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Na “mesa” nada se perde, tudo se transforma - UCA

 

13/07/2011

Autor y Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

  •  Conhecer formas de reaproveitar alimentos, que normalmente iriam para o lixo;

  • Pesquisar receitas que promovam esse reaproveitamento;

  • Compartilhar com a família e demais alunos os conhecimentos adquiridos;

  • Reduzir o lixo que produzimos em nosso cotidiano;

  • Enriquecer os conhecimentos referentes à estrutura textual de uma receita;

  • Aplicar os conhecimentos lógico-matemáticos de parte/todo, mais/menos, muito/pouco, sistema de medidas e quantidades.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos ( 4 momentos de 60 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que os alunos estejam na fase alfabética da escrita, ou seja, produzam pequenos textos. Além disso, que saibam utilizar recursos do  laptop do UCA como: pesquisar com Mozilla Firefox, criar textos com o KWord e utilizar o WxCam (webcam).

Estratégias e recursos da aula

Todos

1º MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

TRABALHANDO COM RECEITAS ALTERNATIVAS

Preparando a aula: separe cascas de diferentes alimentos como banana, abacaxi e maracujá, além de talos de couve e brócolis. Agende também um horário na cozinha da escola, pois vamos utilizar: fogão, liquidificador e geladeira. Os ingredientes necessários são as cascas de abacaxi, açúcar e gelatina de abacaxi.

 

-Professor, esta aula tem como proposta um trabalho multidisciplinar  que possa também ir além dos muros da escola. Trabalharemos a utilização de cascas e talos, ou seja, alimentos que iriam para o lixo.

-Para isso, durante a rodinha, inicie uma conversa que discuta com as crianças se tudo que jogamos no lixo é realmente lixo, se poderíamos encontrar formas de diminuir o lixo que produzimos e se acreditam que posso fazer alguma coisa gostosa utilizando, por exemplo, a casca de uma banana no lugar da banana.

- Questione-os para que levantem dúvidas e hipóteses sobre o assunto, e assim, ao longo do trabalho, tentem buscar as respostas.

 Leve para a sala cascas e talos, para que possam visualizar alguns dos itens que normalmente comporiam nosso lixo, mas que agora poderão ser transformados em deliciosos pratos.

 

Trabalhando com texto instrucional

Professor, reproduza a receita para as crianças. Explore a estrutura textual deste gênero, chamando a atenção para sua função. Para isso questione:

-Para que serve uma receita culinária?

-O que ela nos informa?

-O que contém em uma receita?

 

Veja a receita a seguir e identifique:

-Quantos ingredientes ela utiliza?

-Qual medida é utilizada para medir o suco?

Gelatina de Suco de Casca de Abacaxi

Ingredientes
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1/2 litro de suco de casca de abacaxi
- 1 unidade de gelatina de abacaxi

Modo de Preparo
Ferva a casca de um abacaxi com um pouco de água. Bata a casca no liquidificador e coe. Dissolva a gelatina em um pouco de suco e acrescente o açúcar, mexendo bem. Coloque em copinhos descartáveis de café e leve à geladeira para endurecer. Sirva no dia seguinte.

 

Professor, como gelatinas demoram um pouco a endurecer, não é possível comê-la no mesmo dia, continue a atividade no dia seguinte.

  Atividades

Mão na massa

-Solicite que as crianças peguem seus netbooks para irem até a cozinha da escola. Leve também as cascas do abacaxi, o açúcar e as gelatinas.

-Inicie a confecção da receita mostrando a necessidade e como se higieniza a casca antes de utilizá-la. Posteriormente, solicite que, durante a receita os alunos fotografem e filmem o processo, utilizando o WXcam , a webcam, presente na área de trabalho ou pelo caminho [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]. Organize o trabalho pré-determinando as funções de cada um.

 

2º MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

PESQUISANDO RECEITAS ALTERNATIVAS

Pesquisa

Inicie este momento com a degustação da gelatina que fizeram no dia anterior.

Posteriormente, utilizando os seus netbooks e com o auxílio do Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet], solicite uma pesquisa que reúna receitas que utilizam cascas ou talos para a sua confecção. Como é uma pesquisa, não é possível dizer os sítios e nem as receitas escolhidas, mas como sugestão, segue alguns sítios:

Minha vida: http://www.minhavida.com.br/conteudo/740-Cascas-e-talos-rendem-receitas-nutritivas-e-deliciosas.htm

Banco de alimentos: http://www.bancodealimentos.org.br/por/receitas/receita_doce.htm

Muito + receitas: http://www.muitomaisreceitas.com.br/index_all.php?pag=10

UFMG: http://www.ufmg.br/proex/geresol/receitas.html

Imprima uma para cada criança, de livre escolha dos mesmos.

 

Atividades de casa

-Como atividade de casa, solicite que pesquisem com seus familiares uma receita que também promova o reaproveitamento de algum alimento (casca, semente, talos ou outros).

-Os alunos poderão escolher entre a receita pesquisada na escola ( aquela que você imprimiu) ou a receita da família, para fazer com a ajuda de seus familiares e trazer para uma exposição e degustação na próxima aula. Solicite que tragam a receita escrita e também: toalha de mesa, talher para servir seu prato, guardanapo, avental, dentre outros objetos que você achar necessário.

 

3º MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

QUE DELÍCIA! DEGUSTANDO O QUE APRENDEMOS

-Professor, convide os alunos de outras turmas para que possam conhecer e degustar os pratos alternativos. Organize a sala em forma de U, para que os alunos fiquem atrás da mesa e receba os convidados. Eles deverão servir e explicar para os visitantes os ingredientes que utilizou na elaboração do prato.

-Registre este momento utilizando seu laptop, acessando o WxCam, a webcam, presente na área de trabalho ou pelo atalho: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]. Você poderá também fotografar e imprimir as fotos para montar um painel posteriormente.

Esta atividade possibilita que as crianças incentivem umas as outras a provarem alimentos diferentes, ampliando conhecimentos referentes ao reaproveitamento de alimentos, a consequente diminuição do nosso lixo e valorização das produções individuais.

-Este momento poderá também propiciar que os alunos contem como foi fazer a receita, quem ajudou, o que evitaram jogar no lixo e o que acharam do fato de transformar um alimento que iria para o lixo em um alimento diferente e gostoso.

Incentive seus alunos a explicitarem os conceitos lógico matemáticos utilizados na confecção da receita, como por exemplo:

-Eu gastei meia lata de creme de leite.

-Precisei dobrar a receita porque uma receita não era suficiente.

-Usei as cascas de três laranjas.

-Esta receita usa pouco açúcar.

-Gastei mais açúcar e menos sal.

-Utilizei o dobro de ovos para fazer duas receitas.

-Dentre outros

 

4º MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

PRODUZINDO MAIS QUE RECEITAS

Para explorar o gênero textual receita e oportunizar uma produção escrita dos alunos, inicie este momento com a releitura da receita de gelatina de suco de casca de abacaxi, feita com a contribuição dos alunos.

Ressalte as partes que compõem uma receita e solicite que, utilizando o KWord  [Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos], reescrevam suas receitas. Neste caso, professor, será a receita que trouxeram para a exposição, seja ela a pesquisada em sala ou a que trouxeram  de casa.

Imprima as receitas, solicite que cada aluno ilustre a sua e monte o livro de receitas da turma.

-Se houver possibilidade, faça a união destes textos em um pen-drive e, novamente com o auxílio do Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet], envie para o e-mail das crianças. Desta forma, eles poderão difundir os conhecimentos construídos com seus familiares e ampliar as possibilidades dos mesmos para o reaproveitamento de alimentos.

Recursos Complementares

Professor, para enriquecer, consulte a aula: “Elaborando receitas inteligentes: aprendendo com a culinária alternativa” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19141

Avaliação

Durante todo o processo, verifique se as crianças participaram com entusiasmo, se conseguiram provar o alimento diferente e se compreenderam a necessidade e as formas de se reduzir o lixo por nós produzido.

Observe também se conseguiram perceber as peculiaridades do gênero textual receita e se conseguiram aplicar os conhecimentos lógico matemáticos como parte/todo, mais/menos, dentre outros.

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