Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ensinando a ordem alfabética e seu uso em diferentes gêneros textuais

 

22/07/2013

Autor y Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize D. Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Identificar as letras do alfabeto;
  • Identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra;
  • Conhecer a ordem alfabética em diferentes gêneros;
  • Conhecer e identificar a importância do dicionário comum;
  • Produzir pequenos textos;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno letras do alfabeto, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar e diferenciar letras; identificar letras iniciais em palavras. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tabl et e do programa Mozilla Firefox  do laptop Cla ssmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematiza dora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 

"Sítio: Conselho Nacional de Secretários de Educação: Texto Informativo: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetização-na-idade-certa>. Neste sítio você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013.

"Sítio: E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013.

"Sítio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 05 de jul. 2013 e depois clique em "Cadernos de Formação". 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um momento de descontração com a brincadeira caixinhas com nomes.

Caixinhas com nomes

Material: Caixinhas de fósforos encapadas com as fotos dos alunos coladas em cima, e dentro as letras que formam o nome daquele aluno. Papel ofício.

Números de participantes: alunos divididos em grupos.

Regras:

  • Cada grupo escolhe as caixinhas que preferem;
  • Formar os nomes dos colegas com as letras que estão dentro da caixinha;
  • Depois registrar no papel o nome formado, a primeira letra, a quantidade de letras que foi preciso para formar o nome e a quantidade de vezes que abrem a boca para falar aquele nome.

Fonte: Sítio: “Jogo: Caixinhas com nomes”. Disponível em:  <http://tialucimar.blogspot.com.br/2008/02/jogos-e-brincadeiras-com-nomes-e.html>  Neste Blog você encontrará sugestões de jogos com as letras do alfabeto. Acesso em: 09 de jul. 2013.

Promova um diálogo com os alunos sobre o jogo:

  • Quais são as letras que estavam dentro da caixa?
  • O que as letras formaram?
  • Quantos colegas existem na sua turma?
  • Para que servem as letras do alfabeto da Língua Portuguesa?
  • Quais as letras fazem parte dele?
  • Quantas letras têm o nosso alfabeto?
  • Qual a importância do alfabeto para a leitura e a escrita de palavras?
  • Qual o nome que vocês conseguiram formar?

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e de escrita são relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
  • Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras;
  • Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas;
  • Dentre outras.

(BRASIL, 2012, p. 45, 46.). 

Para desenvolvê-las, providencie as atividades a seguir para realizá-las com os alunos em seus cadernos de Língua Portuguesa.

Faça uma lista com os alunos dos nomes dos colegas da turma que estavam nas caixas. Você poderá utilizar cartolina e expor os nomes em ordem alfabética no mural da sala de aula.

Dialogue com a turma sobre o alfabeto da Língua Portuguesa.

O alfabeto tem 26 letras, as letras k, w e y costumam serem usadas para escrever nomes de pessoas e de produtos em outras línguas. Com as letras do alfabeto, podemos escrever palavras, nomes e textos diversos. 

Vamos conhecer a ordem em que as letras do alfabeto aparecem?

Professor, prepare num cartaz as letras do alfabeto para apresentar à turma. 

 alfabeto 
 Fonte: Acervo da própria autora.

 

Disponibilize uma cópia do cartaz em tamanho menor para os alunos colarem no caderno de Língua Portuguesa. Nesse cartaz deixe faltando algumas letras para os próprios alunos completarem.

Em seguida, organize os alunos em grupos e proponha a turma que crie um alfabeto ilustrado utilizando revistas e jornais. Prepare os materiais para a criação: papel sulfite ou cartolina, tesouras, cola, revistas e jornais.

Se os alunos possuírem laptop Classmate do Projeto UCA, você poderá sugerir que os alunos façam o alfabeto ilustrado utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para criarem um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “Alfabeto Ilustrado”.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, prepare a música: “Alfabeto” da cantora Eliana. Você poderá dramatizar, montar fichas das palavras para apresentar a música aos alunos de maneira lúdica e criativa.

Caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá cantar a música e assistir ao vídeo na sala de aula. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio abaixo:

ALFABETO

O que é que começa com A? Abacate e avião.
O que é que começa com B? Brincadeira e beliscão.
O que é que começa com C? Cachorrinho e caminhão.
O que é que começa com D? Dado, dedo, doi, dedão.
O que é que começa com E? Eliana e empurrão.
O que é que começa com F? Faca, foca e feijão.
O que é que começa com G? Gato, garfo e garotão.
O que é que começa com H? Hot-dog e hamburgão.
A, e, i, o, u, u
Ba, be, bi, bo, bu, bu
Ca, ce, ci, co, cu, cu
da, de, di, do
O que é que começa com I? Ivo, índio e injeção.
O que é que começa com J? Jacaré e jamelão.
O que é que começa com L? Lagartixa e lampião.
O que é que começa com M? Marmelada e macarrão.
O que é que começa com N? Narizinho e narigão.
O que é que começa com O? Olho, ovo e oração.
O que é que começa com P? Peniquinho, penicão.
O que é que começa com Q? Quarta, quinta sexta não.
A, e, i, o, u, u
Ba, be, bi, bo, bu, bu
Ca, ce, ci, co, cu, cu
da, de, di, do
O que é que começa com R? Rabanada e requeijão.
O que é que começa com S? Sapo, sopa e salsichão.
O que é que começa com T? Talharim e tubarão.
O que é que começa com U? Urubu e não sei, não.
O que é que começa com V? Vaca, velha e violão.
O que é que começa com X? Xororó e xuxuzão.
O que é que começa com Z? Zero, zorra e zangadão.
Eu acho que já sabe ler
Quem cantar essa canção.
A, e, i, o, u, u
Ba, be, bi, bo, bu, bu
Ca, ce, ci, co, cu, cu
Da, de, di, do

Fonte: Sítio: Letra da Música.net - Música: Alfabeto. Disponível em: <http://www.letradamusica.net/eliana/alfabeto.html>. Neste sítio você encontrará a letra e o vídeo da música “Alfabeto” da Eliana. Acesso em: 09 de jul. 2013.

Logo após, a música faça questionamentos para os alunos sobre: 

  • Quantas palavras se formaram com as letras do alfabeto?
  • Quantas são as vogais?
  • Existe alguma palavra na música que você não conhecia?
  • Por que é importante a ordem alfabética? 
  • Para que serve a ordem alfabética?

Professor, providencie algumas fichas com a escrita das palavras que se iniciam com cada letra do alfabeto, de acordo com a música acima.

ABACATE, AVIÃO, BRINCADEIRA, BELISCÃO, CACHORRINHO, CAMINHÃO, DADO, DEDO, DOI DEDÃO, ELIANA, EMPURRÃO, FACA, FOCA, FEIJÃO, GATO, GARFO,

GAROTÃO, HOT-DOG, HAMBURGÃO, IVO, ÍNDIO, INJEÇÃO, JACARÉ, JAMELÃO, LAGARTIXA, LAMPIÃO, MARMELADA, MACARRÃO, NARIZINHO, NARIGÃO, OLHO,

OVO, ORAÇÃO, PENIQUINHO, PENICÃO, QUARTA, QUINTA, RABANADA, REQUEIJÃO, SAPO, SOPA, SALSICHÃO, TALHARIM, TUBARÃO, URUBU, VACA, VELHA,

VIOLÃO, XORORÓ, XUXUZÃO, ZERO, ZORRA, ZANGADÃO. 

Entregue as ficha aos alunos, num primeiro momento, deixe-os manusearem e brincarem com as elas. Depois, organize com os alunos um varal na sala de aula, contendo todas as palavras em ordem alfabética. Essas fichas poderão ser confeccionadas por você ou juntamente com os alunos e peça para eles ilustrarem as fichas.

Como registro escrito proponha aos alunos que realizem as atividades abaixo:

 atividade

 Fonte: Acervo da própria autora.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

BRINCANDO COM AS LETRAS

Professor, apresente em papel Kraft as frases abaixo, leia-as com os alunos.

Com C

CELINE COLECIONA COLETE, CACHORRO, CRAVO.

Com D

DANIELA DESENHA DEDO, DIAMANTE E DADO.

Com G

GABRIEL GOSTA DE GAFANHOTO, GATO, GAIVOTA.

Fonte: Acervo da autora.

 

Posteriormente questione-os:

  • Quais as letras que estão em destaque?
  • O que as frases têm em comum?

Professor, você poderá sugerir aos alunos que façam uma pesquisa no sítio abaixo para buscar outras sugestões com letras diferentes.

Caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam pesquisar no sítio abaixo outras sugestões de formação de frases usando letras diferentes. Solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tab l et.

 

AGORA É A SUA VEZ DE BRINCAR COM AS LETRAS?

Organize os alunos em duplas, peça para escolherem as letras do alfabeto e continuem a brincadeira de formação de frases. Em seguida, devem criar frases usando as letras escolhidas. Oriente-os para que não se esqueçam de que as primeiras letras das palavras devem iniciar com a mesma letra.

Professor, os alunos poderão utilizar o alfabeto móvel para formar as palavras e depois, registrá-las. Faça intervenções sempre que necessário durante a atividade.

Quando todas as duplas terminarem, faça um momento de discussão sobre o que acharam da brincadeira, o que sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente. É importante que você prepare o ambiente da sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observações feitas sobre a brincadeira, socializando as frases formadas.

Registre as frases no caderno de Língua Portuguesa.

Ficha  

Fonte: Acervo da própria autora.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, é importante que os alunos percebam a importância das palavras e das letras, proporcionando a escrita correta através da visualização da leitura durante todo o ano letivo, através dos livros, dicionários, revistas e jornais.

Providencie e leve para a sala de aula um dicionário e converse com os alunos a importância desse livro, questione-os:

  • Como as palavras aparecem organizadas em um dicionário?
  • Em sua opinião, para que serve um dicionário?
  • Você costuma usar o dicionário? Em quais situações?

Apresente o texto a seguir de maneira criativa e divertida. Utilize fantoche e providencie alguns materiais para recitar o poema. 

texto texto 2

 

Fonte: CAVÉQUIA, Marcia Paganini.  A Escola é nossa. Letramento e Alfabetização.  1 º Ano. São Paulo: Scipione, 2012. p. 14,15.

Professor, explique aos alunos que esse texto foi produzido quando as letras K,W e Y ainda não faziam parte oficialmente do alfabeto brasileiro. Sugira que eles informem em que ordem essas letras apareceriam no texto (entre quais palavras) e que palavras com essas letras, eles escolheriam para defini-las.

Como registro proponha a realização das atividades abaixo no caderno de Língua Portuguesa. 

INTERPRETANDO O TEXTO 

1. Escolha uma palavra do texto e compare no dicionário comum se o significado é o mesmo. Explique sua resposta.

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________ 

2. No texto as palavras são explicadas de maneira criativa e divertida. Qual das palavras você achou:

 

a) A mais engraçada?

_________________________________________________________________________________________________

b) A mais difícil de entender?

_________________________________________________________________________________________________

3.Qual das alternativas abaixo corresponde ao principal objetivo do texto: “Dicionário” de José Paulo Paes.

(          ) informar sobre um fato                    (           ) fazer rir, divertir 

4. No texto existe alguma palavra que você não conhecia o significado. Escreva abaixo:

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

 

5. Com a ajuda de um colega crie palavras para as letras K, W e Y. Depois, explique elaborando definições criativas e

divertidas.

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

  Fonte: Acervo da própria autora.  

 

PRODUÇÃO ESCRITA

 Professor, proponha aos alunos, que em grupos elaborem um dicionário criativo com palavras sugeridas pelos próprios grupos e as suas definições, ou seja, significados.

 QUE TAL PRODUZIR DEFINIÇÕES CRIATIVAS PARA AS PALAVRAS?

Não esqueça de que seu objetivo é divertir os leitores com definições criativas. Para isso, leia as seguintes orientações:

  • Reúna-se com os colegas e prepare as equipes de trabalho;
  • Escolha, em equipe, uma palavra para cada letra do alfabeto. Procure escolher palavras fáceis e crie explicações a partir delas;
  • Elabore uma definição interessante para cada uma delas;
  • Depois que as definições estiverem prontas, vocês podem fazer ilustrações igualmente criativas para cada uma das palavras.

Prepare um momento para os grupos apresentarem seus trabalhos. Logo após, monte um varal com as produções dos alunos.

Se os alunos possuírem laptop Classm ate do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam os desenhos utilizando o programa Tu x P aint, seguindo as orientações: (Me tasys > Aplicativos > Edu syst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para criarem um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “Dicionário da Turma”.

Professor, crie um momento onde os grupos apresentem seus trabalhos em forma de jogral, cada aluno deverá ler uma letra e sua definição. Convide outras turmas ou os familiares para assistirem.

Organize o ambiente escolar que poderá ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra de esportes, pátio, ou até mesmo a sala de aula (dependendo o tamanho dela e da quantidade de convidados) para que todos os grupos se sintam à vontade para apresentarem o seu jogral. Se achar oportuno, filme as apresentações e depois assista com os alunos.

Recursos Complementares

Sugestões de links para os alunos:

Sítio: “Edukbr: Jogo online: Brincando com as letras”. Disponível em: <http://www.edukbr.com.br/bubu_dada/duda/brincar_com_as_letras/brincar_com_as_letras.asp>. Neste sítio você encontrará um jogo online para aprender brincando a escrever palavras com as letras do alfabeto. Acesso em: 10 de jul. 2013. 

Sugestões de links para os professores:

MACHADO, Nilson José. Bichio n ário. 5. ed. São Paulo: Escrituras, 2010.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com o objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura; identificar as letras do alfabeto; identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra; diferenciar vogais de consoantes; conhecer e identificar a importância do dicionário comum; produzir pequenos textos; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.