20/06/2013
Dalânea Cristina Flôr; Giandréa Reuss Strenzel; Graziela Beretta López.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
A interação com crianças de outros grupos permite a ampliação do repertório de possibilidades de aprendizados das crianças, oportunizando que aprendam com os mais velhos, ensinem os mais novos e troquem experiências com as crianças de sua faixa etária. Buscar recursos para que as crianças toquem no amigo que não costuma se relacionar, sente-se ao lado, converse... são ações simples, mas fundamentais ao desenvolvimento das crianças. Deste modo, esta aula tem como objetivo principal possibilitar a interação entre crianças de diferentes faixas etárias, bem como o contato com diferentes instrumentos sonoros, no sentido de desenvolver a percepção e identificação dos elementos da linguagem musical. Como é uma atividade coletiva, sugere-se a participação de dois grupos, com crianças com idade entre 3 a 5 anos. Esta aula deverá ser desenvolvida num espaço da escola que possua um corredor ou uma sala pequena (sala de sono, por exemplo) para que os instrumentos possam ser pendurados.
1º MOMENTO
Organização do Corredor ou sala sonora
Material necessário
Para o desenvolvimento desta atividade, a professora deverá organizar o espaço antes da entrada das crianças. Esta aula, deverá ocorrer num espaço da escola que possua um corredor ou uma sala pequena para que as crianças possam ou passar pelo corredor, ou entrar numa sala sonora que possibilite sentir os instrumentos. Deste modo, a professora precisa pendurar os instrumentos musicais com o barbante de forma a deixá-los pendurados pelo espaço. Sugere-se, também fazer uma teia com o barbante, para que as crianças tenham obstáculos para se movimentar. Na entrada do corredor sonoro, colocar o túnel de tecido, para que as crianças passem por dentro dele antes de entrar no corredor ou sala sonora.
Acervo Institucional do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC
Foto: Carolina Spinelli - 2012
2º MOMENTO
Quem consegue passar no corredor sonoro ou entrar na sala sonora?
Após a organização do espaço, a professora organiza as crianças numa Roda para explicar os Combinados da atividade, tais como: cuidar dos amigos; esperar a sua vez para passar no corredor; respeitar os amigos. Ainda na Roda, sugere-se que a professora faça um suspense dizendo que após passarem pelo túnel de tecido vão encontrar uma surpresa. Em seguida, organizar o grupo numa fila, para que um de cada vez passe pelo túnel de tecido. É importante, que um adulto esteja dentro do corredor ou sala sonora, organizando e incentivando as crianças a explorarem todos os instrumentos musicais, quantas vezes desejarem. Vale a pena destacar, que algumas crianças podem ficar com medo ou receosas para passar pelo túnel de tecido, nestes casos, a professora deve conversar e criar meios para que a criança sinta-se a vontade, por exemplo: convidar uma criança ou um adulto para passar de mãos dadas junto com ela.
Acervo Institucional do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC
Foto: Carolina Spinelli - 2012
3º MOMENTO
Eu vou te contar uma história...
No terceiro momento, sugere-se que a professora forme novamente uma Roda com as crianças, para conversar sobre a atividade, perguntando ao grupo: O que mais gostaram de brincar? Qual instrumento musical foi mais tocado? Quais eram os sons dos instrumentos? Qual era o instrumento mais agudo e mais grave? O mais pesado e o mais leve? (Ver recursos complementares). Em seguida, cantar a música "Uma história" da banda Palavra Cantada (Ver recursos complementares) e iniciar a contação da História do livro: "O ratinho, o morando vermelho maduro e o grande urso esfomeado" (Ver recursos complementares). A leitura deste livro possibilita trabalhar as questões do medo e do desconhecido, fazendo com que as crianças tenham elementos para lidar com esta situações.
Acervo Institucional do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC
Foto: Carolina Spinelli - 2012
Modelos de túnel de tecido:
Informações sobre som agudo e som grave:
http://www.prof2000.pt/users/mrsd/8ano/caracteristicas.htm
Letra e vídeo da música "Uma história" da banda Palavra Cantada:
http://letras.mus.br/palavra-cantada/283418/;
Livro: WOOD, Audrey. "O ratinho, o morando vermelho maduro e o grande urso esfomeado". São Paulo: BrinqueBook, 2007.
Vídeo do Livro "O ratinho, o morando vermelho maduro e o grande urso esfomeado":
Com intuito de avaliar a participação das crianças durante todo o desenvolvimento da aula, a professora deverá registrar e observar o comportamento, o movimento, a comunicação, o relacionamento das crianças umas com as outras, com adultos, com o espaço e com os objetos, refletindo sobre as seguintes questões: Como se relacionam com as outras crianças e adultos? Como se envolvem na atividade (concentração, compreensão do passo-a-passo)? Respeitam a sua vez para falar? Com quem estabelecem parcerias? Como se movimentam pelo espaço: tomam cuidado com o outro? Conseguem realizar os movimentos propostos? Percebem os limites do seu corpo e os limites do corpo do amigo? Como experimentaram os instrumentos musicais? Como perceberam os sons, o peso, a textura dos instrumentos musicais? Quais elementos chamaram mais atenção na história? Este processo de avaliação é muito importante para que a professora possa refletir e planejar intencionalmente novas propostas para o desenvolvimento da sua prática pedagógica, levando em consideração o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!