24/08/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Distinguir estruturas comunicacionais e textuais.
Escolher pequenas ações individuais, como separar o lixo e economizar água.
Produzir pequenos textos em Inglês de forma criativa.
Conjugar verbos no imperativo afirmativo e/ou negativo. Os modais can e should, no afirmativo e negativo.
Conhecimentos básicos do uso do computador e de ferramentas do Blog (upload de imagens, criar postagens).
Para a realização desta aula será necessário além das atividades da sala de aula, do uso do CDplayer, o uso do Laboratório de Informática.
O produto final será a criação de slogans, textos e poesias incentivando a reflexão e a uma atitude responsável com o meio ambiente.
Os trabalhos serão publicados no blog da turma http://segundaozinhu.blogspot.com previamente criado.
As etapas do trabalho serão registradas em câmera de celular de aluno e, posteriormente colocadas no blog.
Os alunos confeccionarão cartazes com o produto textual para expor no mural da escola.
Atividades:
Em 22 de abril é comemorado o Dia da Terra e no Dia 5 de junho O Dia Mundial do Meio Ambiente. Como os meios de comunicação publicam reportagens sobre o assunto, torna-se interessante levar o tema para a sala de aula, proporcionando momentos de debate com os alunos a respeito de ações ecologicamente corretas.
(Imagem acesso em 16/08/09)
(http://1.bp.blogspot.com/_TV8HLeKbNuM/Se9nuTNaA8I/AAAAAAAAAIA/0g23lSSHcZo/s320/earth-day.jpg)
1ª atividade - Apresentar o seguinte pensamento de Robert Ingersoll à turma, utilizando-o como um exemplo para o trabalho.
“In nature there are neither rewards, nor punishments.
There are consequences.”
O que o autor nos quer dizer?
Debater o significado do pensamento.
Neste momento apresentar o projeto à turma, trocar idéias, solicitar sugestões.
2ª atividade - Realizar o seguinte “teste” com os alunos, pedindo que respondam “yes or no” às perguntas:
How green are you?
( ) Do you separate the garbage?
( ) Do you go to school by bus or just walk?
( ) Do you save electric energy or gas at home?
( ) Do you turn off the TV when anyone is watching?
( ) Do you plant trees, flowers, vegetables?
( ) Do you turn off the lights when you are going out?
Resultado do teste: If you answer YES for all the questions...
Congratulations!!! You are very Green!
(Imagem http://magiagifs.110mb.com/smiles/comemorandopage.htm acesso em 18/08/09)
3ª atividade –
Tarefa 1- Exercitar vocabulário a ser usado nos textos com o caça palavras abaixo. O exercício está disponível no seguinte endereço para impressão:
http://www.kidsdomain.com/holiday/earthday/word/word2.gif acesso em18/08/09
Tarefa 2:
Debater com a turma ações que costumam praticar.
Colocar no quadro da sala de aula três itens (abaixo), pedindo que eles citem ações que podem ser ecológicamente corretas, formando frases, utilizando o vocabulário do caça palavras. (Aproveitar o momento para lembrar o uso desses verbos com os modais)
I can …
I can’t …
I should …
4º Atividade:
Destacar que muitos artistas estão engajados pela defesa da natureza.
Como podemos observar na música “Dreamer” de Ozzy Osbourne/ CD “Down to Earth”/ ano 2001.
(Sugestão - Chamar a atenção para o cenário triste e devastado do vídeo, frio e neve, o que, segundo estudiosos, é uma possibilidade de futuro para a Terra.)
(Imagem disponível em http://media.musikvideoer.net/thumbs/YbJqswLi3uE.jpg acesso em 18/08/09)
Assistir ,após, ao vídeoclipe da música no site www.youtube.com.
http://www.youtube.com/watch?v=YbJqswLi3uE acesso em 10/08/09
5ª Atividade:
Usando o cd player trabalhar a música:
'Gazing through the window at the world outside
Wondering will moth er earth survive
Hoping that mankind will stop abusing her, sometime
After all there’s only just the two of us
And here we are still fighting for our lives
Watching all of history repeat itself, time after time
I’m just a dreamer
I dream my life away
I’m just a dreamer
Who dreams of better days
I watch the sun go down like everyone of us
I’m hoping that the dawn will bring good signs
A better place for those who will come after us, this time
I’m just a dreamer
I dream my life away, oh yeah
I’m just a dreamer
Who dreams of better days
Your higher power may be God or Jesus Christ
It doesn’t really matter much to me
Without each others help there ain’t no hope for us
I’m living in a dream of fantasy, oh yeah yeah yeah
If only we could all just find serenity
It would be nice if we could live as one
When will all t his anger hate a nd bigotry be done
I’m just a dreamer
I dream my life away, today
I’m just a dreamer
Who dreams of better days, oh yeah
I’m just a dreamer
Who’s searching for the way, today
I’m just a dreamer
Dreaming my life away, oh yeah yeah yeah
From http://letras.terra.com.br/ozzy-osbourne/29708/
Sugestão para o trabalho com a letra:
Observação: Se na escola não há como acessar o site do youtube, por não ter Internet ou laboratório de Informática, pode-se fazer uma apresentação de slides com a letra da música para que os aluno s acompanhem. Podendo assim ser salva em Cd e apresentada pelo DV D e TV.
• Após a correção, destacar e debater com a turma o sentido da primeira estrofe:
"Gazing through the window at the world outside
Wondering will mother earth survive
Hoping that mankind will stop abusing her, sometime"
O que o cantor nos quer dizer? Qual é a sua preocupação?
Vocês concordam com a preocupação dele? Será que a mãe Terra sobreviverá?
6ª Atividade -
No Laboratório de Informática acessar os seguintes sites:
(Fonte da imagem: acesso em 14/08/09.)
http://www.mundodomarketing.com.br/images/materias/blognews/wwf_brasil.jpg
1-O site da WWF traz importantes dicas que poderão auxiliar o trabalho dos alunos.
http://www.wwf.org.br/participe/acao/dicas/index.cfm
2 - O site da organização EPA - Os alunos podem acessar o site onde encontrarão animações como o efeito estufa. Esta atividade exige um pouco mais de conhecimento de inglês, e é muito interessante.
http://www.epa.gov/climatechange/kids/animations.html
7 ª Atividade:
Agora vamos à criação do texto:
Em sala de aula, ou no Laboratório:
8ª atividade -
Os alunos criarão seus próprios cartazes para expor nos murais da escola com o produto do trabalho. Solicitar previamente que tragam o material necessário.
9ª atividade -
Postagem dos textos no Blog da turma: http://segundaozinhu.blogspot.com
Também colocarão imagens ilustrativas escolhidas na Internet – www.google.com.br ou do arquivo do computador, neste caso, tendo sido previamente coloc adas.
A atividade de postar o trabalho no Blog é atrativa. Pois o aluno pode acessá-lo em casa, mostrar à família, colocar tarefa atrasada, comentar o trabalho de colegas. O professor por sua vez também pode acessá-lo em casa, mediar tarefas, colocar comentários avaliativos.
10ª atividade –
Sugestão: Usando o Impress ou Power Point criar slides sobre o trabalho. Estes slides podem ser publicados em sites como www.slideshare.com ou ainda ser arquivado no computador para posteriormente ser apresentado à turma, como um relato da tarefa.
11ª atividade -
Autoavaliação – em grupo, em sala de aula, após, também postar no Blog.
12ª atividade -
Colocar comentários nos trabalhos dos colegas.
Sala de computadores com acesso á Internet, blog da turma, Rádio, CD Down to Earth – Dreamer , 2001, dicionários, material para os cartazes,arquivo de imagens, câmera de celular, imagens da internet.
Blog da turma: http://segundaozinhu.blogspot.com
Hospedagem de slides www.slideshare.com
Pela observância dos seguintes itens:
Atitudes durante as atividades realizadas.
Produtos textuais publicados no Blog da turma.
Comentário postado no blog sobre os trabalhos dos colegas.
Uso correto dos verbos modais e verbos no imperativo nos textos criados.
Cartazes que serão expostos no mural da escola.
Slides.
Auto-avaliação.
Quatro estrelas 14 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/05/2014
Cinco estrelasSensacional as aulas!!!! Você está de parabéns. Vai me ajudar muito nas minhas aulas de Língua Inglesa.
11/03/2014
Quatro estrelasGostei da aula, colega! Parabéns pelo projeto!
28/02/2012
Uma estrelaAulas excelentes
19/09/2010
Cinco estrelasExcelentes idéias. Vou usar como projeto numa sequência de aulas. Parabéns à professora Tania Petreceli!"
24/03/2010
Cinco estrelasÓtima aula prof Tania
24/03/2010
Cinco estrelasProfessora, sua aula é muito interessante pois trabalha com a abordagem intercultural comunicativa, mostrando-se muito atual. A aula é extremamente interessante e trabalha várias habilidades comunicativas. Parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasCom certeza vou usar essa aula com meus alunos.Thank you.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei este projeto.....parabéns professora
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei as atividades!!! Variadas, dinâmicas e com temas atuais e relevantes. Parabéns!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns à professora Tania! O projeto é muito interessante, uma vez que integra o uso de diversos recursos, principalmente tecnológicos. Isso motiva a participação do estudante, envolvendo a todos. Pretendo sugerir aos colegas de escola para posterior aplicação. Um abraço, Francimar Lima
24/03/2010
Cinco estrelasA professora Petreceli está realmente de parabéns pela incitação aos alunos à pesquisa e contrução do conhecimento juntos. Imagino o quão empolgante deve ter sido todo esse processo e quanto os alunos realmente aprenderam com todas essas ideias.
24/03/2010
Cinco estrelasTua aula está excelente, superou a tua incentivadora. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente!!! Mesmo não sendo da área, considero muito interessante esta aula, bem estruturada e com certeza estimulante para os alunos. Adorei!!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito Bacana a aula, envolvendo vários tipos textuais verbais e não verbais, usando recursos tecnológios, provendo tambpem a intertextualidade entre matérias :)