Durante a aula os alunos da Educação Infantil na faixa etária de 5 anos, poderão:
Discutir sobre o objeto de estudo; envolver-se com suas produções; brincar e fazer de conta que o relógio de papel marca a hora de suas atividades.
Duração das atividades
Cada momento da aula dura aproximadamente 20 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Valorizar o relógio como objeto de estudo.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1 - Desenhar e recortar relógios de pulso para brincar
Nessa atividade o(a) professor(a) não deve introduzir nenhum conteúdo de ensino, a finalidade é de motivar as crianças, envolvê-las no estudo do relógio como instrumento de medida de tempo.
1º Momento - Uma das estratégias é deixar as crianças fazerem desenhos espontâneos de diferentes modelos de relógios (em papel, cartão ou cartolina) e orientar o recorte.
2º Momento - Orientar as crianças para fazerem trocas ou presentear os(as) amigos(as). Nesse momento, o professor deve elogiar as produções infantis, destacando os detalhes criativos.
Avaliação
Observar o interesse das crianças, a possibilidade de umas motivarem as outras para trabalharem com o relógio como medida de tempo.