09/01/2013
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
- As estruturas republicanas de Roma.
- O cotidiano romano.
- A expansão romana;
- As Guerras Púnicas.
- A crise da República: as guerras civis e o surgimento do Império.
- Conhecimentos básicos sobre a história e a sociedade na Roma Antiga.
INTRODUÇÃO
Para se entender uma sociedade antiga e muito diferente da nossa, temos que entender essa diferença e compreender que os valores e os objetivos da época podem, a princípio, parecer-nos estranhos. Esses aspectos deverão ser ressaltados pelo professor antes do início das aulas, para que seus alunos abram suas mentes para uma melhor compreensão e entendimento da sociedade romana.
DESENVOLVIMENTO
Primeira Aula
O professor deverá dar início à primeira aula questionando os alunos a respeito da história de Roma:
- O que vocês conhecem da história de Roma?
- Vocês sabiam que Roma foi uma República?
- Sabiam que ela foi, também, um Império?
- Vocês acreditariam se alguém lhes dissesse que uma sociedade tão antiga quanto a romana é importantíssima para compreendermos grande parte das estruturas da sociedade moderna?
Essas perguntas iniciais servem para despertar o interesse dos alunos pela matéria e, para que isso seja ainda mais intensificado, sugerimos a apresentação de algumas imagens ao longo deste pequeno debate, como as que abaixo elencamos:
- Imagem 1: O Senado romano.
Disponível em:
http://1.bp.blogspot.com/_M2Y9Tb4b7q0/TCe3mVXqgjI/AAAAAAAABYw/0G_JeFG4YqQ/s1600/maccari-cicero.jpg
- Imagem 2: A legião romana.
Disponível em:
http://3.bp.blogspot.com/-TMRhWDeJPqY/TWbiN-JHVWI/AAAAAAAAEGQ/kyOpCW1LVZI/s1600/legioes.jpg
Uma vez realizada esta primeira parte da aula, o professor deverá introduzir o assunto aos alunos, explicando a eles que as próximas aulas se dedicarão ao estudo da República Romana.
Para começar, sugerimos a distribuição do seguinte texto, disponível em:
http://www.historiamais.com/republica_romana.htm.
O texto deverá ser lido em sala de aula e o professor deverá responder à qualquer dúvida e/ou questão levantadas pelos alunos.
Segunda Aula
A segunda aula será dedicada à análise das estruturas republicanas de Roma. Para tanto, o professor deverá levar os seus alunos à Sala de Informática e dividi-los em quatro grupos. Lá, farão uma pesquisa de textos e imagens, com o intuito de reunir informações, da seguinte maneira:
- Grupo 1: “O Senado romano”.
Links sugeridos para a pesquisa:
http://www.infopedia.pt/$senado-romano
http://pt.wikipedia.org/wiki/Senado_romano
- Grupo 2: “O direito romano”.
Links sugeridos para a pesquisa:
http://derechodirittodroit.tripod.com/id13.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_romano
- Grupo 3: “A legião romana”.
Links sugeridos para a pesquisa:
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/legiao-romana-433731.shtml
http://www.suapesquisa.com/imperioromano/legiao_romana.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Legi%C3%A3o_romana
- Grupo 4: “As assembleias romanas”.
Links sugeridos para a pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_romana
http://www.infoescola.com/civilizacao-romana/assembleias-das-centurias/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_das_Cent%C3%BArias
Durante a realização da pesquisa, os alunos deverão ficar atentos aos seguintes elementos: organização, função e importância. Esses elementos, assim como as imagens coletadas, deverão servir de base para as apresentações a serem realizadas nas aulas seguintes.
Terceira Aula
Como complemento da anterior, esta aula será inteiramente dedicada às apresentações dos alunos. Cada grupo terá de 10 a 12 minutos para a apresentação, que seguirá a ordem numérica, isto é, o Grupo 1 se apresentará primeiro, seguido do Grupo 2 e assim por diante... Todos os integrantes de cada grupo deverão participar da apresentação, que deverá ser ilustrada com as imagens coletadas na pesquisa da aula anterior. Para realizar a atividade, os alunos:
1 - poderão utilizar recursos como data show, apresentação de slides, cartolinas ou qualquer outro material que a escola possa fornecer.
2 - devem abordar seus temas tendo em vista a contextualização, a mentalidade e valores da época, táticas e tecnologias então disponíveis, etc.
3 - levantar questões e problemas a respeito da temática estudada, despertando discussões e debates.
4 - para complementar, seria interessante que cada um dos grupos sugerisse uma bibliografia especializada.
Uma vez findas as apresentações, o professor deverá pedir aos alunos que tracem um paralelo, analisando a influência, permanência e diversidade entre as instituições romanas por eles estudadas e as da sociedade brasileira contemporânea. Por exemplo, os integrantes do Grupo 1 deverão traçar uma comparação entre o Senado Romano e o Senado Brasileiro. O texto não precisará ultrapassar 10 linhas e poderá ser entregue ao professor na aula seguinte.
Quarta Aula
Uma vez compreendidas as estruturas, serão agora analisados o processo de expansão, as disputas internas e a crise da República Romana.
Para dar início a esta aula, sugerimos a apresentação do seguinte texto, disponível em:
Este artigo servirá de base para o debate a seguir, no qual serão discutidos alguns pontos importantes da história de Roma. O professor colocará seus alunos em círculo para dar início a uma discussão a respeito do tema, abrangendo, principalmente, os seguintes problemas:
- Quais as principais questões internas?
- Havia diferenças e divergências sociais em Roma?
- Como Roma se expandiu?
- Quais as principais fases desta expansão?
- O que permitiu essa expansão?
- Quais os fatores que levaram a República a entrar em crise?
O professor deverá estimular os alunos, questionando-os frequentemente e intervindo no debate, sempre que notar ser necessário.
Quando o professor der por encerrado o debate (ele deverá perceber se todos os pontos acima levantados foram discutidos), ele proporá uma redação a respeito da crise da República Romana. O texto deverá conter, no mínimo, 20 linhas e poderá ser entregue na aula seguinte.
CONCLUSÃO
Os alunos compreenderão as principais estruturas republicanas romanas, estruturas estas que permitiram uma enorme expansão, não apenas militar, mas também política, cultural e social. O mundo se tornaria romano. Além disso, os alunos perceberão que muitas das instituições políticas do Brasil Contemporâneo tiveram, senão completamente, partes de sua origem inspiradas na organização política romana.
- Sugestão de link a ser consultado pelos alunos:
Artigo “Roma – República”, site Mundo Educação - http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/romarepublica.htm (acesso em: 10 abr. 2012).
- Sugestão de link a ser consultado pelo professor:
Artigo “Evolução histórica do Direito Romano”, site Jus Navegandis http://jus.com.br/revista/texto/18474/evolucao-historica-do-direito-romano (acesso em: 10 abr. 2012).
O professor deverá tomar como base de avaliação a compreensão dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das quatro aulas. Baseará a sua análise na participação dos alunos nas pesquisas e nos debates sugeridos, atentando ao conteúdo debatido, ao conhecimento e à argumentação a respeito do tema. Os textos produzidos deverão ser avaliados em sua consistência, redação e conteúdo.
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