30/04/2012
Selma Gonzaga da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Identificar como as células estão organizadas.
Diferenciar uma célula procariótica de uma eucariótica.
Identificar as organelas citoplasmáticas presentes nos diversos tipos de células e a função que cada uma desempenha dentro da célula.
Noções básicas de citologia (Ensino Fundamental II).
Apesar do interesse do ser humano em estudar os seres vivos, ainda há muito a ser desvendado sobre a constituição e funcionamento da unidade básica de um ser vivo. Apesar das pesquisas envolvendo a microscopia já acontecerem há muito tempo, somente com a invenção do microscópio óptico de Robert Hooke foi possível realizar alguns estudos relacionados a célula. Em 1665, Hooke publicou suas primeiras observações em um trabalho chamado "Micrographia", iniciando então, uma nova fase no desenvolvimento científico.
Com o aprofundamento nos estudos celulares, muitas pesquisas surgiram na área da citologia e esta ciência é, nos dias atuais, considerada uma das maiores promessas para a cura de doenças e no melhor entendimento a respeito da constituição dos seres vivos.
No currículo escolar, o estudo da célula e seus componentes acontecem geralmente no início do ensino fundamental II (6º ano) e, a partir daí, a cada ano os alunos têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, visto que este assunto permeia todo o estudo de Ciências no Ensino Fundamental II e de Biologia no Ensino Médio.
De acordo com Palmero e Moreira (2001, p. 26), "a célula para o processo de ensino em Biologia, é um conceito chave na organização do conhecimento biológico. No entanto para os alunos é uma entidade complexa e abstrata que se constrói em suas mentes". Neste sentido, faz-se necessário uma maior dedicação dos professores na teorização e prática deste conteúdo, visto que, saber sobre as células é aprender um pouco de nós e de todos os outros seres vivos que fazem parte do planeta.
Visando um melhor entendimento do assunto "Célula", estruturamos um projeto que poderá ser trabalhado ao longo de algumas aulas. É importante que essas aulas sejam as primeiras do ano letivo do 1º ano do Ensino Médio, pois o conteúdo envolvendo a célula representa a possibilidade de uma construção conceitual chave para o conhecimento biológico. Desta forma, este projeto que poderá chamar "Célula - pequena no tamanho, mas grande na importância", será de grande valia para estabelecer um aprendizado menos abstrato e mais concreto.
Professor, organize a turma em grupos de quatro alunos. Logo em seguida, proponha que os alunos a elaborem um mapa conceitual do assunto desta aula. De acordo com Moreira e Buchweitz, (1993, p.48), “o mapeamento conceitual é uma técnica muito flexível e em razão disso pode ser usado em diversas situações, para diferentes finalidades: instrumento de análise do currículo, técnica didática, recurso de aprendizagem, meio de avaliação”. Obviamente nossa intenção não é formar os alunos para a elaboração de mapas conceituais, mas possibilitar o uso de tal estratégia como instrumento para verificar as concepções que os alunos têm sobre o tema da aula e para avaliar a aprendizagem no fechamento desta proposta.
A teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida na década de 1970, pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento [...]. O mapa conceitual foi originalmente baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. A aprendizagem pode ser dita significativa quando uma nova informação adquire significado para o aprendiz através de uma espécie de “ancoragem” em aspectos relevantes da estrutura cognitiva preexistente do indivíduo. Na aprendizagem significativa há uma interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se modificam.
Com o advento da web 2.0 e das novas tecnologias criar mapas conceituais online e no próprio computador se tornou algo viável e fácil. Todos os dias é possível descobrir novos serviços e softwares que nos dão condições de criar um mapa mental com poucos clicks. Para fazer o mapa conceitual online os alunos deverão acessar o endereço http://ikaro.net.br/2009/02/mapas-conceituais.html e escolher dentre as opções gratuitas aquela que mais lhes convém para esboçar online seus mapas conceituais. É só entrar no site, escolher uma opção e seguir as instruções.
Professor, visualize o exemplo no qual iniciamos o mapa conceitual usando o recurso "Invite feedback". Acesse o site antes da aula e faça alguns ensaios para ter melhores condições para orientar os alunos neste sentido. No momento da aula, deixe os alunos explorarem as ferramentas e escolherem qual delas querem utilizar. O importante é que esbocem o mapa e registrem nele os seus conhecimentos.
http://www.exploratree.org.uk/app/?document_id=35636&permission_id=template. Acessado em 21/04/2012.
Para a realização desta atividade, é necessária a utilização de computadores, tabletes ou notebooks com acesso à internet. Caso não haja a disponibilidade de um computador por aluno, o professor poderá organizá-los por computadores de acordo com o número de máquinas disponíveis. Se não houver disponibilidade de computadores ou de internet, os alunos poderão esboçar esses mapas no caderno.
Para a organização do Mapa Conceitual, os alunos deverão acessar o endereço http://www.cecgodoy.pro.br/sc2008/index.php?option=com_content&view=article&id=57:estrategia-para-elaborar-um-bom-mapa-conceitual&catid=40:mapas-conceituais&Itemid=58 (acessado em 21/04/2012).
Trata-se de uma técnica pedagógica bastante simples, na qual você organiza e hierarquiza conceitos que estejam relacionados a um determinado assunto, apresentando-os visualmente, em forma de diagrama. Os mapas de conceitos são simples de serem analisados e permitem uma rápida verificação da compreensão de um assunto.
Os mapas de conceitos são criados ligando-se dois conceitos por uma ou mais palavras de ligação, por exemplo: Você dispõe de dois conceitos, CÉLULA e METABOLISMO… a partir daí, criamos uma palavra de ligação entre os dois conceitos: CÉLULA ==== tem =====> METABOLISMO. Porém, um mapa conceitual não é composto por apenas dois conceitos, mas de vários e quanto mais interligados, mais complexos e ricos em informação eles ficarão! Fonte: http://www.euprofessor.com.br/2009/03/mapa-de-conceitos/. Acessado em 21/04/2012.
http://www.euprofessor.com.br/wp-content/uploads/2009/03/mapasdeconceitos.jpg. Acessado em 21/04/2012.
Para possibilitar um primeiro contato com o conteúdo, oriente os alunos para que acessem os recursos do banco internacional de objetos educacionais listados abaixo e desenvolvam a atividade proposta. Estes recursos estão disponíveis no "guia do professor", do Portal do Professor (www.portaldoprofessor.mec.gov.br); o professor poderá fazer download dos mesmos. Para a realização atividade é necessária a utilização de computadores, tabletes ou notebooks com acesso à internet. Caso não haja a disponibilidade de um computador por aluno, o professor poderá organizá-los por computadores de acordo com o número de máquinas disponíveis.
Professor, disponibilize também os dois programas de rádio apontados abaixo que contêm informações sobre as organelas citoplasmáticas para os alunos escutarem e verificarem a clareza com que os locutores explicam o assunto. Este recurso também poderá ser utilizado em sala de aula; para isso é necessário um computador com acesso a internet e com caixas de som acopladas para que a turma possa ouvir seu conteúdo.
Para iniciar este momento, o professor poderá utilizar o data show como recurso para expor as imagens que representam três tipos de células. Professor, a utilização de equipamentos audiovisuais é muito importante, pois facilita a apresentação de imagens e vídeos, bem como possibilita trabalhar a percepção visual e auditiva. Além disso, a aula fica interessante e o conteúdo é reforçado, já que o professor utiliza a oralidade associada à visualização das imagens para apresentar aquilo que se propõe a trabalhar com a turma. Utilizar recursos diferenciados oportuniza um melhor espaço de aprendizado entre os alunos.
Essas imagens deverão ser exploradas pelo professor juntamente com os alunos, podendo também serem disponibilizadas em rede, o que facilitaria a observação pelos alunos.
Explorando a Célula Eucariótica Animal
1º Os alunos deverão visualizar a Célula Eucariótica Animal.
Célula Eucariótica Animal |
http://www.simbiotica.org/imagens/celulaanimal.jpg |
2º Após a visualização, o professor deverá pedir aos alunos que observem cada organela.
3º Os alunos deverão disponibilizar o nome de cada organela na coluna "Organelas" da tabela 2.
4º Depois de listados as organelas, o aluno deverá realizar uma pesquisa sobre a função de cada organela que foi listada na tabela 2.
Para a realização desta pesquisa, é necessária a utilização de computadores, tabletes ou notebooks com acesso à internet. Caso não haja a disponibilidade de um computador por aluno, o professor poderá organizá-los por computadores de acordo com o número de máquinas disponíveis. Os endereços para a pesquisa deverão ser disponibilizados por escrito para os alunos, assim como as tabelas a serem preenchidas. Além destes itens, este roteiro deverá conter também algumas questões, tais como:
O roteiro dessa atividade de aula deverá ser digitado, impresso e xerocopiado pelo professor e distribuído aos alunos no início da atividade 3.
Tabela 2
Identificando uma célula Eucariótica Animal | ||||
Organelas | Funções | |||
Explorando a Célula Eucariótica Vegetal
1º Os alunos deverão visualizar a Célula Eucariótica Vegetal;
Célula Eucariótica Vegetal | |
|
2º Após a visualização, o professor deverá pedir aos alunos que observem cada organela.
3º Os alunos deverão escrever na Tabela 3 o nome de cada organela que está disposta na imagem.
4º Depois de listados as organelas, o aluno juntamente com os colegas deverão fazer um pesquisa, sobre a função de cada organela e disponibilizá-las na tabela 3.
Tabela 3
Identificando uma célula Eucariótica Vegetal | ||||
Organelas | Funções | |||
Explorando a Célula Procariótica
1º Os alunos deverão visualizar a Célula Procariótica;
Célula Procariótica |
|
http://3.bp.blogspot.com/_VJB0Woydyuk/S5gS_CIMiCI/AAAAAAAAAUI/jSgmneLb6jI/s400/Celula_procariota.jpg |
2º Após a visualização, o professor deverá pedir aos alunos que observem cada organela.
3º Os alunos deverão escrever na Tabela 4 o nome de cada organela que está disposta na imagem.
4º Depois de listados as organelas, o aluno juntamente com os colegas deverão fazer um pesquisa, sobre a função de cada organela listada.
Tabela 4
Identificando uma célula Procariótica | ||||
Organelas | Funções | |||
http://www.ufv.br/dbg/labgen/celulas.html. Acessado em 21/04/2012.
http://www.youtube.com/watch?v=vR0TNsT3RGU. Acessado em 21/04/2012.
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Morfofisiologia_vegetal/morfovegetal17.php. Acessado em 21/04/2012.
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula. Acessado em 21/04/2012.
http://www.ufpel.edu.br/biotecnologia/gbiotec/site/content/paginadoprofessor/uploadsprofessor/174ac173881cfd5d11acfa4e076e68b6.pdf. Acessado em 21/04/2012.
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biocelulas.php Acessado em 21/04/2012.
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/Celulaanimal.php. Acessado em 21/04/2012.
Depois que os alunos tiverem terminado a atividade 3 é importante que façam um relatório de observação, pois assim eles poderão sistematizar as informações adquiridas ao longo das explorações que fizeram até aqui. Oriente-os a utilizarem as anotações das tabelas construídas ao longo do seu trabalho para reportar resultados parciais que obtiveram com a realização das pesquisas. Utilizaremos a tabela abaixo como exemplo; se o aluno desenvolver outra forma de sistematizar o conteúdo estudado, será muito bom, pois assim, demonstra atitude e compreensão a respeito daquilo que foi proposto a ele.
Na tabela abaixo foram agrupadas todas as organelas que os alunos descreveram ao longo das observações e pesquisas que realizaram. Trata-se de uma compilação envolvendo as três tabelas acima construídas, porém, nesta tabela os alunos poderão assinalar com um X as organelas que pertencem a determinadas células .
Tabela para sistematização do aprendizado
Organelas | Função | Células Procarióticas | Célula Eucariótica Animal | Célula Eucariótica Vegetal |
Membrana Celular | ||||
Parede Celular | ||||
Ribossomo | ||||
Complexo de Golgi | ||||
Mitocôndria | ||||
Cloroplasto | ||||
Reticulo Endoplasmático Rugoso | ||||
Reticulo Endoplasmático Liso | ||||
Lisossomo | ||||
Peroxissomo | ||||
Citoplasma | ||||
Cápsula | ||||
Núcleo | ||||
Nucleóide | ||||
Centríolo | ||||
Plasmodesmo | ||||
Plasmídeo | ||||
Vacúolo | ||||
Carioteca | ||||
O professor deverá providenciar uma cópia das instruções contidas no documento disponibilizado no endereço abaixo e entregar aos alunos, discutindo com eles como proceder e que materiais poderão utilizar para desenvolverem um modelo tridimensional de célula animal para ser apresentado em sala de aula. Os materiais deverão ser trazidos de casa, por cada grupo de cinco alunos. O espaço para a produção deste material poderá ser a própria sala de aula ou o laboratório de Biologia.
Deverá ser destinado o tempo de uma aula para a montagem da célula e outra aula para que cada grupo apresente aos demais uma parte da célula ou organela celular. O professor deverá, neste segundo dia, levar por escrito em tirinhas de papel os itens para apresentação e sortear entre os grupos.
Sugerimos que o professor apresente aos alunos, divididos em grupos de cinco, as situações-problema apontadas a seguir. Para cada situação apresentada deve ser dado um tempo máximo de cinco minutos para o grupo dar a resposta, por escrito. Em seguida deverá comunicá-la oralmente para o professor e demais colegas. O grupo que terminar de responder, por escrito, bate a mão na mesa e fala a resposta para todos. Se errar, perde um ponto; se acertar ganha um ponto. Será vencedor o grupo que acumular mais pontos.
1) Um perito analisando alguns vestígios em uma cena de um crime, verificou a presença de muitas células que possuem parede celular e núcleo organizado e outras células com parede celular e sem núcleo organizado. Que tipo de células o perito encontrou? Explique.
2) Sabemos que os vegetais realizam a fotossíntese, porém essa reação química só é possível devido a presença de uma organela principal. Como é chamada esta estrutura e aonde ela é encontrada?
3) Um maratonista treina todos os dias em um parque próximo a sua casa. Diariamente ele corre cerca de 20 km, mas não basta estar em boas condições físicas. É necessário ter uma boa noite de sono e uma ótima alimentação. Considerando essas informações, explique como as células são importantes para a manutenção da vida.
4) Todos os dias José gosta de beber uma cerveja e se gaba para todos dizendo que possui uma saúde de ferro. Como ele bebe com moderação não corre risco de problemas gerados pelo álcool. Em nossas células existe uma organela responsável por desintoxicar o organismo pelo efeito do álcool pela quebra do etanol. Como chama essa organela? Explique.
5) Um aluno de biologia estava observando no laboratório algumas foto micrografias de alguns tecidos e concluiu que os tecidos que desempenhavam uma maior atividade metabólica possuíam uma maior quantidade de um tipo de organelas. Como é chamada esta organela? Explique.
6) O nosso organismo é tão interessante que dentro das células, possuem uma determinada organela capaz de digerir partes da célula que não serve mais para nada, também é esta estrutura que realiza a digestão intracelular. Como é chamada esta organela?
7) Escreva a diferença entre célula Eucariótica e célula Procariótica com relação à estrutura que armazena as características genéticas de uma célula.
8) Qual o nome da estrutura presente em todos os tipos de células, capaz de selecionar o que entra e o que sai de uma célula?
9) Estrutura presente em todos os tipos de células, tem como função a síntese de proteínas.
10) Como é chamado a organela celular capaz de armazenar e secretar substâncias que se encontram no interior de uma célula?
Como fechamento deste módulo de aula, sugerimos que os mapas conceituais sejam retomados, pelos mesmos grupos de alunos formados na atividade 1, e complementados a partir do que foi estudado ao longo das aulas.
Cada grupo deverá apresentar aos demais colegas e ao professor seus mapas conceituais, tecendo comentários sobre o seu processo de aprendizagem. Para isto, deverão tomar como ponto de partida os conhecimentos apontados no mapa conceitual no início do estudo e, posteriormente, aqueles que desenvolveram ao longo das atividades propostas e que consideram possuir ao final deste módulo de aulas. Dessa forma, é possível verificar se houve aprendizagem significativa, que pressupõe essa interação entre o novo conhecimento e o já existente, na qual ambos se modificam.
Nome | Tipo |
---|---|
Minha vida de organela - Parte I | Áudio |
Montagem de um modelo tridimensional de uma célula animal | Experimento prático |
Exercício - Célula vegetal | Animação/simulação |
Minha vida de organela - Parte II | Áudio |
Organelas citoplasmáticas | Animação/simulação |
'MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA." http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf. Acesso 10/03/12
Dissertação de Mestrado "A Célula - Unidade na constituição dos seres vivos " http://pt.scribd.com/doc/59339153/7/A-CELULA-%E2%80%93-UNIDADE-NA-CONSTITUICAO-DOS-SERES-VIVOS - Acesso 10/03/12
Aula Portal Professor "Vamos montar uma célula?" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=134 - Acesso 10/03/12
Aula Portal Professor "Do macro ao micro: o universo das células" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1772 - Acesso 10/03/12
Vídeo "Como são as células - O Corpo Humano " http://www.youtube.com/watch?v=wS7Ssf35waU&feature=related - Acesso 10/03/12
Moreira, M.A. e Buchweitz, B. (1993). Novas estratégias de ensino e aprendizagem: os mapas conceituais e o Vê epistemológico. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.
PALMERO, R.L. M; MOREIRA, A M; ACOSTA,M J. (2001). La teoria de los Modelos mentales de Johnson-Laird y sus princípios un aplicacion com Modelos mentales de celulas en estudiantes del curso de Orientacion Universitaria. Investigações em Ensino de Ciências, 06(03). Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm. Acesso 10/03/12
A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, a elaboração das tabelas, o desenvolvimento da célula tridimensional e o relatório. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno na elaboração e participação de todas as atividades propostas em sala de aula, seja no âmbito individual ou em grupo.
Quatro estrelas 6 calificaciones
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03/04/2014
Quatro estrelasMuito bom esse site, sempre sigo orientações para minhas aulas de Bio...
15/03/2014
Quatro estrelasmuito boa adorei..... aprendi bastante muito bom
11/03/2014
Cinco estrelasE uma aula resumida mas completa de fácil entendimento
22/05/2013
Cinco estrelasmuito bom a metodologia da aula. Parabens!
17/04/2013
Quatro estrelasmuito bom!valeu
28/05/2012
Cinco estrelasAdorei a aula , é muito ilustrativa, bem prática.