31/07/2012
Danilo Araújo Marques; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
- Compreender os principais mecanismos de reestruturação da URSS tomados pelos líderes soviéticos que subiram ao poder após a morte de Josef Stálin.
- Refletir sobre a tentativa de uma reconciliação com os “verdadeiros ideais bolcheviques”, buscando, sobretudo, contrapor-se ao período stalinista.
- Dar enfoque nas principais medidas reformistas que se estenderam entre as administrações dos líderes Nikita Kruschev e Mikhail Gorbachev.
- Pensar em como tais tentativas de reforma e reconciliação acabaram por ajudar no declínio do bloco soviético.
- Revolução Russa de 1917.
- Regime político de Josef Stálin e stalinismo.
- Regimes de Nikita Kruschev, Leonid Brejnev e Mikhail Gorbachev.
- Plano Marshall.
- Guerra Fria.
AULA 1
Introdução
Como é de se esperar que as temáticas da Revolução Russa, dos ideais bolcheviques e do chamado stalinismo já tenham sido trabalhadas em sala de aula com os alunos, esta aula já terá início na subida de Nikita Kruschev ao mais alto cargo de primeiro-secretário do Partido Comunista da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). O período Kruschev, que se estende de 1953 a 1964, não por acaso, ficou conhecido como o “Período do degelo”, pois, foi a partir de sua administração, que se iniciaram algumas reformas básicas na política e na economia do bloco, com o intuito de exorcizar o “fantasma stalinista” e seus costumes que permeavam os setores políticos e sociais da URSS de então.
Imagem de Nikita Kruschev. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Nikita_Khruchchev_Colour.jpg
Feita esta breve introdução, o professor deverá focar-se em três das principais reformas propostas por Kruschev ao governo da URSS, a saber:
1ª. Frouxidão do controle sob a área socialista: COMECON mais dinamizado.
Aqui, primeiramente, o professor deverá esclarecer aos alunos o que é o COMECON, ou seja, o Council for Mutual Economic Assistanceou Conselho para Assistência Econômica Mútua, que fora fundado em 1949 com o objetivo de integrar e alinhar economicamente as nações do Leste Europeu, em resposta ao Plano Marshall proposto pelos Estados Unidos da América à reestruturação econômica da Europa Ocidental pós-Segunda Grande Guerra. Após isso, deverá explicar aos alunos que Kruschev propôs uma maior independência e mobilidade econômica aos países integrantes do COMECON (União Soviética, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Polônia, Bulgária, Hungria e Romênia)com relação ao centro político-administrativo da URSS presente na Rússia.
2ª. Nova política de relações internacionais com o bloco capitalista (EUA).
O professor deverá explicar que Nikita Kruschev havia sido um dos principais mentores da coexistência pacífica entre a URSS e os EUA, fato que foi decisivo na chamada Crise dos Mísseis. Preparando os alunos para suas atividades, o professor deverá mostrar a eles a seguinte imagem de capa da revista Veja:
Capa da Veja (outubro de 1962) sobre a Crise dos Mísseis. Disponível em: http://veja.abril.com.br/historia/crise-dos-misseis/especial-capa-eua-urss.shtml
3ª. Processo de desestalinização e do mito criado em torno do antigo líder Josef Stálin.
Aqui, o professor deverá fazer uma breve introdução sobre em que consistiram as denúncias feitas por Kruschev às limitações à liberdade impostas pelo regime de Stálin e o culto à sua personalidade.
Desenvolvimento da aula
Feitas tais breves introduções das três reformas propostas por Nikita Kruschev e pontuadas para a presente aula, o professor deverá dividir a sala em três grupos, de maneira que cada grupo ficará responsável por uma questão referente a cada um daqueles tópicos abordados. Considerando que o professor já tenha ministrado uma aula sobre o regime de Josef Stálin, as questões para os grupos são as relacionadas abaixo.
- Atividade do Grupo 1
Discorrer sobre a dita “frouxidão” do controle econômico sobre o COMECON e sua diferença em relação ao regime stalinista. As reflexões poderão tomar como referência os seguintes links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nikita_Khrushchov
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1340-10520-,00.html
http://educacao.uol.com.br/biografias/nikita-kruschev.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conselho_para_Assist%C3%AAncia_Econ%C3%B4mica_M%C3%BAtua
http://jcps1969.blogspot.com.br/2012/04/formacao-do-comecon.html
http://geografiaoseualcance.blogspot.com.br/2011/05/comecom.html
- Atividade do Grupo 2
Discorrer sobre a nova política de relações internacionais com os Estados Unidos da América, relacioná-lo ao conceito político de détente e enfatizar sua importância na chamada Crise dos Mísseis de Cuba. As reflexões poderão tomar como referência os seguintes links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nikita_Khrushchov
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1340-10520-,00.html
http://educacao.uol.com.br/biografias/nikita-kruschev.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9tente
http://pt.wikipedia.org/wiki/Crise_dos_m%C3%ADsseis_de_Cuba
http://www.brasilescola.com/historiag/crise-dos-misseis.htm
http://www.infoescola.com/historia/crise-dos-misseis-de-1962/
- Atividade do Grupo 3
Discorrer sobre o processo de desestalinização da URSS e a sua ligação com as denúncias feitas no XX Congresso do Partido Comunista da URSS. As reflexões poderão tomar como referência os seguintes links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nikita_Khrushchov
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1340-10520-,00.html
http://educacao.uol.com.br/biografias/nikita-kruschev.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Desestaliniza%C3%A7%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Discurso_secreto
http://www.marxists.org/portugues/mikoian/1956/02/discurso.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/XX_Congresso_do_Partido_Comunista_da_Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9tica
http://port.pravda.ru/cplp/portugal/13-11-2006/13808-carlosbrito-0/
Os alunos deverão preparar uma apresentação que deverá ser feita ao final da aula. Deverão, ainda, elaborar um trabalho escrito que será entregue ao professor na aula seguinte.
AULA 2
Introdução
Após receber os trabalhos escritos, o professor deverá introduzir algumas características do regime seguinte ao de Nikita Kruschev, a saber, o de Leonid Brejnev, que durou de 1964 até o ano de sua morte, em 1982. Brejnev chegou ao poder por meio de um golpe conservador dado a partir do voto de deposição de Kruschev do Partido, em 1964. Tal golpe visava à estabilidade e à eficácia diante da instabilidade proposta pelo “revisionismo” do período anterior. Partindo da ala conservadora do Partido Comunista, Leonid Brejnev propôs algumas mudanças às reformas propostas por Kruschev, com o intuito de restaurar algumas práticas da URSS stalinista. Brejnev morreu em 1982 e foi sucedido por Iúri Andropov, que morreu em 1984, e Konstantin Tchernenko, morto em 1985.
Imagem de Leonid Brejnev. Disponível em: http://www.algosobre.com.br/biografias/leonid-brejnev.html
O professor deverá centrar-se em duas das principais reformas propostas por Leonid Brejnev, a saber:
1ª. Recentralização e reunificação do Partido: neo-stalinismo.
O professor deverá introduzir brevemente a conhecida Doutrina da Soberania limitada ou Doutrina Brejnev, a qual retoma o caráter expansionista, o culto à personalidade e a burocracia estatal do stalinismo.
2ª. Manutenção do programa de relações pacíficas com os Estados Unidos da América proposto por Kruschev.
O professor deverá mostrar que, com Brejnev, houve uma maior aproximação das relações entre a URSS e os países do bloco capitalista, entre as administrações norte-americanas de Richard Nixon, Gerald Ford e Jimmy Carter, a ponto de haver cooperação científica e espacial entre os EUA e a URSS.
Desenvolvimento da aula
Feitas tais breves introduções das duas características do regime de Leonid Bejnev, o professor deverá dividir a sala em dois grupos (misturando as formações anteriores), de maneira que cada grupo fique responsável por uma questão referente a cada um daqueles tópicos abordados. Considerando que o professor já tenha ministrado uma aula sobre o regime de Josef Stálin, as questões para os grupos são as dispostas abaixo.
- Atividade do Grupo 1
Discorrer sobre a retomada de alguns dos princípios stalinistas na chamada Doutrina Brejnev. As reflexões poderão tomar como referência os seguintes links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonid_Brejnev
http://www.algosobre.com.br/biografias/leonid-brejnev.html
http://noticias.uol.com.br/licaodecasa/materias_klick/biografia/0,5387,194-biografia-9,00.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_da_Soberania_Limitada
http://farolpolitico.blogspot.com.br/2007/02/brejnevismo.html
- Atividade do Grupo 2
Discorrer sobre a continuação da política de paz com os países do bloco capitalista, as Conversações sobre Limites para Armas Estratégicas ou SALT I e II (Strategic Arms Limitation Talks) e o conceito político de détente. As reflexões poderão tomar como referência os seguintes links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonid_Brejnev
http://www.algosobre.com.br/biografias/leonid-brejnev.html
http://noticias.uol.com.br/licaodecasa/materias_klick/biografia/0,5387,194-biografia-9,00.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/SALT
http://profmatheus.blogspot.com.br/2008/11/rssia-e-paz-mundial-v.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9tente
Os alunos deverão preparar uma apresentação que deverá ser feita ao final da aula. Deverão, ainda, fazer um trabalho escrito que será entregue ao professor na aula seguinte.
Aula 3
Introdução
Após receber os trabalhos escritos, o professor deverá introduzir algumas características do regime seguinte ao de Brejnev, Andropov e Tcherneko, a saber, o de Mikhail Gorbachev, que durou de 1985 até o ano de sua renúncia ao cargo de presidente da URSS, em 1992. Em sua eleição, Gorbachev representou a renovação do alto cargo de poder no Partido Comunista, bem como a necessidade de mudança e adaptações às profundas mutações sociais, a superação da estagnação e o ingresso na aceleração. O regime de Gorbachev corresponde aos últimos anos de coesão política do bloco soviético. Seu regime foi marcado pelas reformas mais drásticas enfrentadas pela URSS, as quais acabaram por levá-la ao seu colapso.
Imagem de Mikhail Gorbachev. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mikhail_Gorbachev_1987.jpg
O professor deverá enfatizar as duas principais e mais conhecidas reformas propostas por Leonid Brejnev, a saber:
1ª. A reestruturação econômica da URSS a partir da política da Perestroika, que significa reconstrução.
O professor deverá introduzir alguns aspectos dessa reconstrução econômica e seu impacto na realidade soviética. Deverá, ainda, fazer notar que as propostas da Perestroika extrapolavam o campo da economia, ao fazer duras críticas ao tradicional centralismo estatal e ao impor a perspectiva de um socialismo renovado.
2ª. A ação da transparência política e do direito à informação por meio da reforma proposta pela Glasnost (transparência).
Aqui, o professor irá brevemente observar que Gorbachev, além de criticar os ditos “segredos de Estado”, propunha uma maior liberdade política aos cidadãos e o direito à informação aos mesmos.
Desenvolvimento da aula
Feitas as breves introduções destas duas grandes reformas propostas por Mikhail Gorbachev, o professor deverá dividir a sala em dois grupos (misturando as formações anteriores), de maneira que cada grupo ficará responsável por uma questão referente a cada um daqueles tópicos abordados.
- Atividade do Grupo 1
Discorrer sobre a proposta central da Perestroika e o seu impacto na realidade soviética, articulando-a à proposta da Glasnost e o conceito político de détente. As reflexões poderão tomar como referência os seguintes links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mikhail_Gorbachev
http://www.algosobre.com.br/biografias/mikhail-gorbatchov-mikhail-gorbachev.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Perestroika
http://resumos.netsaber.com.br/ver_resumo_c_2385.html
http://pt.shvoong.com/books/206698-perestroika/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Glasnost
http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9tente
- Atividade do Grupo 2
Discorrer sobre a proposta central da Perestroika e a sua articulação com as agitações nacionalistas e as diversas denúncias de corrupção dos altos cargos políticos que levaram à desintegração da URSS. As reflexões poderão tomar como referência os seguintes links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mikhail_Gorbachev
http://www.algosobre.com.br/biografias/mikhail-gorbatchov-mikhail-gorbachev.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Glasnost
http://www.cienciashumanas.com.br/resumo_artigo_5623/artigo_sobre_glasnost_e_perestroika
http://www.desconversa.com.br/geografia/tag/glasnost-perestroika/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Colapso_da_Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9tica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Colapso_econ%C3%B4mico_da_Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9tica
Os alunos deverão preparar uma apresentação que deverá ser feita ao final da aula. Deverão, ainda, elaborar um trabalho escrito que será entregue ao professor na aula seguinte.
Aula 4
Após receber os trabalhos escritos, o professor deverá concluir a temática proposta para esta aula, fazendo um apanhado geral de tudo o que foi discutido em sala de aula e lançando luz sobre a desintegração do bloco soviético diante da onda de emancipação dos vários países que o compunham entre 1990 e 1991 e a renúncia de Mikhail Gorbachev do cargo de presidente da URSS. Como parte da conclusão, deverá ainda notar que a proposta deste tema foi mostrar como, de uma maneira ou de outra, os regimes subsequentes ao regime de Josef Stálin foram marcados pelo conceito político de Détente e, a partir das reformas propostas para a revitalização dos ideais comunistas, distanciaram-se de alguns dos princípios stalinistas e aproximaram-se, cada vez mais, da democratização dos países componentes da URSS, com especial ênfase sobre a Rússia.
O professor deverá reproduzir para os alunos o seguinte noticiário plantão dado no mesmo dia da renúncia de Mikhail Gorbachev, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1XY7qWbdXe0
Feito isso, por fim, o professor deverá dividir a sala em dois grupos (misturando as formações anteriores), os quais deverão articular as tópicas trabalhadas em sala de aula com o colapso da URSS. Com base no que foi estudado, quais seriam as causas do fim da União Soviética? Como essas causas se articulam?
As reflexões poderão tomar como referência os seguintes links:
http://www.brasilescola.com/historiag/urss.htm
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/o-fim-da-uniao-sovietica.html
http://www.slideshare.net/mateussilva/a-desintegrao-da-urss
http://www.algosobre.com.br/historia/fim-da-urss-o.html
http://www.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/urss_crise_russa.aspx
- Links de apoio aos alunos:
http://www.dialetico.com/historia/historia_69.pdf
http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2011/12/o-colapso-da-uniao-sovietica-e-o.html
- Vídeos de apoio aos alunos:
http://www.youtube.com/watch?v=lmd4rSRfGKI
http://www.youtube.com/watch?v=hKoNqaacA8s
- Livros para auxílio do professor:
CASTELLS, Manuel. O Fim do Milénio. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
FURET, François. O passado de uma ilusão: ensaios sobre a ideia comunista no século XX. São Paulo: Ed. Siciliano, 1995.
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O breve século XX: 1914 – 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
REIS FILHO, Daniel Aarão. Uma revolução perdida: a história do socialismo soviético. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1997.
A avaliação será realizada em todas as etapas do aprendizado.
Durante o trabalho em grupo, os alunos serão avaliados segundo a sua capacidade de realizar tarefas coletivas como a interação e o diálogo, o respeito aos diferentes pontos de vista e o consenso entre opiniões divergentes.
As apresentações e os trabalhos escritos deverão ser avaliados, levando-se em consideração a autonomia dos alunos em se tratando da capacidade de transmissão coerente e consistente de suas opiniões, bem como da pertinência ao assunto estudado.
As apresentações serão um meio de se avaliar a capacidade dos alunos para a organização e transmissão, de forma concatenada, do aprendizado adquirido durante as atividades.
O trabalho final, relativo à articulação dos assuntos estudados com o fim da URSS, deverá ser avaliado em sua consistência e coerência.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!