Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Quem consegue passar pelo corredor sonoro?

 

20/06/2013

Autor y Coautor(es)
Carolina Shimomura Spinelli
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr; Giandréa Reuss Strenzel; Graziela Beretta López.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interagir com outras crianças e adultos da escola de educação infantil;
  • Desenvolver a autonomia psicomotora;
  • Utilizar e conhecer diferentes instrumentos sonoros;
  • Dominar operacionalmente os objetos;
  • Desenvolver a localização espacial;
  • Ampliar as possibilidades do corpo e movimento;
  • Agir com respeito em relação ao outro;
  • Ampliar o repertório das crianças relacionado à linguagem escrita, musical, oral e corporal.
Duração das atividades
Cada momento desta aula pode durar em torno de 20 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Considerar a importância do ensino da arte (no caso desta aula, o ensino da música) na educação infantil, como forma de expressão e comunicação dos indivíduos.
Estratégias e recursos da aula

A interação com crianças de outros grupos permite a ampliação do repertório de possibilidades de aprendizados das crianças, oportunizando que aprendam com os mais velhos, ensinem os mais novos e troquem experiências com as crianças de sua faixa etária. Buscar recursos para que as crianças toquem no amigo que não costuma se relacionar, sente-se ao lado, converse... são ações simples, mas fundamentais ao desenvolvimento das crianças. Deste modo, esta aula tem como objetivo principal possibilitar a interação entre crianças de diferentes faixas etárias, bem como o contato com diferentes instrumentos sonoros, no sentido de desenvolver a percepção e identificação dos elementos da linguagem musical. Como é uma atividade coletiva, sugere-se a participação de dois grupos, com crianças com idade entre 3 a 5 anos. Esta aula deverá ser desenvolvida num espaço da escola que possua um corredor ou uma sala pequena (sala de sono, por exemplo) para que os instrumentos possam ser pendurados.

 

1º MOMENTO

Organização do Corredor ou sala sonora

 

Material necessário

  • Diferentes instrumentos sonoros: tambor; chocalhos; triângulo; apitos; maracas; pandeiro; pratos, sinos; etc.
  • 1 Rolo de Barbante;
  • Túnel de tecido 1 a 3 metros (Ver recursos complementares. Caso não tenha um corredor sonoro, pode-se utilizar cadeiras e lençol para formar um túnel.

 

Para o desenvolvimento desta atividade, a professora deverá organizar o espaço antes da entrada das crianças. Esta aula, deverá ocorrer num espaço da escola que possua um corredor ou uma sala pequena para que as crianças possam ou passar pelo corredor,  ou entrar numa sala sonora que possibilite sentir os instrumentos. Deste modo, a professora precisa pendurar os instrumentos musicais com o barbante de forma a deixá-los pendurados pelo espaço. Sugere-se, também fazer uma teia com o barbante, para que as crianças tenham obstáculos para se movimentar. Na entrada do corredor sonoro, colocar o túnel de tecido, para que as crianças passem por dentro dele antes de entrar no corredor ou sala sonora.

 

corredor 2

Acervo Institucional do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC

Foto: Carolina Spinelli - 2012

 

2º MOMENTO

Quem consegue passar no corredor sonoro ou entrar na sala sonora?

 

Após a organização do espaço, a professora organiza as crianças numa Roda para explicar os Combinados da atividade, tais como: cuidar dos amigos; esperar a sua vez para passar no corredor; respeitar os amigos. Ainda na Roda, sugere-se que a professora faça um suspense dizendo que após passarem pelo túnel de tecido vão encontrar uma surpresa. Em seguida, organizar o grupo numa fila, para que um de cada vez passe pelo túnel de tecido. É importante, que um adulto esteja dentro do corredor ou sala sonora, organizando e incentivando as crianças a explorarem todos os instrumentos musicais, quantas vezes desejarem. Vale a pena destacar, que algumas crianças podem ficar com medo ou receosas para passar pelo túnel de tecido, nestes casos, a professora deve conversar  e criar meios para que a criança sinta-se a vontade, por exemplo: convidar uma criança ou um adulto para passar de mãos dadas junto com ela.

 

corredor 3Corredor 1  

Acervo Institucional do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC

Foto: Carolina Spinelli - 2012

 

3º MOMENTO

Eu vou te contar uma história...

 

No terceiro momento, sugere-se que a professora forme novamente uma Roda com as crianças, para conversar sobre a atividade, perguntando ao grupo: O que mais gostaram de brincar? Qual instrumento musical foi mais tocado? Quais eram os sons dos instrumentos? Qual era o instrumento mais agudo e mais grave? O mais pesado e o mais leve? (Ver recursos complementares). Em seguida, cantar a música "Uma história" da banda Palavra Cantada (Ver recursos complementares) e iniciar a contação da História do livro: "O ratinho, o morando vermelho maduro e o grande urso esfomeado" (Ver recursos complementares). A leitura deste livro possibilita trabalhar as questões do medo e do desconhecido, fazendo com que as crianças tenham elementos para lidar com esta situações.

 

históriahistoria

Acervo Institucional do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI/CED/UFSC

Foto: Carolina Spinelli - 2012

Recursos Complementares

Modelos de túnel de tecido:

https://www.google.com.br/search?q=t%C3%BAnel+de+tecido&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=xdi1UaGiH6fs0gGJ8oG4Dg&ved=0CCoQsAQ&biw=1920&bih=979

Informações sobre som agudo e som grave:

http://www.prof2000.pt/users/mrsd/8ano/caracteristicas.htm

Letra e vídeo da música "Uma história" da banda Palavra Cantada:

http://letras.mus.br/palavra-cantada/283418/;

Livro: WOOD, Audrey. "O ratinho, o morando vermelho maduro e o grande urso esfomeado". São Paulo: BrinqueBook, 2007.

Vídeo do Livro  "O ratinho, o morando vermelho maduro e o grande urso esfomeado":

http://www.youtube.com/watch?v=bcFFcpE63n0

Avaliação

Com intuito de avaliar a participação das crianças durante todo o desenvolvimento da aula, a professora deverá registrar e observar o comportamento, o movimento, a comunicação, o relacionamento das crianças umas com as outras, com adultos, com o espaço e com os objetos, refletindo sobre as seguintes questões: Como se relacionam com as outras crianças e adultos? Como se envolvem na atividade (concentração, compreensão do passo-a-passo)? Respeitam a sua vez para falar? Com quem estabelecem parcerias? Como se movimentam pelo espaço: tomam cuidado com o outro? Conseguem realizar os movimentos propostos? Percebem os limites do seu corpo e os limites do corpo do amigo? Como experimentaram os instrumentos musicais? Como perceberam os sons, o peso, a textura dos instrumentos musicais? Quais elementos chamaram mais atenção na história? Este processo de avaliação é muito importante para que a professora possa refletir e planejar intencionalmente novas propostas para o desenvolvimento da sua prática pedagógica, levando em consideração o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.