17/09/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Atividade 1: Apresentação do tema
Para o professor:
1) Em um momento anterior, peça aos alunos que tragam fotografias de parentes (avós, pais, irmãos, primos, tias, entre outros) e deles.
- Verifique se não existe a possibilidade de alunos adotados. Caso haja, você mesmo deverá trazer as fotografias, para evitar constrangimentos.
Disponível em: http://hipersessao.blogspot.com.br/2011/01/artistas-da-mesma-familia.html. Acesso em: 16 setembro 2013.
2) Registre, no quadro, as seguintes questões:
- Cite algumas semelhanças físicas que podem ser observadas nas fotografias?
- Em sua opinião, por que esses descendentes apresentam características semelhantes?
- Por que, em geral, a aparência das pessoas se assemelha a de seus parentes?
- Em sua opinião, como essas características são transmitidas entre os antepassados e descendentes?
3) Solicite os alunos que se organizem em duplas para discussão das questões.
4) Após a discussão e registro das questões no caderno, solicite que os alunos apresentem suas ideias.
Atividade 2: Desenvolvimento do tema
Para o professor:
1) Apresente o vídeo na sala de aula ou na sala de vídeo:
- Primeira Lei de Mendel.
Parte 1. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tfjDJE4kWhM . Acesso em: 16 setembro 2013.
Parte 2. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=VVIr37xPkk0. Acesso em: 16 setembro 2013.
Parte 3. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hEdc96wxyZ8. Acesso em: 16 setembro 2013.
2) Oriente os alunos a fazerem anotações, no caderno, de algumas informações apresentadas no vídeo.
3) Peça aos alunos que se reúnam em grupos de até 4 pessoas e socializem as informações registradas.
4) Ainda no mesmo grupo, solicite que os alunos refaçam os testes com ervilhas apresentados durante o vídeo e produzam um pequeno texto sobre a Primeira Lei de Mendel.
5) Em seguida, peça que cada grupo apresente as ideias principais da Primeira Lei de Mendel, bem como os testes realizados por Mendel.
6) Proponha uma discussão, seguida de uma conclusão coletiva acerca da Primeira Lei de Mendel.
Atividade 1: Atividade prática
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/como-nossos-pais-426171.shtml. Acesso em: 16 setembro 2013.
Para o professor:
1) Utilize as atividades sugeridas no seguinte site:
- Como nossos pais. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/como-nossos-pais-426171.shtml. Acesso em: 16 setembro 2013.
2) A atividade poderá ser realizada em sala de aula ou no laboratório de Biologia.
Atividade 2: Paródia
Para o professor:
1) Solicite aos alunos que reúnam-se em grupos de até 4 pessoas.
2) Oriente-os que deverá ser feita uma paródia com o tema: A primeira Lei de Mendel.
A paródia é uma representação crítica, satírica e bem-humorada e, portanto, além da versão musical, podem ser apresentadas sobre a forma de dramatização, de produção textual (poesia ou jogral), de curtas metragens, de ilustrações (Histórias em Quadrinhos, Tiras, Charges ou Cartum), do uso de fantoches ou por qualquer outro meio que os alunos possam vir a sugerir. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12877. Acesso em: 16 setembro 2013.
3) Estipule um prazo para a apresentação.
4) Reserve um espaço para essa apresentação, como por exemplo, o anfiteatro da escola.
- Se possível, converse com o professor de Arte e proponha uma parceira para a atividade.
Sugestão de material para o professor:
- Como entender a primeira lei de Mendel. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mF0eIQ5Wa3M. Acesso em: 16 setembro 2013.
- Primeira Lei de Mendel. Disponível em: http://www.cmf.ensino.eb.br/sistemas/matDidatico/arquivo/arquivo/1027_arquivo.pdf. Acesso em: 16 setembro 2013.
Os alunos serão avaliados qualitativamente por meio da participação e interesse durante as atividades propostas. Em relação aos aspectos quantitativos, poderão ser avaliados por meio do comprometimento, dedicação e interesse na realização das atividades. Além disso, poderão ser avaliados por meio da produção da Paródia. Alguns critérios poderão ser pontuados: criatividade, organização das ideias e apresentação.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!