26/09/2011
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Objetivos:
Pesquisar sobre o portador textual- fábula;
Criar charges sobre fábulas conhecidas;
Estabelecer um diálogo entre os portadores textuais: fábula e charge;
Desenvolver um olhar crítico em relação a moral das fábulas.
Faça algumas perguntas aos alunos, tais como:
Vocês conhecem alguma fábula?
Quais são as características de uma fábula?
Qual a fábula mais conhecida?
Vocês já leram algum livro de fábulas?
E sobre as charges, quem sabe o que é?
Aonde encontramos as charges?
Compartilhe com os alunos os objetivos e o desafio da aula: Construir uma charge através de uma fábula. Discuta com eles sobre o desafio e problematize a questão, e estabeleça o que os alunos deverão pesquisar na internet .
1- Pesquisa na Internet:
Os alunos deverão pesquisar fábulas na internet e depois em duplas, cada equipe deverá escolher uma fábula para desenvolverem o desafio da aula.
Para auxiliar aos alunos seguem algumas sugestões de sites:
http://sitededicas.uol.com.br/cfab.htm
http://www.contandohistoria.com/fabulas.htm
http://www.metaforas.com.br/infantis/default.asp
http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=principal
http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/
2- Construindo um olhar crítico em relação à fábula:
Fonte da imagem: http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/noflash/cigarra.jhtm
Para essa atividade iremos trabalhar com a Fábula a Cigarra e a Formiga em comparação a poesia de José Paulo Paes, esse trabalho é inspirado no texto “Releituras de uma fábula: paródia e intertextualidade de Norma Seltzer Goldstein- USP”.
A cigarra e as formigas
Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de trigo. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado completamente molhados. De repente aparece uma cigarra:
- Por favor, formiguinhas, me dêem um pouco de trigo! Estou com uma fome danada, acho que vou morrer.
As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princípios delas, e perguntaram:
- Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?
- Para falar a verdade, não tive tempo – respondeu a cigarra. – Passei o verão cantando!
- Bom... Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando? – disseram as formigas, e voltaram para o trabalho dando risada.
Moral: Os preguiçosos colhem o que merecem.
Sem barra
Enquanto a formiga
Carrega a comida
Para o formigueiro,
a cigarra canta,
Canta o dia inteiro
A formiga é só trabalho.
A cigarra é só cantiga.
Mas sem a cantiga
Da cigarra
Que distrai da fadiga,
Seria uma barra
O trabalho da formiga
Como as fábulas vêm acompanhadas de valores morais é importante desenvolver nos alunos um olhar crítico, aberto e amplo, pois toda questão tem pelo menos 2 lados.
Assim a comparação entre os dois textos pode ampliar a visão dos alunos.
Uma boa discussão a respeito dos textos permeada por boas perguntas é fundamental para se atingir o objetivo da atividade.
Perguntas para permear a discussão:
O trabalho tem mais valor que a música? Qual tipo de trabalho e qual tipo de música?
Trabalho sem alegria é vida? Alegria sem trabalho é vida?
Qual a importância da arte e da cultura?
Uma vida voltada exclusivamente para o trabalho mecânico, automático, massificado como a da formiga tem qualidade de vida?
O que significa qualidade de vida?
Abra a discussão para que os alunos possam também trazer perguntas.
3- Pesquisa sobre o portador textual Charge:
Os alunos devem pesquisar na internet sobre o que é a charge, aonde ela aparece, suas características, etc. Levando em consideração que a charge é uma forma de comunicação que explora a interpretação de imagens, de detalhes, de breves mensagens, do senso de humor e do senso crítico, estimulando o raciocínio e a capacidade de ler na entrelinhas. Trabalhe também sobre o aspecto de que a charge trabalha com fatos atuais de interesse coletivo, e exige que os alunos estejam bem informados. Para isso, devem ler atentamente as notícias que estão nos jornais.
Para auxiliar na pesquisa seguem algumas sugestões de sites:
http://www.chargeonline.com.br/
http://colunistas.ig.com.br/charges_esportes/
4- Escolha de uma fábula para transformar em uma charge.
Em duplas os alunos deverão escolher uma fábula para transformar em charge.
Para auxiliar na construção do conceito, há uma charge que brinca com a disputa pelas eleições presidenciais que ao mesmo tempo faz alusão a fábula da lebre e do coelho.
Fonte da imagem: http://www.jornalacidade.com.br/charges/2010/03/26/fabulas-fabulosas.html
5- Ilustração da charge:
Para trabalhar a ilustração da Charge, sugiro o programa Tux Paint, pela facilidade das ferramentas e opções de recursos.
Fonte da imagem: http://uniqtext.com/search.php?theme=paint
Neste link, você encontra um tutorial bem didático para uso do Tux Paint http://www.softonic.com.br/s/tux-paint/portugues
Auxilie para que a dupla consiga representar sua idéia.
6- Montagem da exposição na escola
Faça uma exposição com os próprios computadores, cada dupla deverá deixar sua charge na tela, e depois convidem as outras classes para visitarem a exposição, os alunos podem atuar como monitores explicando o desenvolvimento do trabalho para os colegas.
http://www.qdivertido.com.br/contos.php
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36032
http://www.monica.com.br/comics/fabulas/welcome.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charge
http://www.gazetadopovo.com.br/charges/
http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1972-folha-90-anos-charges-ilustracoes-e-quadrinhos
De maneira prazerosa, a elaboração de charges possibilita a verificação de inúmeros talentos e a criatividade despertada nos educandos, quando são motivados para leituras e debates que o instigue para o senso crítico.
Avalie também a transição textual, levando em consideração se o aluno compreendeu as características de ambos os portadores textuais e se conseguiu unir os textos e com criatividade.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/09/2011
Cinco estrelasMuito bom este plano de aula, vou fazer com a 6ª série.