04/01/2013
Adriana Mongin Puton, Generilza Aparecida Tomazeli Marchiori, Josinelha Aparecida Mongin Rocha Paulino, Lucimar Rigoni Bindeli, Manoella Costa Smider Volponi.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Primeira aula:
1 - Conversa com os alunos para introdução do conteúdo.
2 - Exposição de slides e estudo de textos relacionados ao xadrez:
2.1 - Origens do Jogo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez
http://xadrezfarese.blogspot.com.br/2010/06/xadrez-historia-e-contextualizacao.html
http://www.tabuleirodexadrez.com.br/historia-do-xadrez.htm
http://cidademedieval.blogspot.com.br/2009_05_01_archive.html
2.2 - Benefícios da Prática do Xadrez
http://xadrezpt.com/blog/beneficios-do-xadrez/
2.3 - Objetivo do Jogo
É um esporte praticado entre duas pessoas e o principal objetivo é dar o xeque-mate no rei adversário, ou seja, colocá-lo sob ameaça de captura sem que ele tenha como escapar.
2.4 - O Tabuleiro
http://br.freepik.com/vetores-gratis/tabuleiro-de-xadrez-e-pecas-de-arte-de-clipe_375975.htm
O tabuleiro de xadrez é comparado a um campo de batalha. È um quadrado que possui 64 casas pretas e brancas e deverá ser colocado de modo que cada jogador fique com a sua primeira casa branca à direita.
2.5 - As Peças do Jogo
http://tat-marques.blogspot.com.br/2011/03/exposicoes-de-design-decoracao.html
Cada jogador conta com 16 peças:
· 1 Rei;
· 1 Rainha ou Dama;
· 2 Bispos;
· 2 Cavalos;
· 2 Torres;
· 8 Peões.
2.6 - Movimentos das Peças
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_do_xadrez
Movimentos básicos das peças
1.TORRE: Peça que tem uma força não absoluta, de 5 em ataque e defesa. Se movimenta sempre em linha reta.
2. BISPO : Se movimenta pelas diagonais.
Vantagem :É uma peça mais rápida pela sua elasticidade em ir e voltar.
Desvantagens: Não pula peças e só caminha pela casas da cor em que iniciou. Em posições fechadas pode ser considerado inútil.
3. CAVALO. Movimenta-se em formas de "L".
Vantagem: Pula suas peças e as do oponente. É uma peça de movimentação relativamente rápida e possui múltiplos ataques e defesas.
Desvantagem: Pode ficar sobrecarregada nas defesas. Cuidado é essencial.
4- DAMA: Se movimenta em todas as direções, quantas casas estiverem disponíveis.
Vantagem: Ataques e defesas múltiplas.
Desvantagem: Não deve ser jogada a princípio nos primeiros lances. (salvo raras exceções).
5- PEÃO: Movimenta-se sempre na mesma coluna, anda para frente e captura na diagonal.
Vantagem: No primeiro movimento pode caminhar até duas casas e nas demais jogadas apenas uma casa para frente. Na 8ª casa se transforma em outra peça com exceção de um novo rei.
Desvantagens: Não pula peças, não retorna, nem captura para trás.
6 - O REI - Movimenta-se apenas uma casa pra todos os lados. Deve ser protegido a todo custo.
Vantagem : Pode realizar o roque, trocando de posição com a torre. Nos finais de partidas sua atuação é decisiva, principalmente em finais de reis e peões.
Desvantagens: Não pula peças. Movimenta-se lentamente de uma em uma casa.
http://baquara.com/xadrez/movimentos.htm
2.7 - Como Vencer um Jogo de Xadrez?
Existem dois modos de vitória durante uma partida de Xadrez:
· O adversário desistir ou abandonar o jogo.
· Dar um xeque-mate no rei adversário.
O jogo de xadrez também pode terminar empatado. Uma partida é considerada empatada, quando: o jogador ativo não puder realizar nenhuma jogada legal ou um dos jogadores propuser e o outro aceitar o empate.
3 - Exibição do vídeo: “Xadrez de Todas as Cores”. http://www.youtube.com/watch?v=NavkKM7w-cc.
O professor poderá visualizar esses outros links e poderá escolher outros vídeos para complementar a aula: videoaula01- A Origem do Jogo de Xadrez https://www.youtube.com/watch?v=4D_bAH0aMlI, videoaula 02 - O Tabuleiro de Xadrez https://www.youtube.com/watch?v=B6X0qrL__rw, videoaula 03 - As peças do Jogo de Xadrez https://www.youtube.com/watch?v=T8qeWqaNMjI, vida em miniatura: um vídeo-documentario sobre xadrez https://www.youtube.com/watch?v=W0Bhnk9CJ3s.
Segunda aula:
Dinâmicas e atividades escritas para a fixação do conteúdo xadrez:
O professor conversa com os alunos e relembra o que foi estudado na aula anterior e propõe a execução de diversas atividades e brincadeiras sobre o xadrez.
1 - Que peça é essa? - cada criança deverá pegar uma peça que esta sobre uma mesa no centro da sala (onde existem várias peças aleatoriamente distribuídas) e dirigir-se para a saída conforme for sendo realizada a chamada. Ao escolher a peça, deve-se levá-la para o monitor que irá perguntar o nome da peça escolhida e o porque da sua escolha. Essa dinâmica objetiva fixar a aprendizagem; desinibir a criança frente aos demais e eliminar ou diminuir qualquer receio que esta tenha em relação ao jogo de xadrez.
http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2004/artigos/eixo10/oensinodexadrex.pdf
2 - Preencha os quadros abaixo de acordo com os comandos propostos:
a - Identifique, pintando no tabuleiro abaixo com cores diferentes, 1 linha, 1 coluna e 1 diagonal.
b - Observe a tabela e escreva o nome das peças e suas quantidades que compõem o tabuleiro de Xadrez
http://alemdocaderno.blogspot.com.br/2009/02/atividades-escritas-de-xadrez.html
Terceira aula:
Neste dia os alunos serão conduzidos ao laboratório de informática da escola, divididos em duplas e farão a experimentação do jogo de xadrez no computador utilizando o jogo presente no sistema linux educacional. No decorrer da aula os alunos serão orientados no que for necessário e as duplas serão trocadas para que ocorra uma maior interação de todos.
Quarta e Quinta aulas:
Nestas aulas os alunos irão confeccionar um tabuleiro de xadrez com cartolina colorida e tampinhas de garrafas pet.
A turma será organizada em duplas e, cada dupla irá confeccionar um tabuleiro. Inicialmente eles irão organizar as peças utilizando as tampinhas de garrafas pet.
Os alunos deverão recortar as peças e colar nas tampinhas.
Após esta etapa os alunos deverão, utilizando a régua recortar 08 tiras de cartolina de cada cor. Utilizando a medida da largura da régua para que todas as tiras tenham o mesmo tamanho e a mesma largura. Em seguida, com as tiras de cartolinas cortadas os alunos iniciarão a colagem das mesmas trançando as cores para que o tabuleiro fique com a disposição de casas claras e escuras ou de duas cores diferentes.
Sexta aula:
Nesta aula os alunos irão vivenciar o jogo de xadrez no tabuleiro construído por eles próprios e ao final da aula será realizada uma roda de conversa para fechamento do trabalho realizado, onde serão discutidos os pontos positivos e negativos do conteúdo trabalhado.
Sites de pesquisa de arquivos, imagens e vídeos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez
http://www.soxadrez.com.br/conteudos/historia_xadrez/
http://www.tabuleirodexadrez.com.br/historia-do-xadrez.htm
A avaliação se realizará através da observação e registro da participação dos alunos nas atividades propostas, bem como o capricho e empenho na confecção do tabuleiro de xadrez, o relacionamento com os colegas durante as atividades propostas e participação no debate proposto na roda de conversa.
Quatro estrelas 13 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/03/2020
Cinco estrelasaula muito boa, bem estruturada.
09/02/2015
Três estrelasGostei do material!!
14/05/2013
Cinco estrelasParabéns colega bem legal esta aula de Xadrez.
17/04/2013
Duas estrelasmuito bom a historia do xadrez, vou tentar encaixar tais conteudos nas minhas aulas de xadrez, e tava querendo achar um adversário online ae; to meio sem tempo, mas jogo no gamezer.com ,, site muito bom
10/04/2013
Cinco estrelasadorei o conteúdo da aula de xadrez. Com a experiencia de minha colega de profissão posso criar novas aulas para trabalhar com meus alunos.
26/03/2013
Cinco estrelasBoas Idéias!! Dá para elaborar boas aulas!
17/03/2013
Cinco estrelasGostei muito das etapas das aulas e a confecção do jogo é fundamental.
12/03/2013
Cinco estrelasGostei muito!!Pois através de diversas aulas o xadrez pode se tornar uma prática constante na escola em que eu atuo,através do clube do xadrez!!
07/03/2013
Três estrelasBoa aula, no entanto há uma imagem errada do tabuleiro, a dama branca está na casa errada...
27/01/2013
Quatro estrelasAchei bem interessante, principalmente a confecção do material, acho que ajuda a fixar o conhecimento. Muito bom. Gabriela
23/01/2013
Quatro estrelasótimo conteudo e explicações
20/01/2013
Cinco estrelasvc está de parabéns adorei vou utlizar com certeza.
09/01/2013
Cinco estrelasMuito bom. Vou desenvolver na escola. Fabiano