29/08/2011
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
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Abaixo, a discriminação dos aplicativos utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos – Multimídia. O Aplicativo “Visualizador de Imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em memória externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
Nesta primeira atividade, faremos a leitura da matéria intitulada "O trabalho escravo na História do Brasil", publicada no site HISTORIANET. Nela, trata-se a implantação do trabalho escravo como algo intrínseco ao modelo colonizador português. Daí a substituição da mão de obra indígena pela africana como um desdobramento histórico da ambição colonizadora.
DINÂMICA sugerida:
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=4. Acesso em 15 agosto de 2011
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QUESTÕES relevantes na análise do documento:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam, em primeiro lugar, acerca da utilização do escravo como peça essencial no projeto colonizador português. Assim, podem compreender a substituição da mão de obra africana pela mão de obra indígena como processo que garantiu a sustentabilidade do sistema colonial.
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Agora, analisaremos um texto que versa sobre a posição da Igreja Católica no que diz respeito ao uso de escravos indígenas e africanos no Brasil, durante o período colonial. O texto intitula-se "Por que a Igreja apoiava a escravidão indígena e africana?", assinado por Juberto Santos, publicado no site da CATEQUESE CATÓLICA Vinde Espírito Santo. O texto inclui indicação de bibliografia e informa os sites consultados em sua escrita.
DINÂMICA sugerida:
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http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/juberto/29.htm. Acesso em 15 agosto de 2011
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QUESTÕES relevantes na análise do documento:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e reflitam sobre a posição da Igreja diante da escravidão de indígenas e depois de negros africanos. Ao mesmo tempo, que entendam a utilização da mão de obra indígena e africana como parte integrante do processo colonizador implantado por Portugal no Brasil.
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Nas atividades anteriores, aprendemos que a substituição da mão de obra indígena pela africana foi um desdobramento da ambição colonizadora imposta pelos portugueses. Desse modo, a escravidão indígena e a escravidão africana deixaram marcas profundas na sociedade brasileira, explícitas na desigualdade social e racial. E assim surge a questão das cotas para negros e índios em processos seletivos públicos, como concursos.
Nesta atividade, propomos um debate acerca da implantação de cotas para negros e índios no Brasil. Para tal, confrontaremos dois pontos de vista sobre a questão.
DINÂMICA sugerida:
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DOCUMENTO 1- "Cotas para negros e índios passam a valer em concursos do RJ", publicado em 07 de julho de 2011.
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http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5430:cotas-para-negros-e-indios-passam-a-valer-em-concursos-do-rj&catid=52&Itemid=100013. Acesso em 15 agosto de 2011
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QUESTÕES relevantes na análise do documento:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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DOCUMENTO 2- "Cotas para negro e índio é discriminação racial e social", assinado por Sylvia Romano, publicado em 19 de julho de 2006
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http://www.conjur.com.br/2006-jul-19/cotas_negro_indio_discriminacao_racial_social. Acesso em 15 agosto de 2011
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QUESTÕES relevantes na análise do documento:
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As questões devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo é que os alunos percebam e associem a escravidão indígena e africana à desigualdade social e racial no Brasil atual. Ao mesmo tempo, que os alunos entendam melhor a questão das cotas para negros e índios, podendo fundamentar a sua participação no debate.
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Nesta última atividade, propõe-se que os alunos façam uma redação dissertativa, versando sobre o tema da substituição da mão de obra indígena pela africana durante o Brasil colônia. Nesta tarefa, é essencial que abordem as consequências históricas da escravidão para esses grupos, os quais enfrentam desigualdades sociais e raciais nos dias de hoje.
Para ajudar na tarefa, os alunos podem consultar este link: http://www.mundovestibular.com.br/articles/1396/1/Dicas-para-uma-otima-redacao-dissertativa/Paacutegina1.html. Acesso em 15 agosto de 2011
Possibilidades de socialização do trabalho:
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Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da análise de textos e da participação nos debates, da capacidade de produção da redação dissertativa e demais registros produzidos nas atividades da aula.
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