08/05/2012
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Os alunos devem ter conhecimento de que:
.
Uso do computador;
Acesso à Internet;
Atividade 1
O professor começará a aula exibindo as imagens abaixo. Pedirá aos alunos que analisem as imagens apresentadas e dirá que elas estão relacionadas ao Momento histórico em que se deu o movimento literário denominado Arcadismo.
Imagens disponíveis em:
http://cultura.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/arcadismo-no-brasil/arcadismo-no-brasil-12.jpg
http://www.alunosonline.com.br/upload/conteudo/images/arcadismo-%20no-%20Brasil-1aol.jpg
Atividade 2
O professor dirá aos alunos que, deverão, em grupo, pesquisar sobre o tema.
Dirá que, para uma pesquisa, o ideal seria seguir os seguintes passos:
1. Escolha do tema
2. Revisão da literatura
3. Justificativa
4. Formulação do problema
5. Metodologia a ser usada
6. Redação e apresentação do trabalho científico
Professor, converse com os alunos sobre a responsabilidade de cada um dentro do grupo, sobre a forma com que cada um precisa se comportar em grupo e nos locais de pesquisa, a importância de saber ouvir o outro etc.
O professor dirá:
O que se pretende alcançar com a pesquisa?
Dentro do tema: Características do Arcadismo, que obras e sites poderão ser consultados?
Para que os alunos comecem a se familiarizar com o tema, em grupo, deverão acessar os sites abaixo para realizarem pesquisa bibliográfica registrando em seus cadernos ou laptops as informações que considerarem importantes. Seguirão as etapas:
1- Leitura em grupo de cada um dos sites abaixo.
2- Discussão das características do Arcadismo.
3- Elaboração de respostas a perguntas como:
a- Qual a justificativa de se considerar como data inicial do Arcadismo no Brasil o ano de 1768?
b- Qual era a relação dos autores árcades com a natureza?
c- Qual a grande incoerência dos autores árcades ao exaltarem a natureza? Qual deles vivia nela?
d- O que representa o ideal de “bom burguês?
e- De que forma esse momento poético reflete o encontro da natureza e os afetos comuns do homem, através da tradição clássica e de formas bem definidas, julgadas dignas de imitação?
f- Que outros aspectos o grupo considera importante registrar?
http://www.youtube.com/watch?v=UYLMuItR0zc
http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/arcadismo.htm
http://www.youtube.com/watch?v=SYU1ipm9HfQ&feature=related
dinâmica com perguntas para que os grupos socializem o que pesquisaram.
Na sequência, o professor deverá realizar uma DINÂMICA - EM CÍRCULO1. Os grupos discutem entre si o que há de relevante nos sites com vistas ao desenvolvimento do tema.2. O professor pedirá que os grupos respondam a todas as perguntas; depois distribuirá cópia das perguntas entre os grupos de forma que cada um fique responsável por responder a duas delas. Após cada resposta, o professor pergunta se os outros grupos querem complementar ou até discordar. |
Atividade 3
Os alunos acessarão os sites abaixo para conhecerem vida e obra de Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga.
http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/ClaudioManoeldaCosta/Poemas.htm
http://www.sonetos.com.br/biografia.php?a=6
Professor,
1- Peça aos alunos para levantarem o tema de todas as poesias contidas nos sites para apresentarem para a classe.
2- Estimule a leitura e discussão desses textos dentro do grupo. Eles poderão ser importantes para o amadurecimento da pesquisa.
O PROFESSOR PODERÁ XEROCAR O TEXTO PARA OS ALUNOS, UTILIZAR O COMPUTADOR UCA OU LEVAR OS ALUNOS PARA O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA LEREM O TEXTO NA TELA DO COMPUTADOR.
A existência citadina (medíocre até o século anterior) aproxima as pessoas através da vizinhança. Traduz-se em relações sociais, em concorrência, em novos estímulos. A literatura, a exemplo da música, vai funcionar, nesta circunstância, como elemento de ligação social, de conversação e de prestígio.
Nos saraus - muito comuns na época - pessoas ilustradas vão ouvir recitais de poemas e pequenas peças musicais, emitirão opiniões, trocarão impressões e acabarão constituindo o núcleo de um público regular e permanente, interessado em arte, sobretudo, na arte literária.
Surgem Academias e Arcádias, associações de intelectuais - geralmente poetas - com objetivos e princípios literários comuns. Pela primeira vez, no país, temos uma noção de escola artística, entendida como a articulação de um grupo numeroso de letrados em torno de valores estéticos e ideológicos.
Não se trata mais de fugir da indiferença do meio e preservar uma mesquinha vida cultural. A sociedade urbana começa a estimular e aplaudir os seus artistas: músicos, pintores, escultores, arquitetos e poetas. É claro que estes últimos, por pertencerem ao grupo dominante, recebem as maiores honrarias e distinções.
Devemos assinalar também a existência de ótimas bibliotecas particulares na época. Possuir livros (mesmo que os "subversivos") torna-se indicação de nobreza espiritual e de interesse pelo destino da humanidade. No interessante estudo O diabo na livraria do cônego, Eduardo Frieiro registra que os principais inconfidentes mantinham boa quantidade de volumes em suas casas, embora o dono da maior biblioteca privada fosse o padre Luís Vieira da Silva.
Influenciado por ideias iluministas, este bom cônego guardava oitocentos livros em sua residência, entre dicionários, textos sobre oratória, teoria estética, vida religiosa, etc., e, como não podia deixar de ser, algumas "obras perniciosas", produzidas por adeptos do Século das Luzes.
Sublinhe-se, por fim, que desde o início da colonização até meados do século XVIII, criadores e receptores de obras literárias tinham surgido e desaparecido em ondas dispersas e descontínuas. Explosões de talentos isolados, como Vieira ou Gregório de Matos, aglutinavam em torno de si um número expressivo de ouvintes, possivelmente alguns imitadores, mas não chegavam a estruturar um verdadeiro movimento artístico, com permanência, ressonância, durabilidade. Eram manifestações soltas, fragmentárias, condenadas ao esquecimento das gerações posteriores. Só a partir do Arcadismo se consolidaria o que Antônio Cândido chama de "sistema literário".
O Sistema Literário
Entende-se por sistema literário um conjunto de fatores que garante à arte da escrita certa regularidade, certa permanência e certa capacidade de ultrapassar o desaparecimento dos artistas, gerando algo como uma tradição cultural.
Os fatores básicos de um sistema literário são:
a) autores
b) obras: produzidas dentro de um mesmo código linguístico e perspectivas mais ou menos comuns.
c) público leitor permanente.
Este último constitui o componente essencial do referido sistema. Porque é óbvio que, sem leitores permanentes, nenhuma literatura pode se desenvolver. Através deles se estabelece uma rede de transmissão de ideias, gostos, debates, estímulos, rejeições, experiências e valores estéticos. São eles que criam uma linha de continuidade entre o passado, o presente e o futuro da vida literária de um país.
Durante a vigência do Arcadismo, estabeleceu-se este sistema - embora tímido - e que não mais seria destruído. A partir de então, de forma contínua, autores produziriam obras que seriam consumidas por gerações de leitores. Ou seja, quando o crescimento urbano estrutura o sistema literário, cria também as condições mínimas para o surgimento de uma literatura autônoma.
Claro que o Arcadismo não é o grito de autonomia da literatura brasileira, pois a dependência econômica e política gera também a dependência cultural.
Os autores árcades seguem completamente os modelos poéticos em voga nos países imperiais. Neste aspecto, pouco contribuíram para a efetivação de uma arte diferenciada das europeias.
Devemos entender, contudo, que a criação de uma literatura não é trabalho de apenas uma geração e sim de várias. E a construção de um incipiente sistema literário durante o Arcadismo, representa o primeiro e decisivo passo no processo de fundação da literatura brasileira.
Fragmento retirado de:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arcadismo/arcadismo-10.php
Os alunos deverão ter um tempo para escreverem e anexarem ilustrações relativas aos poetas e às características do Arcadismo.
Para encerrar a atividade, os alunos deverão socializar os resultados da pesquisa. Para tanto, deverão criar um blog para postarem os resultados da pesquisa. Depois disso, deverão fazer uma divulgação na escola para que os alunos de outras turmas tenham acesso ao blog.
Tutorial para criação de um blog, disponível em:
http://www.nuted.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf
Como Criar um Blog
Hoje em dia, já existem serviços gratuitos para criação e hospedagem de Blogs.
Uma das possibilidades de serviço gratuito é o Blogger (www.blogger.com).
Além disso, poderão expor imagens sobre o tema em painéis, murais ou em corredores da escola.
Sugestões de ilustrações:
Imagens disponíveis em:
http://blog.educacional.com.br/blog_port_em_u1/files/valores_classicos_esquema_arcadismo.png
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/Antoine_Watteau_051.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouro_Preto
Não havendo dúvidas, o professor encerrará a unidade, solicitando aos alunos que escrevam um parágrafo com o que aprenderam na pesquisa.
Professor, acesse o link abaixo, leia-o para enriquecer sua aula.
http://www.youtube.com/watch?v=yYiC4Q7fIos&feature=related
Acesso em 18/02/2012.
A avaliação da pesquisa já foi iniciada no arquivo 1, no entanto, nesse segundo momento, é importante verificar se os alunos:
O professor, além da leitura do parágrafo solicitado, poderá fazer perguntas sobre o tema aos alunos e constatar se a pesquisa está sendo válida ou não.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/10/2013
Cinco estrelasAchei muito criativa as sugestões, com certeza vou utilizá-las nas aulas.
04/09/2013
Cinco estrelasExcelente aula professora. Parabéns!