Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Números e Operações com Dominó

 

17/08/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

LUCIANA SOARES MUNIZ

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

PATRICIA CARVALHO PACHECO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

ELIANA APARECIDA CARLETO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta atividade apresenta como estratégia o Jogo de Dominó tradicional bem como o Jogo de Dominó online, que é de fácil acesso para as escolas. Esse jogo é tradicionalmente conhecido por muitas crianças e lhes instiga a curiosidade e o desejo cada vez maior de organizar estratégias para vencê-lo. Com o Dominó você professor/a poderá trabalhar alguns aspectos importantes para aprendizagem de seus/suas alunos/as, tais como: atenção e concentração e até mesmo contribuir com o desenvolvimento de habilidades lógicas.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que a atividade tenha êxito, é necessário que o/a professor/a procure descobrir quais alunos/as conhecem e quais ainda não conhecem o jogo de Dominó. É fundamental que haja interação entre os/as alunos/as para trocarem seus conhecimentos sobre o jogo e assim irem se familiarizando com ele.

Estratégias e recursos da aula
Como jogar

No Dominó, as peças que apresentam o mesmo numeral em ambas as partes, são chamadas de carroça. Em cada rodada, os jogadores começam com 7  peças, inicia o jogo o/a jogador/a que possuir a  peça com maior número(prioridade para as carroças). Em seguida é dado prosseguimento ao jogo, cada membro do grupo tem sua vez de jogar e passa sua vez, quando não tem a peça com o número solicitado. Se o outro membro tiver a peça continua, se não, termina o jogo e ganha a rodada o/a jogador/a que acabar primeiro com todas as suas peças ou aquele/a que tiver a menor quantidade de peças, em caso de empate. Caso a soma seja igual, ganha quem não tiver a maior peça. A cada 6  pontos em rodadas, ganha-se um ponto no placar geral.

Com os/as alunos/as organizados/as em grupos e já conhecendo as regras, inicie o jogo. Aproveite o momento de jogo para realizar suas observações quanto às possíveis dificuldades apresentadas bem como quanto às facilidades.

Outra forma de Jogar:

Para este jogo são necessários como recursos materiais um dominó tradicional com 28 peças e 2 dados. Com a turma organizada em grupo de 4 jogadores/as disponibilize para cada grupo um jogo de dominó e dois dados. Explique para a turma como jogar e mãos à obra!

Como jogar:

Quatro jogadores/as dividem entre si, as 28 peças do jogo de dominó e decidem no dado quem jogará primeiro, para isso, todos os participantes devem jogar o dado, quem tirar o maior número inicia o jogo e a ordem dos/as jogadores/as a seguir.

  • Cada jogador/a deverá colocar suas peças do dominó, voltadas para si, de forma que só ele/a as veja.
  • O/A primeiro/a jogador/a joga o dado ou os dados (esta escolha é do/a) próprio/a jogador/a, e escolhe entre suas peças, uma que t enha o valor total igual ao mostrado pelo/s dado/s e coloca no cen tro da mesa.
  • Na hipótese de um/a jogador/a não ter a peça para abaixar, segundo o total mostrado pe lo/a dado/s, ele /a passa a vez ao/à próximo/a jogador/a e o jogo prossegue.
  • Vence o/a jogador/a que primeiro conseguir deitar todas as suas peças.

Registrando descobertas:

Algumas atividades podem ser propostas à turma tendo em vista o trabalho com as quantidades das peças do Dominó. Vejam os exemplos abaixo:

Com os dominós dados preencha o quadrado de forma que cada lado tenha 14 pontos.

Dominó1

Laboratório de Informática

Professor/a leve a turma ao Laboratório de Informática e oriente-a inicialmente a realizar uma pesquisa em alguns sítios para descobrir a história do jogo do Dominó.

Sugestões de sítios:

http://www.jogos.antigos.nom.br/domino.asp

http://pt.wikipedia.org/wiki/Domin%C3%B3

Depois que a turma fizer descobertas relevantes, converse sobre os resultados da pesquisa e elabore um texto coletivo para ser enviado por email a um/a colega.

 Após este trabalho, que tal construir com cada aluno/a um Dominó próprio? Vamos lá! Auxilie os/as alunos/as a acessarem o sítio:

http://www.baixaki.com.br/download/multidomino.htm

Neste endereço você encontrará para download o Multidominó 1.0. Este programa permite que você crie de diferentes maneiras um jogo de Dominó e depois imprima para ser jogado.

undefined

Com sua ajuda professor/a, cada aluno/a poderá criar um Dominó que mais se aproxime do próprio interesse e depois jogar com os/as colegas e até mesmo com os familiares.

Sugestão: Professor/a através do sítio abaixo você pode trabalhar o jogo do dominó com os alunos de uma forma diferente através do jogo Dominó Lógico. Acesse o sítio sugerido e clique no Link Jogos Educativo On-line e descubra como jogar Dominó de outra maneira.

undefined

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=7&tamanhoPagina=25&categoria=6&outrosPaises=false

Recursos Complementares

Avaliação

O processo de avaliação permeia todas as atividades aqui sugeridas. Cabe a você professor/a realizar as observações de cada momento e fazer os registros considerados relevantes para o desenvolvimento do/a educando/a, tendo em vista os objetivos propostos. Só assim, você disporá de dados relevantes para organizar ou mesmo reorganizar suas aulas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • ROBERTA KONRATH SCHALLENBERGER, ESC MUN ENS FUN NICOLAU FRIDOLINO KUNRATH , Rio Grande do Sul - dijo:
    konraths@ibest.com.br

    21/11/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito desta atividade e vou aplica-las com meus alunos menores. Vocês são 10 em sugestões. Um abraço, Roberta.


  • Lara Soares de Lima, CENTRO EDUCACIONAL EVOLUIR , Minas Gerais - dijo:
    lara-denis@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    professora Luciana parabéns pela aula. Acredito que esta aula contribui com o desenvolvimento do raciocinio lógico-matematico dos alunos.


  • Maria José da Silva Cardoso Ramos, EM PREF. ALVARO BRANDAO , Mato Grosso do Sul - dijo:
    mjosicardoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei esse plano de aula, e peço sua permissão para poder aplicar aos meus alunos. Achei interessante. Beijos e sucesso.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.