Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A primeira Lei de Mendel

 

17/09/2013

Autor y Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Compreender os mecanismos de transmissão dos caracteres de uma espécie para outra, passados de uma geração para outra.
  • Descrever e analisar a primeira Lei de Mendel.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Conceitos de genótipo, fenótipo, cromossomos homólogos, alelos dominante e recessivo, homozigose, heterozigose, mitose, meiose.
Estratégias e recursos da aula
  •  Questionamentos.
  • Discussões.
  • Vídeo.
  • Análise de fotografias ou imagens.
  • Produção de textos.
  • Atividade prática.
  • Paródia.

 

MÓDULO 1

Atividade 1: Apresentação do tema

Para o professor:

1) Em um momento anterior, peça aos alunos que tragam fotografias de parentes (avós, pais, irmãos, primos, tias, entre outros) e deles.

- Verifique se não existe a possibilidade de alunos adotados. Caso haja, você mesmo deverá trazer as fotografias, para evitar constrangimentos.

Família

Disponível em: http://hipersessao.blogspot.com.br/2011/01/artistas-da-mesma-familia.html. Acesso em: 16 setembro 2013.

 

2) Registre, no quadro, as seguintes questões:

- Cite algumas semelhanças físicas que podem ser observadas nas fotografias?

- Em sua opinião, por que esses descendentes apresentam características semelhantes?

- Por que, em geral, a aparência das pessoas se assemelha a de seus parentes?

- Em sua opinião, como essas características são transmitidas entre os antepassados e descendentes?

3) Solicite os alunos que se organizem em duplas para discussão das questões.

4) Após a discussão e registro das questões no caderno, solicite que os alunos apresentem suas ideias.

 

Atividade 2: Desenvolvimento do tema

Para o professor:

1) Apresente o vídeo na sala de aula ou na sala de vídeo:

- Primeira Lei de Mendel.

Parte 1. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tfjDJE4kWhM . Acesso em: 16 setembro 2013.

Parte 2. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=VVIr37xPkk0. Acesso em: 16 setembro 2013.

Parte 3. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hEdc96wxyZ8. Acesso em: 16 setembro 2013.

2) Oriente os alunos a fazerem anotações, no caderno, de algumas informações apresentadas no vídeo.

3) Peça aos alunos que se reúnam em grupos de até 4 pessoas e socializem as informações registradas.

4) Ainda no mesmo grupo, solicite que os alunos refaçam os testes com ervilhas apresentados durante o vídeo e produzam um pequeno texto sobre a Primeira Lei de Mendel.

5) Em seguida, peça que cada grupo apresente as ideias principais da Primeira Lei de Mendel, bem como os testes realizados por Mendel.

6) Proponha uma discussão, seguida de uma conclusão coletiva acerca da Primeira Lei de Mendel.

 

MÓDULO 2

Atividade 1: Atividade prática

Material para atividade prática

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/como-nossos-pais-426171.shtml. Acesso em: 16 setembro 2013.

 

Para o professor:

1) Utilize as atividades sugeridas no seguinte site:

- Como nossos pais. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/como-nossos-pais-426171.shtml. Acesso em: 16 setembro 2013.

2) A atividade poderá ser realizada em sala de aula ou no laboratório de Biologia.

 

Atividade 2: Paródia

Para o professor:

1) Solicite aos alunos que reúnam-se em grupos de até 4 pessoas.

2) Oriente-os que deverá ser feita uma paródia com o tema: A primeira Lei de Mendel.

A paródia é uma representação crítica, satírica e bem-humorada e, portanto, além da versão musical, podem ser apresentadas sobre  a forma de dramatização, de produção textual (poesia ou jogral), de curtas metragens, de ilustrações (Histórias em Quadrinhos, Tiras, Charges ou Cartum), do uso de fantoches ou por qualquer outro meio que os alunos possam vir a sugerir. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12877. Acesso em: 16 setembro 2013.

3) Estipule um prazo para a apresentação.

4) Reserve um espaço para essa apresentação, como por exemplo, o anfiteatro da escola.

- Se possível, converse com o professor de Arte e proponha uma parceira para a atividade.

Recursos Complementares

 Sugestão de material para o professor:

- Como entender a primeira lei de Mendel. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mF0eIQ5Wa3M. Acesso em: 16 setembro 2013.

- Primeira Lei de Mendel. Disponível em: http://www.cmf.ensino.eb.br/sistemas/matDidatico/arquivo/arquivo/1027_arquivo.pdf. Acesso em: 16 setembro 2013.

Avaliação

Os alunos serão avaliados qualitativamente por meio da participação e interesse durante as atividades propostas. Em relação aos aspectos quantitativos, poderão ser avaliados por meio do comprometimento, dedicação e interesse na realização das atividades. Além disso, poderão ser avaliados por meio da produção da Paródia. Alguns critérios poderão ser pontuados: criatividade, organização das ideias e apresentação.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.