Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Fazendo meu filme: uma história que foi para a telinha

 

22/07/2013

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Criar histórias;

·      Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Filme: uma história que acontece

 

Professor, o trabalho com filme em sala de aula desperta o interesse e a curiosidade dos alunos pelos mais variados temas. No entanto, fazer o próprio filme, é uma atividade repleta de possibilidades de aprendizagem, em que tanto se trabalha o sistema alfabético de escrita, como a criatividade e a autoria neste processo. Por isso, convidamos a todos a entrarem em ação nesta aventura que irá começar! Luzes, câmera, ação! É com você professor!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Você sabia? A interação na sala de aula é fundamental para a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, o uso de jogos, brincadeiras e aqui incluímos a autoria no processo de criação de filmes em sala de aula, constituem momentos favorecedores de troca de ideias e diálogo, podendo propiciar uma aprendizagem significativa da leitura e da escrita (BRASIL, 2012.).

Fonte: BRAINER, Margareth; TELES, Rosinalda. Qualquer maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender? In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, p. 22-25, 2012. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf >.  Acesso em: 10 de jul. 2013.

 

Professor, organize a turma para uma roda de conversa. Procure ouvir cada aluno sobre os filmes que já conhecem e os estilos que mais gostam. Faça uma sondagem: o que sabem sobre como se faz um filme.

Em seguida, assista com a turma ao filme “Rio”.

Aula3_jul2_2013.jpg

Fonte: Trailer - Filme Rio. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=HMLvMxWncz8>.  Acesso em: 10 de jul. 2013.

Sinopse: O filme é uma aventura na cidade do Rio de Janeiro em que duas araras azuis se encontram e vão viver situações que envolvem a coragem de salvar a própria espécie. Voe com elas nesta aventura!

Lembre-se que o trabalho com filme envolve:

  • Um local apropriado em que todos possam ver com nitidez as cenas, ouvir com clareza e também estar sentado confortavelmente;
  • Combinados prévios com a turma: prestar atenção no filme e não atrapalhar os colegas;
  • Estar atento à forma como o filme foi feito: cenários, personagens, enredo e outros detalhes.

Após assistirem ao filme, converse com os alunos sobre: o que mais gostaram; suas impressões e cenas mais interessantes para cada aluno. Em seguida, organize a turma em três grupos de quatro ou cinco alunos e distribua algumas funções para cada grupo. Sendo que cada grupo poderá ficar responsável por analisar:

·         Os personagens do filme;

·         O enredo;

·         O cenário.

Depois que os grupos reunirem e conversarem sobre os aspectos acima faça um momento de socialização, para que cada grupo possa expor aos demais o que analisaram  sobre o filme.

Como registro, proponha que façam uma sinopse, por escrito (um resumo com as principais ideias) do filme, para ser divulgada em um mural da escola, assim os alunos de outras turmas, conhecerão um pouco sobre os filmes que assistiram. Lembre-os de registrarem: o nome do filme; o autor da sinopse; a data de realização e a turma.

 

Agora, assista com a turma ao vídeo abaixo, o qual mostrará os bastidores da criação do filme “Rio”. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Também poderá ser utilizado o tablet ou o Laboratório de Informática.

Aula3_jul1_2013.jpg

Fonte: Sítio: Filme Rio - Bastidores da Produção ( Jornal da Globo). Disponível em:

< http://www.youtube.com/watch?v=yjC-29RxHkU >. Acesso em: 10 de jul. 2013.

 

Após assistirem ao vídeo, converse com a turma sobre alguns aspectos:

  • O que foi preciso para fazer o filme?
  • Quais os profissionais envolvidos?

Em seguida, cada aluno poderá fazer um desenho, representando o que achou mais interessante na construção e organização de um filme.

Professor, também explore com a turma o olhar crítico sobre um filme. Para isso, solicite que avaliem aspectos como:

  • Qualidade das imagens;
  • Enredo;
  • Personagens.

Após a avaliação dos alunos, faça um momento coletivo de troca de ideias. Em seguida, peça para que cada aluno crie um final diferente para o filme ou mesmo um início. A atividade pode ser realizada no caderno de Língua Portuguesa. Depois que os alunos terminarem, faça um momento de socialização das produções.

 

Minha lista e avaliação dos filmes

Professor, como “Atividade de Casa”, sugerimos que os alunos façam uma pesquisa junto aos familiares dos nomes de filmes que já assistiram e também realizem uma avaliação do mesmo. Veja o exemplo da atividade a seguir. Os alunos poderão assinalar com um X a sua avaliação ou mesmo fazer um desenho no lugar que quer marcar.

 

Filme que já assisti

Minha avaliação

Ótimo

Ruim

Péssimo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Retome com a turma a “Atividade de Casa” e proponha a construção de um painel coletivo com a turma, contendo as avaliações dos alunos para os filmes que apareceram em mais de uma lista. Analise com os alunos os resultados, converse sobre quais critérios utilizaram para avaliar os filmes. Gosto: pelos personagens; pelo enredo; dentre outros. É importante que os alunos compreendam que cada um pode ter uma opinião diferente em relação a um mesmo filme.

 

Fazendo meu filme!

 

Professor, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Proponha que inicialmente os alunos criem uma história. No entanto, alguns passos serão importantes para a construção da história.

 

1-      Escolha do tema

O tema pode ser do interesse de cada grupo ou mesmo ser sugerido por você. O mais importante é perceber o envolvimento e a o conhecimento dos alunos sobre o tema escolhido.

 

2-      Investigando sobre o tema

Após a escolha do tema, solicite que cada grupo faça uma pesquisa na internet sobre o tema escolhido, com o intuito de que descubram mais informações sobre o mesmo.

 

3-      Organizando a escrita da história

Antes de iniciarem a escrita da história, proponha que façam um roteiro do que será escrito. Para isso, o grupo deverá trabalhar em equipe e cada membro propor algo para a história. Auxilie os alunos a pensarem aspectos como: local onde acontecerá a história, personagens e também no próprio enredo.

 

4-      Escrevendo a história

Agora, os alunos poderão escolher um integrante do grupo para registrar as ideias dos colegas. É importante que todos participem com suas ideias.

 

5-      Socializando a história

Quando todos terminarem a história, faça um momento de apresentação da mesma para a turma. Para este momento, os grupos poderão emitir opiniões, no sentido de contribuir com a história dos colegas. Caso o grupo decida mudar algo na história, solicite que façam as modificações e apresentem novamente ao grupo.

 

6-      Fazendo o filme da nossa história

Agora, proponha o desafio de transformar a história em um filme. Para isso, cada grupo poderá planejar o que necessitam para a filmagem: recursos materiais, dividir papéis, cenário e outros aspectos. Depois de tudo preparado, auxilie-os a acessarem a câmera no laptop Classmate pelo caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Também poderá ser utilizado o tablet. Quando tudo estiver pronto, é só iniciar a gravação.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Fazendo meu filme de outro filme!

 

Professor, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Peça para cada grupo escolher um filme que mais gostou. Em seguida, o grupo terá que escolher uma cena do filme para ser regravada por ele. Explique para a turma que o tema poderá ser escolhido pelos alunos. Para as filmagens os alunos poderão acessar a câmera no laptop Classmate pelo caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Também poderá ser utilizado o tablet.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Estreia dos filmes: sessão pipoca

 

Professor, para a estreia dos filmes dos alunos, combine uma forma de divulgação na escola. Sugerimos o uso de cartazes e slogans. Para isso, cada grupo poderá fazer uma sinopse do seu próprio filme e criar um desenho para representá-lo. Com os cartazes prontos, insira informações como:

 

  • Horário e local da sessão;
  • Duração;
  • Nomes dos atores que participaram do filme;
  • Público alvo.

 

Providencie pipoca para todos os telespectadores e também para os cineastas. Após assistirem aos filmes da turma, faça uma sessão de fotos, em que os alunos que criaram o filme, possam curtir um momento de estrela, tirando fotos com os telespectadores. Também poderá ser feito um momento em que os alunos contem como foi este processo e o que aprenderam ao fazerem o próprio filme, incentivando outros alunos a entrarem para este ramo.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: Jornal Hoje. Crianças avaliam filmes, desenhos e até jogos feitos por outras crianças.

Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/06/criancas-avaliam-filmes-desenhos-e-ate-jogos-feitos-por-outras-criancas.html>.  Acesso em: 10 de jul. 2013.

 

Sugestões de links para professores:

Sítio: Portal do Professor. Filme como material de apoio ao professor de alfabetização de autoria de Ana Maria Ferola da Silva Nunes.

Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10345>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

 

Sítio: Pré-Univest. O cinema na sala de aula: reconstruindo o cotidiano.

Disponível em: <http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/4958/o-cinema-na-sala-de-aula-ae-reconstruindo-o-cotidiano.html>. Acesso em 10 de jul. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como dificuldades e facilidades sobre o trabalho como sistema alfabético de escrita, bem como suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento. É importante que observe se os alunos compreenderam as possibilidades que têm para compor uma história e que esta pode virar um filme, ressaltando o processo de autoria nas produções do aluno.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.