28/07/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Como forma de estabelecer um clima de confiança e reciprocidade entre alunos e professor, sugerimos ouvir com os alunos a música Amor e Sexo (Rita Lee), disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=v8-q4XiiS8U
A partir da música o professor poderá levantar alguns questionamentos, tais como:
• O que é amor para vocês?
• O que é sexo para vocês?
• Qual a relação entre amor e sexo?
• Pode haver sexo sem amor ou amor sem sexo? Há problema nisso? Sim, Não, porque?
• Na opinião de vocês, os relacionamentos dos jovens tem se baseado mais no sexo, ou no amor?
(É importante deixar os alunos livres para expressarem o que pensam sobre o assunto, pois a idéia é estabelecer um diálogo confortável para o grupo).
Na problematização faz-se necessário explicitar o que se pretende discutir naquele momento, no caso, questões relativas ao abuso sexual. Segue alguns questionamentos que deverão ser respondidos posteriormente na instrumentalização:
• O que é abuso sexual?
• Em que lugares pode acontecer?
• De que maneiras?
• Quais as conseqüências?
• O que diz nossas Leis?
• Como procurar ajuda?
Assistir ao vídeo: Violência Sexual – disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20803
Para análise e discussão do vídeo sugerimos que o professor faça a leitura do texto de José Manoel Moran,
disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm#comover, e escolha uma das formas de análise sugeridas pelo autor.
Durante a exibição do vídeo, espera-se que o professor consiga responder e esclarecer todas as questões levantadas na problematização.
No quadro, ou multimídia, ler com os alunos:
A cada item o professor deverá dar espaço para questionamentos e esclarecimentos. Após este momento, dividir os alunos em equipes e solicitar que cada grupo pesquise quais são as penalidades para quem comete abuso sexual:
• O que diz a Constituição Federal?
• O que diz a Legislação? Quais as penas?
• O que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente?
A pesquisa pode ser realizada no laboratório de informática, biblioteca, ou mesmo em sala de aula, desde que se tenham os documentos necessários para a pesquisa.
Sugestão de sites que abordam estas leis:
http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/L8069.htm
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm
http://www.soleis.adv.br/abusosexual.htm
Após a pesquisa, cada grupo apresenta para a turma o que descobriu. É importante que o professor tenha realizado uma pesquisa prévia sobre todas estas leis.
“SÍNTESE DO COTIDIANO E DO CIENTÍFICO, DO TEÓRICO E DO PRÁTICO A QUE O EDUCANDO CHEGOU, MARCANDO SUA NOVA POSIÇÃO EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO E À FORMA DE SUA CONSTRUÇÃO SOCIAL E SUA RECONSTRUÇÃO NA ESCOLA”. (GASPARIN, 2007)
Como expressão do conhecimento obtido, o professor poderá criar um blog coletivo com a turma, de modo que todos possam postar notícias, vídeos, informações sobre o assunto. O Blog deverá ser divulgado para outras escolas, turmas, etc. Sugerimos que construam o blog no seguinte endereço: http://www.blogger.com. O tempo de divulgação e manutenção do blog, dependerá de cada professor.
A prática social final pretende evidenciar uma nova postura do aluno diante da situação a qual se depara. Neste caso, para evidenciar a importância deste assunto na sociedade, sugerimos que o aluno procure pesquisar em sua cidade se existe algum projeto específico que visa combater o abuso sexual. Se existir, o professor poderá solicitar uma pesquisa, entrevista, ou algo do genêro. Se não existir, poderá discutir com a turma o que está sendo feito em outras cidades/Estados.
Esta aula está baseada na proposta didática elaborada pelo professor João Luiz Gasparin (UEM) em seu livro: Uma didática para a pedagogia histórico-crítica.
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
Sites e textos interessantes ao professor:
http://nevogilde9c.wordpress.com/2009/06/04/assedio-e-abuso-sexual/
http://www.violencia.online.pt/scripts/cv.dll?sec=crianca&pass=abuso_sexual
www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0299.pdf
http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=29
Vídeos:
Como avaliação o professor deverá solicitar uma síntese por escrito sobre os conceitos trabalhados durante a aula. Nesta síntese os alunos deverão apresentar reflexões acerca de sua compreensão sobre o assunto.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/06/2010
Quatro estrelasSempre admirei professores que trabalham a realidade do aluno com essa visão, pois essa é a verdadeira função da escola, proporcionar ao aluno informações que possibilitem a construção de conhecimentos verdadeiros sobre a realidade social e que os mesmos possam se posicionar criticamente frente a ela e ajudar na construção de um mundo mais humano para todos.
20/04/2010
Quatro estrelasGostei muito da propsota de ensino sobre abuso sexual. Estou precisando montar aulas sobre a defesa e a proteção da criança e do adolescente na escola onde trabalho.