29/08/2011
Decomposição em ação: um processo permanentemente presente. UCA.
SELMA GONZAGA SILVA, Cláudia Regina Montes Gumerato
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Não requer conhecimentos prévios específicos
Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem a matéria "Doçura da terra" publicada na revista Globo Rural, que explana sobre a abelha jataí, nativa do Brasil, destacando que é mansa, não tem ferrão e produz um mel suave e saboroso, com propriedades medicinais.
Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox. No campo de "endereço" deverão digitar o sítio:
http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC753071-1641-1,00.html. Acessado em 17/08/2011.
Cada aluno deverá acessar e fazer a leitura da matéria individualmente e fazer três destaques do conteúdo, registrando-os em se computador UCA, utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos).
Em seguida, o professor deverá organizar a turma em grupos de três para que cada aluno socialize aos demais seus destaques, façam comentários e apontem o que mais gostariam de saber sobre o assunto. O grupo deverá fazer um consolidado desses destaques, comentários e perguntas.
Imagem abelhas jatai. Disponível em: http://i.olhares.com/data/big/272/2729400.jpg. Acessado em 17/08/2011.
Sugerimos que o professor oriente os alunos para que, utilizando seus laptops Classmate, acessem um vídeo "Os benefícios do mel puro - parte 1" que expõe uma entrevista a um apicultor, que destaca a importância do mel como alimento e aponta seu uso no tratamento de doenças respiratórias.
Para isso, deverão seguir os passos: Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla Firefox. No campo de "endereço" deverão digitar o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=rAQOLzjO3Bc&feature=player_embedded#at=208. Acessado em 17/08/2011.
Imagem do vídeo.
Após esse primeiro momento de acesso individual, os alunos deverão ser organizados novamente em grupos de três, para que possam discutir o vídeo e fazer novos destaques e questionamentos que deverão ser registrados no arquivo iniciado na atividade 1, diretamente no computador UCA, utilizando o editor de texto KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos). O texto resultante do consolidado das atividades 1 e 2 deverá ser enviado para o professor, por e-mail, para avaliação.
Após a discussão e registros, cada grupo de alunos deverá expor aos demais e ao professor as suas considerações. O professor deverá ficar atento, nesse momento de socialização, aos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e aproveitar o espaço para tecer considerações a respeito e inserir conhecimentos científicos.
Após o fechamento dessa discussão inicial pelo professor, cada grupo de alunos deverá elaborar um roteiro de uma entrevista que deverão fazer em casa, com familiares, vizinhos, amigos etc., sobre a utilização do mel, na alimentação e como medicamento, em seu contexto familiar.
Para registrar essa entrevista, além do editor de texto do computador UCA (KWord), os alunos utilizarão a webcam para fotografar e filmar, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Multimídia => WxCam. O botão "máquina de retrato" tira uma foto através da webcam. O "botão vermelho" inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da webcam. O ícone "Visualizador de imagens" abre o aplicativo de mesmo nome, que permite a visualização das imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pendrive.
Itens que deverão nortear a entrevista
· Quais são os benefícios do mel na alimentação?
· Como o mel é utilizado no contexto familiar?
· Qual é o uso que se faz do mel para tratar doenças?
· Qual é o tipo e a origem do mel utilizado em casa?
· Qual é o custo do mel utilizado em casa?
· Como o mel é guardado em casa?
O professor deverá organizar a turma em grupos de quatro alunos onde cada um possa apresentar sua entrevista aos demais, tecendo seus comentários. O grupo deverá fazer um consolidado dessas considerações registrando-as com a utilização do editor de textos do computador UCA (KWord).
Fonte da imagem: http://proascg26.pbworks.com/w/page/18659028/fabrica%C3%A7ao. Acessado em 17/08/2011.
Continuando o trabalho em grupo e de posse dos registros relativos às entrevistas, os alunos deverão agrupar perguntas e respostas comuns, criando categorias de dados (por exemplo: uso de mel para combater resfriados - 3 respostas), tabulando-os. Esse trabalho deverá envolver outros professores, como o de matemática, em cujas aulas poderão ser construídos as tabelas e os gráficos no computador UCA utilizando o aplicativo KChart, seguindo os passos: Metasys => Aplicativos => Novos aplicativos => Gerenciador de diagramas => KChart => Gráficos.
A fim de ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a temática e instrumentalizá-los para analisar de maneira crítica o uso que se faz do mel como alimento e medicamento, o professor deverá manter os grupos de quatro componentes para que possam fazer pesquisas na internet (Metasys => Aplicativos => Internet => Mozilla. Firefox). Caberá aos alunos lerem e discutirem as informações disponibilizados nos endereços indicados para acesso e fazer registros que serão utilizados na atividade seguinte (atividade 6) para a elaboração de um texto conjunto, que deverá fazer parte do trabalho escrito a ser finalizado após a análise dos dados e enviado ao professor para avaliação. O professor deverá fornecer aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia.
Endereços sobre o tema, para acesso.
http://sosabelhas.wordpress.com/informacoes-nutricionais/. Acessado em 17/08/2011.
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/mel.htm. Acessado em 17/08/2011.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abelhas/mel.php. Acessado em 17/08/2011.
http://ciencia.hsw.uol.com.br/abelha6.htm. Acessado em 17/08/2011.
http://www.aprendebrasil.com.br/falecom/nutricionista_bd.asp?codtexto=254. Acessado em 17/08/2011.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abelhas/mel-3.php. Acessado em 17/08/2011.
http://www.brasilescola.com/biologia/mel_abelhasbrasileiras.htm. Acessado em 17/08/2011.
http://www.acessa.com/arquivo/viver/nutricao/1998/07/15-Mel_Curiosidades/. Acessado em 17/08/2011.
http://www.coladaweb.com/biologia/animais/mel-e-abelhas-brasileiras. Acessado em 17/08/2011.
http://www.smcjf.com.br/comunidade_view.php?indice=29. Acessado em 17/08/2011.
http://ciencia.hsw.uol.com.br/abelha.htm. Acessado em 17/08/2011.
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/importancia.htm. Acessado em 17/08/2011.
http://www.portaldoscondominios.com.br/culinaria1.asp. Acessado em 17/08/2011.
http://ciencia.hsw.uol.com.br/abelha6.htm. Acessado em 17/08/2011.
O mesmo grupo de quatro alunos deverá, tendo como referência os registros da atividade 5, escrever um texto no qual destaque os itens pesquisados na internet, acrescentando a eles os dados das entrevistas relacionados aos mesmos, na perspectiva da promoção de um diálogo entre as informações obtidas no contexto familiar e o referencial teórico pesquisado. Deverá, também, ressaltar no texto, as informações que consideraram importantes e que não foram apontadas nas entrevistas.
Para fechar essa produção escrita, o grupo deverá tecer suas considerações finais sobre o tema e a pesquisa realizada.
Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/_qGJq7QNy6ng/Sjw_bela7pI/AAAAAAAAA1g/UEcRGlZDxug/s400/O+mel+e+a+abelha.jpg. Acessado em 17/08/2011.
Atividade 7 - Montagem da apresentação do trabalho de pesquisa
Como fechamento desse estudo, os grupos de quatro alunos deverão montar uma apresentação do trabalho de pesquisa utilizando o programa "KPresenter" ( Metasys => Aplicativos => Ferramentas de Produtividade => Gerador de Apresentação). As imagens poderão ser buscadas na internet, salvas no "KPaint" e utilizadas na apresentação.
As apresentações deverão ser salvas em "pendrives" que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para a socialização das mesmas por cada grupo.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
http://www.culturaapicola.com.ar/apuntes/miel/51_mieles_meliponas_apis_mellifera.pdf. Acessado em 17/08/2011.
http://www.biologico.sp.gov.br/docs/arq/v72_4/goncalves.PDF. Acessado em 17/08/2011.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros e textos produzidos ao longo do processo e o trabalho final.
As apresentações das entrevistas e do trabalho final produzidas pelos grupos deverão ser avaliadas qualitativa e quantitativamente.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/09/2011
Quatro estrelasMuito bem planejada, hoje nossos alunos tem que ser bem motivados para obter algum resultado positivo. São aulas assim que podemos ter exeto.