19/08/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Com as atividades aqui propostas você professor/a poderá contribuir tanto com o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático dos/as alunos/as, bem como da concentração e da competência para a resolução de problemas a partir de situações lúdicas de aprendizagem. A partir de um jogo desafiador como o SUDOKU, jogo encontrado em aparelhos celulares, jornais, games, revistas e outras fontes, as crianças poderão utilizar diferentes estratégias e você professor/a deverá auxiliá-las na resolução de situações-problema e desafios que lhes são apresentadas no dia-a-dia. O objetivo do jogo é que o/a jogador/a complete todos os quadrados utilizando numerais de 1 a 9. Para completá-los, seguiremos a seguinte regra: não pode haver numerais repetidos nas linhas horizontais e verticais, ou seja, será permitido apenas um número de 1 a 9 em cada linha ou coluna.
O SUDOKU é um jogo de lógica e raciocínio que pode ser trabalhado em qualquer ano do Ensino Fundamental, pois tem diversificados níveis de dificuldades: fácil, médio e difícil, bem como variadas formas de aplicativos: com numerais, formas geométricas, animais, plantas, letras, dentre outros. Também serão utilizados recursos como: mídias áudio – visuais, vídeo, TV e computador.
Inicie a aula com os/as alunos/as organizados em uma roda de conversa e pergunte à turma quem já jogou ou conhece o jogo SUDOKU. Pergunte aos/às alunos/as se gostariam de se aventurar com este jogo e desafie-os a fazer novas descobertas. Após a conversa inicial, propomos que você professor/a faça uma apresentação utilizando como recurso o programa PowerPoint da história do SUDOKU e apresente aos/às alunos/as da maneira que achar mais adequada. Professor/a, aproveite este momento para explicar as regras do jogo. As regras são:
Não pode haver numerais repetidos nas linhas horizontais e verticais, ou seja, é permitido apenas um número de 1 a 9 em cada linha ou coluna.
Para tornar o jogo mais fácil para as crianças da fase inicial do Ensino Fundamental propomos que faça a substituição dos numerais por figuras, ou seja, imagens de animais, plantas, formas geométricas, dentre outras.
Sugestão de sítio para consulta:
http://www.abril.com.br/noticia/diversao/no_168200.shtml
Nesta aula professor/a é importante apresentar à turma a forma como se joga o SUDOKU. Para isso, sugerimos a construção de um SUDOKU em uma cartolina, em tamanho ampliado e as peças com imagens também, para que possa ser visualizado com mais facilidade.
Para confeccionar o jogo abaixo, por exemplo, precisaremos ter quatro peças/imagens da personagem Magali, quatro melancias, quatro sorvetes e quatro gatinhos, num total de 16 peças. É importante que você professor/a explore as imagens do jogo, neste caso, perguntando quem é a personagem Magali o que ela gosta de comer e o seu gatinho Mingau. Deixe que os/as alunos/as procurem fazer estas relações. Aproveite este momento para dialogar com a turma sobre importância da leitura levando para a sala de aula gibis da Turma da Mônica para leituras individuais ou em duplas.
Fonte: SUDOKIDS: Turma da Mônica. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan. 2008. 33 p.
Com o jogo preparado encaixe algumas peças como sugere o modelo acima e convide um/a aluno/a para exemplificar, demonstrando com uma jogada para toda a turma. Para o jogo com mais peças, veja a explicação das regras a seguir:
Fonte: SUDOKIDS: Turma da Mônica. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan. 2008. 33 p.
Neste momento você professor/a precisa organizar um material impresso para que os/as alunos/as possam jogar. De acordo com o nível turma, escolha o material a ser jogado e mãos à obra! Neste primeiro momento sugerimos que os/as alunos/as estejam organizados em duplas para trocarem idéias sobre as possíveis jogadas.
Fonte: SUDOKIDS: Turma da Mônica. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan. 2008. 33 p.
Chegou o momento de confeccionar um SUDOKU com a turma. Você professor/a pode perguntar qual imagem os/as alunos/as preferem e providenciar o material necessário. A grade pode ser desenhada em uma folha de papel cartão com o seu auxílio. As imagens escolhidas podem ser xerocadas ou mesmo desenhadas pelos/as alunos/as e depois reproduzidas. Uma idéia legal é fazer um SUDOKU com as fotos dos/as alunos/as da turma e montar o jogo, para isso professor/a tire fotos individuais de cada aluno/a e imprima uma cópia, depois é só xerocar e distribuir para toda a turma a quantidade necessária, cada aluno/a poderá escolher o/a colega que fará parte de seu jogo. Após confeccionarem o SUDOKU ajude seus/suas alunos/as a montarem uma jogada para se divertirem.
O SUDOKU é um jogo que pode jogado manualmente e até online. Para isso, leve seus/suas alunos/as ao Laboratório de Informática e acesse o sítio:
http://www.ojogos.com.br/search.html?search=sudoku&gclid=CIuhnej3kZwCFZJM5QodeXEJeg
Você irá encontrar SUDOKU com as mais variadas figuras e níveis. Deixe que os/as alunos /as explorem o jogo de acordo com o interesse de cada um/a.
http://www.portalis.co.pt/sudoku-para-criancas/
Neste SUDOKU são utilizadas imagens que atraem a curiosidade das crianças e instigam a participação e empenho para conseguirem completar todas as casas.
Outro sítio interessante é: http://www.kidleitura.com/sudoku/index.htm
Neste você professor/a pode trabalhar com letras e imagens que favorecem a participação e aprendizagem da criança.
Professor/a estimule a turma a pensar e refletir sobre o jogo propondo semanalmente, no mínimo, um jogo ampliado para ser desvendado pela turma toda. Você pode aproveitar o jogo confeccionado anteriormente. Depois de vivenciarem todas as atividades sugeridas acima, propomos agora uma divulgação do jogo SUDOKU pela escola . Uma forma interessante é fixar cartazes com o jogo para que outras crianças joguem nos momentos livres. Assim, é importante que as crianças divulguem as regras e possam tirar as possíveis dúvidas dos/as colegas das outras turmas.
A avaliação necessita ser feita por você professor/a durante todas as atividades por meio da observação e registro. Procure perceber as possíveis dúvidas e até dificuldades de cada aluno/a e busque compreendê-las, refletindo sobre sua própria prática, ou seja, pensando sobre as atividades propostas e o envolvimento da turma com a aprendizagem. Se necessário auxilie, individualmente, os/as alunos/as com maior dificuldade propondo-lhes alternativas do jogo.
Cinco estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/10/2011
Cinco estrelasA atividade é muito proveitosa, pois trata de um jogo muito utilizado por todas as faixas etárias.
24/07/2011
Cinco estrelasMuito interessante esta aula, envolve diferentes áreas de estudo e critérios, com certeza serão utilizadas por mim e minhas turmas de segundo ano e educ. infantil.
22/03/2011
Cinco estrelasTenho uma Sala de Recursos e estou trabalhando o SUDOKU com crianças com deficiência intelectual e crianças com TDAH . Eles estão amando, chegam ansiosos pra o atendimento pois sabem que vamos jogar. Comecei comprando o jogo SUDOKU da turma da Mônica . Agora já construo para eles os jogos de acordo com o que eles precisam aprender e que eles gostam : cores , formas geométricas , números ,personagens que gostam ... É uma delícia ver a alegria deles conseguindo resolver os desafios , vale a pena
13/03/2011
Cinco estrelasAdorei! Parabéns! Será ótimo para as turmas do Tempo Integral.
03/03/2011
Cinco estrelasAchei excelente! Estas atividades irão contribuir muito para o trabalho com meus alunos. Obrigada!
09/09/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão! Adoro Sudoko e queria ensinar aos meus alunos, mas faltava a iniciativa. Essa aula é o que eu precisava. PARABÉNS!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei essa atividade trabalha muito com o raciocinio da crianca. continue sempre trazendo atividades como esta e outras. parabens....
24/03/2010
Cinco estrelasFANTÁSTICO!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela estruturação da aula. A mesma contempla as tendências atuais da Educação Matemática. Privilegia o cálculo mental, o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, bem como coloca o educando numa posição ativa sendo possível ser vivenciada em qualquer realidade educacional. Nota 10!!! Sugiro que disponibilize outras aulas como esta no Portal do Professor para que nós educadores, possamos nos inspirar para a realização de uma prática pedagógica significativa.