Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


COMO TRABALHAR COM A HISTÓRIA DE VIDA DO ALUNO DENTRO DO PRINCÍPIO DA IGUALDADE RACIAL E O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS? (UCA)

 

26/08/2011

Autor y Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Refletir sobre sua identidade racial e sua relação com o outro;

  • Compreender a importância em respeitar e aceitar as diferenças;

  • Compreender que todos nós temos uma história;

  • Resgatar fatos importantes de sua história de vida;

  • Reconhecer e valorizar suas características individuais (cor da pele, cabelo, tamanho e outras);

  • Reconhecer a certidão de nascimento como primeiro documento.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno esteja inserido  no processo de alfabetização, reconheça palavras e seja capaz de expor seu pensamento. É necessário também que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o KWord, oTux Painte a webcam.

Estratégias e recursos da aula

Todos

1° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN

CONTANDO A HISTÓRIA E INTRODUZINDO O TEMA

O respeito mútuo e o respeito às diferenças, quando trabalhados no contexto da sala de aula, de forma lúdica e variada, proporciona aos alunos uma visão crítica sobre às diferenças e a valorização das diferentes etnias (raças). Pode ainda colaborar na formação de cidadãos críticos, minimizar ações preconceituosas e ampliar conceitos necessários ao convívio em sociedade.

 Para isso, num primeiro momento, organize os alunos em rodinha para a contação da história “A porquinha do rabinho enrolado”, de Terezinha Casasanta, que conta a história de uma porquinha muito bonita e que precisou da ajuda de outros animais para conseguir escapar da chuva e voltar para casa. É um livro que pode ser facilmente encontrado na biblioteca de sua escola, mas se não possuírem, poderá ser encontrado no sítio:

https://picasaweb.google.com/colecoesinfantis/APorquinhaDoRabinhoEnrolado?feat=blogger#5398415445081795186

pirula

Fonte: https://picasaweb.google.com/colecoesinfantis/APorquinhaDoRabinhoEnrolado?feat=blogger#5398415445081795186

Consulta realizada em 09/08/2011

 

Professor, para a exibição da história utilize o endereço acima. Você poderá conectar o seu laptop a um projetor de mídia, para uma melhor visualização.

Após a contação, converse com os alunos de forma a explorar o livro, tanto a ilustração quanto a história. Inicie pela capa e questione-os:

- Sobre o que o livro fala?

-Como se chama a personagem principal?

-O que aconteceu com ela na volta para casa?

-E depois, quando a chuva parou, o que ela precisou fazer para conseguir voltar para casa?

- Será que a Dona Pata e o cavalo fizeram uma coisa boa?

-Se fosse com você, ficaria feliz em receber ajuda?

PRODUZINDO TEXTO:

Para finalizar este momento, solicite que os alunos sentem em duplas, de forma que um aluno que tenha mais facilidade sente ao lado de outro que tenha mais dificuldades e solicite que pensem e escrevam  outro final para esta história. Eles poderão discutir sobre as suas idéias com o colega.

Solicite que utilizem seus netbooks, por meio do KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos] e façam uma produção de texto individual.

 

Utilize para isto a frase motivadora: “Se ninguém tivesse ajudado a porquinha Pirula, como seria o final desta história?”

 

Quando os alunos finalizarem suas produções, solicite que troquem de computador com o colega que está formando dupla com ele para que um possa ajudar o outro na correção de sua produção. Depois, peça para enviarem para seu e-mail as produções, utilizando o Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet], para que você possa imprimir e expor as produções dos alunos, em um mural na sala.

 

2° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

AMPLIANDO CONHECIMENTOS

Videos

Inicie este momento com a leitura dos textos criados pelos alunos e, em rodinha, converse com eles sobre o que escreveram e sobre o que acharam de ter ajudado o colega na correção de o seu texto. Pergunte:

-Vocês acharam importante ajudar o colega?

- O que acharam de serem ajudados?

-Quais as sensações que tiveram?

- Gostaram mais de ajudar ou de receber ajuda?

- Como seria se vocês não tivessem ajudado uns aos outros?

Professor, para que os alunos possam perceber que o diferente nem sempre é ruim e que devemos respeitar os colegas, independentemente das diferenças, sugerimos um vídeo que trás o conto clássico: “Patinho feio”. Este, embora já conhecido por boa parte dos alunos, poderá ser trabalhado com um foco na diferença e no respeito mútuo. Além disso, por ser uma história amplamente difundida, haverá uma facilidade para que os alunos possam se lembrar, recontar e aplicar em seu cotidiano os valores por ela apresentados.

O vídeo encontra-se disponível no You Tube e pode ser acessado pelos alunos em seus computadores, utilizando o Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet], pelo link :http://www.youtube.com/watch?v=liWISgGDr9M&feature=related

patinho feio

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=liWISgGDr9M&feature=related

Consulta realizada em 09/08/2011

 

Explore o vídeo questionando oralmente:

- Quais são os personagens da história?

- Quantos patinhos ela teve?

- Como eram os patinhos?

- Por que havia um patinho diferente?

- O fato de um patinho ser diferente era um problema? Por quê?

- O que o patinho fez por ser diferente?

- Nós seres humanos somos todos iguais?

- O que nos torna diferentes uns dos outros?

- Por que o patinho ficava triste em ser diferente?

- Como foi que o patinho superou a diferença?

 

3° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

QUEM SOU EU? E O OUTRO?

 Professor, com esta atividade queremos que os alunos  compreendam que todos nós temos uma história, além de resgatarem fatos importantes de sua história de vida é interessante que eles  reconheçam  e valorizem suas características individuais (cor da pele e do cabelo, estatura e outras), ou seja, as diferenças étnicas que nos tornam diferentes uns dos outros, para isso, coloque-os em frente a um espelho, pode ser um de cada vez se o espelho for pequeno.

Deixe que se observem, observem o colega e solicite que digam algumas das diferenças que conseguem perceber.

Depois, pergunte com quem eles se parecem, de onde vieram aquelas características observadas no espelho. Pergunte ainda, se sempre foram daquele jeito ou se eles mesmos já foram diferentes.

Após esta discussão, solicite que utilizem os laptops, por meio do Tux Paint  [Metasys>Aplicativos>EduSyst>Arte e Música>Pintura digital]      e  criem uma imagem de um amigo, escolhido por meio de um sorteio, realizado por você. Novamente, os alunos terão que parar para observar o colega, o que ele tem de diferente dele.

Quando todos os desenhos estiverem prontos, solicite ao aluno que desenhou, apresente o seu desenho e diga uma característica que ele gosta no colega, que pode ser física ou não. Ao final, cada colega deverá presentear o outro com seu desenho, para que possa ser levado para casa.

 

Em casa, ele deverá discutir com seus familiares sobre suas características, resgatar fatos importantes de sua vida. Na aula seguinte cada aluno deverá mostrar seu desenho, apresentá-lo para turma e contar um pouco de sua história. Solicite que cada um diga o que mais gosta nele (boca, olhos, cor da pele, cabelo ou outros). 

 

Observação: o compartilhamento do desenho poderá ser feito via e-mail, também com auxílio do Mozilla Firefox [Metasys>Favoritos>Navegador de Internet].

Atividades de casa

-Como atividade de casa, solicite que os alunos levem seus computadores para casa e produzam um vídeo que mostre um pouco da sua trajetória de vida, para isso deverão utilizar diferentes recursos, tais como:

-Entrevistas com os pais e ou familiares;

-Fotos mais antigas (que podem ser da própria criança, da gestação, do casamento dos pais...);

-A certidão de nascimento (para que possam ter contato com o documento original, mas sem levá-lo para a escola);

Para isto, alguns detalhes devem ser observados:

1.                  Estipule um tempo para o vídeo dividindo a quantidade de alunos pelo tempo da(s) próxima(s) aula(s) e deixando um tempo para os comentários.

2.                  Crie um roteiro de entrevistas, ressaltando o que seria importante perguntarem.

3.                  No caso de ter na sala crianças moradoras de abrigos, converse antecipadamente, com a instituição para ver a possibilidade da realização da pesquisa.

A realização do vídeo poderá ser feita com o auxílio da webcam, do programa WxCam, instalada na área de trabalho ou acessando:

[Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam].

 

Veja a sugestão de uma entrevista com os familiares:

Atividades de casa

ENTREVISTE SEU PAI, MÃE OU OUTRA PESSOA DE SUA FAMÍLIA. PERGUNTE SOBRE SUA HISTÓRIA DE VIDA:

-COMO VOCÊ ERA QUANDO PEQUENO?

-O QUE GOSTAVA DE FAZER?

-QUAL ERA SEU BRINQUEDO PREFERIDO?

 

UTILIZE SEU LAPTOP E REGISTRE SUA ENTREVISTA, PARA ISSO ACESSE A WEBCAM, DO PROGRAMA WXCAM, INSTALADA NA ÁREA DE TRABALHO.

 

4° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

SOCIALIZANDO

-Conforme a quantidade de alunos e o tempo destinado a cada vídeo, pode ser que este momento extrapole os 60 minutos. Isso porque, é importante que a história da criança seja realmente valorizada, que ela tenha a oportunidade de mostrá-la para os colegas.

-Ao final de cada vídeo, é importante reservar um tempo para que os alunos possam perguntar e/ou avaliar o vídeo do colega, dizerem o que acharam daquela história de vida.

-Finalize este momento com um registro. Solicite que façam um relatório da atividade, identificando desde a contação de história até a confecção dos desenhos; passando pela participação dos familiares até sua história, resgatando fatos importantes e sua percepção sobre as diferenças encontradas.      

-Se a sua turma for de 1º ano do ensino fundamental e os alunos ainda não escrevem de forma autônoma, faça o registro coletivamente e deixe as opiniões pessoais apenas na oralidade. Neste caso, registre as falas no quadro, o que será fundamental para um contato com a escrita.

-Lembre-se também de solicitar que tragam para a próxima aula uma cópia da sua certidão de nascimento.

 

5° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN.

TRABALHANDO COM A CERTIDÃO DE NASCIMENTO

Professor, pretendemos com esta atividade que os alunos se reconheçam enquanto cidadãos e que, para estarem  inseridos em uma sociedade, precisam ter um documento que comprove a sua existência e que o nosso primeiro documento   é a certidão de nascimento. Se os alunos tiverem esquecido suas certidões, procure na secretaria da escola e faça uma cópia. Trabalhe com as certidões de nascimento dos alunos. Solicite que identifiquem as informações contidas nelas.    

Depois, peça que tentem preencher o modelo em branco, do jeito que conseguirem.

certidao

Fonte: http://www.oregistrocivil.com.br/anexos_provimento_n_03.pdf

Consulta realizada em 10/08/2011

-Após o trabalho com a certidão de nascimento, diga a eles que, como este documento é muito importante, nem sempre é o que carregamos e que, além disso, é um documento que não possui foto. Por isso, apesar dessa importância, geralmente o documento mais utilizado é a carteira de identidade, mas, como a maioria não possui, faremos uma em nossa sala.

-Para isso, tire uma foto do rosto dos alunos, utilizando o programa WxCam, instalado na área de trabalho ou acessando: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam], ou solicite uma foto 3X4 para a família.

-Imprima as fotos e as cédulas, que podem ser encontradas no sítio: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2010/05/identidade.html

e peça que façam a sua identidade, escrevendo seus dados na mesma. É interessante que estas estejam em tamanho maior que o normal para possam escrever.

-Ao final, você poderá plastificar utilizando o papel contact, para que fique semelhante ao original. Mas, explique aos alunos que esta é uma identidade de brincadeira, pois o documento real só pode ser confeccionado por órgãos oficiais do governo.

   identidade

Fonte: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/2010/05/identidade.html

Consulta realizada em 10/08/2011

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, por meio da avaliação devemos verificar se alcançamos o que nos propusemos, ou seja, se as atividades, mobilizaram os alunos e possibilitaram uma reflexão sobre as diferenças, se contribuíram para  que resgatassem fatos relevantes de sua história de vida e se compreenderam a importância de respeitarmos as diferenças étnicas/culturais  além de reconhecerem que a certidão de nascimento é nosso primeiro documento. Acreditamos que se o trabalho foi bem direcionado, com certeza os alunos vão atingir estes objetivos além de outros.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/6 - 83,33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.