembre que é só seguir os seguintes passos: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e acessar os sítios:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Planta_medicinal Escolha o nome da planta para você aprender mais informações sobre ela.
http://www.criasaude.com.br/N222/todas-as-plantas-medicinais.html
http://guia.mercadolivre.com.br/ervas-medicinais-z-consulta-utilizacao-gratis-5144-VGP
Professor, logo após a pesquisa peça aos alunos que salvem algumas informações e imagens das plantas medicinais que acharem interessantes, no KWord e criem uma pasta no seu laptop, seguindo as orientações: Área de trabalho > Processador de Textos > Arquivo > Novo.
Professor, depois que terminar a atividade solicite que os alunos escolham uma imagem para ser impressa, se for o caso você poderá ajudar nesta escolha. Esta imagem será utilizada para montar uma TV feita de papelão e decorada pelos alunos. Segue os seguintes passos:
Pegue uma caixa de papelão cortada no lado maior, encape com papel camurça verde. Encaixe um rolo vazio de papel toalha ao meio com uma alça de metal para rolar as imagens e informações, que deverão ser coladas dentro da caixa, enroladas no rolo de papel toalha, ou seja, coladas em uma folha de papel A3. Depois, os alunos devem apresentar as curiosidades que cada um descobriu.
Fonte: Acervo da autora. Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA.
Professor, organize com os alunos um roteiro de perguntas para a realização de uma entrevista com os pais e familiares. Segue abaixo o modelo criado com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA.
ROTEIRO DA ENTREVISTA
Nome do entrevistado:__________________________________________________________
GRAU DE PARENTESCO:_____________________________________________________________
DECIDIMOS PESQUISAR EM NOSSA PRÓPRIA CASA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS MEDICINAIS NO NOSSO DIA A DIA.
DESSA FORMA, PEDIMOS SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O NOSSO PROJETO: PLANTAS MEDICINAIS E OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE, RESPONDENDO AS QUESTÕES ABAIXO:
Professor, socialize na aula seguinte as respostas das entrevistas feitas pelos alunos com seus familiares.
3ªAtividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, compare as plantas medicinais usadas por cada família, registre as informações coletadas por meio da entrevista da seguinte maneira:
REGISTRANDO AS ENTREVISTAS COM OS FAMILIARES
MEDICINA NATURAL
DESCOBRIMOS VÁRIAS PLANTAS MEDICINAIS QUE SÃO UTILIZADAS PELA FAMÍLIA EM CASA. PORTANTO, AGORA VAMOS REGISTRAR NO QUADRO O NOME DESSAS PLANTAS E PARA QUE ELAS SERVEM.
Fonte: Acervo da autora
Professor, peça aos alunos que escolham algumas dessas plantas para que se possam fazer chás ou sucos nutritivos e saborosos. Você poderá fazer chá de canela, erva cidreira ou capim cidreira, alecrim, camomila, suco de abacaxi com hortelã dentre outros. É importante que você conheça as plantas que serão utilizadas para fazer o chá e a quantidade que poderá servir aos alunos. Acessando os sítios abaixo você encontrará informações sobre como preparar chás e suas funções. Para reforçar a discussão iniciada na atividade 2, apresente aos alunos o nome utilizado no senso comum ( popular) e o científico de cada planta, assim, estarão enriquecendo seu vocabulário
http://chasespeciarias.blogspot.com/2006/02/ervas-medicinais.html
Professor, logo após a pesquisa peça aos alunos que salvem algumas informações e imagens das plantas medicinais, que acharem interessantes, no KWord e criem uma pasta no seu laptop, seguindo as orientações: Área de trabalho > Processador de Textos > Arquivo > Novo.
Professor, você poderá sugerir um título para o arquivo: Receitas de Chás Saudavéis
Professor, informe os alunos sobre os cuidados que devem ter ao adquirirem as plantas. Lembrem-se de que as ervas medicinais são remédios e seu consumo equivocado ou em excesso pode ser prejudicial para a saúde.
Você pode facilmente encontrar plantas medicinais desidratadas com instruções de preparo e dosagem até mesmo em bancas de jornal.
É IMPORTANTE TOMAR CUIDADO COM O LOCAL QUE VOCÊ IRÁ ADQUIRIR AS ERVAS MEDICINAIS DEVIDO A CONTAMINAÇÃO E A MÁ CONSERVAÇÃO.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, informe aos alunos que algumas plantas podem fazer mal, por serem venenosas ou tóxicas por isso não são comestíveis. Nunca se deve colocar na boca plantas que não são comestíveis ou que não conhecemos a sua procedência. Logo após, proponha aos alunos uma pesquisa usando o seu laptop para descobrirem curiosidades e informações sobre algumas plantas que podem fazer mal para a saúde.
Oriente os alunos relembrando-os para seguirem os seguintes passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e acessarem o sítio:
http://cantinhoverdenatureza.blogspot.com/2010/04/plantas-toxicas.html
Coroa de Cristo Pinhão Roxo Comigo Ninguém pode Copo de Leite
Bico de Papagaio Espirradeira Mamona Taioba Brava
Fonte das imagens: http://www.plantasonya.com.br/category/toxicas-e-venenosas/page/2
Professor, selecione algumas imagens da pesquisa, imprima e produza cartazes (os alunos deverão escrever as informações) para serem colocados nos corredores da escola divulgando para outros alunos sobre os cuidados que devemos ter com essas plantas.
5ªAtividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare junto com os alunos uma exposição de plantas medicinais na escola. Para isso selecione junto com eles quais as plantas usadas pelos familiares que irão expor, confeccione etiquetas para as informações e curiosidades de cada planta, contendo seus nomes e utilidade.
Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU- ESEBA, fizeram uma exposição com algumas plantas medicinais e apresentaram para colegas, pais e comunidade. Veja abaixo:
Professor, divida os alunos em 2 grupos. Enquanto um grupo explica, o outro utiliza a sua câmera para filmar a exposição, através do caminho: WebCam: Menu K Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam > Botão Vermelho.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20696
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22592
http://anamariadourado.blogspot.com/2007/03/jardinagem-e-ervas-medicinais-para.html
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: pesquisar as plantas medicinais mais usadas pela sua família; comparar as plantas medicinais que são usadas pela sua família com as usadas pelas famílias dos seus colegas; conhecer a importância e os benefícios das plantas medicinais para a saúde; ampliar o conhecimento de saúde; montar com a turma uma exposição na escola com mudas e imagens das plantas medicinais mais usadas pelos familiares, contendo seus nomes e utilidade e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/08/2015
Cinco estrelasGostei muito, pois tem tudo a ver com o projeto que estou desenvolvendo com meus alunos desse ano para a Feira de Ciências da nossa escola.
16/05/2015
Cinco estrelasMuito interessante! Vou realizar estas ações em meu projeto.na educação infantil.
28/07/2014
Cinco estrelasAdorei esse projeto!!!
05/07/2011
Cinco estrelasAdorei esse projeto e utilizei idéias para o meu projeto com plantas medicinais. Sou professora de 2ª série,achei ideal para crianças nessa faixa etária.Parabéns pelo seu trabalho.