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Tecelagens, bordados e rendas na arte contemporânea

 

21/08/2012

Autor y Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Reconhecer as diferenças entre tecelagem, bordado e renda

·         Pesquisar e listar a utilização dessas técnicas artesanais no cotidiano

·         Conhecer de que maneira essas técnicas artesanais foram reabilitadas por artistas na arte contemporânea

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há

Estratégias e recursos da aula

1a aula

Inicie a aula apresentando um exemplar de tecelagem, de bordado e de renda para que o grupo veja e perceba os efeitos visuais que cada técnica produz. Se não conseguir esses exemplares, utilize as imagens abaixo sugeridas:

Tecelagem: É uma das formas de artesanato mais antigo, ainda presente em nossa sociedade. Consiste no entrelaçamento de fios formando uma trama/tecido. O processo de tecelagem se resume em: (1.) abertura da cala; (2.) inserção da trama; (3.) batida do pente.

tecelagem http://www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/Tecelagem_hunikuin.JPG

 

Bordado: É a técnica de inserir, a mão, elementos gráficos com o auxílio de agulhas e fios variados sobre um tecido. É uma herança portuguesa bastante explorada ainda hoje.

bordado1  http://babeldasartes.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/02/chao-bordado-expo-540x405.jpg

 

bordado2 http://3.bp.blogspot.com/_XpC1eMevurc/TRsgUxVCmjI/AAAAAAAAAmQ/sBfL0rQNpr8/s1600/6.5-Bordado-Madeiragr.jpg

 

Renda: É um tecido formado pelo entrelaçamento de fios que criam uma malha transparente, fina e aberta. É bastante aplicada em vestidos. Os dois principais tipos de renda são: renda de bilro e renda de agulha.

 

renda  http://2.bp.blogspot.com/-d_G5z2F7U1U/TdUqX45I9kI/AAAAAAAAD2o/sK2j17zGx4U/s1600/1974018.jpg

 

Explique que cada uma dessas práticas artesanais possui técnicas variadas e, por vezes, complexas de produção. Especule se na turma tem alguém que produz ou conhece pessoas que realizam trabalhos com as técnicas mencionadas. Estimule a turma a participar dessa conversa introdutória para que o grupo perceba que as técnicas artesanais podem estar muito próximas do cotidiano de alguns estudantes e até mesmo, fazer parte das atividades culturais da região onde vivem.

Apresente o vídeo indicado abaixo que mostra uma parcela do processo de tecer utilizando um tear artesanal: http://www.youtube.com/watch?v=wyUuDgdBCWw&feature=relmfu

Se na sua região tiver algum artesão/artesã que possa fazer uma demonstração ao vivo, essa experiência para o alunado é muito boa, pois o contato pessoal motiva ainda mais a curiosidade e a aprendizagem. O grupo também pode fazer perguntas e tirar dúvidas diretamente com quem está na produção artesanal. Caso não tenha alguém que possa conversar diretamente com o grupo, após o vídeo e esse primeiro contato com as técnicas artesanais, é momento de provocar a turma a reconhecer se essas produções estão presentes no cotidiano e de que maneira elas fazem parte de nossas vidas.

Essa listagem pode ser feita coletivamente, onde cada aluno/a poderá sugerir objetos e acessórios que utilizam a tecelagem, o bordado e a renda como elemento de uso cotidiano. É possível que apareçam: capas de almofadas, vestidos de noiva, vestidos de festa, tapetes, toalhas de mesa, colchas, cintos, bolsas, sandálias, cortinas, bordas para toalhas e panos-de-prato, etc. Conforme o alunado for citando exemplos, escreva na lousa e peça que todos anotem os exemplos.

2a aula

Proponha uma visita no site da artesã Érika Senra (1967-Juiz de Fora-MG): http://erikasenra.blogspot.com.br/

Chame atenção do grupo para os produtos de moda criados pela artesã. Seu trabalho de tear tem um toque inovador e atual, ao mesmo tempo em que mantém a tradição de séculos em sua manufatura. Ou seja, reúne o passado e o presente, a tradição e a inovação, gerando renda e beleza.

Em seguida mostre algumas imagens da produção da artista Sheila Hicks (1934- Nebrasca- USA), que é uma das artistas que fará parte da 30ª Bienal de São Paulo (2012):

obra de arte Hilcks  http://1.bp.blogspot.com/-5W50xN-mD4Y/T6aOWGk7kCI/AAAAAAAAPQg/ilpVCLAugjQ/s1600/hicks2.jpg

 

Sheila e seu trabalho  http://1.bp.blogspot.com/-6w4S-2P9hIk/TyQU6vVvA-I/AAAAAAAAAT4/C9t9rX4xFEI/s1600/Sheila-Hicks-Dance.jpg (observe a artista Sheila ao fundo na fotografia, isso nos permite perceber a dimensão dessa obra)

 

hilks2 http://3.bp.blogspot.com/_zQwJWTYAaWY/TRkM25AkaxI/AAAAAAAAAno/Y76PqsYSlps/s1600/picDrainiiiopeniiiclosed-704204.jpg

 

Ou proponha uma visita nos sites abaixo, acessando várias obras da artista:

http://www.icaphila.org/exhibitions/hicks.php

http://arteseanp.blogspot.com.br/2012/05/sheila-hicks-arte-textil.html

 

Em seguida, lance as perguntas e peça que o alunado as responda numa folha:

 

1.    Qual a relação da produção de Hicks com o artesanato?

2.    Qual a diferença entre o que Sheila Hilcks produz e Érika Senra?

3.    Qual é a importância da produção de ambas?

 

3a aula

Após o tempo dado para que a turma tente responder as questões lançadas na aula anterior, proponha um espaço de debate. Faça uma roda e retome as perguntas, uma a uma, e permita que o alunado exponha suas ideias e percepções acerca do que foi estudado e apresentado durante as aulas.

Motive o grupo a opinar e esclareça que a artista e artesã são produtoras culturais e que o trabalho de ambas pode se estender da tradição aos processos mais inovadores de criação. Que tanto a arte como o artesanato podem renovar nossos modos de ver as coisas e, através da criação, redimensionar materiais, formas, cores e os modos de apresentação. No caso, o que diferencia a produção de Hilcks e Senra, além das dimensões, é que Senra tem interesse em criar produtos para a moda com finalidade utilitária enquanto Hilcks se interessa pela construção de composições poéticas inusitadas utilizando tecidos, fios e outros materiais com finalidade de provocar o imaginário do/a espectador/a.

Sheila Hilcks, assim como outras artistas, a citar as brasileiras Rosana Paulino, Rosana Palazyan, Beth Moysés, Leda Catunda, são artistas contemporâneas que se interessam pelas práticas artesanais antigas e as traduzem em proposições artísticas. Essa proposta de trazer para o universo das poéticas visuais tais práticas teve seu início por volta dos anos 60 (séc. XX) como tentativa de romper as fronteiras entre artesanato e arte, como processo de apropriação dos elementos culturais cotidianos, como forma de aproximação entre arte e vida e reabilitação de práticas consideradas “menores” e “femininas”.

É importante ressaltar que a arte contemporânea vem cumprindo esse papel social de desestabilizar e promover desmanche de paradigmas convencionais que afetam o entendimento sobre “o que é arte” e “quem é o/a artista”.

Peça ao grupo que pesquise mais sobre outros nomes da arte contemporânea que utilizam a tecelagem, o bordado e a renda utilizando a internet para visualizar imagens de proposições e dados sobre artistas que trabalham nessa linha. Peça que façam anotações desses nomes e dados curiosos sobre os mesmos.

Recursos Complementares
Avaliação

A participação é tópico importante para a avaliação dessas aulas, especialmente no momento da discussão sobre as três perguntas lançadas. Recolha também as folhas com as respostas e faça uma correção criteriosa. A partir das respostas considere: “satisfatória” ou “precisa desenvolver”. Não utilize conceitos fechados como “certo” e “errado”, pois mesmo tendo recebido várias informações anteriores, é comum o alunado sentir dificuldade no momento de escrever sobre a produção artística contemporânea. As respostas servirão de parâmetro para avançar ou reforçar, em outras aulas, mais questões sobre a arte contemporânea. Verifique também se o grupo fez as anotações pedidas durante a aula e se listaram os nomes de artistas que trabalham com tecelagem, bordado ou renda na arte contemporânea.

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