08/05/2012
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Continentes e terras de origem dos povos do Brasil |
Professor, os alunos deverão reconhecer o conceito de flora. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que eles saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox e possuam noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar as atividades que não necessitam destes recursos.
Esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a construírem seus questionamentos, exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas. Para isso, usaremos a metodologia de projeto (Para metodologia de Projetos ver http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm acesso em 04/04/2012) que tem como foco a iniciação científica discente.
- Professor, para que o projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Ele poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos. A sugestão é trabalhar com música. Esta atividade trabalhará a sensibilização para a escuta ativa (eixo da alfabetização) e a capacidade de análise da representação artística de uma realidade ambiental e por isso social.
- Prepare um ambiente acolhedor, com almofadas para os alunos deitarem e num primeiro momento apreciarem a música;
- Posteriormente, poderão acompanhar a música com a letra impressa.
Herdeiro da Pampa Pobre |
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Mas que pampa é essa que eu recebo agora Passam às mãos da minha geração Se for preciso, eu volto a ser caudilho Mas que pampa é essa que eu recebo agora Passam às mãos da minha geração
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Se for preciso, eu volto a ser caudilho Herdei um campo onde o patrão é rei O que hoje herdo da minha grei chirua Se for preciso, eu volto a ser caudilho Eu não quero deixar pro meu filho Eu não quero deixar pro meu filho
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Fonte: http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/45728/ acesso em 07/04/12
Disponível em vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=5i0Its6quW8&feature=related
acesso em 09/04/12
Após a sessão faça uma roda de conversa e questione-os:
- Alguém já ouviu esta música?
- De qual região do país a música fala?
- Quais as características o bioma Pampa apresenta na música?
- Por que alguém herdou a Pampa pobre?
Veja a seguir outras possibilidades:
Verifique se os alunos realmente se interessaram pelo tema, assim discuta com eles e delimite o tema para não ficar amplo. Neste caso, nós delimitamos para “A flora na região sul”, para chegar até esta especificação, foi necessário um amplo debate e condução, para que os alunos percebessem que não seria possível pesquisarmos tudo.
Professor, aproveite o momento e discuta também sobre a importância de pesquisarmos sobre este assunto, portanto, solicite que pesquisem o conceito de Flora. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops nesta pesquisa por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática ou então realizem uma pesquisa na Biblioteca da escola e pesquisem nos dicionários existentes na escola, em livros de Biologia, Botânica ou em periódicos que tratam do assunto.
Veja a seguir o conceito que pesquisamos:
FLORA
Em botânica, flora é o conjunto de táxons de plantas (geralmente, apenas as plantas verdes) características de uma região. É possível elaborar uma flora de gêneros, famílias ou, mais normalmente, espécies botânicas de um determinado local ou região.
A palavra flora é também utilizada para designar as obras que descrevem as espécies vegetais que ocorrem em determinado território ou região (por exemplo: Flora Brasiliensis e Flora Europaea)
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Flora acesso em 09/04/12
Você poderá solicitar que cada um escreva a sua opinião e depois faça um consolidado. Outra opção é fazerem um texto coletivo, contemplando as opiniões dos alunos.
Veja a seguir o modelo da atividade que realizamos:
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EU ACHO IMPORTANTE PESQUISAR SOBRE A FLORA NA REGIÃO SUL PORQUE ________________________________________________________ ________________________________________________________
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-Professor, nesta etapa levantaremos o que os alunos querem saber sobre o tema. Podemos realizar a "problematização” oralmente ou os alunos podem fazê-la por escrito. Registre cada questão no quadro, para que todos tenham em seus cadernos. Mesmo se este tema foi "induzido" pelo professor, atendendo a uma necessidade do grupo ou do currículo, é importante envolver os alunos.
Para isso, organize-os em uma roda de conversa e os instigue a refletir sobre o tema. Diga que temos que pensar sobre o que queremos saber, ou seja, quais perguntas nós vamos procurar as respostas. Você poderá distribuir uma ficha para que escrevam, ou poderá solicitar a ajuda de uma pessoa para ir registrando as questões que eles forem falando e depois digite e cole no caderno de relatório ou solicite que arquivem na pasta “Dossiê do Projeto”. Veja uma sugestão de registro:
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PROJETO: DESCOBRINDO O BRASIL – A FLORA NA REGIÃO SUL - UCA PROBLEMATIZAÇÃO: O QUE QUERO SABER _____________________________________________________ _____________________________________________________ ______________________________________________________
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Veja a seguir um modelo de Problematização- Descobrindo o Brasil – A Flora na Região Sul, para ser o objeto de pesquisa do PICD– Programa de Iniciação Científica Discente da Escola de Educação Básica da UFU. Cada criança trouxe uma questão a ser respondida ao final da pesquisa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA NOME: ____________________________________________________________ PROFESSORA ORIENTADORA: KELLEN CRISTINA DATA: ___/___/2012
PROBLEMATIZAÇÃO
___________________________________________________________ NOSSAS IMPRESSÕES SOBRE A PROBLEMATIZAÇÃO POR MEIO DE DESENHO
Para ilustrar os alunos poderão utilizar o programa TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou o KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura). É necessário imprimir as ilustrações e colocá-las no Dossiê. Mas, se a sua escola não faz parte do projeto UCA, os alunos poderão fazer a ilustração na folha A4.
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Professor, após a construção da PROBLEMATIZAÇÃO do objeto de pesquisa Descobrindo o Brasil – A Flora na Região Sul, estimule os alunos a elaborarem suas HIPÓTESES, ou seja, qual ou quais são as possíveis respostas que eles têm para as questões levantadas? Ao final da pesquisa, além de terem respondido a problematização, confirmarão ou não as hipóteses. Cada criança tentará elaborar uma Hipótese para a questão de um ou mais colegas, inclusive a sua própria. Por meio desta atividade você terá além das hipóteses quais são os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Estas informações serão valiosas para que você possa direcionar o processo de pesquisa.
O registro das hipóteses poderá ser por escrito e ilustrado. Solicite que colem no caderno de projeto ou na pasta “Dossiê”, assim ao final, vocês terão organizado todo o processo de elaboração e execução do projeto de pesquisa.
Antes de iniciar a elaboração das hipóteses com os alunos discuta com eles sobre o que eles pensam que são “hipóteses”. Depois de ouvi-los, solicite que pesquisem no dicionário o significado desta palavra. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem os sítios http://www.dicio.com.br/hipotese/ ou http://www.brasilescola.com/biologia/a-metodologia-cientifica.htm por meio da ferramenta Mozilla Firefox(caminho já citado) ou tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, podem pesquisar no dicionário que a escola tem. Outra definição seria: Uma hipótese é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese acesso em 07/04/12
Exemplificando
Professor, para que os alunos compreendam melhor, dê alguns exemplos do cotidiano deles, tais como: leve um objeto ou mesmo uma fruta, como a laranja e questione-os:
Diga-lhes que as respostas deles, ou seja, o que eles sabem ou pensam que sabem sobre a laranja, são hipóteses, e para serem comprovadas é necessário pesquisar, estudar e verificar se elas são verdadeiras ou não, para isso, é importante o rigor científico.
-Solicite que retomem sua pergunta (problematização) ou de um colega e tente respondê-la de acordo com o que sabe ou pensa sobre ela.
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PROJETO: DESCOBRINDO O BRASIL – A FLORA NA REGIÃO SUL - UCA
HIPÓTESES: O QUE PENSO SOBRE A QUESTÃO
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Veja a seguir um modelo de Hipóteses - Descobrindo o Brasil - A Flora na Região Sul, objeto de pesquisa do PICD - Programa de Iniciação Científica Discente da Escola de Educação Básica da UFU.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA NOME: ________________________________________________________________ PROFESSORA ORIENTADORA: KELLEN CRISTINA DATA: ___/___/2012 APÓS A CONSTRUÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO DO NOSSO OBJETO DE PESQUISA – DESCOBRINDO O BRASIL – A FLORA NA REGIÃO SUL, APRESENTAREMOS A SEGUIR NOSSA(S) HIPÓTESE(S). AO FINAL DA PESQUISA, ALÉM DE TERMOS RESPONDIDO A PROBLEMATIZAÇÃO, CONFIRMAREMOS OU NÃO NOSSAS HIPÓTESES. CADA CRIANÇA TENTARÁ ELABORAR UMA HIPÓTESE PARA A QUESTÃO DO COLEGA
HIPÓTESES
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Professor, nesta etapa, você com os alunos elencarão as Fontes de Pesquisa, ou seja, onde eles irão pesquisar. Esta atividade pode ser complementada por meio de Tarefa de Casa. Veja um modelo:
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Converse com seus familiares, quais as possíveis Fontes de Pesquisa, ou seja, onde poderemos pesquisar o tema do Projeto de nossa sala: DESCOBRINDO O BRASIL – A FLORA NA REGIÃO SUL - ____________________________________________ ____________________________________________
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SISTEMATIZANDO
Na rodinha, retome a atividade de casa e solicite que socializem as fontes de pesquisa. Faça o registro na lousa e verifique se apontaram para as principais fontes. Caso verifique que alguma importante fonte de pesquisa não foi citada, como por exemplo: o trabalho de campo ou a pesquisa bibliográfica (livros, revistas, jornais), faça questionamentos e induza a resposta.
Solicite que registrem no caderno de projeto ou no “Dossiê do Projeto”, pois a sistematização é fundamental para não perderem as informações.
Algumas fontes de pesquisa mais citadas:
Professor, nesta trajetória podemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento por meio de várias atividades que vão se entrelaçando, possibilitando assim a interdisciplinaridade, tais como: registro das atividades por meio de relatórios, tabulação de dados, localização geográfica e outros. Há inúmeras formas, estratégias, metodologias para realizarmos uma pesquisa. Aqui orientaremos uma delas, numa perspectiva coletiva.
Atividade 1– Pesquisa eletrônica
-Professor, sabemos da importância da pesquisa eletrônica em nossa sociedade, por isso precisamos lançar mão desta fonte, pois com certeza será citada pelos alunos. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem os sítios por meio da ferramenta Mozilla Firefox (caminho já citado) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática para executarem suas pesquisas eletrônicas.
Lembre-os da importância em registrar as fontes de pesquisa: o nome da obra consultada, o autor, o sítio e a data de acesso.
Retome a Problematização. Você pode orientar para que pesquisem todas as questões ou divida-os em grupos.
A questões 1 versa sobre a diferença entre flora e bioma. Vocês já sabem o que é Flora, agora vão pesquisar o conceito de Bioma.
O sítio a seguir traz o mapa do Brasil e seus biomas: http://preservblog.blogspot.com.br/p/glossario.html acesso em 04/04/2012
BIOMAS BRASILEIROS
Fonte da imagem: http://preservblog.blogspot.com.br/p/glossario.html acesso em 04/04/2012
Professor, como pode notar a região sul do país é composta pelos Biomas – Mata Atlântica e Pampa. Com uma paisagem originalmente marcada por florestas, mescladas de campos interiores e formações litorâneas, a Região Sul teve sua área bastante modificada pela agricultura intensiva. Veja a matéria completa no sítio: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/ecoturismo/polos_de_ecoturismo/regiao_sul.html acesso em 07/04/12.
BIOMA
Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).
Biomas Brasileiros
- Biomas Litorâneos – com um litoral muito extenso, o Brasil possui diversos tipos de biomas nestas áreas. Na região Norte destacam-se as matas de várzea e os mangues no litoral Amazônico. No Nordeste, há a presença de restingas, falésias e mangues. No Sudeste destacam-se a vegetação de mata Atlântica e também os mangues, embora em pouca quantidade. Já no sul do país, temos os costões rochosos e manguezais.
- Caatinga– presente na região do sertão nordestino (clima semiárido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.
- Campos– presente em algumas áreas da região Norte (Amazonas, Pará e Roraima) e também no Rio Grande do Sul. A vegetação dos campos caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.
- Cerrado– este bioma é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.
- Floresta Amazônica– é considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins). É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.
- Mata dos Pinhais – também conhecida como Mata de Araucárias, em função da grande presença da Araucária angustifolia neste bioma. Presente no sul do Brasil caracteriza-se pela presença de pinheiros, em grande quantidade (floresta fechada). O clima característico é o subtropical.
- Mata Atlântica – neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto.
- Mata de Cocais – presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por se tratar de um bioma de transição, apresenta características da Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas. As árvores mais comuns são: carnaúba, babaçu e buriti.
- Pantanal – este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htm acesso em 09/04/12
- Pampa ou Campos Sulinos- Ecologicamente, é um bioma caracterizado por uma vegetação composta por gramíneas, plantas rasteiras e algumas árvores e arbustos encontrados próximos a cursos d'água, que não são abundantes. Comparados às florestas e às savanas, os campos têm importante contribuição na preservação da biodiversidade, principalmente por atenuar o efeito estufa e auxiliar no controle da erosão. Na parte brasileira do bioma, existem cerca de 3 000 espécies de plantas vasculares, sendo que aproximadamente quatrocentas são gramíneas, como capim-mimoso, pelo menos 385 espécies de aves, como pica-paus, caturritas e anus-pretos e noventa de mamíferos terrestres, como guaraxains, veados e tatus. No Brasil, é um bioma ameaçado.
O clima da região é o subtropical, que caracteriza-se por temperaturas amenas e chuvas com pouca variação ao longo do ano. O solo, em geral, é fértil, sendo bastante utilizado para a agropecuária.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pampa acesso em 09/04/12
Fonte: http://mochileiro.tur.br/biomapampa.htm acesso em 09/04/12
- Professor, a última questão é referente a manifestação dos artistas quanto a flora. Esta dúvida está aliada à música utilizada (Herdeiro da Pampa Pobre – Engenheiros do Hawaii) para detonar o tema do Projeto de Pesquisa - A Flora na Região Sul.
Os alunos a partir da pesquisa desta questão notarão que vários artistas (músicos, atores, pintores, dentre outros) utilizam da sua arte para denunciarem, criticarem posturas errôneas de nossa sociedade, nas dimensões ambientais, econômicas, políticas-sociais e culturais. Para conhecer mais sobre esta banda acesse http://www2.uol.com.br/engenheirosdohawaii/ (acesso em 09/04/12).
Vocês poderão corresponder com a Banda e fã-clubes por meio eletrônico.
- Professor, na questão 2, a aluna quer saber sobre as iniciativas de preservação/conservação do Bioma Pampa. Vejam algumas iniciativas referentes ao uso do solo em harmonia com a natureza:
http://www.youtube.com/watch?v=TKOVTBWHPNM acesso em 09/04/12
O seguinte sítio explica melhor este bioma
http://www.youtube.com/watch?v=vSSA6Y7Ed0g&feature=related acesso em 09/04/12
Este sítio traz uma reportagem do programa Bom Dia Brasil (programa da Rede Globo) sobre o Bioma Pampa (degradação e o que resta para e como preservar).
http://www.youtube.com/watch?v=vedOY8sljJc&feature=related acesso em 09/04/12
Atividade 2– Pesquisa de Campo
Um dos objetivos propostos neste projeto é identificar quais as características da flora na região Sul. Nada melhor que irmos a campo. Conhecer os Parques de nossas cidades é uma ótima opção. Se você não mora na região Sul acesse o sítio http://www.dc.mre.gov.br/imagens-e-textos/revista4-mat6.pdf e conheça alguns parques da região. Conheça também um Parque ambiental próximo de seu município.
Se optar por esta importante atividade, elabore previamente, junto com os alunos um planejamento do trabalho de campo, incluindo etapas como: solicitação de autorização para a visita, autorização da família para ir ao trabalho de campo, agendamento do transporte, roteiro de observação ou entrevista que será realizada.
Esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento:
1-Língua Portuguesa: elaboração do roteiro de entrevista e relatório;
2- Matemática: estimativa do gasto com transporte, elaboração de situações-problema a partir de fatos vivenciados por eles;
3- Geografia: registro do trajeto percorrido, pontos de referência, identificar a flora da região em que vivem os alunos;
4- Ciências: conhecer a vegetação predominante e suas relações;
5- Artes visuais: representação gráfica por meio de desenho do que mais chamou atenção na pesquisa de campo.
Converse com os alunos e prepare-os para a Pesquisa de Campo, lembrando-os sobre:
A pesquisa de Campo poderá ainda responder a questão 4 "TANTO NO CERRADO, QUANTO NOS PAMPAS TÊM ÁRVORES? (aluna Rosane). Solicite que os alunos façam uma análise comparativa entre os dois biomas: pampa e cerrado.
Veja a seguir outra sugestão de texto para explorar com os alunos. Solicite que acessem os sítios a seguir e pesquisem:
PAMPA OU CAMPOS SULINOS
Os Campos da região Sul do Brasil são denominados como “pampa”, termo de origem indígena para “região plana”. Esta denominação, no entanto, corresponde somente a um dos tipos de campo, mais encontrado ao sul do Estado do Rio Grande do Sul, atingindo o Uruguai e a Argentina.
Outros tipos conhecidos como campos do alto da serra são encontrados em áreas de transição com o domínio de araucárias. Em outras áreas encontram-se, ainda, campos de fisionomia semelhantes à savana. Os campos, em geral, parecem ser formações edáficas (do próprio solo) e não climáticas. A pressão do pastoreio e a prática do fogo não permitem o estabelecimento da vegetação arbustiva, como se verifica em vários trechos da área de distribuição dos Campos do Sul.
O Pampa é uma região de clima temperado, com temperaturas médias de 18°C, formada por coxilhas onde se situam os campos de produção pecuária e as várzeas que se caracterizam por áreas baixas e úmidas. A região sul tem, na pecuária, uma tradição que se iniciou com a colonização do Brasil.
Os campos no RS ocupam uma área de aproximadamente 40% da área total do estado. O Pampa gaúcho da Campanha Meridional encontra-se dentro da área de maior proporção de campos naturais preservados do Brasil, sendo um dos ecossistemas mais importantes do mundo.
Fonte: http://mochileiro.tur.br/biomapampa.htm acesso em 09/04/12
CERRADO
As "savanas brasileiras" — o Cerrado e a Caatinga — são uma forma de vegetação que tem diversas variações fisionômicas ao longo das grandes áreas que ocupam do território do país. É uma área zonal, como as savanas da África, e corresponde grosso modo ao Planalto Central. O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, estendendo-se por uma área de 2.045.064 km2, abrangendo oito estados do Brasil Central: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal.
Cortado por três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, tem índices pluviométricos regulares que lhe propiciam sua grande biodiversidade.
Mesmo que não totalmente conhecida, a flora do Cerrado é bastante diversificada. Sua cobertura vegetal é a segunda maior do Brasil, abrangendo uma área de 20% do território nacional. Apresenta as mais diversas formas de vegetação, desde campos sem árvores, ou arbustos, até o cerrado lenhoso denso com florestas-galeria. Reconhecido como a segunda savana mais rica do mundo em biodiversidade (a primeira é a savana africana que tem 10.750 espécies de plantas; 205 espécies de mamíferos; 741 espécies de aves; 151 espécies de répteis; 163 de anfíbios, e é a maior formação savânica e o terceiro maior bioma do mundo com área de 8.246.082 Km²), com a presença de diversos ecossistemas, riquíssima flora com 7.000 espécies de plantas, sendo 4.000 endêmicas desse bioma.
Os campos cobrem a maior parte do território. É essencialmente coberto por gramíneas, com árvores e arbustos. É subdividido em campo de cerrado e campo limpo, que se diferenciam na formação do terreno e na composição do solo, com declives ou plano.
As árvores mais altas do Cerrado chegam a 15 metros de altura e formam estruturas irregulares. Apenas nas matas ciliares as árvores ultrapassam 25 metros e possuem normalmente folhas pequenas. Nos chapadões arenosos e nos quentes campos rupestres estão os mais exuberantes e exóticos cactos, bromeliáceas e orquídeas, contando com centenas de espécies endêmicas. E ainda existem espécies desconhecidas, que devido à ação do homem podem ser destruídas antes mesmo de serem catalogadas.
Fonte da imagem: http://cerradodeminas.blogspot.com.br/2011/12/parque-do-sabia.html - Cerrado no Parque do Sabiá – Uberlândia – MG - acesso em 09/04/12
Professor, após a Pesquisa de Campo vocês tabularão as informações, o que poderá acontecer em forma de texto coletivo e também por gráficos. Poderão também construir uma carta de agradecimento à instituição e pessoas que lhes acolheram.
Os gráficos poderão demonstrar o índice de predominância de cada bioma estudado em determinado estado, por exemplo.
Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar a Pesquisa de Campo, por meio de fotos e/ou filmagem, mas caso sua escola não participe do UCA, leve uma máquina digital e fotografe a atividade ou solicite que algum aluno leve. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados.
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RELATÓRIO DA PESQUISA DE CAMPO
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Atividade 3– Palestra ou entrevista
Professor, outra fonte de pesquisa importante é a Palestra. Questione os alunos sobre como poderemos descobrir as respostas para as questões que ainda não sabemos, caso eles não se lembrem da entrevista ou palestra, vá direcionando para que apontem para esta possibilidade.
Se você mora em outra região que não seja a região Sul, convide algum profissional como geógrafo, biólogo, engenheiro florestal ou outros (inclusive professores da escola) para ministrar uma palestra que atenda aos questionamentos ainda não respondidos, como a questão 3: POR QUE NOS ESTADOS DO SUL TÊM AQUELA ÁRVORE DE NATAL? (THIAGO)
O palestrante deve ter acesso ao material (Problematização e Hipóteses) antecipadamente.
Os alunos terão uma ótima oportunidade de produzir escrita por meio da elaboração do convite ao palestrante/entrevistado e do relatório que será produzido após a entrevista. Lembre-se de trabalhar os elementos destes gêneros textuais.
O convite deve conter informações específicas, tais como: nome do convidado, local (nome, endereço da escola e sala), e data da entrevista, o motivo do convite, o nome do remetente ou dos remetentes (ou turma). Se for necessário, leve alguns modelos de convites para que eles vejam e percebam a estrutura textual ou solicite que pesquisem e levem para escola alguns modelos de convites. Se não tiver nenhum convite impresso, solicite que os alunos utilizem seus netbooks e acessem o sítio http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/
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Além do registro escrito, registre também por meio de fotos e filmagens utilizando a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) ou então utilize uma máquina digital. |
A região Sul é composta pelo Bioma Pampa e por Mata Atlântica, onde nascem as Araucárias. Por isso, essa questão contempla o estudo da Flora desta região também.
A ARAUCÁRIA
A araucária [Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze 1898] é a espécie arbórea dominante da floresta ombrófila mista, ocorrendo majoritariamente na região Sul do Brasil, bem como no leste e sul do estado de São Paulo, extremo sul do estado de Minas Gerais, e em pequenos trechos da Argentina e Paraguai, sendo conhecida por muitos nomes populares, entre eles pinheiro-brasileiro e pinheiro-do-paraná; é também chamada pelo nome de origem indígena, curi. Sua origem remonta a mais de 200 milhões de anos atrás, quando sua população se disseminava pelo Nordeste brasileiro. Pode atingir alturas de 50m, com um diâmetro de tronco à altura do peito de 2,5 m. Sua forma é única na paisagem brasileira, parecendo uma taça ou umbela. Ocupando uma área original de 200 mil km², a partir do século XIX foi intensamente explorada por seu alto valor econômico, dando madeira utilíssima e sementes nutritivas, e hoje seu território está reduzido a uma fração mínima, o que segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) coloca a araucária em Perigo Crítico de Extinção.
A araucária, apesar de popular, não é conhecida completamente pela ciência. Diversos estudos vêm sendo feitos recentemente para entendermos melhor a ecologia e biologia desta árvore; também são necessários para orientar as urgentes medidas de proteção que ainda precisam ser tomadas para assegurar a sobrevivência desta espécie sensível e altamente especializada em um ambiente que rapidamente vai sendo invadido e destruído pelo homem, mas ainda persistem muitas incertezas e contradições em vários aspectos. Esse conhecimento imperfeito da matéria, que confunde até a conceituação e aplicação das leis ambientais que deviam protegê-la e ainda não conseguem fazê-lo - veja-se o recuo continuado das áreas onde sobrevive - mais as variadas exigências que a planta impõe no cultivo planejado para que possa render bem, desanimam muitos reflorestadores, que preferem espécies mais bem conhecidas, de crescimento mais rápido e que não demandem tantos cuidados. Entretanto, os estudiosos são unânimes em declarar a necessidade de sua salvação, tanto por sua importância econômica e ecológica como paisagística e cultural. Tornou-se, não por acaso, símbolo do estado do Paraná, deu o nome a Curitiba, e aparece nos brasões das cidades de Araucária, Ponta Grossa,Caçador, Campos do Jordão, São Carlos, Apiaí, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra.
O gênero Araucaria fazia parte da flora terrestre já no período Triássico e encontrou seu apogeu no Gondwana; hoje é restrito ao Hemisfério Sul e compreende 19 espécies. Sua expansão para o sul é recente, ocorrendo durante o Pleistoceno tardio e Holoceno inicial, possivelmente resultado de uma mudança climática e de migrações de floras refugiadas nos vales das serras através dos cursos dos rios.
Seu nome genérico deriva de Arauco, uma região do Chile, e seu nome específico é uma palavra latina significando "folha estreita".
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arauc%C3%A1ria acesso em 09/04/12
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Araucaria_augustifolia.jpg acesso em 09/04/12
Atividade 4– Produção de texto
-Como trabalhamos no início deste Projeto: a Flora da Região Sul, com uma música “Herdeiro da Pampa Pobre”, a proposta é trabalharmos com interpretação textual e a construção de uma paródia.
-Novamente, coloque a música para os alunos ouvirem. Depois com a letra da mesma impressa peça para cantarem;
-Oriente-os que sublinhem as palavras que desconhecem;
-Procurem no dicionário impresso ou virtual o significado de cada uma delas e registrem;
-Agora proponha a construção de uma paródia tendo por base a mesma música, embora relacione com a Flora/Bioma da sua região. Não esqueçam que a música fez um alerta ao estado atual desta vegetação.
A paródia poderá ser socializada na culminância do Projeto.
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PARÓDIA
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Professor, ao concluírem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hipóteses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Você poderá propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematização), a hipótese (o que pensavam sobre a questão) e o que descobriram e verifiquem se a sua hipótese era verdadeira ou não.
PROBLEMATIZAÇÃO |
HIPÓTESE |
DESCOBERTA |
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Professor, para concluirmos um projeto é necessário revermos a problematização, analisarmos se todas as dúvidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para as hipóteses se elas são pertinentes ou não. Caso alguma lacuna apareça é preciso escolhermos outra estratégia ou fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.
Concluída nossa pesquisa temos que nos lembrar do quanto é importante também a socialização dos resultados:
-Vocês poderão construir 2 (duas) grandes tendas/estandes, uma para cada bioma: Mata Atlântica e Pampa com as principais características de cada um, incluindo fotos, acervo de plantas e vídeos da pesquisa eletrônica, da palestra e do passeio de campo;
- As melhores paródias poderão ser interpretadas para a comunidade escolar.
Para que de fato a comunidade escolar conheça o trabalho da turma, os alunos poderão construir convites com a sua mediação em forma de texto coletivo por meio da ferramenta KWord(Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) de seus laptops, mas se a sua escola não participa deste projeto, os alunos poderão elaborar o texto no caderno ou em folhas, para depois anexar ao “Dossiê do projeto”.
Organize os alunos em equipes de trabalho para que apresentem o resultado da pesquisa, expliquem as etapas e o que aprenderam ao longo do projeto, pois o objetivo dos estandes/tendas é socializar o que aprenderam, divulgar o conhecimento adquirido, assim compreenderão a importância do trabalho de iniciação científica.
-Faça um painel com as fotos das diversas etapas do trabalho, assim além de explicar os alunos terão o que mostrar aos visitantes.
-Caso o “Dossiê do projeto” esteja concluído, deixe-o exposto durante a feira, para que os visitantes analisem e conheçam. Solicite que anotem sua opinião sobre o trabalho em um caderno em anexo.
- Utilizem novamente a câmera do laptop WxCam (caminho já citado)para registrar a exposição, por meio de fotos e filmagem ou utilize uma máquina fotográfica digital para que selecione algumas fotos para anexar ao Dossiê.
Sugestões de links para alunos:
Site de pesquisadores amadores sobre o bioma pampa
http://mochileiro.tur.br/biomapampa.htm
Acesso em 09/04/12
Sugestões de links para professores:
Site de pesquisa: Biomas Brasileiro
http://www.suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htm
Acesso em 09/04/12
Artigo “O Projeto da Pesquisa”, site Pedagogia em Foco.
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm
Acesso em 17 de março de 2012
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Aula: Conhecendo o bioma em que vivo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1258
Acesso em 09 de abril de 2012
Aula: Pantanal: conhecendo suas belezas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31908
Acesso em 09 de abril de 2012
Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes áreas do conhecimento é fundamental que você verifique se os objetivos elencados foram atingidos. O projeto além de socializar o conhecimento historicamente acumulado (currículo prescrito) das diversas disciplinas, tem como principal objetivo oportunizar aos professores e alunos a construção de uma pesquisa, ou seja, possibilita não apenas o acesso ao conhecimento, mas a aquisição das estratégias e metodologia de pesquisa, assim os alunos serão mais autônomos e criativos. Portanto, verifique se eles se envolveram e compreenderam as diferentes etapas percorridas ao longo do projeto, ou seja, se compreenderam como buscar o seu próprio conhecimento. No que tange ao conhecimento informativo e formativo, as questões relativas à flora farão parte do universo dos alunos, dos quais se espera uma postura ambiental/social consciente.
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