Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


SUDOKU: Estratégia e Lógica

 

19/08/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

LUCIANA SOARES MUNIZ

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

ANA MARIA FEROLA DA SILVA NUNES

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

PATRICIA CARVALHO PACHECO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

imagem do usuário

ELIANA APARECIDA CARLETO

UBERLANDIA - MG

ESC DE EDUCACAO BASICA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades aqui propostas você professor/a poderá contribuir tanto com o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático dos/as alunos/as, bem como da concentração e da competência para a resolução de problemas a partir de situações lúdicas de aprendizagem. A partir de um jogo desafiador como o SUDOKU, jogo encontrado em aparelhos celulares, jornais, games, revistas e outras fontes, as crianças poderão utilizar diferentes estratégias e você professor/a deverá auxiliá-las na resolução de situações-problema e desafios que lhes são apresentadas no dia-a-dia. O objetivo do jogo é que o/a jogador/a complete todos os quadrados utilizando numerais de 1 a 9. Para completá-los, seguiremos a seguinte regra: não pode haver numerais repetidos nas linhas horizontais e verticais, ou seja, será permitido apenas um número de 1 a 9 em cada linha ou coluna.

Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O SUDOKU é um jogo de lógica e raciocínio que pode ser trabalhado em qualquer ano do Ensino Fundamental, pois tem diversificados níveis de dificuldades: fácil, médio e difícil, bem como variadas formas de aplicativos: com numerais, formas geométricas, animais, plantas, letras, dentre outros. Também serão utilizados recursos como: mídias áudio – visuais, vídeo, TV e computador.


Estratégias e recursos da aula
     

Atividade 1: Um pouco de história


Inicie a aula com os/as alunos/as organizados em uma roda de conversa e pergunte à turma quem já jogou ou conhece o jogo SUDOKU. Pergunte aos/às alunos/as se gostariam de se aventurar com este jogo e desafie-os a fazer novas descobertas. Após a conversa inicial, propomos que você professor/a faça uma apresentação utilizando como recurso o programa PowerPoint da história do SUDOKU e apresente aos/às alunos/as da maneira que achar mais adequada. Professor/a, aproveite este momento para explicar as regras do jogo. As regras são:  

Não pode haver numerais repetidos nas linhas horizontais e verticais, ou seja, é permitido apenas um número de 1 a 9 em cada linha ou coluna.

Para tornar o jogo mais fácil para as crianças da fase inicial do Ensino Fundamental propomos que faça a substituição dos numerais por figuras, ou seja, imagens de animais, plantas, formas geométricas, dentre outras.
Sugestão de sítio para consulta:
http://www.abril.com.br/noticia/diversao/no_168200.shtml

Nesta aula professor/a é importante apresentar à turma a forma como se joga o SUDOKU. Para isso, sugerimos a construção de um SUDOKU em uma cartolina, em tamanho ampliado e as peças com imagens também, para que possa ser visualizado com mais facilidade.

Para confeccionar o jogo abaixo, por exemplo, precisaremos ter quatro peças/imagens da personagem Magali, quatro melancias, quatro sorvetes e quatro gatinhos, num total de 16 peças. É importante que você professor/a explore as imagens do jogo, neste caso, perguntando quem é a personagem Magali o que ela gosta de comer e o seu gatinho Mingau. Deixe que os/as alunos/as procurem fazer estas relações. Aproveite este momento para dialogar com a turma sobre importância da leitura levando para a sala de aula gibis da Turma da Mônica para leituras individuais ou em duplas.

SUDOKU1

Fonte: SUDOKIDS: Turma da Mônica. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan. 2008. 33 p.

Com o jogo preparado encaixe algumas peças como sugere o modelo acima e convide um/a aluno/a para exemplificar, demonstrando com uma jogada para toda a turma. Para o jogo com mais peças, veja a explicação das regras a seguir:

Turma da Mônica Sudoku 2

Fonte: SUDOKIDS: Turma da Mônica. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan. 2008. 33 p.

Atividade 2: Jogando em sala de aula

Neste momento você professor/a precisa organizar um material impresso para que os/as alunos/as possam jogar. De acordo com o nível turma, escolha o material a ser jogado e mãos à obra! Neste primeiro momento sugerimos que os/as alunos/as estejam organizados em duplas para trocarem idéias sobre as possíveis jogadas.


SUDOKU5

Turma da Mônica Sudoku 3

Fonte: SUDOKIDS: Turma da Mônica. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan. 2008. 33 p.

Atividade 3: Confeccionando um SUDOKU

Chegou o momento de confeccionar um SUDOKU com a turma. Você professor/a pode perguntar qual imagem os/as alunos/as preferem e providenciar o material necessário. A grade pode ser desenhada em uma folha de papel cartão com o seu auxílio. As imagens escolhidas podem ser xerocadas ou mesmo desenhadas pelos/as alunos/as e depois reproduzidas. Uma idéia legal é fazer um SUDOKU com as fotos dos/as alunos/as da turma e montar o jogo, para isso professor/a tire fotos individuais de cada aluno/a e imprima uma cópia, depois é só xerocar e distribuir para toda a turma a quantidade necessária, cada aluno/a poderá escolher o/a colega que fará parte de seu jogo. Após confeccionarem o SUDOKU ajude seus/suas alunos/as a montarem uma jogada para se divertirem.

Atividade 4: No Laboratório de Informática – Jogo: SUDOKU

O SUDOKU é um jogo que pode jogado manualmente e até online. Para isso, leve seus/suas alunos/as ao Laboratório de Informática e acesse o sítio:

undefined

http://www.ojogos.com.br/search.html?search=sudoku&gclid=CIuhnej3kZwCFZJM5QodeXEJeg

Você irá encontrar SUDOKU com as mais variadas figuras e níveis. Deixe que os/as alunos /as explorem o jogo de acordo com o interesse de cada um/a.

Também sugerimos outro sítio:

http://www.portalis.co.pt/sudoku-para-criancas/

Neste SUDOKU são utilizadas imagens que atraem a curiosidade das crianças e instigam a participação e empenho para conseguirem completar todas as casas.

Outro sítio interessante é: http://www.kidleitura.com/sudoku/index.htm

undefined

Neste você professor/a pode trabalhar com letras e imagens que favorecem a participação e aprendizagem da criança.

Atividade 5: Registrando nossas descobertas

Professor/a estimule a turma a pensar e refletir sobre o jogo propondo semanalmente, no mínimo, um jogo ampliado para ser desvendado pela turma toda. Você pode aproveitar o jogo confeccionado anteriormente. Depois de vivenciarem todas as atividades sugeridas acima, propomos agora uma divulgação do jogo SUDOKU pela escola . Uma forma interessante é fixar cartazes com o jogo para que outras crianças joguem nos momentos livres. Assim, é importante que as crianças divulguem as regras e possam tirar as possíveis dúvidas dos/as colegas das outras turmas.

Avaliação

A avaliação necessita ser feita por você professor/a durante todas as atividades por meio da observação e registro. Procure perceber as possíveis dúvidas e até dificuldades de cada aluno/a e busque compreendê-las, refletindo sobre sua própria prática, ou seja, pensando sobre as atividades propostas e o envolvimento da turma com a aprendizagem. Se necessário auxilie, individualmente, os/as alunos/as com maior dificuldade propondo-lhes alternativas do jogo.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 9 calificaciones

  • Cinco estrelas 9/9 - 100%
  • Quatro estrelas 0/9 - 0%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Mirian Araújo, Unime , Bahia - dijo:
    mirianaraujo_18@hotmial.com

    06/10/2011

    Cinco estrelas

    A atividade é muito proveitosa, pois trata de um jogo muito utilizado por todas as faixas etárias.


  • Andrea Carla Comel, E.M.E.B Esperança , Santa Catarina - dijo:
    andreaccomel@hotmail.com

    24/07/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessante esta aula, envolve diferentes áreas de estudo e critérios, com certeza serão utilizadas por mim e minhas turmas de segundo ano e educ. infantil.


  • Estella Garmatter L., Escola Municipal , Paraná - dijo:
    egarmatter@gmail.com

    22/03/2011

    Cinco estrelas

    Tenho uma Sala de Recursos e estou trabalhando o SUDOKU com crianças com deficiência intelectual e crianças com TDAH . Eles estão amando, chegam ansiosos pra o atendimento pois sabem que vamos jogar. Comecei comprando o jogo SUDOKU da turma da Mônica . Agora já construo para eles os jogos de acordo com o que eles precisam aprender e que eles gostam : cores , formas geométricas , números ,personagens que gostam ... É uma delícia ver a alegria deles conseguindo resolver os desafios , vale a pena


  • Rosane Vieira de Paula, Escola Estadual Sena Figueiredo , Minas Gerais - dijo:
    zaninharosane@yahoo.com.br

    13/03/2011

    Cinco estrelas

    Adorei! Parabéns! Será ótimo para as turmas do Tempo Integral.


  • Edilene de Lima Souza Godoi, MARIA DE MELO PROFA EMEF , São Paulo - dijo:
    prof.edilene@hotmail.com

    03/03/2011

    Cinco estrelas

    Achei excelente! Estas atividades irão contribuir muito para o trabalho com meus alunos. Obrigada!


  • Fabiola, E. M. Ariosto Espinheira , Rio de Janeiro - dijo:
    prof.fa@hotmail.com

    09/09/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão! Adoro Sudoko e queria ensinar aos meus alunos, mas faltava a iniciativa. Essa aula é o que eu precisava. PARABÉNS!


  • lara soares de lima, Centro Educacional Evoluir , Minas Gerais - dijo:
    lara-denis@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei essa atividade trabalha muito com o raciocinio da crianca. continue sempre trazendo atividades como esta e outras. parabens....


  • Elaine de Souza Jota Rocha, Centro Universitário Adventista de São Paulo , São Paulo - dijo:
    elainejota@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    FANTÁSTICO!!!!


  • Carlos Alessandro Nunes, Colégio Potencial , Minas Gerais - dijo:
    carlosalessandro.nunes@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela estruturação da aula. A mesma contempla as tendências atuais da Educação Matemática. Privilegia o cálculo mental, o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, bem como coloca o educando numa posição ativa sendo possível ser vivenciada em qualquer realidade educacional. Nota 10!!! Sugiro que disponibilize outras aulas como esta no Portal do Professor para que nós educadores, possamos nos inspirar para a realização de uma prática pedagógica significativa.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.