Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Projeto Abril Literário: "Os três porquinhos."

 

11/07/2012

Autor y Coautor(es)
ELAINE CRISTINA BELINI DA SILVA
imagem do usuário

GUARULHOS - SP Prefeitura de Guarulhos

Edlaine Carvalho da Silva, Neusa Gomes de Melo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como produto histórico-cultural
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como apreciação
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O projeto tem como base o clássico infantil “Os Três Porquinhos” , a partir dele pode-se:

- Apresentar ao educando o mundo da fantasia e do faz-de-conta;

- Despertar o gosto, o hábito e o prazer pela leitura;

- Aproximá-los de diversas manifestações culturais;  

- Conhecer diferentes formas de linguagens textuais (escrita, oral, teatro, música...),

- Mostrar que através da leitura pode-se viajar e conhecer diferentes lugares;

- Passar à criança diversos conceitos com: ética, moral, respeito ao próximo, ao diferente, entre outros.

Duração das atividades
Uma semana. ( De acordo com a realização das atividades, poderá haver uma flexibilidade e esse tempo pode ser estendido.)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nã há necessidades de conhecimentos prévio.

Estratégias e recursos da aula

1º momento:

Preparar o ambiente: Fazer uma roda de conversa e apresentar a história para as crianças. Aguce a curiosidade delas para que todos possam ter vontade de viajar na história, no mundo do faz de conta, e assim fazer com que todos sejam protagonistas da mesma.

Comece então a despertar a vontade de ouvir a história. Ex: Conheço uma história que fala de três porquinhos que resolveram morar sozinhos, mas em seu caminho apareceu um lobo muito mal. Vocês querem ouvir?

 

 Roda

 "Imagem do próprio autor"
(Roda de conversa para apresentação da história)

 

 

2º momento:

Contando a história: Em uma roda contar a história dos Três Porquinhos utilizando-se de livros e dedoches. Em seguida deixar as crianças manusearem o(s) livro(s) e os dedoches, para que possam reconhecer os personagens, e proponha que recontem a história.

 

 Contando         Contando  
"Imagens do própirio autor"
(Roda de história com dedoches)

 Contando       Contando

"Imagens do próprio autor"
(Manuseio de livros e dedoches/ reconto da história)

 

 

3º momento:

Teatro de Fantoches: Organizar a sala deixando um ambiente agradável e prazeroso, para que as crianças possam apreciar a obra literária através de um teatro contado pela professora. Durante a apresentação, faça uma interação entre os personagens e as crianças. Os personagens da história podem chamar pelo nome das crianças e fazer algumas perguntas. Ex: O lobo pode perguntar as crianças se ele assopra a casa ou não, se ele entra pela chaminé ou não; o porquinho pode perguntar as crianças se eles estão vendo o lobo ao redor, e para que lado o lobo foi. Também pode pedir às crianças que ajudem o lobo assoprar a casa. Essa interação é muito importante na construção do saber, e desperta nas crianças curiosidade, confiança e autoestima por fazerem parte da história.

 

teatro               teatro                 teatro

"Imagens do próprio autor"
(Teatro de fantoches)

 

4º momento:

Vídeo: Neste momento as crianças podem estar cansadas de tanto ouvirem falar na história. Portanto pergunte a eles se desejam assistir ao vídeo, ou se preferem fazer outra atividade. Exponha quais são as atividades para que possam fazer a escolha. Se escolherem assistir, passe um vídeo curto para que não fique tão cansativo. Se escolherem fazer outra atividade, pule para o 5º momento.

A seguir o link de um vídeo dos três porquinhos bem divertido.

http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k

 

5º momento:

Arte e Pintura: "Os porquinhos": Com antecedência, converse com os pais para expor o projeto que será realizado, e peça para mandarem 3 garrafas pet (tipo caçulinha) por criança, para que possam confeccionar porquinhos.

Divida os alunos em grupos pequenos, disponibilize tinta cor de rosa (acrílica) sobre as mesas, e peça para as crianças pintarem todo o entorno da garrafinha. A finalização (orelhas, olhinhos, patas e rabinho) fica por conta do professor. Obs: Se a aula for realizada com crianças maiores, pode deixar essa finalização por conta deles também.

 

 porquinhos       Porquinhos        Porquinhos

"Imagens do próprio autor"
(Pintura em garrafas pet para construção de porquinhos)

 

6º momento:

Arte e Pintura: "A maquete:" Com a turma separada em pequenos grupos, vamos começar a construção de uma maquete da história.

Peça para um grupo pintarem em uma placa de isopor, uma área verde que será a floresta, e uma área azul que será um rio que passará pelo meio da floresta.  

Em caixas de leite cortadas ao meio e previamente encapadas pelo professor, (Obs: Se a aula for realizada com crianças maiores, eles podem encapar as caixas), peça para outro grupo fazerem colagens com recortes de papel em uma caixa, palha (pode ser grama seca) em uma segunda caixa, e palitos de sorvete em uma terceira caixa, para a confecção das casinhas dos porquinhos que irá compor a maquete.

Ao redor da placa de isopor, limitando a floresta, colocam-se árvores que foram pintadas por todas as crianças. Os personagens da história que irá compor a maquete, também deverão ser pintados pelas crianças.

 

maquete          maquet

"Imagens do próprio autor"
(Pintura em isopor para construção da maquete)

 

Maquete        Maquete       Maquete

"Imagens do próprio autor"
(Colagens em caixas de leite para construção das casinhas dos trrês porquinhos)

 

 

7º momento:

Exposição: Após a realização do projeto, expor no corredor da escola, e convidar toda a comunidade para que possam apreciar o trabalho das crianças. Na exposição deverá conter fotos das crianças tiradas durante a realização das atividades, para que todos posasm ver o registro feito pelo professor e apreciar o trabalho das crianças.

 

Exposição    exposição    exposição

 exposição    exposição    exposição

exposição

"Imagens do próprio autor"
(Exposição Literária das atividades produzidas pelas crianças)

 

 

   

Recursos Complementares

- Fantoches;

- Livros;

- Cola;

-Tintas;

- Garrafas pet;

- Vídeo;

- Máquina fotográfica;

- Colchonetes;

- Pincéis;

- Papéis variados;

- DVD "Os três porquinhos" - Produtora Vídeo brinquedo;

- DVD "Os três porquinhos"- Coleção Clássicos de Encantar- 2010;

- Vídeo em libras dos três porquinhos, http://www.youtube.com/watch?v=iRkZrz1N3Yg 

- Livro para Ler no Escuro "Os três porquinhos"- Editora Bicho Esperto;

- Coleção Itaú de Livros Infantis: "Os três porquinhos"- Equipe Girassol;

- Blog "De Olho No Futuro Através da Educação" http://deolhonofuturoatividades.blogspot.com.br/2012/04/projeto-tres-porquinhos.html;

- Blog da "Professora Janaína Spolidorio" http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/2010/11/09/os-tres-porquinhos/

Avaliação

A avaliação será durante a realização das atividades, através da observação diária, (criatividade, participação, interesse e relacionamento com os colegas), através de registros escritos e fotográficos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 16 calificaciones

  • Cinco estrelas 10/16 - 62,5%
  • Quatro estrelas 5/16 - 31,25%
  • Três estrelas 1/16 - 6,25%
  • Duas estrelas 0/16 - 0%
  • Uma estrela 0/16 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Dharlene, Prefeitura Municipal de araucaria , Paraná - dijo:
    dharlene_costa@hotmail.com

    11/05/2014

    Quatro estrelas

    Adorei o projeto, estava procurando material para fazer o mesmo planejamento e com uma turminha da mesma idade. Vendo o trabalho realizado, tive certeza que o que eu tinha idealizado estava certo!!


  • Suely, Escola municipal , Paraná - dijo:
    suelyprandieugenio@gmail.com

    22/03/2014

    Cinco estrelas

    Achei maravilhoso o trabalho.


  • Cileida de Souza Duarte, E E São Sebastião Tv: Quicé , Minas Gerais - dijo:
    cileidaduarte@hotmail.com

    02/10/2013

    Cinco estrelas

    Achei o trabalho excelente, estou trabalhando com minha turma de primeiro ano de alfabetização. O trabalho esta sendo muito produtivo pois temos um leque de materiais para ser explorado. E como já trabalho o projeto Embornal Literário, ele só vem somar , aos meus objetivos.


  • patricia pires da silva ferreira, EMEB PROF MARIA DO CARMO MAGALHAES , Espírito Santo - dijo:
    pirespatricia0@gmail.com

    07/04/2013

    Cinco estrelas

    muito bom mesmo,adorei tentarei utilizar no meu maternal


  • Elinéia, Jardim Escola Casinha Feliz , Rio de Janeiro - dijo:
    neiaewagner@gmail.com

    03/01/2013

    Quatro estrelas

    uma aula prática muito boa e muito dinâmica


  • Roseli Dias Góes, EPG Helena Antipoff , São Paulo - dijo:
    rosedgoes@gmail.com

    12/10/2012

    Cinco estrelas

    Meninas...vejam como esse mundo é pequeno. Trabalhamos juntas e, só agora através do curso de Tecologia Assistiva, que também fazemos juntas, é que pude contemplar o trabalho de vcs. Simplesmente maravilhoso! Desenvolvemos muitos trabalhos ricos e não compartilhamos com os demais colegas. Parabéns pela iniciativa, precisamos fazer isso sempre. Divulgar o nosso trabalho com os pequenos. Bjs


  • jussara justino, Escola de Educação Infantil Primeiro Estágio , São Paulo - dijo:
    jussara-justino@bol.com.br

    29/09/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a aula,explicação muito bem elaborada,irei fazer um projeto para a feira cultural,com certeza aproveitarei algumas ideias,com meus lindos alunos que adoram a história. agradeço as dicas.


  • Rosangela Aparecida Dos Santos Morais, Instituto de Educação Superior de Brasília - Iesb , Distrito Federal - dijo:
    rosangelamorais123@hotmail.com

    17/08/2012

    Três estrelas

    Amei!Quando vi essa aula com crianças tão pequenas e são capazes de desenvolver atividades tão lindas.Parabens professora!!! Isso tambem incentiva muito.


  • daniela cristina, EPG Martins Pena , São Paulo - dijo:
    danielacvsilva@hotmail.com

    29/07/2012

    Cinco estrelas

    Nossa, fiquei realmente impressionada com o tamanho das crianças para desenvolver este projeto. Parabéns as profas pelo sua criatividade e profisssionalismo. Também trabalho com alunos do B II e tentarei aplicar esta atividade em minha sala.


  • Ana Regina, Prefeitura de Guarulhos , São Paulo - dijo:
    prof.ana.regina.a@live.com

    26/07/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula. Até eu tive vontade de estar em sala de aula p/ poder participar desses momentos tão especiais. Qto ao nosso curso Navegando pelo Portal, fico feliz em saber que a sementinha plantada com tanto carinho, deu frutos tão maravilhosos. Obrigada. Bjks,


  • lidiane, educandário pequeno aprendiz , Ceará - dijo:
    lidianelima75@gmail.com

    24/07/2012

    Quatro estrelas

    Que aula encantadora, pois faz com que as crianças viagem no mundo da imaginação parabéns.


  • Denise Ferreira Marques Carneiro Simões, JOSE DIOGO BASTOS CENTRO ATENCAO INTEGRAL A CRIANCA EMEIEF , São Paulo - dijo:
    denise.fmcsimoes@itelefonica.com.br

    24/07/2012

    Cinco estrelas

    A professora esta de parabéns, pois explorou bem a história de um clássico, levando seus alunos a se interassarem e produzirem expontaneamente.


  • Eliane, Edilson Brasil Soarez , Ceará - dijo:
    brito.mariaeliane@yahoo.com.br

    20/07/2012

    Cinco estrelas

    Que aulamaravilhosa! Isto tudo significa encanto e dedicação pela educação infantil, pois nem todos os professores de educação infantil possibilitam às crianças esses momentos e criatividade e imaginação. Parabéns!


  • maria cecilia castanho przybylski, NTE - SANTOS , São Paulo - dijo:
    mariaceciliacastanho@hotmail.com

    18/07/2012

    Quatro estrelas

    bonito trabalho desenvolvido na educação infantil,desde cedo aprendendo a reciclar.


  • ELAINE SANTOS FERREIRA LESCANO, - BRAGUINHA - EPG , São Paulo - dijo:
    nanimoriah@gmail.com

    12/07/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo trabalho rico e muito bem elaborado.


  • Luciana Alves Lima , U.E.B TOM E JERRY ANEXO , Maranhão - dijo:
    luciana_alves31@yahoo.com.br

    11/07/2012

    Quatro estrelas

    Muito interessante a temática abordada nas diferentes áreas do conhecimento voltados a Educação infantil, à partir da história dos Três Porquinhos. Fiz um trabalho semelhante com a turma do Infantil I, no ano de 2010 e resultado surpreendeu a todos os envolvidos ao final do estudo com Uma excelente apresentação teatral que deixou a turma mais confiante Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido e por desafiar as crianças que mesmo pequenas são capazes de realizar qualquer tarefa.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.