Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Projeto de Iniciação Científica Discente - Descobrindo o Brasil: A flora na região Sul - UCA

 

08/05/2012

Autor y Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Continentes e terras de origem dos povos do Brasil
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;
  • Utilizar o trabalho de campo como fonte de pesquisa;
  • Interpretar informações;
  • Identificar a flora no sul do país, em especial o bioma pampa;
  • Comparar a flora da região Sul com a da cidade em que vivemos;
  • Compreender a função social da escrita;
  • Reconhecer  os diferentes gêneros textuais;
  • Produzir textos como relatórios, convites, listas;
  • Utilizar o desenho como forma de representação;
  • Participar de forma ativa de diálogos e debates;
  • Elaborar gráficos.
Duração das atividades
A previsão é de um semestre, aproximadamente 6 meses de duração, sendo 1 aula por semana de 60 minutos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Ciências e Geografia. Ainda podendo variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, os alunos deverão reconhecer o conceito de flora.  Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é  necessário que eles saibam  utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox e possuam noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar as atividades que não necessitam destes recursos.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos

 

1ª ETAPA:  DESENCADEANDO O TEMA

Esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a construírem seus questionamentos, exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas. Para isso, usaremos a metodologia de projeto (Para metodologia de Projetos ver  http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm acesso em 04/04/2012) que tem como foco a iniciação científica discente.

 

Dessa forma é necessário vivenciar algumas etapas, tais como:

  1. Definir um tema;
  2. Justificar a escolha do tema;
  3. Elaborar a problematização;
  4. Fazer levantamento das hipóteses, ou seja, o que os alunos conhecem ou pensam sobre o tema;
  5. Definir as fontes de pesquisas;
  6. Confrontar as hipóteses e os dados pesquisados,
  7. Fazer registros sobre a participação dos alunos ao longo da pesquisa;
  8. Socialização dos resultados/culminância do projeto.

- Professor, para que o projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Ele poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos. A sugestão é trabalhar com música. Esta atividade trabalhará a sensibilização para a escuta ativa (eixo da alfabetização) e a capacidade de análise da representação artística de uma realidade ambiental e por isso social.

- Prepare um ambiente acolhedor, com almofadas para os alunos deitarem e num primeiro momento apreciarem a música;

- Posteriormente, poderão acompanhar a música com a letra impressa.

 

Herdeiro da Pampa Pobre

Engenheiros do Hawaii

Mas que pampa é essa que eu recebo agora
Com a missão de cultivar raízes
Se dessa pampa que me fala a história
Não me deixaram nem sequer matizes?

Passam às mãos da minha geração
Heranças feitas de fortunas rotas
Campos desertos que não geram pão
Onde a ganância anda de rédeas soltas

Se for preciso, eu volto a ser caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

Mas que pampa é essa que eu recebo agora
Com a missão de cultivar raízes
Se dessa pampa que me fala a história
Não me deixaram nem sequer matizes?

Passam às mãos da minha geração
Heranças feitas de fortunas rotas
Campos desertos que não geram pão
Onde a ganância anda de rédeas soltas

 

Se for preciso, eu volto a ser caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

Herdei um campo onde o patrão é rei
Tendo poderes sobre o pão e as águas
Onde esquecido vive o peão sem leis
De pés descalços cabresteando mágoas

O que hoje herdo da minha grei chirua
É um desafio que a minha idade afronta
Pois me deixaram com a guaiaca nua
Pra pagar uma porção de contas

Se for preciso, eu volto a ser caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

Eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

Eu não quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei de meu pai

 

Fonte: http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/45728/  acesso em 07/04/12

 

Disponível em vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=5i0Its6quW8&feature=related

acesso em 09/04/12

 

Após a sessão faça uma roda de conversa e questione-os:

- Alguém já ouviu esta música?

- De qual região do país a música fala?

- Quais as características o bioma  Pampa apresenta na música?

- Por que alguém herdou a Pampa pobre?

Veja a seguir outras possibilidades:

  • Professor, a letra da música é uma excelente oportunidade para você trabalhar diferentes atividades de leitura e escrita contextualizada. Para as turmas de 1º ano você poderá solicitar aos alunos que identifiquem na música, palavras que iniciam com a letra dos nomes dos alunos da sala. Que identifiquem as palavras que possuem o maior número de sílabas, palavras que rimam, quantidade de versos e estrofes, dentre outras.
  • Para as turmas de 2º e 3º anos você poderá explorar as palavras que eles ainda não conhecem, buscar o significado no dicionário, trabalhar com inferência, buscando extrapolar  o que está implícito na letra da música, identificar as palavras do dialeto coloquial, dentre outras.
  • Outra possibilidade é fazer uma interpretação da música por meio de representações com desenhos, ilustrando o que eles acharam mais significativo ou o que compreenderam.
  • Ao final do projeto, na atividade 4 da 6ª etapa,  propomos um trabalho com uma paródia e interpretação a partir da música.

 

2ª ETAPA – DELIMITANDO O TEMA E JUSTIFICANDO

Verifique se os alunos realmente se interessaram pelo tema, assim discuta com eles e delimite o tema para não ficar amplo. Neste caso, nós delimitamos para “A flora na região sul”, para chegar até esta especificação, foi necessário um amplo debate e condução, para que os alunos percebessem que não seria possível pesquisarmos tudo.

  

Professor,  aproveite o momento e discuta também sobre a importância de pesquisarmos sobre este assunto,  portanto, solicite que pesquisem o  conceito de Flora. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops nesta pesquisa por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet)  ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até ao laboratório de informática ou então realizem uma pesquisa na Biblioteca da escola e pesquisem nos dicionários existentes na escola, em livros de Biologia, Botânica ou em periódicos que tratam do assunto.

 

Veja a seguir o conceito que pesquisamos:

FLORA

 

Em  botânica, flora é o conjunto de táxons de plantas (geralmente, apenas as plantas verdes) características de uma região. É possível elaborar uma flora de gêneros, famílias ou, mais normalmente, espécies botânicas de um determinado local ou região.

A palavra flora é também utilizada para designar as obras que descrevem as espécies vegetais que ocorrem em determinado território ou região (por exemplo: Flora Brasiliensis e Flora Europaea)

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Flora  acesso em 09/04/12

 

 Você poderá solicitar que cada um escreva a sua opinião e depois faça um consolidado. Outra opção é fazerem um texto coletivo, contemplando as opiniões dos alunos.

Veja a seguir o modelo da atividade que realizamos:

 

 

 

Atividades

EU ACHO IMPORTANTE PESQUISAR SOBRE A FLORA NA REGIÃO SUL PORQUE

________________________________________________________

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________

 

 

 

3ª Etapa:  PROBLEMATIZAÇÃO

 

-Professor, nesta etapa levantaremos o que os alunos querem saber sobre  o tema. Podemos realizar a "problematização”  oralmente ou os alunos podem fazê-la  por escrito.  Registre cada questão no quadro, para que todos tenham em seus cadernos. Mesmo se este tema  foi  "induzido" pelo professor, atendendo a uma necessidade do grupo ou do currículo, é importante envolver os alunos.

Para isso, organize-os em uma roda de conversa e os instigue a refletir sobre o tema. Diga que temos que pensar sobre o que queremos saber, ou seja, quais perguntas nós vamos procurar as respostas. Você poderá distribuir uma ficha para que escrevam, ou poderá solicitar a ajuda de uma pessoa para ir registrando as questões que eles forem falando e depois digite e cole no caderno de relatório ou solicite que arquivem na pasta “Dossiê do Projeto”. Veja uma sugestão de registro:

 

 

         Atividades

PROJETO: DESCOBRINDO O BRASIL – A FLORA NA REGIÃO SUL - UCA

PROBLEMATIZAÇÃO: O QUE QUERO SABER _____________________________________________________

_____________________________________________________

______________________________________________________

 

 

Veja a seguir um modelo de Problematização- Descobrindo o Brasil – A Flora na Região Sul, para ser o objeto de pesquisa do PICD– Programa de Iniciação Científica Discente da Escola de Educação Básica da UFU. Cada criança trouxe uma questão a ser respondida ao final da pesquisa.

 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
1º ANO “D”

NOME: ____________________________________________________________

PROFESSORA ORIENTADORA: KELLEN CRISTINA   

 DATA: ___/___/2012

 

PROBLEMATIZAÇÃO

 

 

  1. QUAL A DIFERENÇA ENTRE FLORA E BIOMA? (LÚCIA)
  2. ALGUÉM ESTÁ FAZENDO ALGUMA COISA PARA A PAMPA POBRE?  (RENATA)
  3. POR QUE NOS ESTADOS DO SUL TÊM AQUELA ÁRVORE DE NATAL?  (THIAGO)
  4. EXISTEM SEMELHANÇAS ENTRE O CERRADO E OS PAMPAS? (MARIA CECÍLIA)
  5. POR QUE OS ARTISTAS DEFENDEM A FLORA? (ANA CRISTINA)

 

___________________________________________________________

NOSSAS IMPRESSÕES  SOBRE A PROBLEMATIZAÇÃO POR MEIO DE DESENHO

 

 

Para ilustrar os alunos poderão utilizar o programa TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou o KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura). É necessário imprimir as ilustrações e colocá-las no Dossiê. Mas, se a sua escola não faz parte do projeto UCA, os alunos poderão fazer a ilustração na folha A4.

 

 

4ª Etapa:  HIPÓTESES

 

Professor, após a construção da PROBLEMATIZAÇÃO do objeto de pesquisa Descobrindo o Brasil – A Flora na Região Sul, estimule os alunos a elaborarem suas HIPÓTESES, ou seja, qual ou quais são as possíveis respostas que eles têm para as questões levantadas? Ao final da pesquisa, além de terem respondido a problematização, confirmarão ou não as hipóteses. Cada criança tentará elaborar uma Hipótese para a questão de um ou mais colegas, inclusive a sua própria. Por meio desta atividade você terá além das hipóteses quais são os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Estas informações serão valiosas para que você possa direcionar o processo de pesquisa.

O registro das hipóteses poderá ser por escrito e ilustrado. Solicite que colem no caderno de projeto ou na pasta “Dossiê”, assim ao final, vocês terão organizado todo o processo de elaboração e execução do projeto de pesquisa.

Antes de iniciar a elaboração das hipóteses com os alunos discuta com eles sobre o que eles pensam que são “hipóteses”. Depois de ouvi-los, solicite que pesquisem no dicionário o significado desta palavra. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem os sítios http://www.dicio.com.br/hipotese/  ou http://www.brasilescola.com/biologia/a-metodologia-cientifica.htm  por meio da ferramenta Mozilla Firefox(caminho já citado) ou tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, podem pesquisar no dicionário que a escola tem. Outra definição seria: Uma hipótese é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese  acesso em 07/04/12

Exemplificando

Professor, para que os alunos compreendam melhor, dê alguns exemplos do cotidiano deles, tais como: leve um objeto ou mesmo uma fruta, como a laranja e questione-os:

  •  Vocês conhecem esta fruta?
  • Como ela se chama?
  • Para que ela serve?
  • Quais vitaminas ela possui?
  • Ela possui açúcar?
  • Dentre outras.

Diga-lhes que as respostas deles, ou seja, o que eles sabem ou pensam que sabem sobre a laranja, são hipóteses, e para serem comprovadas é necessário pesquisar, estudar e verificar se  elas são verdadeiras ou não, para isso, é importante o rigor científico.

 

-Solicite que retomem sua pergunta (problematização) ou de um colega e tente respondê-la de acordo com o que sabe ou pensa sobre ela.

 

 

         Atividades

PROJETO: DESCOBRINDO O BRASIL – A FLORA NA REGIÃO SUL - UCA

 

HIPÓTESES: O QUE PENSO SOBRE A QUESTÃO

 

_____________________________________________________

______________________________________________________

 

 

Veja a seguir um modelo de Hipóteses - Descobrindo o Brasil - A Flora na Região Sul, objeto de pesquisa do PICD - Programa de Iniciação Científica Discente da Escola de Educação Básica da UFU.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
1º ANO “D”

NOME: ________________________________________________________________

PROFESSORA ORIENTADORA:  KELLEN CRISTINA   

DATA: ___/___/2012

APÓS A CONSTRUÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO DO NOSSO OBJETO DE PESQUISA – DESCOBRINDO O BRASIL – A FLORA NA REGIÃO SUL, APRESENTAREMOS A SEGUIR NOSSA(S) HIPÓTESE(S).

AO FINAL DA PESQUISA, ALÉM DE TERMOS RESPONDIDO A PROBLEMATIZAÇÃO, CONFIRMAREMOS OU NÃO NOSSAS HIPÓTESES.

CADA CRIANÇA TENTARÁ ELABORAR UMA HIPÓTESE PARA A QUESTÃO DO COLEGA

 

HIPÓTESES

 

  1. FLORA É NOME DE MULHER.  (GUILHERME)
  2. DEVEM TER DEFENSORES DO PAMPA POBRE. (RENATO)
  3. A ÁRVORE DE NATAL SE CHAMA PINHEIRO.  (MÁRCIA)
  4. TANTO NO CERRADO, QUANTO NOS PAMPAS TÊM ÁRVORES. (ROSANE)
  5. OS  ARTISTAS SABEM DA IMPORTÂNCIA DA FLORA.  (JOÃO PAULO)

 

5ª Etapa: FONTES DE PESQUISA

 

Professor, nesta etapa, você com os alunos elencarão as Fontes de Pesquisa, ou seja, onde eles irão pesquisar. Esta atividade pode ser complementada  por meio de Tarefa de Casa. Veja um modelo:

 

 Tarefa de Casa

Converse com seus familiares, quais as possíveis Fontes de Pesquisa, ou seja, onde poderemos pesquisar o tema do Projeto de nossa sala: DESCOBRINDO O BRASIL – A FLORA NA REGIÃO SUL -

____________________________________________

____________________________________________

 

 

SISTEMATIZANDO

Na rodinha, retome a atividade de casa e solicite que socializem as fontes de pesquisa. Faça o registro na lousa e verifique se apontaram para as principais fontes. Caso verifique que alguma importante fonte de pesquisa não foi citada, como por exemplo: o trabalho de campo ou a pesquisa bibliográfica (livros, revistas, jornais), faça questionamentos e induza a resposta.

Solicite que registrem no caderno de projeto ou no “Dossiê do Projeto”, pois a sistematização é fundamental para não perderem as informações.

Algumas fontes de pesquisa mais citadas:

  • Pesquisa em livros, revistas ou jornais;
  • Entrevista;
  • Palestra;
  • Internet;
  • Biblioteca;
  • Trabalho de Campo, Pesquisa de campo;
  • Visita a exposições.

6ª Etapa:  PESQUISA

 

Pesquisa

Professor, nesta trajetória podemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento por meio de várias atividades que vão se entrelaçando, possibilitando assim a interdisciplinaridade, tais como: registro das atividades por meio de relatórios, tabulação de dados, localização geográfica e outros. Há inúmeras formas, estratégias, metodologias para realizarmos uma pesquisa. Aqui orientaremos uma delas, numa perspectiva coletiva.

 

Atividade 1– Pesquisa eletrônica

 

-Professor, sabemos da importância da pesquisa eletrônica em nossa sociedade, por isso precisamos lançar mão desta fonte, pois com certeza será citada pelos alunos. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem os sítios por meio da ferramenta Mozilla Firefox (caminho já citadoou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática para executarem suas pesquisas eletrônicas.

Lembre-os da importância em registrar as fontes de pesquisa: o nome da obra consultada, o autor, o sítio e a data de acesso.

Retome a Problematização. Você pode orientar para que  pesquisem todas as questões ou divida-os em grupos. 

A questões 1 versa sobre a diferença entre flora e bioma. Vocês já sabem o que é Flora, agora vão pesquisar o conceito de Bioma.

O sítio a seguir traz o mapa do Brasil e seus biomas: http://preservblog.blogspot.com.br/p/glossario.html acesso em 04/04/2012

 

BIOMAS BRASILEIROS

 

Biomas

 

Fonte da imagem: http://preservblog.blogspot.com.br/p/glossario.html   acesso em 04/04/2012

 

 

Professor, como pode notar a região sul do país é composta pelos Biomas – Mata Atlântica e Pampa. Com uma paisagem originalmente marcada por florestas, mescladas de campos interiores e formações litorâneas, a Região Sul teve sua área bastante modificada pela agricultura intensiva. Veja a matéria completa no sítio: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/ecoturismo/polos_de_ecoturismo/regiao_sul.html  acesso em 07/04/12.

 

 

BIOMA

Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

Biomas Brasileiros

Biomas Litorâneos – com um litoral muito extenso, o Brasil possui diversos tipos de biomas nestas áreas. Na região Norte destacam-se as matas de várzea e os mangues no litoral Amazônico. No Nordeste, há a presença de restingas, falésias e mangues. No Sudeste destacam-se a vegetação de mata Atlântica e também os mangues, embora em pouca quantidade. Já no sul do país, temos os costões rochosos e manguezais.

Caatinga– presente na região do sertão nordestino (clima semiárido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.

Campos– presente em algumas áreas da região Norte (Amazonas, Pará e Roraima) e também no Rio Grande do Sul.  A vegetação dos campos caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.

Cerrado– este bioma é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.

Floresta Amazônica– é considerada a maior  floresta tropical  do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins). É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.

Mata dos Pinhais – também conhecida como Mata de Araucárias, em função da grande presença da Araucária angustifolia neste bioma. Presente no sul do Brasil  caracteriza-se pela presença de pinheiros, em grande quantidade (floresta fechada). O clima característico é o subtropical.

Mata Atlântica – neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto.

Mata de Cocais – presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por se tratar de um bioma de transição, apresenta características da Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas. As árvores mais comuns são: carnaúba, babaçu e buriti.

Pantanal – este bioma está presente nos estados de Mato-Grosso e Mato-Grosso do Sul. Algumas regiões do pantanal sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.

             Fonte: http://www.suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htm acesso em 09/04/12

- Pampa ou Campos Sulinos-  Ecologicamente, é um bioma caracterizado por uma vegetação composta por  gramíneas,  plantas rasteiras e algumas árvores e arbustos encontrados próximos a cursos d'água, que não são abundantes. Comparados às florestas e às savanas, os campos têm importante contribuição na preservação da biodiversidade, principalmente por atenuar o efeito estufa e auxiliar no controle da erosão. Na parte brasileira do bioma, existem cerca de 3 000 espécies de plantas vasculares, sendo que aproximadamente quatrocentas são gramíneas, como capim-mimoso, pelo menos 385 espécies de aves, como pica-paus, caturritas e anus-pretos e noventa de mamíferos terrestres, como guaraxains, veados e tatus.  No Brasil, é um bioma ameaçado.

O clima da região é o  subtropical, que caracteriza-se por temperaturas amenas e chuvas com pouca variação ao longo do ano. O solo, em geral, é fértil, sendo bastante utilizado para a agropecuária.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Pampa  acesso em 09/04/12

Pampa

 

Fonte:  http://mochileiro.tur.br/biomapampa.htm acesso em 09/04/12

 

 

- Professor, a última questão é referente a manifestação dos artistas quanto a flora. Esta dúvida está aliada à música utilizada (Herdeiro da Pampa Pobre – Engenheiros do Hawaii) para detonar o tema  do Projeto de Pesquisa -  A Flora na Região Sul.

Os alunos a partir da pesquisa desta questão notarão que vários artistas (músicos, atores, pintores, dentre outros) utilizam da sua arte para denunciarem, criticarem posturas errôneas de nossa sociedade, nas dimensões ambientais, econômicas, políticas-sociais e culturais. Para conhecer mais sobre esta banda acesse http://www2.uol.com.br/engenheirosdohawaii/ (acesso em 09/04/12).

Vocês poderão corresponder  com a Banda e fã-clubes por meio eletrônico.

 

 

 

- Professor, na questão 2, a aluna quer saber sobre as iniciativas de preservação/conservação do Bioma Pampa. Vejam algumas iniciativas referentes ao uso do solo em harmonia com a natureza:

 

http://www.youtube.com/watch?v=TKOVTBWHPNM acesso em 09/04/12

 

O seguinte sítio explica melhor este bioma

 

http://www.youtube.com/watch?v=vSSA6Y7Ed0g&feature=related acesso em 09/04/12

 

Este sítio traz uma reportagem do programa Bom Dia Brasil (programa da Rede Globo) sobre o Bioma Pampa (degradação e o que resta para e como preservar).

 

http://www.youtube.com/watch?v=vedOY8sljJc&feature=related acesso em 09/04/12

 

 

Atividade 2– Pesquisa de Campo

Um dos objetivos propostos neste projeto é identificar quais as características da flora na região Sul. Nada melhor que irmos a campo. Conhecer os Parques de nossas cidades é uma ótima opção. Se você não mora na região Sul acesse o sítio http://www.dc.mre.gov.br/imagens-e-textos/revista4-mat6.pdf e conheça alguns parques da região. Conheça também um Parque ambiental próximo de seu município.

 

Se optar por esta importante atividade, elabore previamente, junto com os alunos um planejamento do trabalho de campo, incluindo etapas como: solicitação de autorização para a visita, autorização da família para ir ao trabalho de campo, agendamento do transporte, roteiro de observação ou entrevista que será realizada.

Esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento:

1-Língua Portuguesa: elaboração do roteiro de entrevista e relatório;

2- Matemática: estimativa do gasto com transporte, elaboração de situações-problema a partir de fatos vivenciados por eles;

3- Geografia: registro do trajeto percorrido, pontos de referência, identificar a flora da região em que vivem os alunos;

4-  Ciências: conhecer a vegetação predominante e suas relações;

5- Artes visuais: representação gráfica por meio de desenho do que mais chamou atenção na pesquisa de campo.

Converse com os alunos e prepare-os para a Pesquisa de Campo, lembrando-os sobre:

  • Respeito;
  • Disciplina;
  • Escuta;
  • Observação;
  • Organização;
  • Levar o roteiro devidamente estudado.

 

A pesquisa de Campo poderá ainda responder a  questão 4 "TANTO NO CERRADO, QUANTO NOS PAMPAS TÊM ÁRVORES? (aluna  Rosane). Solicite que os alunos façam uma análise comparativa entre os dois biomas: pampa e cerrado.

Veja a seguir outra sugestão de texto para explorar com os alunos. Solicite que acessem os sítios a seguir e pesquisem:

 

PAMPA OU CAMPOS SULINOS

 

Os Campos da região Sul do Brasil são denominados como “pampa”, termo de origem indígena para “região plana”. Esta denominação, no entanto, corresponde somente a um dos tipos de campo, mais encontrado ao sul do Estado do Rio Grande do Sul, atingindo o Uruguai e a Argentina.

Outros tipos conhecidos como campos do alto da serra são encontrados em áreas de transição com o domínio de araucárias. Em outras áreas encontram-se, ainda, campos de fisionomia semelhantes à savana. Os campos, em geral, parecem ser formações edáficas (do próprio solo) e não climáticas. A pressão do pastoreio e a prática do fogo não permitem o estabelecimento da vegetação arbustiva, como se verifica em vários trechos da área de distribuição dos Campos do Sul.

O Pampa é uma região de clima temperado, com temperaturas médias de 18°C, formada por coxilhas onde se situam os campos de produção pecuária e as várzeas que se caracterizam por áreas baixas e úmidas. A região sul tem, na pecuária, uma tradição que se iniciou com a colonização do Brasil.

Os campos no RS ocupam uma área de aproximadamente 40% da área total do estado. O Pampa gaúcho da Campanha Meridional encontra-se dentro da área de maior proporção de campos naturais preservados do Brasil, sendo um dos ecossistemas mais importantes do mundo.

Bioma Pampa

 

Fonte: http://mochileiro.tur.br/biomapampa.htm   acesso em 09/04/12

 

CERRADO

As "savanas  brasileiras" — o Cerrado e a Caatinga — são uma forma de vegetação que tem diversas variações fisionômicas ao longo das grandes áreas que ocupam do território do país. É uma área zonal, como as savanas da África, e corresponde grosso modo ao Planalto Central. O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, estendendo-se por uma área de 2.045.064 km2, abrangendo oito estados do Brasil Central: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal.

Cortado por três das maiores bacias hidrográficas da  América do Sul, tem índices pluviométricos regulares que lhe propiciam sua grande biodiversidade.

Mesmo que não totalmente conhecida, a flora do Cerrado é bastante diversificada. Sua cobertura vegetal é a segunda maior do Brasil, abrangendo uma área de 20% do território nacional. Apresenta as mais diversas formas de vegetação, desde campos sem árvores, ou arbustos, até o cerrado lenhoso denso com florestas-galeria. Reconhecido como a segunda savana mais rica do mundo em biodiversidade (a primeira é a savana africana que tem 10.750 espécies de plantas; 205 espécies de mamíferos; 741 espécies de aves; 151 espécies de  répteis; 163 de  anfíbios, e é a maior formação savânica e o terceiro maior bioma do mundo com área de 8.246.082 Km²), com a presença de diversos ecossistemas, riquíssima flora com 7.000 espécies de plantas, sendo 4.000 endêmicas desse bioma.

Os campos cobrem a maior parte do território. É essencialmente coberto por gramíneas, com árvores e arbustos. É subdividido em campo de cerrado e campo limpo, que se diferenciam na formação do terreno e na composição do solo, com declives ou plano.

As árvores mais altas do Cerrado chegam a 15 metros de altura e formam estruturas irregulares. Apenas nas matas ciliares as árvores ultrapassam 25 metros e possuem normalmente folhas pequenas. Nos chapadões arenosos e nos quentes campos rupestres estão os mais exuberantes e exóticos cactos, bromeliáceas e orquídeas, contando com centenas de espécies endêmicas. E ainda existem espécies desconhecidas, que devido à ação do homem podem ser destruídas antes mesmo de serem catalogadas.

 Parque do Sabiá

 

Fonte da imagem: http://cerradodeminas.blogspot.com.br/2011/12/parque-do-sabia.html - Cerrado no Parque do Sabiá – Uberlândia – MG - acesso em 09/04/12

 

Professor, após a Pesquisa  de Campo vocês tabularão as informações, o que poderá acontecer em forma de texto coletivo e também por gráficos. Poderão também construir uma carta de agradecimento à instituição e pessoas que lhes acolheram.

Os gráficos poderão demonstrar o índice de predominância de cada bioma estudado em determinado estado, por exemplo.

Gráfico Flora

 

Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar a Pesquisa de Campo, por meio de fotos e/ou filmagem, mas caso sua escola não participe do UCA, leve uma máquina digital e fotografe a atividade ou solicite que algum aluno leve. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados.

 

 

Atividades

RELATÓRIO DA PESQUISA DE CAMPO

 

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­______________________________________________

______________________________________________

______________________________________________

 

 

Atividade 3– Palestra ou entrevista

Professor, outra fonte de pesquisa importante é a Palestra. Questione os alunos sobre como poderemos descobrir as respostas para as questões que ainda não sabemos, caso eles não se lembrem da entrevista ou palestra, vá direcionando para que apontem para esta possibilidade.

Se você mora em outra região que não seja a região Sul, convide algum profissional como geógrafo, biólogo, engenheiro florestal ou outros (inclusive professores da escola) para ministrar uma palestra que atenda aos questionamentos ainda não respondidos, como a questão 3: POR QUE NOS ESTADOS DO SUL TÊM AQUELA ÁRVORE DE NATAL?  (THIAGO)

 

O palestrante deve ter acesso ao material (Problematização e Hipóteses) antecipadamente.

Os alunos terão uma ótima oportunidade de produzir escrita por meio da elaboração do convite ao palestrante/entrevistado e do relatório que será produzido após a entrevista. Lembre-se de trabalhar os elementos destes gêneros textuais.

O convite deve conter informações específicas, tais como: nome do convidado, local (nome, endereço da escola e sala), e data da entrevista, o motivo do convite, o nome do remetente ou dos remetentes (ou turma). Se for necessário, leve alguns modelos de convites para que eles vejam e percebam a estrutura textual ou solicite que pesquisem e levem para escola alguns modelos de convites.  Se não tiver nenhum convite impresso, solicite que os alunos utilizem seus netbooks e acessem o sítio  http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/

 

Vídeo

Além do registro escrito, registre também por meio de fotos e filmagens utilizando a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam)

ou então utilize uma máquina digital.

 

A região Sul é composta pelo Bioma Pampa e por Mata Atlântica, onde nascem as Araucárias. Por isso, essa questão contempla o estudo da Flora desta região também.

A ARAUCÁRIA

A araucária  [Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze 1898] é a espécie arbórea dominante da floresta ombrófila mista, ocorrendo majoritariamente na região Sul do Brasil,  bem como no leste e sul do estado de São Paulo, extremo sul do estado de Minas Gerais, e em pequenos trechos da  Argentina e Paraguai, sendo conhecida por muitos nomes populares, entre eles pinheiro-brasileiro e pinheiro-do-paraná; é também chamada pelo nome de origem indígena, curi. Sua origem remonta a mais de 200 milhões de anos atrás, quando sua população se disseminava pelo Nordeste brasileiro. Pode atingir alturas de 50m, com um diâmetro de tronco à altura do peito de 2,5 m. Sua forma é única na paisagem brasileira, parecendo uma taça ou umbela. Ocupando uma área original de 200 mil km², a partir do século XIX foi intensamente explorada por seu alto valor econômico, dando madeira utilíssima e sementes nutritivas, e hoje seu território está reduzido a uma fração mínima, o que segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) coloca a araucária em Perigo Crítico de Extinção.

A araucária, apesar de popular, não é conhecida completamente pela ciência. Diversos estudos vêm sendo feitos recentemente para entendermos melhor a ecologia e biologia desta árvore; também são necessários para orientar as urgentes medidas de proteção que ainda precisam ser tomadas para assegurar a sobrevivência desta espécie sensível e altamente especializada em um ambiente que rapidamente vai sendo invadido e destruído pelo homem, mas ainda persistem muitas incertezas e contradições em vários aspectos. Esse conhecimento imperfeito da matéria, que confunde até a conceituação e aplicação das leis ambientais que deviam protegê-la e ainda não conseguem fazê-lo - veja-se o recuo continuado das áreas onde sobrevive - mais as variadas exigências que a planta impõe no cultivo planejado para que possa render bem, desanimam muitos reflorestadores, que preferem espécies mais bem conhecidas, de crescimento mais rápido e que não demandem tantos cuidados. Entretanto, os estudiosos são unânimes em declarar a necessidade de sua salvação, tanto por sua importância econômica e ecológica como paisagística e cultural. Tornou-se, não por acaso, símbolo do estado do Paraná, deu o nome a Curitiba, e aparece nos brasões das cidades de Araucária, Ponta Grossa,Caçador, Campos do Jordão, São Carlos, Apiaí, Taboão da Serra e Itapecerica da Serra.

O gênero Araucaria fazia parte da flora terrestre já no período Triássico e encontrou seu apogeu no Gondwana; hoje é restrito ao Hemisfério Sul e compreende 19 espécies.  Sua expansão para o sul é recente, ocorrendo durante o Pleistoceno  tardio e Holoceno inicial, possivelmente resultado de uma mudança climática e de migrações de floras refugiadas nos vales das serras através dos cursos dos rios.

Seu nome genérico deriva de Arauco, uma região do Chile, e seu nome específico é uma palavra latina significando "folha estreita".

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arauc%C3%A1ria  acesso em 09/04/12

 

Araucária

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Araucaria_augustifolia.jpg  acesso em 09/04/12

Atividade 4–  Produção de texto

-Como trabalhamos no início deste Projeto: a Flora da Região Sul, com uma música “Herdeiro da Pampa Pobre”, a proposta é  trabalharmos com interpretação textual e a construção de uma paródia.

-Novamente, coloque a música para os alunos ouvirem. Depois com a letra  da mesma impressa peça para cantarem;

-Oriente-os  que sublinhem as palavras que desconhecem;

-Procurem no dicionário impresso ou virtual o significado de cada uma delas e registrem;

-Agora proponha a construção de uma paródia tendo por base a mesma música, embora relacione com a Flora/Bioma da sua região. Não esqueçam que a música fez um alerta ao estado atual desta vegetação.

A paródia poderá ser socializada na culminância do Projeto.

 

Atividades

PARÓDIA

 

__________________________________

___________________________________

__________________________________

__________________________________

 

 

7ª Etapa:  Confrontando as hipóteses com o que aprendemos.

Professor, ao concluírem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hipóteses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Você poderá propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematização),  a hipótese (o que pensavam sobre a questão) e o que descobriram e verifiquem se a sua hipótese era verdadeira ou não.

 

PROBLEMATIZAÇÃO

HIPÓTESE

DESCOBERTA

 

 

 

 

 

 

 

8º - CONCLUSÃO E SOCIALIZAÇÃO

Professor, para concluirmos um projeto é necessário revermos a problematização, analisarmos se todas as dúvidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para as hipóteses  se elas são pertinentes ou não. Caso alguma lacuna apareça é preciso escolhermos outra estratégia ou fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.

Concluída nossa pesquisa temos que nos lembrar do quanto é importante também a socialização dos resultados:

 

-Vocês poderão construir 2 (duas) grandes tendas/estandes, uma para cada bioma: Mata Atlântica e Pampa com  as principais características de cada um, incluindo fotos, acervo de plantas e vídeos  da pesquisa eletrônica, da palestra e do passeio de campo;

- As melhores paródias poderão ser interpretadas para a comunidade escolar.

 

 

Para que de fato a comunidade escolar conheça o trabalho da turma, os alunos poderão construir convites com a sua mediação em forma de texto coletivo por meio da ferramenta KWord(Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) de seus laptops, mas se a sua escola não  participa deste projeto, os alunos poderão elaborar o texto no caderno ou em folhas, para depois anexar ao “Dossiê do projeto”.

Organize os alunos em equipes de trabalho para que apresentem o resultado da pesquisa, expliquem as etapas e o que aprenderam ao longo do projeto, pois o objetivo dos estandes/tendas é socializar o que aprenderam, divulgar o conhecimento adquirido, assim compreenderão a importância do trabalho de iniciação científica.

-Faça um painel com as fotos das diversas etapas do trabalho, assim além de explicar os alunos terão o que mostrar aos visitantes.

-Caso o “Dossiê do projeto” esteja concluído, deixe-o exposto durante a feira, para que os visitantes analisem e conheçam. Solicite que anotem sua opinião sobre o trabalho em um caderno em anexo.

- Utilizem novamente  a câmera do laptop WxCam (caminho já citado)para registrar a exposição, por meio de fotos e filmagem ou utilize uma máquina fotográfica digital para que  selecione algumas fotos para anexar ao Dossiê.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

 

Site de pesquisadores amadores sobre o bioma pampa

 

http://mochileiro.tur.br/biomapampa.htm

Acesso em 09/04/12

 

Sugestões de links para professores:

 

 

Site de pesquisa: Biomas Brasileiro

 http://www.suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htm

 Acesso em 09/04/12

 

Artigo “O Projeto da Pesquisa”, site Pedagogia em Foco.

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm

Acesso em 17 de março de 2012

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

 

Aula: Conhecendo o bioma em que vivo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1258

Acesso em 09 de abril de 2012

 

 

Aula: Pantanal: conhecendo suas belezas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31908

Acesso em 09 de abril de 2012

Avaliação

Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes áreas do conhecimento é fundamental que você verifique se os objetivos elencados foram atingidos. O projeto além de socializar o conhecimento historicamente acumulado (currículo prescrito) das diversas disciplinas, tem como principal objetivo  oportunizar aos professores e alunos  a  construção de uma pesquisa, ou seja, possibilita não apenas o acesso ao conhecimento, mas a aquisição das estratégias e metodologia de pesquisa, assim os alunos serão mais autônomos e criativos.  Portanto, verifique se eles se envolveram e compreenderam  as diferentes etapas percorridas ao longo do projeto, ou seja, se compreenderam como buscar  o seu próprio conhecimento. No que tange ao conhecimento informativo e formativo, as questões relativas à flora farão parte do universo dos alunos, dos quais se espera uma postura ambiental/social consciente.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.