17/07/2012
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
As crianças na faixa etária de dois a três anos aprenderão a trabalhar a memória, a antecipação, as percepções visual e auditiva, o princípio de distinção do “eu” e do “não eu”.
Por se tratar de uma atividade de inserção, não há conhecimentos prévios. Contamos apenas com a bagagem das crianças e de suas famílias.
Professor, esse é um exemplo de aula que demonstra o momento de acolhimento das crianças e suas famílias à escola, no início do ano letivo e no decorrer dele.
No contato diário entre o professor, as crianças e famílias, vão sendo tecidas novas relações, estabelecendo-se os vínculos. A presença da mãe ou de outra figura familiar, se possível, neste período é importante, dado o vínculo afetivo da criança com este adulto. Ele exerce o papel de mediador entre a criança e o novo ambiente, sendo o elo no estabelecimento de novos relacionamentos com o professor e com as outras crianças.
Inserindo as crianças no grupo e na Escola através da ludicidade: Escondeu, achou.
Tem como objetivos:
- Estimular a memória (princípio de distinção do “eu” e o “não eu”);
- Estimular a percepção visual;
- Estimular a percepção auditiva; e
- Brincar do jogo do escondido-mostrado.
1º momento: 1º dia – Recepcione as crianças e as famílias na sala de aula no início do período. Para realizar esta atividade, coloque as crianças e as famílias em um espaço aconchegante (sobre colchonetes ou almofadas, por exemplo) e distribua pedaços de panos transparentes, como tule ou seda, para as famílias. Conduza a brincadeira de mostrar o rosto e encobri-lo com o pano. O pai, a mãe ou referência familiar esconde seu rosto para a criança descobri-lo, repetindo, por algumas vezes, a ação para, depois, inverter a brincadeira, dando o pano para as crianças repetirem a atividade com os pais. À medida que a brincadeira avança, os familiares devem repetir frases como: - O papai (mamãe ou referência familiar) está atrás do pano, mas ainda dá para ver. E, tirando o pano, consigo ver melhor! A frase deve ser repetida também quando for a vez de as crianças se esconderem.
Acesso em 10/05/2012
2º momento: Recepcione as crianças e as famílias na sala de aula no início do período. Para realizar esta atividade, coloque as crianças e suas famílias sentadas em frente ao espelho e distribua novamente os panos. As crianças e as famílias irão brincar frente ao espelho com a própria imagem. Irão cobrir e descobrir o rosto, prestando atenção na percepção do “eu”; qual a imagem que aparece e desaparece no espelho. Repita a brincadeira por várias vezes, levando-se em consideração que ela deverá ser divertida e aprazível.
Acesso em 10/05/2012
3º momento: Recepcione as crianças e suas famílias na sala de aula e no início do período. Para esta atividade, pendure várias tiras largas de panos opacos no teto da sala. A brincadeira do escondido/mostrado se repete, mas só que, desta vez, a imagem dos pais se esconde por completo para a criança e vice-versa. O professor deve ir falando para criança que os pais vão embora, vão para o trabalho, mas eles voltam, eles sempre voltam. Repita a brincadeira por várias vezes até perceber que os objetivos foram alcançados.
Acesso em 10/05/2012
Aula do portal:
Vamos aproximar as crianças por intermédio de interaçãoes divertidas? Portal do professor
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41443
Dança - Maracatu e Parangolé - Dança com tecidos (fotos)
http://www.grupo2ndi.blogspot.com.br/
Vamos ver meu boi dançar - brincadeira de esconder e achar
Avaliar se as famílias e crianças se divertiram com as atividades;
Avaliar se as crianças atenderam as ordens simples; se tiveram sua memória aguçada; se sua percepção auditiva foi estimulada; se perceberam os princípios da distinção do “eu” e dos familiares; se perceberam a lógica de que os pais desaparecem, mas voltam.
Avaliar o planejamento proposto, se os objetivos traçados foram atingidos, como foi a participação do professor, as mediações necessárias com cada família e cada criança em particular.
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