25/08/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Não será necessário conhecimento prévio;
Atividade 1: Caminhar ou andar... eis a questão?
1. No primeiro encontro o (a) professor(a) deve provocar a turma com as seguintes perguntas:
a) Você sabe caminhar?
b) Andar e caminhar, para a educação física, são as mesmas ações?
c) Existe uma forma “correta de caminhar”?
- O (a) professor (a) deverá registrar as respostas, no quadro mesmo, como uma “chuva de ideias” (Dinâmica Brainstorm, acesse link abaixo).
http://www.umtoquedemotivacao.com/administracao/recursos-humanos/dinamicas-de-grupo/tempestade-de-ideias/, acesso em 20/08/2011.
- Após a dinâmica o (a) professor (a) convidará os (as) alunos (as) para realizar as atividades “andar” e “caminhar” em espaço aberto disponível na escola (quadra, pátio, pista de corrida de atletismo, etc.). Para esta atividade eles (as) se dividirão em trios e filmarão (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) os colegas executando o que definiram fazer:
a) Caminhada Filmada;
b) "Andada" Filmada;
c) "Caminhada Andada" Filmada (para aqueles que entendam ser a mesma coisa).
Obs: A finalidade desta atividade é simplesmente que eles ilustrem (e registrem) por meio da filmagem suas respostas apresentadas na “chuva de ideias”.
Atividades 2 e 3: O que ocorre com o corpo na caminhada?
1. O (a) professor (a) convidará os (as) alunos (as) a fazer um QUIZ da Caminhada. Trata-se de um divertido jogo de perguntas e respostas sobre o tema da aula.
Sugestão de site para tutorial e criação de um QUIZ: http://www.xisde.com.br/, acesso em 20/08/2011
Veja como é fácil criar seu QUIZ, clique na imagem abaixo:
Disponível em: http://www.xisde.com.br/, acesso em 20/08/2011
1º Momento: Acesse o link clicando na imagem abaixo, para chegar ao QUIZ:
Disponível em: http://www.xisde.com.br/xD/tiagoeduca/1/, acesso em 20/08/2011
2º Momento: Clique no botão e você acessará o início do "QUIZ da Caminhada" conforme exemplo. Veja imagem abaixo e clique nela para acessar a 1ª pergunta do QUIZ exemplificativo.
Disponível em http://www.xisde.com.br/xD/tiagoeduca/1/, acesso em 20/08/2011
2. Após a atividade do QUIZ da caminhada o (a) professor (a) deverá fazer uma explicação da diferença das reações no corpo na “andada” e na “caminhada”. Deve-se destacar que, de fato, do ponto de vista da Educação Física são fenômenos diferentes.
3. Em seguida, deve-se conduzir os (as) alunos (as) a uma caminhada. Após a caminhada eles (as) farão duplas para que entrevistem um ao outro. As entrevistas serão realizadas com recursos de gravação de áudio dos netbooks (Metasys>Aplicativos>Multimídia>KRecord).
Sugestão de Pergunta da Entrevista: o que senti de diferente em relação ao meu “andar” de rotina?
4. Na próxima aula o (a) professor (a), munido de um amplificador de som ("caixas de som" de computador comum são suficientes), permitirá que os (a) alunos (a) ouçam as entrevistas. Deve-se problematizar as respostas, com o objetivo de deixar claro que uma "andada" comum não gera as mesmas respostas fisiológicas que a caminhada proporciona, para um mesmo individuo que as executam. Sendo assim, são realmente ações diferentes.
DICA: Provavelmente eles (as) apresentarão uma diversidade de respostas. Por isso, o (a) professor (a) poderá focar em uma delas para mostrar as diferenças. Ex.: Frequência Cardíaca em uma atividade e na outra.
- Em seguida, o (a) professor (a) avisará que na próxima aula, estudaremos a corrida em comparação com a caminhada.
Atividades 4 e 5 : O que ocorre com o corpo na corrida?
1. O (a) professor (a) conduzirá a turma para a quadra, ou outro espaço adequado, para vivenciar diversas formas de correr. Toda atividade poderá ser registrada conforme a aula da caminhada (entrevistas e/ou filmagens). Caso opte pelas entrevistas, o (a) professor (a) deverá promover outro momento que eles (as) ouçam as respostas dos colegas conforme aula anterior.
- No entanto, se não houver tempo suficiente, basta que o (a) professor (a) problematize com a turma toda sobre as "respostas" fisiológicas do nosso corpo na corrida, com a seguinte pergunta: o que ocorre com nosso corpo na corrida?
- Nessa situação, é muito relevante investir na diferença de Frequência Cardíaca (FC) durante uma caminhada e uma corrida. No entanto, o (a) professor (a) deverá explicar o que é uma FC.
2. Em seguida o (a) professor (a) explicará o que é a FC do ponto de vista científico, subsidiado por um vídeo:
Sugestões de vídeos sobre a FC:
http://www.youtube.com/watch?v=AdZPB9-AXLU, acesso em 20/08/2011
http://www.youtube.com/watch?v=jQLu7B3i5N8&feature=fvwrel, acesso em 20/08/2011
DICA: Esse momento é uma grande oportunidade de uma atividade interdisciplinar com Biologia/ Ciências. Ex: Convidar um (a) professor (a) de Biologia da escola para participar ministrando o conteúdo do momento 2 acima.
- Ao final da aula o (a) professor (a) pedirá que os (as) alunos (as) lembrem-se da forma que correram na aula anterior e perguntará o seguinte: existem formas corretas de correr?
- O (a) professor (a) avisará que na próxima aula estudaremos diversas formas de corrida.
Atividades 6, 7, 8 e 9: Descobrindo algumas formas de corrida
1. Os (as) alunos (as) deverão pesquisar em sites na internet imagens das diversas formas de corridas que existem (Metasys> favoritos>navegador de internet). O (a) professor (a) deverá fornecer os endereços eletrônicos para que, dentre eles, eles (as) escolham um para o acesso.
Sugestões de sites para a pesquisa sugerida acima:
Google Images com filtragem "corridas+criança", acesso em 20/08/2011
http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrida, acesso em 20/08/2011
http://www.slideshare.net/crishmuler/apresentao-de-educaao-ficica-7831315, acesso em 20/08/2011
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atletismo#Maratona, acesso em 20/08/2011
- Ainda, nesta atividade, os (as) alunos (as) deverão editar um arquivo de texto (Kword) com o nome e a imagem da corrida que ele encontrou.
Veja um exemplo de como pode ficar esta tarefa:
Fonte: arquivos do autor (20/08/2011)
2. O (a) professor (a) dará um tempo (máximo de 20 minutos) para que eles (as) reúnam em grupos de 04 a 05 alunos (as) e, utilizando seus pendrives, socializem suas “corridas” entre si (fotos e nomes)
Obs: Caso os (as) alunos (as) não possam acessar a internet na sala de aula individualmente, a pesquisa poderá ser feita no laboratório da escola mesmo com acesso em duplas, trios ou grupos. Caso não tenha internet para o (a) aluno (a) na escola, a pesquisa poderá ser encaminhada como tarefa de casa na aula anterior. O importante é que eles (as) tenham estas informações para as atividades 5 e 6.
Atividades 10, 11 e 12: Aprendendo outras formas de corridas
1. O (a) professor (a) dará uma aula expositiva sobre os tipos de corridas que existem, explicando que a classificação que será apresentada obedecerá aos critérios científicos.
- Durante a apresentação os (as) alunos (as) deverão identificar em que classificação as corridas de suas pesquisas podem ser enquadradas.
Exemplos:
Classificação por Local:
A) Corrida de Rua:
Disponível em Google Imagens (clique na imagem para acessá-la), 20/08/2011.
B) Corrida no Campo (Cross Country):
Disponível em Google Imagens (clique na imagem para acessá-la), 20/08/2011.
C) Corrida de Pista:
Disponível em Google Imagens (clique na imagem para acessá-la), 20/08/2011.
- O (a) professor (a) deverá dedicar uma aula para cada corrida e, após a prática da corrida, conversará com os (as) alunos (as) (diálogo aberto) sobre os efeitos da corrida no seu corpo.
Sugestão de aula sobre FC em nosso Portal:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18437, acesso em 20/08/2011
Solicite, aos alunos que retomem as perguntas iniciais e verifiquem que resposta deram inicialmente às perguntas e o que responderiam, neste momento, após a estratégia
Obs.: O(a) professor (a) deve considerar que os alunos deram um salto qualitativo no processo de aquisição de seus conhecimentos se eles concluírem que devem alterar suas respostas iniciais, em função do contato com novos conhecimentos.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/10/2011
Quatro estrelasgostei da aula , vou aplicar com meus aluno.
07/09/2011
Quatro estrelasMuito interessante essa aula, e com certeza a estarei incluindo no meu plano de aulas do mês de outubro.
29/08/2011
Quatro estrelasUma aula muito boa, principalmente por incluir as mídias digitais.