18/07/2013
Lérida de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Geografia | Formação territorial brasileira |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Identificar as características básicas dos biomas brasileiros, conforme competência de área 1 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Avaliar a importância da preservação da biodiversidade, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM
Dimensionar a degradação dos principais biomas brasileiros conforme habilidade H3 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Geografia (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Informática.
Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas abaixo (figuras 1 a 7). Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor pode também fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.
Fonte: Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/biomas-brasileiros-mapeamento-541508.shtml (Acesso em 27/06/2013)
Fonte: Disponível em: http://www.not1.com.br/grandes-biomas-no-brasil/ (Acesso em 27/06/2013)
Fonte: Disponível em: http://www.flickr.com/photos/26612046@N06/2822692835/ (Acesso em 27/06/2013)
Fonte: Disponível em:: http://www.akatu.org.br/Temas/Sustentabilidade/Posts/Coordenador-de-rede-de-ONGs-chama-atencao-para-ameacas-a-Mata-Atlantica (Acesso em 27/06/2013)
Fonte: Disponível em: http://comitecaatingape.blogspot.com.br/2010_08_09_archive.html (Acesso em 27/06/2013)
Fonte: Disponível em: http://colunadosardinhaecologia.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.html (Acesso em 27/06/2013)
Fonte: Disponível em: http://turmadasimone.blogspot.com.br/2012/10/pantanal.html (Acesso em 27/06/2013)
Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:
1 – Quais são as semelhanças entre as figuras apresentadas?
2 – Quais são as diferenças entre as figuras apresentadas?
3 – De acordo com o mapa apresentado, em qual bioma brasileiro está inserida a cidade que você mora?
4 – Você já teve a oportunidade de visitar outro bioma além daquele em que sua cidade está inserida? Conte como foi sua experiência?
Cabe ao professor interferir e levar alunos a se posicionarem em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.
Comentário: Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.
Esse momento da aula também pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos 1 e 2, a seguir. Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir os vídeos nos computadores acessando os links abaixo.
Caso seja necessário, o professor pode também fazer previamente o download dos vídeos e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.
Comentário: Fica a critério do professor a interrupção parcial dos vídeos para a discussão de algumas cenas selecionadas previamente. É importante que, nessa estratégia, os alunos sejam incentivados a demonstrarem suas percepções e opiniões, por meio de comentários espontâneos. Outra possibilidade é a exibição completa dos vídeos seguida da discussão.
Fonte: vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=IA6u9PKgnnw (Acesso em 27/06/2013)
Fonte: vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=e3sjrxesyso (Acesso em 27/06/2013)
Após a apresentação dos vídeos, o professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo dos vídeos, assim como centrar a discussão na responsabilidade que cada um deles possui em relação aos biomas brasileiros.
Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responder a Atividade de Contextualização.
O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição dos vídeos poderão ser empregados também para a veiculação da Atividade de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.
Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” a Atividade de Contextualização em um documento do software Microsoft Word ou em qualquer outro editor de texto e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Também nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa da Atividade de Contextualização.
1 – Vegetação típica de regiões costeiras, sendo uma área de encontro das águas do mar com as águas doces dos rios. A principal espécie encontrada nesse bioma é o caranguejo. Essas características são do:
a) Cerrado
b) Mangue
c) Caatinga
d) Pantanal
e) Mata de Cocais
2 – O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?
“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.
a) Cerrado
b) Caatinga
c) Floresta tropical
d) Mata semiúmida
e) Formação do Pantanal
3 – O Brasil, em razão de sua grande extensão territorial, possui diversos tipos de vegetação, apresentando um complexo mostruário das principais paisagens e ecologias do planeta. Cite os principais biomas existentes no território brasileiro.
( 1 ) Região Norte ( ) Pampa
( 2 ) Região Centro ( ) Cerrado
( 3 ) Região Sudeste ( ) Pantanal
( 4 ) Região Nordeste ( ) Caatinga
( 5 ) Estado do Mato Grosso do Sul ( ) Mata Atlântica
( 6 ) Estado do Rio Grande do Sul ( ) Floresta Amazônica
4 – Localizado principalmente na Região Centro-Oeste, esse bioma é caracterizado pela presença de pequenos arbustos e árvores retorcidas, com cascas grossas e folhas recobertas de pelos. Solo deficiente em nutrientes e com alta concentração de alumínio. Marque a alternativa que corresponde ao bioma que apresenta as características descritas.
a) Mangue
b) Caatinga
c) Campos
d) Cerrado
e) Mata de araucária
5 – Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
a) A Caatinga é caracterizada por ser uma floresta úmida da região litorânea do Brasil, hoje muito devastada.
b) O Mangue ocorre desde o Amapá até Santa Catarina e desenvolve-se em estuários, sendo utilizados por vários animais marinhos para reprodução.
c) O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.
d) A Floresta Amazônica está localizada nos estados do Maranhão e do Piauí e as árvores típicas dessa formação são as palmeiras e os pinheiros.
e) O Cerrado é uma formação fitogeográfica caracterizada por uma floresta tropical que cobre cerca de 40% do território brasileiro, ocorrendo na Região Norte.
f) A Mata Atlântica é uma formação que se estende de São Paulo ao Sul do país, onde predominam árvores como o babaçu e a carnaúba, e está muito bem preservada.
g) O Pantanal ocorre nos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, caracterizando-se como uma região plana que é alagada nos meses de cheias dos rios.
1 – B |
4 – D |
2 – A |
5 – B; G |
3 – 5; 6; 2; 4; 3; 1 |
|
Fonte: Disponível em: www.revista.vestibular.uerj.br (Acesso em 27/06/2013)
Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática. Agora serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.
O professor deverá organizar a turma em seis grupos, preferencialmente com, pelo menos, quatro integrantes cada, para a utilização dos computadores, sendo necessário, no mínimo, um computador por grupo.
Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor pode orientar os alunos a realizar a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.
Como se vê abaixo, cada um dos seis grupos ficará responsável por coletar dados sobre cada uma dos biomas existentes no Brasil, consultando, para tanto, sites específicos.
Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos seis grupos a coletar dados referentes:
* à fauna característica do bioma em questão
* à vegetação característica do bioma em questão
* ao solo do bioma em questão
* ao relevo do bioma em questão
* à água do bioma em questão
* ao clima do bioma em questão
* à extensão territorial do bioma em questão
Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar, em um documento do Microsoft Word, as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas no momento seguinte da aula.
Grupo 1: Bioma Amazônia
Disponível: http://www.ibflorestas.org.br/pt/bioma-amazonico.html (Acesso em 27/06/2013)
Disponível: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia (Acesso em 27/06/2013)
Disponível: http://www.educacional.com.br/especiais/biomas/popBiomaAmazonia.asp (Acesso em 27/06/2013)
Grupo 2: Bioma Cerrado
Disponível: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=961&sid=2 (Acesso em 27/06/2013)
Disponível: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia (Acesso em 27/06/2013)
Disponível: http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado (Acesso em 27/06/2013)
Grupo 3: Bioma Mata Atlântica
Disponível: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=964&sid=2 (Acesso em 27/06/2013)
Disponível: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia (Acesso em 27/06/2013)
Disponível: http://ibflorestas.org.br/pt/bioma-mata-atlantica.html (Acesso em 27/06/2013)
Grupo 4: Bioma Caatinga
Disponível: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=962&sid=2 (Acesso em 27/06/2013)
Disponível: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia (Acesso em 27/06/2013)
Disponível: http://www.ibflorestas.org.br/pt/bioma-caatinga.html (Acesso em 27/06/2013)
Grupo 5: Bioma Pampa
Disponível: http://www.ibflorestas.org.br/pt/bioma-pampa.html (Acesso em 27/06/2013)
Disponível: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia (Acesso em 27/06/2013)
Disponível: http://www.mma.gov.br/biomas/pampa (Acesso em 27/06/2013)
Grupo 6: Bioma Pantanal
Disponível: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=963&sid=2 (Acesso em 27/06/2013)
Disponível: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/geografia (Acesso em 27/06/2013)
Disponível: http://www.ibflorestas.org.br/bioma-pantanal (Acesso em 27/06/2013)
Esse momento da aula pode ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.
Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.
O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario (Acesso em 27/06/2013).
A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.
Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, cabe ao professor acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.
Os grupos deverão arquivar as informações e as imagens obtidas nos sites e utilizadas para a elaboração do seminário para que possam também utilizá-las posteriormente, na continuidade dessa aula, intitulada Ecologia: Biomas Brasileiros - Parte 2.
Sugestões de links para professores:
Artigo “Biomas”, site Wikipedia
Disponível: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bioma (Acesso em 27/06/2013)
Artigo “Biomas”, site Ministério do Meio Ambiente
Disponível: http://www.mma.gov.br/biomas (Acesso em 27/06/2013)
Sugestões de links para alunos:
Artigo “Biomas”, site Info Escola
Disponível: http://www.infoescola.com/geografia/bioma/ (Acesso em 27/06/2013)
Artigo “Biomas”, site Preservação e Educação
Disponível: http://www.projetobiomas.org/ (Acesso em 27/06/2013)
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no debate, na atividade de contextualização ou no seminário de pesquisa.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/11/2015
Cinco estrelasótimo!!!!! Nossos alunos precisam de aulas assim..... aulas atrativas...vou usar..
04/11/2014
Cinco estrelasContinue multiplicando seu trabalho professor que professoras como eu agradece.
22/10/2014
Quatro estrelasMuito bom!
19/08/2014
Quatro estrelasGostei das informações
04/06/2014
Cinco estrelasMuito Bom ... Parabens Continuem ajudando alunos como eu ... Mesmo de escolas particulares mas que precisam de ajuda
02/10/2013
Quatro estrelaspágina excelente, que auxilia o professor no seu dia a dia