Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Compreendendo os sentimentos e as emoções

 

20/07/2013

Autor y Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Gabriela Martins Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Saúde Sensações
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Identificar e interpretar como as emoções se manifestam em seu corpo.
  2. Identificar e interpretar as situações, comportamentos e eventos que provocam cada emoção e sentimento.
  3. Aprender a expressar seus sentimentos e emoções de maneira assertiva e respeitosa.
  4. Aprender a respeitar os sentimentos e emoções dos colegas.
  5. Desenvolver linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
4 aulas de 1 hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula pode ser bem aproveitada por alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, quando ainda estão se desenvolvendo com relação à aquisição da leitura e escrita e ainda estão no processo de conhecer e vivenciar emoções e sentimentos que, apesar de corriqueiros, ainda se apresentam como novos. 

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS AO PROFESSOR

Professor, no cotidiano das salas de aula, a educação para a cidadania e respeito à pluralidade cultural, que propiciam a convivência mais amigável e menos conflituosa, torna-se cada vez mais necessária. Neste sentido, as aulas aqui apresentadas têm o intuito de começar o trabalho para o respeito à pluralidade cultural e cidadania, na medida em que prioriza o autoconhecimento e a expressão de sentimentos e emoções, como a base para o reconhecimento e respeito ao outro, isto é, o desenvolvimento de uma postura ética.

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Para introduzir o tema, converse com os alunos sobre os sentimentos, fazendo perguntas como: o que são os sentimentos? O que são as emoções? Onde os sentimos? De onde vêm as emoções? Explique aos alunos que cada emoção e sentimento tem uma origem (uma causa, uma razão), dando alguns exemplos. Explique também que as emoções e os sentimentos se manifestam em nosso corpo, de diferentes formas.

2º Momento: Após essa reflexão inicial, convide os alunos a assistirem ao vídeo: Kika – De onde vem o choro. Duração: 4min30seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2409Acesso em 16 de Julho de 2013.

 

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2409Acesso em 16 de Julho de 2013.

Sinopse: Este vídeo faz parte de uma série de 20 programas de animação apresentada por uma criança muito curiosa, Kika, que procura entender a origem das coisas, de forma acessível e bem-humorada. Neste vídeo, Kika identifica de onde vêm o choro e como ele se manifesta, entendendo as emoções e sentimentos humanos.

3º Momento: Após a exibição do vídeo, abra um espaço para os alunos falarem o que entenderam. Nesse momento, estimule a reflexão com as seguintes questões: O que Kika aprendeu sobre o choro? De onde ele vem? Como nosso corpo reage para chorarmos? O que Kika aprendeu que nos faz chorar? O que te faz chorar?

4º Momento: Solicitar aos alunos que façam um desenho sobre alguma situação em que choraram, relatando brevemente a razão desse choro, abaixo do desenho. Neste momento, pode ser necessário que o professor seja o escriba do aluno que ainda não adquiriu recursos para a escrita.

5º Momento: Organizar um varal com os desenhos dos alunos, e estimular que os alunos vejam os desenhos dos demais colegas, valorizando a conversa sobre as diferentes causas ou motivos para chorar, que apareceram nos desenhos.

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Conversar com os alunos, retomando a atividade anterior, na qual foi trabalhado o choro e seus sentimentos relacionados, informando que neste momento, serão discutidos outros sentimentos e emoções. Sugestões de questões que podem estimular a conversa: Que outras emoções e sentimentos vocês conhecem? Onde vocês sentem cada uma dessas emoções?

2º Momento: Após essa conversa, convidar aos alunos para o jogo “Bingo dos Sentimentos”, informando que a partir desse jogo, a turma poderá conversar sobre vários sentimentos e emoções. As cartelas são compostas das seguintes emoções: alegria, susto, tristeza, braveza, confusão, vergonha, felicidade, mal-estar. Estas emoções e sentimentos são ilustrados por carinhas que demonstram cada um desses sentimentos, e estas carinhas devem ser sorteadas a partir da impressão das seguintes figuras:

FONTE: IMAGEM DA PRÓPRIA AUTORA

Cada figura demonstra os seguintes sentimentos e emoções: chorando, sorrindo, alegre, assustado, doente, envergonhado, triste, bravo, confuso, feliz. Você poderá utilizar as figuras com expressões para montar as cartelas diferentes para cada aluno. Indicamos quatro imagens em cada cartela. Segue abaixo sugestão de duas cartelas.

FONTE: IMAGENS DA PRÓPRIA AUTORA.

Perceba que nas cartelas, abaixo de cada figura, há quadradinhos para que o nome do sentimento seja escrito pelo aluno, quando cada figura for sorteada. O professor deve sortear cada figura, questionar os alunos sobre o nome do sentimento, explorar este sentimento questionando: quando sentimos esse sentimento ou demonstramos essa emoção? Onde sentimos esse sentimento? O que podemos fazer ou quem pode nos ajudar quando sentimos esse sentimento? A partir dessa conversa, os alunos que tiverem a figura sorteada são orientados a marcarem na cartela, escrevendo o nome do sentimento nos quadradinhos abaixo. Para isso, o professor deve fazer a mediação, utilizando o quadro, ajudando os alunos a elaborarem hipóteses para a escrita. A atividade deve ser realizada até que todos tenham completado sua cartela, pois assim, todos os sentimentos serão trabalhados. Ao final, o professor pede uma salva de palmas para todos, pois completaram a atividade.

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Iniciar uma conversa com o grupo de alunos, retomando os sentimentos estudados na aula anterior e inserindo a temática desta aula, explicando que nesta aula poderemos entender como lidar quando não entendemos nossos sentimentos.

2º Momento: Convide os alunos para ouvirem a leitura do livro “Essa dor tem outro nome”.

SERRA, M. J. Essa dor tem outro nome. Belo Horizonte: Editora Lê, 2013.

Imagem e sinopse disponíveis em: http://www.le.com.br/catalogo-interna/essa-dor-tem-outro-nome. Acesso em 17 de Julho de 2013.

Sinopse: Laura era uma ''Maria das Dores''. Sentia dores todos os dias, em diversos lugares do corpo. Foi ao médico e ele disse que ela estava ótima, e que essas dores tinham outro nome. Aos poucos foi descobrindo que suas dores eram: medo, tristeza, raiva, não querer comer... Um dia, Laura adoeceu de verdade e essa dor tinha um nome.

3º Momento: Roda de conversa sobre o livro: Pergunte aos alunos o que eles entenderam sobre a história. Ouça os comentários e vá explorando as falas dos alunos, no sentido de aprofundar suas reflexões na compreensão de que, em alguns momentos, temos sentimentos que não sabemos significar e expressar e precisamos aprender a fazer isso. Perguntas como: “Como Laura conseguiu entender quando ela estava doente e quando ela estava com medo?” e “Algum de vocês já teve alguma dor, parecida com as dores que Laura tinha?”, podem ser estimuladoras às reflexões. É importante que os alunos entendam a importância de compreendermos nossos sentimentos para expressá-los com assertividade.

4º Momento: Pedir aos alunos que desenhem uma dor que já tenham tido e que escrevam embaixo o nome daquela dor. Nesse momento, é importante a mediação do professor para auxiliar as crianças a escreverem sobre suas dores.

ATIVIDADE 4:

1º Momento: Conversa disparadora, retomando o que foi trabalhado nas atividades anteriores, relembrando a importância de compreendermos nossos sentimentos para expressá-los com assertividade. Explicar que nesta atividade aprofundaremos ainda mais a compreensão de nossos sentimentos, explorando, dessa vez, o medo e como lidar com ele.

2º Momento: Convide os alunos para ouvirem a leitura do livro “Tenho medo mas dou um jeito”.

ROCHA, R.; LORCH, D. Tenho medo mas dou um jeito. São Paulo: Salamandra, 2009.

Imagem e sinopse disponíveis em: http://www.bibliotecaruthrocha.com.br/livro.php?l=38. Acesso em 17 de Julho de 2013.

Sinopse: A Série Os Medos que Eu Tenho conta pequenas cenas que trazem à tona dramas infantis, como medo de fantasma, de ficar sozinho e de não conseguir realizar uma tarefa... Com maestria, a escritora Ruth Rocha e a psicóloga Dora Lorch ajudam a transformar esses medos em situações de aprendizagem. Em Tenho medo mas dou um jeito, vemos como lidar com os medos saudáveis, aqueles que nos alertam para os "perigos da vida", e por isso mesmo sinalizam novas maneiras de lidar com essas situações.

3º Momento: Solicitar aos alunos que escrevam um medo que eles tenham. Em seguida, trocar “os medos” entre os alunos, para que um sugira ao outro uma forma de lidar com aquele medo. Para facilitar o momento das trocas, solicite aos alunos que façam um círculo e entreguem seu medo para o colega do lado, que deverá ler, pensar e sugerir uma forma para o colega lidar com o seu medo. Nesse momento, é importante que o professor auxilie os alunos tanto na escrita quanto na leitura dos medos.

4º Momento: Elaborar um cartaz coletivo com as sugestões dadas pelos alunos para lidar com os medos levantados pelos colegas. Para que isso aconteça, é importante que o professor tome nota das falas dos alunos, ajudando-os a se lembrar de suas sugestões no momento de confeccionar o cartaz.

Recursos Complementares

Baralhos dos Sentimentos. Disponível em: http://www.katiachedid.com.br/files/atividades/59a2352a7dde32ef26e83585b5c75521.pdf. Acesso em 17 de julho de 2013.

KLEIN, Madalena. Literatura infantil e produção de sentidos sobre as diferenças: práticas discursivas nas histórias infantis e nos espaços escolares. Pro-Posições,  Campinas,  v. 21,  n. 1, abr.  2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v21n1/v21n1a12.pdf. Acesso em 17 julho de  2013.

TOGNETTA, L. R. P. A construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Ao longo das aulas, durante as rodas de conversa e discussões, procure observar se os alunos conseguiram refletir sobre o que foi proposto e apropriaram-se das construções feitas em grupo. Observe o desenvolvimento dos alunos no processo de aquisição da leitura e da escrita, mediando quando necessário. Observe e tome nota sobre a eficácia das estratégias utilizadas, com vistas a aprimorá-las no sentido de promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.