11/07/2012
Edlaine Carvalho da Silva, Neusa Gomes de Melo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como produto histórico-cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como apreciação |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
O projeto tem como base o clássico infantil “Os Três Porquinhos” , a partir dele pode-se:
- Apresentar ao educando o mundo da fantasia e do faz-de-conta;
- Despertar o gosto, o hábito e o prazer pela leitura;
- Aproximá-los de diversas manifestações culturais;
- Conhecer diferentes formas de linguagens textuais (escrita, oral, teatro, música...),
- Mostrar que através da leitura pode-se viajar e conhecer diferentes lugares;
- Passar à criança diversos conceitos com: ética, moral, respeito ao próximo, ao diferente, entre outros.
Nã há necessidades de conhecimentos prévio.
Preparar o ambiente: Fazer uma roda de conversa e apresentar a história para as crianças. Aguce a curiosidade delas para que todos possam ter vontade de viajar na história, no mundo do faz de conta, e assim fazer com que todos sejam protagonistas da mesma.
Comece então a despertar a vontade de ouvir a história. Ex: Conheço uma história que fala de três porquinhos que resolveram morar sozinhos, mas em seu caminho apareceu um lobo muito mal. Vocês querem ouvir?
Contando a história: Em uma roda contar a história dos Três Porquinhos utilizando-se de livros e dedoches. Em seguida deixar as crianças manusearem o(s) livro(s) e os dedoches, para que possam reconhecer os personagens, e proponha que recontem a história.
Teatro de Fantoches: Organizar a sala deixando um ambiente agradável e prazeroso, para que as crianças possam apreciar a obra literária através de um teatro contado pela professora. Durante a apresentação, faça uma interação entre os personagens e as crianças. Os personagens da história podem chamar pelo nome das crianças e fazer algumas perguntas. Ex: O lobo pode perguntar as crianças se ele assopra a casa ou não, se ele entra pela chaminé ou não; o porquinho pode perguntar as crianças se eles estão vendo o lobo ao redor, e para que lado o lobo foi. Também pode pedir às crianças que ajudem o lobo assoprar a casa. Essa interação é muito importante na construção do saber, e desperta nas crianças curiosidade, confiança e autoestima por fazerem parte da história.
Vídeo: Neste momento as crianças podem estar cansadas de tanto ouvirem falar na história. Portanto pergunte a eles se desejam assistir ao vídeo, ou se preferem fazer outra atividade. Exponha quais são as atividades para que possam fazer a escolha. Se escolherem assistir, passe um vídeo curto para que não fique tão cansativo. Se escolherem fazer outra atividade, pule para o 5º momento.
A seguir o link de um vídeo dos três porquinhos bem divertido.
http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k
Arte e Pintura: "Os porquinhos": Com antecedência, converse com os pais para expor o projeto que será realizado, e peça para mandarem 3 garrafas pet (tipo caçulinha) por criança, para que possam confeccionar porquinhos.
Divida os alunos em grupos pequenos, disponibilize tinta cor de rosa (acrílica) sobre as mesas, e peça para as crianças pintarem todo o entorno da garrafinha. A finalização (orelhas, olhinhos, patas e rabinho) fica por conta do professor. Obs: Se a aula for realizada com crianças maiores, pode deixar essa finalização por conta deles também.
Arte e Pintura: "A maquete:" Com a turma separada em pequenos grupos, vamos começar a construção de uma maquete da história.
Peça para um grupo pintarem em uma placa de isopor, uma área verde que será a floresta, e uma área azul que será um rio que passará pelo meio da floresta.
Em caixas de leite cortadas ao meio e previamente encapadas pelo professor, (Obs: Se a aula for realizada com crianças maiores, eles podem encapar as caixas), peça para outro grupo fazerem colagens com recortes de papel em uma caixa, palha (pode ser grama seca) em uma segunda caixa, e palitos de sorvete em uma terceira caixa, para a confecção das casinhas dos porquinhos que irá compor a maquete.
Ao redor da placa de isopor, limitando a floresta, colocam-se árvores que foram pintadas por todas as crianças. Os personagens da história que irá compor a maquete, também deverão ser pintados pelas crianças.
Exposição: Após a realização do projeto, expor no corredor da escola, e convidar toda a comunidade para que possam apreciar o trabalho das crianças. Na exposição deverá conter fotos das crianças tiradas durante a realização das atividades, para que todos posasm ver o registro feito pelo professor e apreciar o trabalho das crianças.
- Fantoches;
- Livros;
- Cola;
-Tintas;
- Garrafas pet;
- Vídeo;
- Máquina fotográfica;
- Colchonetes;
- Pincéis;
- Papéis variados;
- DVD "Os três porquinhos" - Produtora Vídeo brinquedo;
- DVD "Os três porquinhos"- Coleção Clássicos de Encantar- 2010;
- Vídeo em libras dos três porquinhos, http://www.youtube.com/watch?v=iRkZrz1N3Yg
- Livro para Ler no Escuro "Os três porquinhos"- Editora Bicho Esperto;
- Coleção Itaú de Livros Infantis: "Os três porquinhos"- Equipe Girassol;
- Blog "De Olho No Futuro Através da Educação" http://deolhonofuturoatividades.blogspot.com.br/2012/04/projeto-tres-porquinhos.html;
- Blog da "Professora Janaína Spolidorio" http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/2010/11/09/os-tres-porquinhos/
A avaliação será durante a realização das atividades, através da observação diária, (criatividade, participação, interesse e relacionamento com os colegas), através de registros escritos e fotográficos.
Quatro estrelas 16 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/05/2014
Quatro estrelasAdorei o projeto, estava procurando material para fazer o mesmo planejamento e com uma turminha da mesma idade. Vendo o trabalho realizado, tive certeza que o que eu tinha idealizado estava certo!!
22/03/2014
Cinco estrelasAchei maravilhoso o trabalho.
02/10/2013
Cinco estrelasAchei o trabalho excelente, estou trabalhando com minha turma de primeiro ano de alfabetização. O trabalho esta sendo muito produtivo pois temos um leque de materiais para ser explorado. E como já trabalho o projeto Embornal Literário, ele só vem somar , aos meus objetivos.
07/04/2013
Cinco estrelasmuito bom mesmo,adorei tentarei utilizar no meu maternal
03/01/2013
Quatro estrelasuma aula prática muito boa e muito dinâmica
12/10/2012
Cinco estrelasMeninas...vejam como esse mundo é pequeno. Trabalhamos juntas e, só agora através do curso de Tecologia Assistiva, que também fazemos juntas, é que pude contemplar o trabalho de vcs. Simplesmente maravilhoso! Desenvolvemos muitos trabalhos ricos e não compartilhamos com os demais colegas. Parabéns pela iniciativa, precisamos fazer isso sempre. Divulgar o nosso trabalho com os pequenos. Bjs
29/09/2012
Cinco estrelasAdorei a aula,explicação muito bem elaborada,irei fazer um projeto para a feira cultural,com certeza aproveitarei algumas ideias,com meus lindos alunos que adoram a história. agradeço as dicas.
17/08/2012
Três estrelasAmei!Quando vi essa aula com crianças tão pequenas e são capazes de desenvolver atividades tão lindas.Parabens professora!!! Isso tambem incentiva muito.
29/07/2012
Cinco estrelasNossa, fiquei realmente impressionada com o tamanho das crianças para desenvolver este projeto. Parabéns as profas pelo sua criatividade e profisssionalismo. Também trabalho com alunos do B II e tentarei aplicar esta atividade em minha sala.
26/07/2012
Cinco estrelasParabéns pela aula. Até eu tive vontade de estar em sala de aula p/ poder participar desses momentos tão especiais. Qto ao nosso curso Navegando pelo Portal, fico feliz em saber que a sementinha plantada com tanto carinho, deu frutos tão maravilhosos. Obrigada. Bjks,
24/07/2012
Quatro estrelasQue aula encantadora, pois faz com que as crianças viagem no mundo da imaginação parabéns.
24/07/2012
Cinco estrelasA professora esta de parabéns, pois explorou bem a história de um clássico, levando seus alunos a se interassarem e produzirem expontaneamente.
20/07/2012
Cinco estrelasQue aulamaravilhosa! Isto tudo significa encanto e dedicação pela educação infantil, pois nem todos os professores de educação infantil possibilitam às crianças esses momentos e criatividade e imaginação. Parabéns!
18/07/2012
Quatro estrelasbonito trabalho desenvolvido na educação infantil,desde cedo aprendendo a reciclar.
12/07/2012
Cinco estrelasParabéns pelo trabalho rico e muito bem elaborado.
11/07/2012
Quatro estrelasMuito interessante a temática abordada nas diferentes áreas do conhecimento voltados a Educação infantil, à partir da história dos Três Porquinhos. Fiz um trabalho semelhante com a turma do Infantil I, no ano de 2010 e resultado surpreendeu a todos os envolvidos ao final do estudo com Uma excelente apresentação teatral que deixou a turma mais confiante Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido e por desafiar as crianças que mesmo pequenas são capazes de realizar qualquer tarefa.