Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


APRENDENDO UM POUCO MAIS SOBRE O XADREZ

 

04/01/2013

Autor y Coautor(es)
Gabriela Biancardi Braga
imagem do usuário

ICONHA - ES EMEF PADRE ASSIS

Adriana Mongin Puton, Generilza Aparecida Tomazeli Marchiori, Josinelha Aparecida Mongin Rocha Paulino, Lucimar Rigoni Bindeli, Manoella Costa Smider Volponi.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o jogo de xadrez, bem como sua história e curiosidades.
  • Desenvolver habilidades diversas através da prática do xadrez.
  • Identificar cada peça do jogo memorizando sua movimentação.
  • Aprender as regras do jogo de xadrez através das atividades da aula.
  • Trabalhar em grupo durante as atividades propostas.
Duração das atividades
6 Aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O aluno precisa ser alfabetizado.
  • Ter um domínio básico de manuseio do computador.
  • Saber se relacionar com os colegas, uma vez que o jogo se realiza em duplas.
  • Ser tolerante com a vitória e a derrota.
Estratégias e recursos da aula

Primeira aula:

1 - Conversa com os alunos para introdução do conteúdo.

2 - Exposição de slides e estudo de textos relacionados ao xadrez:

 

2.1 - Origens do Jogo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez

http://xadrezfarese.blogspot.com.br/2010/06/xadrez-historia-e-contextualizacao.html

http://www.tabuleirodexadrez.com.br/historia-do-xadrez.htm

http://cidademedieval.blogspot.com.br/2009_05_01_archive.html

 

2.2 - Benefícios da Prática do Xadrez

http://xadrezpt.com/blog/beneficios-do-xadrez/

 

2.3 - Objetivo do Jogo

É um esporte praticado entre duas pessoas e o principal objetivo é dar o xeque-mate no rei adversário, ou seja, colocá-lo sob ameaça de captura sem que ele tenha como escapar.

 

2.4 - O Tabuleiro

http://br.freepik.com/vetores-gratis/tabuleiro-de-xadrez-e-pecas-de-arte-de-clipe_375975.htm

O tabuleiro de xadrez é comparado a um campo de batalha. È um quadrado que possui 64 casas pretas e brancas e deverá ser colocado de modo que cada jogador fique com a sua primeira casa branca à direita.

 

2.5 - As Peças do Jogo

http://tat-marques.blogspot.com.br/2011/03/exposicoes-de-design-decoracao.html

Cada jogador conta com 16 peças:

·         1 Rei;

·         1 Rainha ou Dama;

·         2 Bispos;

·         2 Cavalos;

·         2 Torres;

·         8 Peões.

 

2.6 - Movimentos das Peças

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_do_xadrez

 

Movimentos básicos das peças 

1.TORRE: Peça que tem uma força não absoluta, de 5 em ataque e defesa. Se movimenta sempre em linha reta.

[rook.jpg]

2. BISPO : Se movimenta pelas diagonais.
Vantagem :É uma peça mais rápida pela sua elasticidade em ir e voltar. 
Desvantagens: Não pula peças e só caminha pela casas da cor em que iniciou. Em posições fechadas pode ser considerado inútil.



3. CAVALO. Movimenta-se em formas de "L".
Vantagem: Pula suas peças e as do oponente. É uma peça de movimentação relativamente rápida e possui múltiplos ataques e defesas.
Desvantagem: Pode ficar sobrecarregada nas defesas. Cuidado é essencial.



4- DAMA: Se movimenta em todas as direções, quantas casas estiverem disponíveis.
Vantagem: Ataques e defesas múltiplas.
Desvantagem: Não deve ser jogada a princípio nos primeiros lances. (salvo raras exceções).





5- PEÃO: Movimenta-se sempre na mesma coluna, anda para frente e captura na diagonal. 

Vantagem: No primeiro movimento pode caminhar até duas casas e nas demais jogadas apenas uma casa para frente. Na 8ª casa se transforma em outra peça com exceção de um novo rei.
Desvantagens: Não pula peças, não retorna, nem captura para trás.



6 - O REI - Movimenta-se apenas uma casa pra todos os lados. Deve ser protegido a todo custo.
Vantagem : Pode realizar o roque, trocando de posição com a torre. Nos finais de partidas sua atuação é decisiva, principalmente em finais de reis e peões.
Desvantagens: Não pula peças. Movimenta-se lentamente de uma em uma casa.

http://baquara.com/xadrez/movimentos.htm

2.7 - Como Vencer um Jogo de Xadrez?

Existem dois modos de vitória durante uma partida de Xadrez:

·         O adversário desistir ou abandonar o jogo.

·         Dar um xeque-mate no rei adversário.

O jogo de xadrez também pode terminar empatado. Uma partida é considerada empatada, quando: o jogador ativo não puder realizar nenhuma jogada legal ou um dos jogadores propuser e o outro aceitar o empate.

 

3 - Exibição do vídeo: “Xadrez de Todas as Cores”. http://www.youtube.com/watch?v=NavkKM7w-cc.

O professor poderá visualizar esses outros links e poderá escolher outros vídeos para complementar a aula:  videoaula01- A Origem do Jogo de Xadrez  https://www.youtube.com/watch?v=4D_bAH0aMlI, videoaula 02 - O Tabuleiro de Xadrez https://www.youtube.com/watch?v=B6X0qrL__rw,  videoaula 03 - As peças do Jogo de Xadrez https://www.youtube.com/watch?v=T8qeWqaNMjI,  vida em miniatura: um vídeo-documentario sobre xadrez  https://www.youtube.com/watch?v=W0Bhnk9CJ3s.

Segunda aula:

Dinâmicas e atividades escritas para a fixação do conteúdo xadrez:

O professor conversa com os alunos e relembra o que foi estudado na aula anterior e propõe a execução de diversas atividades e brincadeiras sobre o xadrez.

1 - Que peça é essa? - cada criança deverá pegar uma peça que esta sobre uma mesa no centro da sala (onde existem várias peças aleatoriamente distribuídas) e dirigir-se para a saída conforme for sendo realizada a chamada. Ao escolher a peça, deve-se levá-la para o monitor que irá perguntar o nome da peça escolhida e o porque da sua escolha. Essa dinâmica objetiva fixar a aprendizagem; desinibir a criança frente aos demais e eliminar ou diminuir qualquer receio que esta tenha em relação ao jogo de xadrez.

http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2004/artigos/eixo10/oensinodexadrex.pdf

2 - Preencha os quadros abaixo de acordo com os comandos propostos:

a - Identifique, pintando no tabuleiro abaixo com cores diferentes, 1 linha, 1 coluna e 1 diagonal.

 

b - Observe a tabela e escreva o nome das peças e suas quantidades que compõem o tabuleiro de Xadrez

 

 

http://alemdocaderno.blogspot.com.br/2009/02/atividades-escritas-de-xadrez.html

Terceira aula:

Neste dia os alunos serão conduzidos ao laboratório de informática da escola, divididos em duplas e farão a experimentação do jogo de xadrez no computador utilizando o jogo presente no sistema linux educacional. No decorrer da aula os alunos serão orientados no que for necessário e as duplas serão trocadas para que ocorra uma maior interação de todos.

Quarta e Quinta aulas:

Nestas aulas os alunos irão confeccionar um tabuleiro de xadrez com cartolina colorida e tampinhas de garrafas pet.

A turma será organizada em duplas e, cada dupla irá confeccionar um tabuleiro. Inicialmente eles irão organizar as peças utilizando as tampinhas de garrafas pet.

Os alunos deverão recortar as peças e colar nas tampinhas.

Após esta etapa os alunos deverão, utilizando a régua recortar 08 tiras de cartolina de cada cor. Utilizando a medida da largura da régua para que todas as tiras tenham o mesmo tamanho e a mesma largura. Em seguida, com as tiras de cartolinas cortadas os alunos iniciarão a colagem das mesmas trançando as cores para que o tabuleiro fique com a disposição de casas claras e escuras ou de duas cores diferentes.

Sexta aula:

Nesta aula os alunos irão vivenciar o jogo de xadrez no tabuleiro construído por eles próprios e ao final da aula será realizada uma roda de conversa para fechamento do trabalho realizado, onde serão discutidos os pontos positivos e negativos do conteúdo trabalhado.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação se realizará através da observação e registro da participação dos alunos nas atividades propostas, bem como o capricho e empenho na confecção do tabuleiro de xadrez, o relacionamento com os colegas durante as atividades propostas e participação no debate proposto na roda de conversa. 

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 13 calificaciones

  • Cinco estrelas 8/13 - 61,54%
  • Quatro estrelas 2/13 - 15,38%
  • Três estrelas 2/13 - 15,38%
  • Duas estrelas 1/13 - 7,69%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.