Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As moradias têm histórias

 

20/08/2013

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer algumas características das formas de morar em outro tempo;
  • Conhecer algumas moradias brasileiras em diferentes tempos;
  • Interpretar textos e imagens;
  • Comparar semelhanças e diferenças das moradias em outros tempos;
  • Entender as condições de moradia de diferentes grupos sociais;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Observar imagem e relacionar com o texto;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Valorizar as suas casas da maneira como são, bem como, avaliar a importância de se ter uma casa para morar.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios, trata-se de uma aula que irá ampliar os conhecimentos dos alunos acerca das moradias em localidades brasileiras ao longo do tempo. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.Brasília: MEC, SEB,  2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 01 de jul. 2013.

Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos deverão ter acesso a um computador e à internet. Portanto, a aula poderá acontecer no Laboratório de Informática ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (PROUCA). Neste último caso, cada aluno terá acesso a um notebook com sistema Linux.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

MoradiasIntroduzindo o tema

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://migre.me/fHJH0>. Acesso em: 24 de jul. 2013.

Organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito da temática de nosso planejamento. Questione a turma:

  • Hoje, o tema de nossa aula será “As moradias têm história”, o que vocês acham que vamos estudar?
  • O que vocês sabem sobre as moradias em outros tempos?
  • Que tipo de moradias vocês observam no caminho de casa até a escola?
  • Vocês conhecem a história da casa onde vocês moram?

Ouça as hipóteses dos alunos e em seguida, apresente as imagens abaixo. Você poderá utilizar data show, ou slides (usando PowerPoint). As imagens abaixo favorecerão o diálogo da turma sobre a temática estudada. Explore-as coletivamente, identificando com os alunos os seus elementos: tipos de moradias, materiais, personagens, legendas.

Moradias   

Fonte: Sítio: “Correio notícias”. Disponível em: <http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/casa-onde-viveu-o-escritor-monteiro-lobato-vira-no-interior-de-sao-paulo/>. Acesso em: 24 de jul. 2013.

Moradias

Fonte: Sítio: “Arteduca”. Disponível em: <http://www.arteduca.unb.br/galeria/mostra-pro-licenciatura-ceilandia-2o-semestre/depois-de-santo-amaro>. Acesso em: 24 de jul. 2013.

Moradias

Fonte: Sítio: “Terceirão Pensando Alto”. Disponível em: <http://terceiraopensandoalto.blogspot.com.br/2013/06/a-colonizacao-no-brasil-xvxvii.html>. Acesso em: 24 de jul. 2013.

Leitura e discussão de cena:

Questione a turma:

  • Que tipos de imagens são estas?
  • Vocês já viram algumas imagens parecidas com estas? Em que local?

Após o diálogo informe aos alunos, que as casas documentam a história de seu tempo, da cultura do povo que as construiu. Observando-as, podemos, por exemplo, conhecer a arquitetura da época (e a época em que foram construídas pelo estilo da arquitetura), os materiais que usavam, a maneira como eram divididas internamente, o tamanho e a importância dos cômodos.  Tudo isso conta muito dos costumes e da maneira de ser e de viver das pessoas que viveram no tempo em que a casa foi construída. 

Observação: Professor, você também poderá utilizar outros sítios para que os alunos possam conhecer moradias do povo brasileiro, para isto, sugerimos o sítio “Uol Notícias: conheça as moradias do Brasil”. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/album/110429moradias_album.htm#fotoNav=4>. Acesso em: 24 de jul. 2013.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Com o objetivo de conhecer casas de outras épocas e que contam história, convide a turma para fazer uma visita virtual à Fundação Casa do político, diplomata e jurista brasileiro Rui Barbosa, uma instituição pública federal, vinculada ao Ministério da Cultura. Por meio do sítio: “Fundação Casa de Rui Barbosa”, disponível em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/> (acesso em: 24 de jul. 2013.), é possível ler dados sobre sua bibliografia, acervos, pesquisas, dentre outros. Ao acessar, por exemplo, o link casa, os alunos poderão ler a história de seus moradores, dados sobre a casa e sua construção, a casa e sua arquitetura. Poderão ainda, visitar o jardim da Fundação e entrar na seção “Para Crianças”, onde há jogos e passatempos.

Ao final da atividade, induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem sua resposta.

Observação: Professor, é importante que você já tenha conhecimento dos conteúdos apresentados no sítio para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao nível de seus alunos, selecionando o que de melhor adequar aos seus objetivos. Dependendo do nível de seus alunos, você poderá utilizar apenas o sítio: “Fundação Casa de Rui Barbosa - Só para Crianças”.

Moradias

Sítio: “Fundação Casa de Rui Barbosa - Só para Crianças”. Disponível em:  <http://www.casaruibarbosa.gov.br/paracriancas/>. Acesso em: 24 de jul. 2013.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Retome o diálogo da aula anterior. Converse com a turma sobre o fato de que a casa onde moramos revela muito da individualidade de cada um, do modo de ser de cada pessoa. O lugar em que ela fica, o modo como foi construída, as reformas que sofreu, tudo isso está relacionado à vida das pessoas que fizeram dela seu lar. (Professor, o tema de nosso planejamento, poderá ser trabalhado de forma interdisciplinar com Geografia, tratando, por exemplo, da estrutura física da casa, como tipos e números de cômodos.).

Registre na lousa e peça aos alunos que copiem a seguinte “Atividade de casa”.

    COMUNICACAO

A história de uma casa faz parte da história da família que nela mora. Muitas pessoas, ao contarem a história da sua vida, falam da casa onde moram ou de outras casas em que moraram e viveram momentos de alegria ou de tristeza com a família, os vizinhos, os amigos...

Converse com seus familiares e descubra dados sobre a casa onde moram:

1)      Resolva as questões abaixo:

a- Em que tipo de moradia você vive? Assinale com X a resposta correta.

(   ) Casa         (   ) Apartamento        (   ) Outro. Qual? ____________

a- Você vive nela desde que nasceu ou já morou em outras casas?

b- Em que lugar da sua casa você mais gosta de ficar? Por quê?

c- Quais são as lembranças boas que você tem da casa onde mora atualmente ou de outras casas em que morou?

d- Quais são as lembranças tristes?

2)  Agora, faça um desenho da frente da sua casa.

 

 

Observação: Esta pesquisa poderá ser substituída por uma entrevista. Ou seja, ao invés dos alunos responderem, você poderá sugerir que eles façam uma entrevista com seus avós ou com outras pessoas idosas. O roteiro da entrevista poderá ser o registrado anteriormente. Se desejar, poderá acrescentar outras perguntas, por exemplo, como eram as casas antigamente, como eram os quintais, se havia muitos prédios, etc.

Professor, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que copiem as questões e também suas respostas, por meio do programa KWord acessando: (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).

Para fazer seus desenhos, oriente-os a usarem o programa KolourPaint acessando: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).

Eles também poderão fotografar ou filmar alguns espaços de suas casas utilizando seus laptops. Para fotografar utilize a Câmera dos Laptops acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam.

Se preferir, registre em forma de vídeo acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”.

Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens acessando: (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Após a digitalização, providencie a impressão do texto para os alunos. Imprima também seus desenhos para que eles possam utilizá-los nas atividades que serão propostas. (Professor, dê um prazo suficiente para que os alunos possam realizar a atividade. Inclua um final de semana, desta forma os pais poderão acompanhar mais de perto o trabalho a ser realizado.).

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Moradias Socializando a aividade de casa

Professor, retome com os alunos a atividade realizada em casa.

Converse a respeito da casa de todos e as possíveis descobertas feitas por eles.

Formule questões pertinentes aos dados apresentados pela turma. Procure ressaltar:

Cada casa tem uma história, uma é diferente da outra. Elas podem ser feitas de tijolo, cimento e telhas. Também podem ser feitas de: barro, madeira, palha, pedras, depende das condições de vida das pessoas. (Professor, aproveite este momento e fale sobre o fato de nem todas as pessoas possuírem casa própria ou poderem pagar o aluguel de uma casa. Principalmente nas grandes cidades de nosso país, muitas pessoas moram em favelas, cortiços e até mesmo na rua. Assim, geralmente, as casa revelam as condições de vida das pessoas, o ambiente em que moram, as coisas que valorizam. É por isso que dizemos que as casas têm histórias. De acordo com seus objetivos, você poderá ampliar as atividades, por exemplo, observar fotos de favelas e cortiços; pesquisar sobre os primeiros abrigos dos seres humanos; os diferentes tipos de casas; fazer um trabalho de campo para conhecer casas de construções antigas e modernas; dialogar sobre o direito à moradia, problematizar o desrespeito ao direito à moradia no Brasil atual, procurando relacionar a questão à ocorrência na localidade em que os alunos vivem, dentre outros.).

Ao final do diálogo, solicite que os alunos apresentem os desenhos de suas casas, dizendo, se sentiram desejo, algo que expresse seus sentimentos em relação a ela.

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

UTILIDADEDOSVEGETAIS Utilizando a Informática

Professor, proponha aos alunos a leitura de um texto que tem como objetivo ampliar as informações deles sobre a temática de nosso planejamento. Você poderá providenciar o texto impresso ou os alunos poderão lê-lo utilizando  os computadores do Laboratório de Informática da escola, o tablet e/ou o laptop do Projeto UCA conectados à internet, para sugerir que os alunos acessem o Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/o-que-nos-contam-as-moradias/>. Acesso em: 25 de jul. 2013. É importante que você já tenha conhecimento do texto para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao conteúdo trabalhado.

Moradias Moradias

Texto: “O que nos contam as moradias”. Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/o-que-nos-contam-as-moradias/>. Acesso em: 25 de jul. 2013.

Explorando o texto online

O trabalho com textos online em sala de aula é um excelente recurso pedagógico. Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia para a turma em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com eles estes dados. A atividade a ser realizada, após a leitura da turma é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes questões para permear o diálogo:

  • O que cada aluno achou do texto?
  • Tem alguma/s palavra/s que desconhecem o significado? Qual/is?
  • O que as moradias nos informam?
  • A maneira que moramos pode indicar as transformações que ocorreram na sociedade que vivemos? Justifique a resposta.
  • De acordo com o texto, como eram as casas da cidade de Salvador no século XVII?
  • O que foi possível descobrir com texto que vocês leram?

Ao final do diálogo, faça um relatório coletivo registrando o que foi feito. Redija dados relevantes do diálogo e para concluir a produção, instrua os alunos a fazerem um desenho representando a leitura e a interpretação do texto.

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Moradias Casas de ontem, casas de hoje...

Professor, apresente por meio de um data show, ou slides (usando o programa PowerPoint), duas imagens que mostram uma casa construída há bastante tempo e outra casa mais recente. Peça que os alunos as observem e em seguida proponha o debate:

  • Que diferenças vocês veem entre a casa antiga e a mais recente?
  • No lugar onde você mora existem casas antigas? Conte-nos como elas são?

 Você poderá utilizar as imagens abaixo:

 Moradias 

Casarão Vasques & Filhos, construído em 1909- Corumbá/MS.

Fonte: Acervo da própria autora.

Moradias 

Casa de construção recente na cidade de Uberlândia/MG.

Fonte: Acervo da própria autora.

Após o diálogo, apresente os dois vídeos abaixo:

Moradias 

Sítio: "Youtube" - Vídeo: “Tipos de casas”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7pbqkm8QGUM>. Acesso em: 25 de jul. 2013.

 Moradias 

Sítio: "Youtube" - Vídeo: “Casa de pau a pique”. Disponível em:  <https://www.youtube.com/watch?v=TK74LFiBQFk>. Acesso em: 25 de jul. 2013.

Explorando os vídeos

Professor, o vídeo é um recurso pedagógico que utilizamos com um objetivo específico. Neste caso, refletir com a turma sobre o fato das moradias terem histórias. Agora, organize um momento de diálogo sobre o que cada aluno compreendeu do vídeo e trabalhe outras questões que possam aparecer no decorrer da discussão. O importante é valorizar a ideia de cada aluno. Você poderá ter como base os seguintes aspectos para permear o diálogo:

  • O que cada aluno achou dos vídeos;
  • Os sentimentos dos alunos em relação às cenas vistas;
  • O que mais chamou a atenção dos alunos;
  • Como os alunos se sentiram ao voltar para casa depois de um dia de estudo e brincadeira.

Após o diálogo, visando concluir a atividade, diga aos alunos: Agora, que já lemos e fizemos várias atividades sobre casas, o que vocês pensam sobre a questão: “As moradias têm histórias?”. Vocês acreditam que a casa onde vocês moram tem história? Justifiquem as respostas. 

    COMUNICACAO

Produção de texto

Depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, solicite que produzam um texto ressaltando o que foi possível aprender.

O texto poderá ser escrito individualmente ou de forma coletiva. Se a produção for feita coletivamente, isto é, os alunos vão expondo suas ideias enquanto você escreve o texto na lousa, você deverá, juntamente com os alunos, fazer a revisão do texto e, finalmente, eles copiam a versão final.

Se preferir você poderá pedir que os alunos digitem o texto por meio do programa KWord acessando: (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord acessando: (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).

Para fazer seus desenhos, oriente-os a usarem o programa KolourPaint acessando: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).

Após a digitalização, providencie a impressão do texto para os alunos colarem em seus cadernos.

Durante a elaboração do texto e o registro você deverá observar os alunos no sentido de avaliá-los numa dimensão formativa continuada, tendo uma função diagnóstica, capaz de indicar os níveis de escrita já consolidados pelos alunos.

Ao final da atividade, se o trabalho foi feito individualmente, socialize as produções, peça que cada um apresente a sua criação. Quando todos tiverem apresentado, afixe os trabalhos no mural da sala de aula. 

UTILIDADEDOSVEGETAIS Utilizando tecnologias

Professor, você poderá construir um Wiki com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, realizadas pelos alunos, para toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Sendo assim, convide a turma para criar um Wiki.

Para explicar aos alunos o que é e como criar um Wiki (uma ferramenta baseada na internet que funciona como um editor de texto online) você poderá utilizar os sítios a seguir:

Sítio: “O que um Wiki?”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c>. Este vídeo explica o que é Wiki e qual é o seu objetivo. (Acesso em: 25 de jul. 2013.).

Com a atividade proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Wiki. O mais interessante é que os alunos percebam a função do Wiki e a sua relevância para o registro e a divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que os alunos deverão atualizar as postagens no Wiki de acordo com os conhecimentos adquiridos ao longo das atividades. Também é essencial, que você professor, inicie os registros no Wiki inserindo informações relevantes a respeito do trabalho a ser realizado e conteúdos sobre a temática para que os alunos possam dar suas contribuições.

Observação: Se você quiser poderá selecionar, para trabalhar com seus alunos, outras ferramentas da Web, como Blogs, Fóruns, Podcast e Comunidades, para isso, utilize as instruções registradas no sítio: “IGov Explica”. Disponível em:<http://igovexplica.wiki.zoho.com/>. Acesso em: 25 de jul. 2013.

Recursos Complementares

Sugestão de links para o aluno:

Sítio: “Escola Kids”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/a-casa.htm>. Acesso em: 25 de jul. 2013.

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Espaço Educar”. Disponível em:<http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/05/historia-das-moradias-modelos-de-casas.html>. Acesso em: 25 de jul. 2013.

Sítio: “Portal do Professor”. Disponível em:  <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014231.pdf>. Acesso em: 25 de jul. 2013.

Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:

CISALPINO, Murilo. O tempo é feito de muitos tempos. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2004.

MINKOVICIUS, Ivo. O tempo. São Paulo: Cultura, 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento de que as moradias têm história. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: conhecer algumas características das formas de morar em outro tempo; conhecer algumas moradias brasileiras em diferentes tempos; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; comparar semelhanças e diferenças das moradias em outros tempos; entender as condições de moradia de diferentes grupos sociais; valorizar as suas casas da maneira como são, bem como, avaliar a importância de se ter uma casa para morar; interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.