Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As Ordens de Cavalaria: hospitalários, templários e os cavaleiros teutônicos

 

21/12/2011

Autor y Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Cultura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- As origens das Ordens de Cavalaria.

- As Ordens e as Cruzadas.

- A importância militar, social e econômica das Ordens.

- Sua importância religiosa.

- Templários, hospitalários e teutônicos: semelhanças e diferenças.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- As Cruzadas.       

- As principais estruturas políticas, sociais, religiosas, militares e econômicas do período medieval.

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

Antes do início da aula, o professor deverá explicar que a iniciativa de se criar ordens militares e religiosas é completamente nova para o mundo medieval e está intrinsecamente ligada às Cruzadas e à defesa dos peregrinos cristãos.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

Ao iniciar a aula, o professor deverá dispor seus alunos em semicírculo e questioná-los:

- Vocês já ouviram falar nas ordens militares?

- O que vocês sabem a respeito delas?

- Conhecem a história dos templários, hospitalários e dos cavaleiros teutônicos?

Este pequeno debate deverá ser intercalado com a seguinte sequência de imagens, que dará uma melhor noção do tema da aula aos alunos:

- Imagem 1: Cavaleiro Teutônico. Disponível em:

http://3.bp.blogspot.com/_oRxdPVBPDLg/TF8sXXEE0LI/AAAAAAAAChY/2wdR1fL82A4/s1600/Ordem+Teut%C3%B4nica.jpg

Teutônico

- Imagem 2: Hospitalário. Disponível em:

http://s2.subirimagenes.com/otros/3725215hospitalario.jpg

Hospitalário

- Imagem 3: Templário. Disponível em:

http://3.bp.blogspot.com/_sbf9dlna9lg/TQZ6ThTw8kI/AAAAAAAAESs/m0OzgdGvkco/s1600/freemasons-3.jpg

Templário

- Imagem 4: Outras Ordens Militares. Disponível em:

http://img.terra.com.br/i/2005/12/13/286416-9552-cp.jpg

Ordens Militares

Aula 2

Dando prosseguimento ao debate da aula anterior, o professor deverá distribuir entre os estudantes o seguinte texto, disponível em:

http://www.infopedia.pt/$ordens-religiosas-militares.

Uma vez feita a leitura do texto, o professor deverá dar sequência à discussão, desta vez incitando os alunos com as seguintes perguntas:

- O que caracterizavam as ordens militares?

- Qual a sua raison d’être?

- Qual a importância delas para o mundo medieval?

Em seguida, o professor deverá pedir aos alunos que redijam um texto, de aproximadamente 15 a 20 linhas, contendo os principais aspectos debatidos nas duas aulas. Os textos deverão ser entregues ao término da segunda aula.

Aula 3

Para a terceira aula, o professor deverá levar os estudantes à Sala de Informática, onde os dividirá em quatro grupos. Cada grupo será responsável por uma pesquisa de levantamento de dados e imagens da seguinte forma:

- Grupo 1: “Ordem dos Templários”

Links:

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/antiga/2005/12/13/000.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_dos_Templ%C3%A1rios

- Grupo 2: “Ordem dos Hospitalários”

Links:

http://rpg_ficcao.sites.uol.com.br/Outro/Ordem_Malta.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_Soberana_e_Militar_de_Malta

- Grupo 3: “Ordem dos Teutônicos”

Links:

http://rpg_ficcao.sites.uol.com.br/Outro/Ordem_Teutonica.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_Teut%C3%B3nica

http://robertodearaujocorreia.blogspot.com/2010/08/ordem-teutonica-ordem-dos-cavaleiros.html

- Grupo 4: “Ordens de Avis, Calatrava e outras”

Links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_de_Avis

http://www.infopedia.pt/$ordem-de-calatrava

Os alunos deverão ficar atentos aos seguintes aspectos:

- Data, local e motivo que levou à fundação da Ordem;

- Contexto em que se deu sua fundação e sua história;

- História da Ordem.

Aula 4

Atividade

Na quarta aula, os alunos apresentarão um trabalho em grupo, tomando como base a pesquisa feita na aula anterior. As apresentações deverão durar em torno de 10 minutos, na qual deverão apresentar imagens, e poderão ser feitas de acordo com a criatividade dos grupos. Sugerimos a ordem de apresentação de acordo com a ordem numérica dos grupos, ou seja: o Grupo 1 será o primeiro a se apresentar, seguido do Grupo 2 que, por sua vez, será sucedido pelo Grupo 3, etc.

CONCLUSÃO

Uma vez terminadas as aulas, os alunos entenderão o importante papel realizado pelas ordens militares religiosas da Idade Média. Compreenderão que elas foram uma inovação, tanto militar, quanto religiosa, sobressaindo, inclusive, nas esferas políticas e econômicas do medievo.

Recursos Complementares

Sites:

 

- http://www.dedechi.hd1.com.br/heraldXIII.html

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_de_Calatrava

Documentário:

- O Julgamento dos Cavaleiros Templários (2008). Direção: National Geographic Channel.

Filme:

- O Sangue dos Templários (2004). Direção: Florian Baxmeyer.

Avaliação

 

O professor deverá tomar como base de avaliação a compreensão dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das três aulas. Baseará sua análise na participação dos alunos nos debates da primeira e da segunda aulas. Os textos produzidos deverão ser avaliados em sua consistência, redação e conteúdo. Já a pesquisa e as apresentações em grupo deverão ser avaliadas de acordo com a participação e interação de cada aluno. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.