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Fotossíntese: As plantas também se alimentam. UCA/ Metodologia Científica

 

04/05/2012

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Compreender as etapas da fotossíntese;

·         Identificar e diferenciar o processo de transpiração das plantas e fotossíntese;

·         Compreender a respiração das plantas;

·         Interagir com os pares;

·         Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;

·         Registrar informações obtidas em listas, quadros, anotações, fotos ou desenhos;

·         Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

·         Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;

·         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e/ ou no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 840 minutos – 7 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções do que seja flora, leitura e escrita e a utilização de recursos como o tablet e o laptop Classmate, através dos programas:Tux Paint, KWord, KolourPaint e Mozilla Firefox do sistema operacional Linux. Além disto, é importante que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

 

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Professor, a Iniciação Científica discente trabalhada desde a mais tenra idade, propicia um desejo a mais para aprender a aprender. Essa forma de se construir conhecimentos comunga da ideia da organização do currículo por projetos de trabalho (HERNÁNDES, Fernando e VENTURA, Montserrat. Organização do currículo por projetos de trabalho. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.) e tem a finalidade de alcançar os seguintes objetivos:

 

·         Abordar um sentido da globalização em que as relações entre as fontes de informação e os procedimentos para compreendê-la e utilizá-la fossem levados adiante pelos alunos, como acontece nos enfoques interdisciplinares.

·         Introduzir uma nova maneira de fazer do professor, na qual o processo de reflexão e interpretação sobre a prática fosse a pauta que permitisse ir tornando significativa a relação entre ensinar e aprender.

·         Gerar uma série de mudanças na organização dos conhecimentos escolares, tomando como ponto de partida as seguintes hipóteses:

 

  • Na sala de aula, é possível trabalhar qualquer tema, o desafio está em como abordá-lo com cada grupo de alunos e em especificar o que podem aprender dele.
  • Cada tema se estabelece como um problema que deve ser resolvido, a partir de uma estrutura que deve ser desenvolvida e que pode encontrar-se em outros temas ou problemas.
  • A ênfase na relação entre ensino e aprendizagem é, sobretudo, de caráter procedimental e gira em torno do tratamento da informação.
  • O docente ou a equipe de professores não são os únicos responsáveis pela atividade que se realiza em sala de aula, mas também o grupo-classe tem um alto nível de implicação, na medida em que todos estão aprendendo e compartilhando o que se aprende.
  • Podem ser trabalhadas as diferentes possibilidades e interesses dos alunos em sala de aula, de forma que ninguém fique desconectado e cada um encontre um lugar para sua implicação e participação na aprendizagem.

A Iniciação Científica enquanto modalidade de articulação dos conhecimentos escolares é uma forma de organizar a atividade de ensino e de aprendizagem, que implica considerar que tais conhecimentos não se ordenam para sua compreensão de uma forma rígida, nem em função de algumas referências disciplinares preestabelecidas ou de uma homogeneização dos alunos. A função do Projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a :

1)      O tratamento da informação, e

2)      Relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio.

 

Nesse sentido, o ponto de partida é a Escolha do Tema.

Professor e alunos, devem perguntar-se sobre a necessidade, relevância, interesse ou oportunidade de trabalhar um ou outro determinado tema. Todos eles analisam, de diferentes perspectivas, o processo de aprendizagem que será necessário levar adiante para construir conjuntamente um Projeto.

Após a escolha do tema, toda a turma deve fazer a Justificativa do Projeto, que é o motivo pelo qual deva acontecer. É na verdade o "Porquê" do Projeto.

Logo após, é necessário criar os Objetivos sobre a temática do Projeto, estes devem ser definidos coletivamente pelos integrantes da Pesquisa.

Em seguida, vem uma etapa muito importante: a Problematização. Esse momento é composto por perguntas relacionadas ao tema da Pesquisa, as quais devem ser elaboradas de uma maneira que os alunos possam respondê-las, no decorrer da Pesquisa.

Elaboradas as perguntas deve-se elaborar as Hipóteses, ou seja, o que os alunos já conhecem e desconhecem sobre o assunto.

 

Exemplo:


Tema: Fotossíntese: As plantas também se alimentam

Problema: Do que as plantas se alimentam?

Hipótese: Água

 

Dando continuidade devemos percorrer as demais etapas:

. Seleção das fontes da pesquisa: Nesta etapa os alunos selecionarão os locais onde irão pesquisar sobre o tema escolhido e os recursos que utilizarão para testarem suas hipóteses e responderem sua/s pergunta/s.

. Cronograma: Nesta etapa os alunos deverão registrar: o que fazer, quando e quem.

. Comprovação das hipóteses/ desenvolvimento da pesquisa: A partir das hipóteses levantadas, utilizando as fontes de Pesquisa, os alunos buscarão refutá-las ou comprová-las, tendo em vista a busca de respostas para a problematização.

 . Conclusão: Deverá expor as conclusões a que os alunos chegaram, após testarem as hipóteses. É o momento em que irão responder a problematização da Pesquisa.

Concluída a Pesquisa é chegado o momento para “Socializar seus resultados” para comunidade escolar, e se houver espaço para a comunidade externa. A socialização da Pesquisa é um compromisso que todo pesquisador deve assumir com a sociedade, pois assim estará contribuindo com a propagação de saberes necessários para a melhoria da vida no Planeta Terra e sua preservação.

O Projeto deverá ser realizado de uma maneira flexível, não deverá ter uma programação rígida. As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Porém, o planejamento deverá ser revisto constantemente, após e durante as pesquisas.

 

 

1ª Atividade:

 

Professor, antes de escolher o tema a ser trabalhado no Projeto, nesse momento, se torna importante começar a conversar com a turma sobre o que é Pesquisa. Para tanto, os alunos poderão procurar no dicionário o significado da palavra PESQUISA, socializá-lo para a turma e registrar em uma folha separada o significado encontrado.

 

Em seguida, problematize:

 

Se Pesquisa é uma investigação sobre determinado assunto, precisamos de um Tema para ser investigado.

 

  • O que pesquisar?
  • Qualquer pessoa pode fazer uma Pesquisa Científica?
  • Como se faz uma Pesquisa Científica?
  • Quais são as etapas da Pesquisa Científica?
  • Por que devemos fazer uma Pesquisa Científica?

 

 

Sugerimos que cada aluno pense em um tema a ser trabalhado. Entregue uma folha de papel em branco para cada aluno escrever e ou desenhar o que pensou ou solicite que os alunos utilizem o laptop Classmate, utilizando o programa KolourPaint, seguindo os passos: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint) e façam um desenho representando o que querem pesquisar. Se preferir, elabore um Para Casa, para os alunos conversarem com seus familiares e juntos pensarem em um tema a ser investigado.

 

OBSERVAÇÃO: O Projeto pode surgir em qualquer período ou espaço escolar, não necessariamente precisa ser em um momento predeterminado. Exemplo: A turma encontrou uma borboleta no pátio e gostaria de saber onde ela vive ou como ela nasceu. A partir daí, se for interesse de todos investigarem a vida desse animal, eis que surge, por exemplo, um Projeto de Pesquisa.

 

Reúna a turma em roda de conversa e peça para todos falarem, argumentarem “Porquê” determinado tema deveria ser escolhido. Feito isso, faça uma votação e eleja o tema da turma. Solicite que elaborem o gráfico no programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos) ou utilizem o tablet.

 

Para instigar os alunos a participarem do Projeto aqui proposto “Fotossíntese: As plantas também se alimentam” é necessário promover um momento de sensibilização utilizando para isso diversos recursos que possam despertar nos alunos o desejo de estudar tal temática. Exemplos: vídeos, imagens, músicas, contação de histórias, dentre outros.

Nesse momento, sugerimos que você instigue a curiosidade dos alunos, em realizar o Projeto sobre: Fotossíntese: As plantas também se alimentam. Para isso, organize a turma em roda de conversa e apresente uma história que retrata a alimentação das plantas. Sugerimos:

 

LIVRO FOTOSSINTESE

 

Fonte: http://www.americanas.com.br/produto/5336895/livros/infantojuvenil/infantojuvenil/livro-florinha-e-a-fotossintese#specTec  (Acesso em 11/04/2012)

 

Sinopse: Este livro conta como tudo acontece, e mais: como as plantas se alimentam e produzem o próprio alimento, a importância da luz do Sol como fonte de energia, por que as folhas são verdes e muitas outras coisas curiosas. Você vai ficar sabendo, ainda a importância das plantas para os seres vivos e para a saúde e o embelezamento das cidades.

O trabalho a ser realizado após a contação de história é de suma importância para consolidar as informações adquiridas a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você permaneça na roda de conversa com a turma e tenha como parâmetro os seguintes itens para nortear o diálogo:

 

·         O que cada aluno achou da história;

·         Percepção de como as plantas produzem o próprio alimento;

·         Por que as plantas são importantes.

 

Após todos participarem, converse com a turma sobre a importância de um estudo aprofundado sobre a fotossíntese, bem como sobre respiração e transpiração das plantas uma vez que esses processos são importantes para o desenvolvimento das plantas. Professor, observe atentamente as expressões orais e gestuais dos alunos, que se referem ao interesse ou não de estudar o tema.

Agora, converse com a turma sobre o que os alunos acham de iniciarem um trabalho de Pesquisa para ampliarem seus conhecimentos sobre as plantas. Neste momento, é importante ouvir cada aluno sobre o desejo de participar do Projeto.

Elabore com a turma um Título para o Projeto, instigue-a a propor algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um momento de diálogo.

VARIAÇÕES: Se preferir, o título poderá ser decidido ao final de todas as etapas de investigação do Projeto.

 

Professor, juntamente com a turma, decida a melhor forma de organizar os registros do Projeto. Podendo o mesmo ficar registrado em um caderno específico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta com plásticos, onde se guardariam cada folha do Projeto. Se preferir, ainda poderá unir todas as folhas trabalhadas no Projeto e montar um “Dossiê”. Optando pelo caderno, solicite que os alunos construam uma capa que contenha os dados pessoais do aluno e da escola e insiram o título escolhido. Os alunos poderão fazer um desenho inicial do que já conhecem sobre a alimentação das plantas em uma folha para ser anexada ao “Dossiê” ou utilizar o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint) ou fazer colagens.

 

 

Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

 

 

Título do Projeto: As plantas também se alimentam

 

 

Desenho do aluno sobre a temática

 

 

 

Aluno:

Turma:

Professor:

 

Após terminarem a atividade, os alunos poderão apresentar a capa com o seu desenho e explicá-lo para o grupo.

Escolhida a temática e o título do Projeto, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo sobre a Fotossíntese: As plantas também se alimentam. Neste momento, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  O registro desta atividade poderá ser feito no caderno do Projeto ou em folhas a serem anexadas. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias. Se preferir, os alunos poderão fazer a justificativa com o auxílio de seus familiares, é uma boa estratégia para aproximar /integrar a família ao Projeto/Tema. Para tanto, elabore um PARA CASA sobre a justificativa do Projeto.

 

JUSTIFICANDO O TEMA

 

ESTAMOS TRABALHANDO COM O PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. NOSSA TURMA ESCOLHEU PESQUISAR SOBRE O TEMA __________________________________.

PROCURE CONVERSAR COM SUA FAMÍLIA SOBRE ESTE TEMA. ESCREVA ABAIXO UMA JUSTIFICATIVA, QUE É O MOTIVO PELO QUAL VOCÊ GOSTARIA DE ESTUDAR.

 

EU QUERO ESTUDAR SOBRE A  FOTOSSÍNTESE PORQUE...

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

 

2ª Atividade:

 

Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Nesse sentido, organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre a Fotossíntese: As plantas também se alimentam.

 

Prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Os alunos deverão registrar no caderno do Projeto os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

 

·         Descobrir como as plantas se alimentam;

·         Compreender os processos de respiração e transpiração das plantas;

·         Fazer experiência;

·         Aprender a realizar uma Pesquisa;

·         Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias;

·         Refletir e construir ações para a preservação do meio ambiente.

 

A seguir, é chegado o momento de construir com a turma as Problematizações que conduzirão o Projeto. Para isso, explique para a turma que para fazermos uma Pesquisa, necessitamos de perguntas e de dúvidas, a serem investigadas. Sendo assim, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e instigue-os a descobrirem o que gostariam de saber sobre o processo da fotossíntese. Para este momento, você poderá possibilitar que os alunos busquem informações na internet, revistas ou em outras fontes de informação, ou mesmo incitá-los a fazerem uma pergunta de cunho próprio, ou seja, partirem da curiosidade que cada aluno já possua sobre o tema. É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a Pesquisa.

Exemplos:

·         Como as plantas produzem seu alimento?

·         As plantas respiram?

·         As plantas também transpiram?

 

Solicite que os alunos registrem no papel as dúvidas e posteriormente, as leiam para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno do Projeto esta etapa construída individualmente.

Professor, diante de cada pergunta elaborada pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses que já possuem sobre a sua própria dúvida. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio do aluno sobre o tema. Por isso, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Como registro, sugerimos que os alunos registrem no caderno do Projeto a sua própria pergunta e a hipótese para a mesma. Faça um momento de socialização das ideias, em que cada aluno possa relatar para a turma a sua produção. Veja alguns exemplos a seguir:

 

·         Como as plantas produzem seu próprio alimento?

Hipóteses: Através da raiz

 

·         Como as plantas respiram?

Hipótese:  Pelas folhas

 

·         As plantas também transpiram?

Hipótese:  Sim, ao se balançarem.

 

Após este momento de construção e registro das hipóteses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Após este momento, solicite que cada aluno registre no caderno do Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes fontes de pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Fotos
  • Enciclopédias
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

 

Também ressaltamos algumas estratégias metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma, tais como:

 

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestras
  • Trabalhos individuais e em grupos
  • Experiências
  • Observações

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do próprio Projeto. O cronograma poderá ser registrado no caderno do Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo responsabilidade de executar o curso da investigação. Exemplo:

 

CRONOGRAMA DESSA AULA:

Variações: Se o Projeto for desenvolvido durante todo o ano, cada uma das etapas do poderá ser realizada em atividades específicas. Por exemplo: 1ª atividade: Definindo o tema, 2ª atividade: Justificando o tema e assim por diante. Optamos por unir mais de uma etapa nas atividades para o texto não ficar demasiadamente extenso.

1º Atividade: Escolher o tema do projeto, título e justificativa;

2º Atividade: Traçar objetivos, problematizar o tema/levantar hipóteses e elencar as fontes de Pesquisa;

3º Atividade: Iniciar o desenvolvimento da Pesquisa com busca de informações sobre fotossíntese em livros didáticos, enciclopédias e internet;

4ª Atividade: Identificar o processo de respiração das plantas e diferenciá-lo do processo de fotossíntese;

5ª Atividade: Compreender como as plantas transpiram por meio de experiência;

6ª Atividade: Realizar atividades e jogos sobre alimentação, respiração e transpiração das plantas;

7ª Atividade: Concluir a Pesquisa e apresentar as descobertas do Projeto: “Fotossíntese: As plantas também se alimentam” para a família e toda a comunidade escolar.

 

3ª atividade:

 

Professor, retome com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto. Assim, você poderá ter uma noção de como começar o processo de Pesquisa e os recursos materiais necessários para realização da atividade.

Inicialmente, propomos a busca por informações a respeito da fotossíntese na internet e em livros didáticos. Também sugerimos que em vários momentos da Pesquisa, utilizem o espaço da biblioteca, com o intuito de explorar os livros, jornais, enciclopédias, revistas e outras fontes de Pesquisa, disponíveis na escola.

Organize a turma em grupos e acesse os sítios abaixo utilizando o tablet ou o laptop Classmate. O trabalho com textos online requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado. Se preferir, faça uma montagem com as principais informações obtidas no sítio acima recomendado.

 

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/fotossintese.htm

http://www.smartkids.com.br/especiais/fotossintese.html

(Acessados em 16/04/2012)

 

Livros:

PASSOS, Marinez Meneghello. De olho no futuro: novo. São Paulo: Quinteto Editorial, 2001.

BONDUKI, Sônia; CAMARGO Carolina Reuter. Ciências: 3° ano. São Paulo: Companhia Edital Nacional, 2008.

Por meio dos sítios e livros acima sugeridos os alunos compreenderão que:

 

As plantas fabricam seu próprio alimento por meio de um processo chamado fotossíntese.

Para a planta conseguir realizar a fotossíntese é fundamental:

 

  • Água: retirada do solo através da raiz.
  • Gás Carbônico: absorvido do ar através das folhas.
  • Clorofila: substância capaz de absorver a energia da luz. É encontrada principalmente nas folhas.
  • Luz solar: essencial para a realização desse processo.

 

 

ETAPAS DA FOTOSSÍNTESE

 

·         A raiz retira a água do solo. Essa água é levada pelo caule até as folhas.

·         A clorofila presente na planta, principalmente nas folhas, capta a luz solar.

·         O gás carbônico existente no ar penetra nas folhas.

·         Em presença da luz e com a participação do gás carbônico e da água, é produzido o alimento da planta (glicose).

·         A glicose é levada através do caule para todas as partes da planta. Durante a fabricação da glicose, a planta produz gás oxigênio, que é liberado no ambiente.

 

Professor, organize a turma em grupos e solicite que façam um desenho sobre o processo da fotossíntese, seguindo etapas descritas acima.

A seguir, selecione um desenho de um livro didático ou de uma enciclopédia sobre esse processo e peça para os alunos compararem as semelhanças e diferenças.

 

foto 2

http://www.plantasonya.com.br/dicas-e-curiosidades/as-etapas-da-fotossintese.html

(Acesso em 18/04/2012)

 

 

4ª atividade:

 

Professor, faz-se necessário pesquisar sobre a respiração das plantas, pois acontece o oposto da fotossíntese. A maior parte dos seres vivos usa o oxigênio do ar e libera gás carbônico no processo da respiração. Nas plantas a respiração ocorre durante o dia e durante a noite, enquanto a fotossíntese ocorre somente durante o dia.

 

QUADRO COMPARATIVO

http://dc176.4shared.com/doc/tkOwoSP7/preview.html

(Acesso em 19/04/2012)

 

 

Na respiração as plantas absorvem oxigênio e liberam gás carbônico. Estas trocas gasosas fazem –se principalmente nas folhas, através dos estômatos.

 

ESTOMATOS

 

http://pt.scribd.com/doc/12922175/Fotossintese-Respiracao-e-Transpiracao . (Acesso 13/04/2012)

 

Professor, como atividade de Pesquisa elabore um Para Casa com a seguinte questão:

 

·         POR QUE A FOTOSSÍNTESE SÓ OCORRE DURANTE O DIA?

 

Possível resposta: Para realizar a fotossíntese, a planta necessita de luz solar.

 

Professor, como as plantas e o ser humano absorvem oxigênio e liberam gás carbônico, uma questão poderá ser levantada:

 

  • As plantas absorvem a mesma quantidade de oxigênio que um ser humano?

 

Na revista Super Interessante, ano 12, nº 10. São Paulo, abril, outubro/1998, há um pequeno trecho explicativo. Observe:

 

PLANTA NO QUARTO NÃO MATA NINGUÉM

É verdade que faz mal dormir com plantas no quarto?

“Se fosse, não haveria um índio vivo na Floresta Amazônica”, argumenta o botânico Gilberto Kerbauy, da Universidade de São Paulo. As plantas realmente consomem oxigênio no processo de respiração. De dia, com a luz do sol, isso é compensado pela fotossíntese, que absorve gás carbônico do ar e libera oxigênio. À noite, elas roubam de volta um pouco do que produziram. Mas fique tranquilo: não vai faltar ar no seu quarto. A quantidade consumida por um vegetal não chega perto daquela que um cachorro respira. Dormir cercado de plantas é menos sufocante do que passar a noite em um quarto cheio de gente.

 

5ª atividade:

 

Professor, explique aos alunos que o ser humano e os outros animais também respiram e transpiram.

O oxigênio vai participar da respiração celular, um processo de obtenção de energia fundamental para a vida do vegetal e do animal. Nos mamíferos, a transpiração é a eliminação de suor pela pele.

Nas plantas terrestres, há a eliminação de água em forma de vapor, principalmente através de minúsculas aberturas presentes na superfície da folha, denominada estômatos.

 

TRANSPIRAÇÃO DAS PLANTAS

 

Uma parte da água existente nas plantas é eliminada e passada para o ambiente em forma de vapor. Esse processo é chamado transpiração.

A transpiração é realizada principalmente pelas folhas e é mais intensa durante o dia por causa do calor solar.

No verão as plantas transpiram mais, porque a temperatura se eleva e o calor é mais intenso.

Além do calor solar, o vento e a umidade do ar também interferem na transpiração das plantas.

vapor transpiração

http://pt.scribd.com/doc/12922175/Fotossintese-Respiracao-e-Transpiracao

(Acesso em 19/04/2012)

 

Professor, proponha à turma um momento para a realização de uma experiência sobre a transpiração das plantas.

 

VAMOS FAZER UMA EXPERIÊNCIA?

Vamos observar atentamente se realmente os vegetais transpiram.

Para observar a transpiração dos vegetais, verifique a possibilidade de realizar a atividade descrita a seguir.

Em um dia ensolarado, procure no jardim da escola ou na sua casa uma planta que receba luz solar.

Escolha um ramo que possua muitas folhas. Coloque um saco plástico sobre o ramo escolhido, envolvendo-o completamente. Com cuidado amarre a abertura do saco plástico, utilizando um pedaço de barbante. Observe se após algumas horas ocorre alguma coisa. Houve alteração?

Sim, após algumas horas, gotinhas de água se formaram no interior do saco plástico. Isso ocorreu porque as plantas liberam água pelas suas folhas, por meio da transpiração.

 

experiencia

http://pt.scribd.com/doc/12922175/Fotossintese-Respiracao-e-Transpiracao

Acesso em 19/04/2012

 

Que legal! Hoje fizemos uma experiência para verificarmos a transpiração das plantas. Agora, escreva abaixo como você realizou o experimento e o que você observou.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

6ª atividade:

 

Professor, agrupamos nesse momento atividades e jogos sobre os temas abordados. Você poderá realizar as atividades à medida que forem pesquisando os temas.

 

 

ATIVIDADES:

 

1)      Reescreva as frases seguintes colocando as sílabas das palavras em destaque na ordem correta.

 

a)      As plantas utilizam SESGA do ar na RESRAÇÃOPI e na produção de seu próprio AMENTOLI.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b)      A luz LARSO é necessária para as plantas produzirem seu próprio AMENTOLI.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

c)       A raiz retira GUAÁ e sais MIRAISNE do LOSO.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

d)      As plantas necessitam de ESÇOPA suficiente para se desenvolver.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2)      Ligue cada início de frase ao final correspondente.

 

a)      Na respiração....                                                 ... a planta elimina água na forma de vapor.

 

b)      Na transpiração...                             ...  a planta absorve oxigênio e elimina gás carbônico.

 

c)       Na fotossíntese...                                                        ... é a substância que capta a luz solar.

 

d)      A clorofila...                                     ... a planta absorve gás carbônico e elimina o oxigênio.

 

 

3)      Numere corretamente as etapas da fotossíntese.

 

(  ) O caule leva a água até as folhas.

(  ) Através do caule, a glicose é levada para todas as partes da planta.

(  ) Na folha,  a presença da água,  gás carbônico e da clorofila, que em presença de luz solar, a planta fabrica a glicose.

(  ) A raiz retira a água do sol.

 

 

Jogos:

 

CAÇA PALAVRAS

 

caça palvras

http://www.smartkids.com.br/passatempos/fotossintese-caca-palavras.html

Acesso em 19/04/2012

 

 

 

jogo foto

http://www.smartkids.com.br/passatempos/fotossintese-caca-palavras.html . (Acesso 13/04/2012)

 

 

 

Complete

complete

http://www.smartkids.com.br/passatempos/fotossintese-complete.html

Acesso em 19/04/2012

 

Cruzadinha

 

cruzadinhad

http://www.smartkids.com.br/passatempos/fotossintese-cruzadinha.html

Acesso em 19/04/2012

 

 

7ª atividade:

 

Ao partir para a etapa final do Projeto é importante que os alunos tenham compreendido sobre a fotossíntese, respiração e transpiração das plantas.

Professor, nesta etapa do trabalho de Pesquisa, é fundamental retomar as hipóteses dos alunos às questões que permearam a investigação. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo. Sendo assim, possibilite um momento de diálogo com o grupo de alunos, para que cada um possa expor a sua hipótese inicial e o que mudou após a realização da Pesquisa.

Professor, nesse momento prepare uma forma de registro para os alunos exporem as conclusões que chegaram, após testarem as hipóteses. Agora, é o momento em que irão responder a problematização da Pesquisa. Veja o exemplo:

 

Nosso Projeto já está chegando à etapa final. Descobrimos e aprendemos muito sobre a alimentação, respiração e transpiração das plantas. De acordo com os conhecimentos construídos ao longo do Projeto, responda a pergunta referente à sua problematização. Exemplo:

 

  • As plantas também transpiram?

 

Sim. Uma parte da água existente nas plantas é eliminada e passada para o ambiente em forma de vapor. Esse processo é chamado transpiração.

 

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

·         Conhecimento do tema estudado;

·         Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;

·         Participação nas atividades propostas;

·         Compreensão do processo de Pesquisa.

 

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.

Em seguida, é chegado o momento para “Socializar suas descobertas” para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Por isso, a observação do professor, é fundamental para perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto “Fotossíntese: As plantas também se alimentam”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, o professor poderá perceber o desenvolvimento do aluno em a relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreçam o respeito e a cooperação para com seus pares.

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