07/07/2011
Aprendendo sobre o cartum: As tirinhas que encantam
MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral. Os alunos também precisam ter desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como: navegar com o programa Mozilla Firefox e utilizar o programa: Tux Paint.
Professor, nesse primeiro momento, organize a turma em roda de conversa e providencie piadas infantis ou casos engraçados para contar. É importante que elabore piadas de acordo com o nível dos alunos, isto implica em não relatar piadas picantes ou grosseiras “pesadas”. Em seguida, pergunte se algum aluno sabe contar piada e solicite que conte.
Nos sítios abaixo você encontrará algumas piadas, então utilize a internet do laptop Classmate Mozila Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) para acessar os sítios:
http://criancas.uol.com.br/piadas/
http://boaspiadas.blogspot.com/2007/07/piada-infantil.html
Em seguida, explique que uma piada é uma breve história, de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê.
Porém, existem outras maneiras de expressar o humor. Indague: o que seria então, humor? Você poderá anotar na lousa as hipóteses dos alunos.
Humor é um estado que a pessoa manifesta sendo uma forma de comunicação humana. Mal humor quando a pessoa não está para brincadeira. E o humor que estamos tratando é quando a pessoa em determinadas situações como (piadas, histórias, charges, dentre outras) acham engraçadas.
Logo após, pergunte: vocês conhecem outras maneiras de expressar o humor? Será que podemos expressá-lo apenas através da fala ou teria alguma forma escrita? Vocês sabem o que é um cartum?
Mostre à turma que existem outras formas de expressar o humor por meio da fala ou da escrita e que cartum é uma forma mais ou menos moderna de expressão. Através de imagens impressas, ou seja, escrita, o cartum propõe pequenas histórias.
Há cartuns que usam poucas palavras, são legais justamente pelos diálogos, que são muito divertidos. Observe:
http://www.elcabron.net/category/tirinhas/page/2/
Professor, providencie várias tirinhas e distribua para cada aluno ler e compreender a mensagem. Em seguida, solicite que os alunos as colem no caderno de Língua Portuguesa e elabore questões para auxiliar na compreensão.Tomando como exemplo a tirinha do Gato Garfield acima, veja algumas questões:
1 - De acordo com o primeiro quadrinho, o que você acha que o gato irá fazer com o rato?
2 - O que significa a palavra fúria?
3 – O gato está com cara de furioso? Por quê?
4 - Por que será que o gato disse a frase “ não veja se você tem estômago fraco”?
5 – O que o gato armou para pegar o rato?
6 – Na sua opinião por que essa tirinha ficou engraçada?
Professor, em seguida faça uma tira em branco para cada aluno montar uma tirinha engraçada. Auxilie sempre que possível. A mediação nesse momento é fundamental.
Fonte: Acervo da autora
Logo após, exponha os trabalhos no mural da sala de aula.
Professor, se preferir solicite que os alunos façam a tirinha utilizando o programa Tux Paint do laptop Classmate. Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos: (Mestasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
A pintura digital oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade.
Fonte: Acervo da autora
Professor, retome com os alunos que os cartuns, em sua maioria, exploram o humor. Explique que os desenhos animados são um tipo de cartum. São feitos de quadrinhos desenhados um a um, usando a mão ou direto no computador. Não é por acaso, portanto, que as crianças norte americanas chamam desenho animado de cartum.
Informe aos alunos que o primeiro desenho animado de longa metragem foi Branca de Neve, de Walt Disney, o criador do camundongo Mickey, Pato Donald e Pateta, entre outros personagens.
http://sketchtrash.blogspot.com/2009_04_01_archive.html
Dialogue com os alunos sobre esses desenhos. Pergunte quem conhece, se já assistiram desenhos animados, qual o preferido da turma e por que, qual o assunto que os desenhos animados trazem, dentre outras perguntas. Anote as respostas da turma em uma cartolina e afixe no mural da sala de aula.
Professor, entendendo o desenho como uma das formas de cartum e também como forma de expressão, leve os alunos ao laboratório de multimídia, ou providencie DVDs, ou utilize o laptop Classmate com internet a partir do programa Mozila Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) em sala de aula, para assistirem alguns desenhos. Sugerimos:
http://www.youtube.com/watch?v=XyZmggafMzY
http://www.youtube.com/watch?v=2sj4MbPaBvc
http://www.youtube.com/watch?v=Mda6n4G7tMk
http://www.youtube.com/watch?v=zIzAFPbbdtY
Professor, entre os cartunistas brasileiros, destaca-se Maurício de Souza com seus personagens: Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, dentre outros.
http://www.webix.com.br/fotos/1412-foto-turma-da-monica.html
Para melhor compreensão sobre a história de vida de Maurício de Souza e da turma da Mônica, leve os alunos ao laboratório de multimídia ou se preferir, utilize o laptop Classmate em sala de aula e apresente alguns vídeos sobre a temática. Acesse a internet a partir do programa Mozila Firefox ( Área de Trabalho > Navegador de Internet ) e peça para os alunos digitarem os seguintes sítios:
http://www.youtube.com/watch?v=14JSPbxTnF0
http://www.youtube.com/watch?v=gXI6aoiXcho
O sítio abaixo poderá ajudá-lo a entender melhor a biografia de Mauricio de Souza.
http://www.monica.com.br/mauricio/historic.htm
Em seguida, providencie vários gibis e organize na sala de aula um cantinho da leitura. Você poderá organizar a “Ciranda do Gibi” da seguinte forma:
Professor, nessa atividade proponha a montagem de um livrinho de tirinhas com a turma, intitulado, por exemplo: “Seção de Humor”.
Organize 5 folhas de papel branco para cada aluno e encaderne. Se preferir, faça a “Seção de Humor” no próprio caderno dos alunos.
Solicite a turma para investigar, pesquisar e recortar imagens de pessoas e de objetos em revistas ou livros usados para montar tirinhas com colagens.
Fonte: Acervo da autora
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com relação ao entendimento sobre cartuns e programas do laptop.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!