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De onde vem a água que chega à nossa casa?

 

13/06/2011

Autor y Coautor(es)
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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Larisse Carvalho de Oliveira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as formas de abastecimento de água;

  • Entender o porquê do tratamento da água antes do abastecimento;

  • Identificar a função das etapas de uma estação de tratamento de água;

  • Conhecer métodos alternativos de tratamento da água.

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter conhecimento sobre o uso da água no cotidiano.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE 1/ATIVIDADE 1: Laboratório de Informática Educativa - LIE

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Durante esta atividade será necessário que os alunos estejam munidos de material para fazer anotações, assim o professor poderá pedir aos alunos que levem caderno e caneta/lápis para o laboratório de informática. Recomenda-se que o professor explique aos alunos que o assunto a ser trabalhado nesta atividade será abastecimento de água e para isso será utilizada a internet como ferramenta de pesquisa.

Para o desenvolvimento desta atividade é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:

  1. Participação ativa na atividade;

  2. A atividade deverá ser executada em grupo para que os alunos compartilhem suas percepções;

  3. Respeitar a opinião dos colegas.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

O professor irá solicitar aos alunos que pesquisem na internet informações sobre sistemas de abastecimento de água (Individuais e Coletivos), doenças de veiculação hídrica e requisitos de potabilidade.

A atividade ocorrerá da seguinte forma: o professor solicitará aos alunos que se dividam em oito grupos. Em seguida, o docente irá disponibilizar oito tópicos a serem pesquisados e distribuídos entre os grupos. É importante que o professor explique que os grupos serão denominados pelo número do tema escolhido, pois as apresentações deveram seguir a ordem numérica para que o conteúdo da atividade seja compreendido de forma completa.

Os tópicos a serem pesquisados pelos grupos são:

  1. Abastecimento individual de água por meio de coleta direta em rios, lagos, lagoas, corpos d’ água em geral;

  2. Abastecimento individual por meio da acumulação de água da chuva (cisternas);

  3. Abastecimento individual por meio da captação de água em poços e furos;

  4. Abastecimento coletivo de água por meio de sistema público de abastecimento;

  5. Doenças de veiculação hídrica;

  6. Hepatite infecciosa;

  7. Cólera;

  8. Requisitos de potabilidade.

 

Sugestão de sites para subsidiar as pesquisas dos alunos:

Para todos os grupos:

http://www.saudepublica.web.pt/06-saudeambiental/061-Aguas/AbastecimAgua_texto.htm (acesso em: 12/01/2011)

http://www.saaemachado.mg.gov.br/agua_importancia.php (acesso em: 12/01/2011)

 

Para os grupos 1, 2, 3, 4:

http://www.inf.furb.br/sias/saude/Textos/TratamentoAgua.html (acesso em: 10/01/2011)

Para o grupo 5:

http://www.saeituiutaba.com.br/?arq=101 (acesso em:10/01/2011)

Para o grupo 6:

http://www.grupoescolar.com/materia/hepatite_infecciosa.html (acesso em: 01/02/2011)

Para o grupo 7:

http://www.brasilescola.com/doencas/colera.htm (acesso em: 01/02/2011)

Para o grupo 8:

http://www.ufv.br/dea/lqa/qualidade.htm (acesso em: 12/01/2011)

 

MOMENTO DO ALUNO:

Este é o momento em que os alunos, em grupos, irão realizar as pesquisas, registrando no caderno as informações que julgarem importante para apresentação dos seus temas. Algumas dificuldades podem surgir, tais como: eles podem não saber diferenciar abastecimento individual de coletivo ou o que é uma cisterna. Neste momento o professor deverá mediar à atividade questionando os alunos sobre: "Como que as pessoas que moram em áreas rurais têm acesso à água?", "E as pessoas das áreas urbanas?", "Como acumular água da chuva?", "Quais as formas de se contaminar com a água?".

 

DISCUSSÃO:

Recomenda-se que o professor solicite aos alunos que apresentem as informações encontradas sobre seus temas produzidas para o restante da turma. Após a apresentação, o professor poderá lançar alguns questionamentos, tais como: "Quais as vantagens e desvantagens do sistema individual e coletivo de abastecimento?", "Com o que está relacionado às doenças causadas pela água?", "O que é água potável?".

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Neste momento sugere-se ao professor que finalize a atividade apresentando informações gerais sobre os temas disponibilizados para os alunos. Ou seja, o professor irá falar sobre os sistemas de abastecimento de água, explicando que estes sistemas podem ser feitos através de soluções individuais e coletivos, onde os sistemas individuais ocorrem principalmente em áreas rurais, e as formas mais utilizadas são a recolha direta em rios, lagos, lagoas, e por acumulação de água da chuva em cisternas, e a captação a partir de poços ou furos. Já os sistemas coletivos, ocorrem principalmente em zonas urbanas e suburbanas, e de modo geral é constituído por (Figura 1):

  • Equipamento de captação para recolha de água bruta;

  • Condutos de adução, para transporte da água bruta, dos locais de captação às estações de tratamento;

  • Estação de tratamento;

  • Equipamento para bombear a água entre a estação de tratamento e um ou mais reservatórios;

  • Reservatórios em locais estratégicos, para que a água chegue ao consumidor com a pressão desejável;

  • Rede de distribuição.

O professor também poderá falar sobre as doenças veiculadas pela água, mostrando que podem contaminar através da ingestão direta ou através dos alimentos, ou por contato com a pele e mucosas. E essas doenças podem ser virais, bacterianas, parasitárias ou transmitidas por vetores que tem reprodução na água.

imagem 1

Figura 1: Sistema coletivo de abastecimento de água

Fonte:  http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=6&id_subtema=5&cd_area_atv=5

(acessada em: 10/02/2011)

 

AMBIENTE 1/ ATIVIDADE 2:

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para o desenvolvimento dessa atividade serão necessários que os computadores tenham acesso a internet ou que a simulação seja previamente instalada nos mesmos. É importante que os alunos estejam munidos com cadernos e canetas/lápis para registrar o cumprimento da atividade. 

Recomenda-se que o professor explique aos alunos que no decorrer desta atividade será utilizado uma animação digital que mostra o funcionamento de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), apresentado informações desde a captação da água bruta, passando pela ETA até a distribuição da água tratada pronta para o consumo.

Para essa atividade o docente poderá reafirma as regras já estabelecidas no inicio da aula, sendo diferente apenas a 2º regra, então as regras poderão ser:

  1. Participação ativa na atividade;

  2. A atividade deverá ser executada em duplas para que os alunos compartilhem suas percepções;

  3. Respeitar a opinião dos colegas.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DA ANIMAÇÃO DIGITAL:

A animação a ser trabalhada nessa atividade será a seguinte: COMO FUNCIONA UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA?. Na primeira tela (Figura 2), temos uma visão geral de um sistema de abastecimento de água coletivo e na parte superior há oito botões, sendo estes: captação, bacia de tranquilização, floculação, decantação, filtragem, desinfecção, distribuição e conclusão, que correspondem às outras telas da animação e ao clicar neles se tem acesso a cada etapa de uma estação de tratamento de água e no último botão há a conclusão da animação, como a própria denominação do botão sugere.

imagem 2

Figura 2: Tela de Início da animação digital. Fonte: Imagem tirada do recurso digital.

 

INSTALAÇÃO DA ANIMAÇÃO DIGITAL:

A animação está disponível no seguinte endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5035  e para instá-la basta clicar no item download da página e salvar o recurso digital no computador, o arquivo ficará zipado então é necessário extraí-lo. Depois desse processo se terá acesso a uma pasta denominada de Tratamento, que é onde estão armazenados todos os arquivos necessários para que a animação funcione. Dentro desta pasta há também um arquivo no formato de html, onde este arquivo possibilita a utilização da animação no modo online, caso o computador a ser utilizado não tenha programa de execução de swf., ou seja, programa que reproduza filmes.

 

 

 

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente o professor irá apresentar a problemática "De onde vem a água que consumimos?". Em seguida, os alunos em duplas irão visualizar a animação com o objetivo de entenderem todo o processo que a água sofre até chegar às casas, escolas e outros estabelecimentos.

 

MOMENTO DO ALUNO:

As duplas irão analisar a animação e tentarão solucionar a problemática proposta pelo professor. Algumas dúvidas podem surgir tornando a solução da atividade difícil para os alunos, como: eles poderão não saber o que captação, floculação, decantação e desinfecção. Então, o docente poderá auxiliar na atividade estimulando os alunos com questionamentos, como os seguintes: "Como se denomina o ato de pegar algo?", "Quando uma quantidade de um material pegajoso, como argila ou areia molhada, é misturado com outra porção do mesmo material eles irão grudar, aumentando assim o peso desse material, ou não permaneceram separados?", "Ao se colocar areia e água em repouso num copo de vidro translúcido é possível observar que as duas matérias ficaram misturadas ou se separaram?", "Por que quando um animal, cachorro ou gato, por exemplo, faz suas necessidades dentro de casa, a primeira recomendação feita é que se deve passar o pano com água sanitária?".

 

DISCUSSÃO:

Neste momento os alunos irão formar uma meia lua onde ficaram de frente uns para os outros e então o professor poderá pedir às duplas que inicie a exposição das idéias construídas no decorrer da atividade. Em seguida, sugere-se ao professor que faça algumas perguntas que ajude aos alunos a discutir o assunto em questão, como por exemplo:

  • Qual a importância da Estação de Tratamento de Água (ETA)?

  • Como é feito o controle da qualidade da água que sai da ETA?

  • Então a água que chega às torneiras já pode ser ingerida diretamente?

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Após o momento em que os alunos discutiram sobre a ETA, o docente poderá finalizar a atividade apresentando soluções para os questionamentos dados no decorrer da mesma, ou seja, o professor irá afirmar que a água que consumimos é proveniente de mananciais naturais, como rios, lagos e lagoas que passam por uma série de tratamentos, na ETA, até chegar às residências.

Em seguida, o professor poderá explicar a importância da ETA, dizendo que estas estações são responsáveis para que a água fique em condições próprias ao consumo, ou seja, para tornar a água potável, sem contaminantes. Sobre o controle da qualidade da água que sai da ETA o professor comentará que são feitas análises laboratoriais dessa água, onde os resultados encontrados serão comparados com os limites existentes em leis e assim se verifica se a ETA está produzindo água dentro dos padrões legais estabelecidos. Quanto a ingestão direta, sem nenhuma precaução, das águas de torneiras o professor afirmará que embora a água saia potável das ETAs ela poderá ser contaminada nas tubulações ou caixas d’ água sujas, por isso há indicações de se filtrar ou ferver a água antes da ingestão.

 

AMBIENTE 1 / ATIVIDADE 3:

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Durante esta atividade serão utilizados computadores com acesso a internet, caderno ou folhas de papel em branco e caneta ou lápis. Os alunos em grupo de quatro pessoas irão pesquisar informações sobre métodos alternativos de tratamento de água para o consumo e possivelmente realizarão as anotações dos informes que julgarem necessários.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

O professor explicará aos alunos que em duplas irão pesquisar na internet formas de se tratar a água sem ser pelo método da Estação de Tratamento de Água, o docente poderá lançar uma problemática que ajude aos alunos nessa pesquisa, como por exemplo: "Existem maneiras alternativas de se tratar a água?". Sugere-se ao professor que solicite aos alunos que após as pesquisas preparem uma breve apresentação onde irão expor verbalmente para o restante da turma as alternativas de tratamento de água que encontraram.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Este é o momento do aluno desenvolver a pesquisa que o professor propôs. Dificuldades poderão impedir que os alunos realizem a atividade, tais como: "Por que há métodos alternativos de tratamento da água e onde são utilizados?". Então, o professor poderá mediar à atividade apresentando alguns questionamentos, tais como: "Será que toda a população brasileira, por exemplo, tem acesso a água encanada?", "Quais são as áreas, urbanas, suburbanas ou rurais, que mais comumente a população não tem acesso à água tratada?".

 

Sugestão de sites para subsidiar as pesquisas dos alunos:

http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/A3.html (acesso em: 10/01/2011)

 

http://www.triangulo.org.br/site/revistaSubItemDetalhe.asp?edicao=31&id=26 (acesso em: 10/01/2011)

 

http://sospraiasbrasilnews.blogspot.com/2009/08/sodis-uma-grande-solucao-para-salvar.html (acesso em: 10/01/2011)

 

http://www.labjor.unicamp.br/midiaciencia/article.php3?id_article=650 (acesso em: 10/01/2011)

 

DISCUSSÃO:

Neste momento recomenda-se ao professor que peça aos alunos que exponham suas soluções para o restante da turma. No decorrer dessa apresentação questionamentos podem ser propostos pelo docente para incentivar a discussão do assunto, tal como: "O resultado do tratamento alternativo de água é realmente confiável?".

 

SISTEMATIZAÇÃO:

O professor poderá finalizar a atividade apresentando algumas maneiras alternativas de se tratar a água, como por exemplo, a fervura, a filtração, desinfecção e a técnica de desinfecção solar. Onde o tratamento de fervura é o método mais seguro para a água de beber, pois a água chega ao ponto de fervura e é mantido por uns dez minutos, tempo suficiente para eliminar a maior parte dos microorganismos nela existente. Já na filtração há a retirada de impurezas sólidas e é mais indicado para águas que já passaram por algum processo de tratamento. Na desinfecção o objetivo é eliminar organismos patogênicos através da introdução de agentes químicos, como o cloro. Quanto a desinfecção solar é uma técnica que através da radiação solar visa melhorar a qualidade microbiológica da água, ou seja, eliminar organismos patogênicos. O docente poderá reforçar que esses métodos alternativos de tratamento da água são sim confiáveis, tendo em vista que diminui bastante a probabilidade de se contrair doenças por água contaminada.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Como funciona uma estação de tratamento de água? Animação/simulação
Recursos Complementares

Sugere-se ao professor os aplicativos que estão nos links abaixo:

 

http://www.ecolmeia.org.br/blog/tratamento-de-agua-eta/ (acessado em: 08/02/2011)

Este aplicativo é um blog que contém informações gerais sobre Estações de Tratamento de Água.

 

http://planetadobem.blogspot.com/2009/06/contaminacao-e-tratamento-da-agua.html (acessado em: 08/02/2011)

Este aplicativo é um blog que contempla assuntos relacionados a conservação do meio ambiente e tem texto sobre a contaminação da água.

 

http://vimeo.com/14955169 (acessado em: 08/02/2011)

Este aplicativo é um vídeo que dá uma visão 3D de uma Estação de Tratamento de Água.

Avaliação

As três atividades propostas nesta aula consistem em proporcionar aos alunos a compreensão detalhada acerca do tratamento de água. Então, para a avaliação da aula indica-se que na atividade 1: o professor verifique se os alunos compreenderam que as diferentes formas de abastecimento de água, sendo estas de abastecimento individual, por meio de coleta direta corpos d’ água em geral, da acumulação de água da chuva, da captação de água em poços e coletivo, por meio sistema público de abastecimento. E se entenderam que a água deve ser tratada devido ao fato de ser veículo de doenças virais, parasitárias, bacterianas. Na atividade 2: o professor irá analisar se os alunos conseguiram entender a função de cada etapa, desde a captação, passando pela estação de tratamento propriamente dita, que é bacia de tranquilização, floculação, decantação, filtragem, desinfecção, até a distribuição . Na atividade 3: o professor irá averiguar se os alunos compreenderam que há métodos alternativos de tratamentos  da água, como a técnica fervura, filtração e desinfecção pela radiação solar.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • JEANNE MARQUES MACHADO, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro , Rio de Janeiro - dijo:
    jeannemarquesmachado@gmail.com

    13/11/2014

    Cinco estrelas

    Achei o Plano de aula bem didático. A animação como funciona a estação de tratamento facilta muito o entendimento do aluno. Os professores incentivam os alunos na pesquisa e na participação de todos.


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