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O que tem escrito na minha casa? A parceria entre escola e família

 

20/10/2013

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Descobrir o que tem escrito na sua casa;

·      Analisar o tipo de material escrito;

·      Refletir sobre a formação das palavras;

·      Compreender a parceria entre escola e família no processo de aprendizagem;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Conhecer palavras diferentes;

·      Compreender a diversidade cultural;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

O que tem escrito na minha casa?

Professor, a leitura e a escrita são processos que fazem parte da vida da criança e precisam ser contextualizadas em sala de aula. Para isso, a parceria entre família e escola é fundamental no processo de aprendizagem, uma vez que as vivências da criança precisam ser valorizadas e constituem a base para que a aprendizagem aconteça. Para isso, o respeito mútuo às diferentes culturas e o caráter investigativo precisam ser cultivados e permearem as atividades propostas. Por isso, propomos que quanto mais o aluno possa refletir sobre os processos que participam da escrita, mais condições e recursos ele terá para analisar sua própria produção e seu percurso de aprendizagem. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Informações ao professor

 

Professor, a presente aula está em consonância com o programa de formação do MEC denominado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para isso, exploramos nossas vivências com os anos iniciais do ensino fundamental e trazemos aqui práticas pedagógicas direcionadas à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

Você sabia? O ambiente alfabetizador favorece a aprendizagem dos alunos desde que tenha como referência a heterogeneidade de conhecimentos que os mesmos já possuam e que se expressa no processo singular de aprender de cada um.

Para outras informações acesse o material abaixo:

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 7, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_7_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de out. 2013.

 

Iniciando o diálogo

 

Aula4.1_out_2013

Fonte da imagem: Sítio: “Arquitectura”. Disponível em: <http://www.arqhys.com/casas/diseno-desafios.html>. Acesso em: 01 de out. 2013.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Instigue os alunos a refletirem sobre o que tem escrito na casa de cada um. Para ficar mais interativo o momento, organize os alunos em duplas e peça para que contem um para o outro as coisas escritas que há em sua casa. Depois, retorne para a roda de conversa e peça para que as duplas socializem com a turma as descobertas. Os alunos poderão dizer:

  • Nomes de produtos de limpeza;
  • Nomes de produtos de higiene pessoal;
  • Nomes de alimentos como: leite em caixinha, margarina, açúcar e outros;
  • Nomes de eletrodomésticos;
  • Dentre outros.

Após todos participarem, crie uma lista com os nomes falados pelos alunos e afixe-a no mural da sala de aula.

Aula4.2_out_2013

Fonte: Acervo da própria autora.

Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo. Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou mesmo o tablet.

4.3.jpg

Fonte: Sítio: “Smart Kids.” Disponível em: < http://www.smartkids.com.br/especiais/partes-da-casa.html>. Acesso em: 01 de out. 2013.

Ajude os alunos na leitura do texto online sugerido acima e dialogue com a turma sobre algumas questões:

  • Qual parte da casa você mais gosta?
  • Qual o local da casa que tem mais coisas escritas?
  • Em qual local da casa você mais gosta de ler?
  • O que você gosta de fazer em cada local da casa?

Agora, organize os alunos em duplas para que descubram os nomes das partes da casa a partir do Jogo da Forca abaixo, disponível no sítio Smartkids.

4.4.jpg

Fonte: Sítio: “Smart Kids.” Disponível em: < http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-partes-da-casa.html>. Acesso em: 01 de out. de 2013.

Durante o jogo, pergunte aos alunos as características de cada local da casa e como pensaram para formar a palavra correspondente ao nome do local. Aproveite o momento para incentivar os alunos refletirem sobre a escrita, mediando a partir de algumas questões:

  • Qual palavra você formou?
  • Quais letras você usou?
  • Quantas sílabas a palavra tem?
  • Está faltando alguma letra?

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, retome com a turma a atividade de casa. Dialoguem sobre a lista de cada aluno. É importante conversarem sobre as diferenças e também sobre o que há em comum nas casas.

Professor, incentive os alunos a registrarem por meio de foto, os ambientes de suas casas, principalmente o que há escrito neles. Para fotografar utilize a câmera do laptop Classmate acessando (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos. Mas, se a sua escola não participa do Projeto UCA, solicite que utilizem câmeras digitais, selecionando o modo de fotografar.

Para esta atividade é necessário uma autorização dos familiares (podendo ser um bilhete explicativo, que contenha o objetivo do trabalho e a sua importância.).

 

Família e escola

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Fonte: Sítio: “Portal Educação”. Disponível em: < http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/19129/parceria-escola-familia-educar-para-o-contexto-social>. Acesso em: 01 de out. 2013.

 

Para o próximo trabalho, encaminhe um bilhete para os familiares, solicitando a presença de um deles para uma tarde com a turma. Peça para que levem caixas de tamanhos variados, podendo ser de: sapato, remédio, camisa e outras.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, solicite que os alunos mostrem para a turma as fotos tiradas dos ambientes de suas casas. Em seguida proponha que cada aluno construa uma maquete de sua própria casa, ressaltando o que tem escrito em cada um.

Construindo uma Maquete

Agora, que tal construir uma maquete com a turma? Junto com seus familiares, os alunos terão como desafio, construir uma maquete da sua própria casa.

Para isso, os alunos deverão trazer para escola alguns materiais recicláveis, tais como: caixas de papelão para fazer a estrutura da casa.

Para fazer os móveis os alunos poderão utilizar:

  • Caixa de Fósforos;
  • Caixa de sabão em pó;
  • Caixa de Remédio;
  • Cola;
  • Tinta;
  • Papéis de diversas cores;
  • Dentre outros materiais.

 

Para fazer a parte escrita, disponibilize revistas e panfletos para recorte.

Professor, para a atividade de maquete, proporcione um momento de interação entre os alunos e os seus familiares, valorizando a troca de ideias e a participação de todos.

Com as maquetes construídas, faça um momento de apresentação das mesmas. Para este momento, os familiares poderão participar e contar como está organizada a casa e o que tem escrito em cada ambiente.

Agora, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e os sítios sugeridos abaixo. Explique que poderão contar com a ajuda de seus familiares para a montagem do quebra-cabeça sugerido e também para a organização dos cômodos da casa:

4.6.jpg

Fonte: Sítio: “Jogos da Turma da Mônica”. Disponível em: <http://www.jogosdaturmadamonica.net/casa-da-monica/>. Acesso em: 04 de out. 2013.

4.7.jpg

 

Fonte: Sítio: “Jogos Online”. Acesso em: < http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/monte-sua-casa/>. Disponível em: 04 de out. 2013.

Após os alunos jogarem com seus familiares, faça uma avaliação com a turma de como foi este momento.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

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Fonte da imagem: Sítio: “Agora: arquiteto & urbanismo”. Acesso em: < http://www.agora.arq.br/blog/ideias-soltas/>. Disponível em: 04 de out. 2013.

 

Trabalho de engenheiro!

Criando uma casa: a escrita dentro dela

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Leve panfletos e revistas para recorte e peça para que cada grupo crie uma casa fictícia, em que em cada cômodo da casa, eles possam inserir tanto as formas dos objetos quanto o que pode estar escrito nos mesmos. Se achar interessante, divida a sala em grupos de três a quatro alunos e distribua uma cartolina e também escolha um cômodo da casa para que cada grupo fique responsável. Para isso, faça um planejamento com a turma sobre os cômodos que farão parte da casa e como ela será estruturada. Veja alguns ambientes que são essenciais:

  • Quarto;
  • Cozinha;
  • Sala;
  • Banheiro;
  • Área de serviço;
  • E outros.

Cada grupo poderá trabalhar intensamente sobre os detalhes do ambiente que ficou responsável.

Professor, quando todos os grupos terminarem, faça um momento de socialização dos trabalhos.

Em seguida, solicite que criem a casa imaginária, montando-a com os cartazes. Assim, os alunos poderão decidir onde ficará cada cômodo na casa. Para este momento, você poderá organizar um grande painel com a turma, fixando os cartazes, formando uma grande casa.

Socializando

Ao final do trabalho, faça uma roda de conversa e questione os alunos sobre o que aprenderam. Ouça a opinião de cada um e instigue aqueles que têm mais dificuldade em expressar suas ideias.

Dialogue com a turma sobre a possibilidade de convidar outras turmas da escola para apresentar o trabalho realizado com a casa imaginária. Para isso, organizem a data, horário e local para fazerem o convite. O importante é que cada grupo possa explicar o ambiente que criou e ao final ouvir a opinião dos colegas que assistiram ao trabalho.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Educar para crescer”. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/alfabetizacao/1/>. Acesso em: 04 de out. 2013.

 

Sugestões de links para professores:

MUNIZ, Luciana Soares. Educar na vida: entrelaçando parcerias no processo de aprendizagem. Revista Linha Mestra. n. 21, ano VI. ago/dez 2012. p. 746-749. Disponível em: <http://linhamestra21.wordpress.com/2012/07/>. Acesso em: 03 de out. 2013.

Avaliação

Professor, em consonância com a aula proposta e com as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a avaliação é um processo fundamental que deve permear as atividades realizadas, constituindo-se de observação e registros de cada aluno. Tais instrumentos de avaliação possibilitam conhecer o perfil de cada criança o qual garantirá a singularidade das atividades propostas e também norteará as decisões pedagógicas. Desta forma, a análise das produções escritas dos alunos constitui um recurso avaliativo necessário ao processo de aprendizagem, bem como o diálogo com o próprio aluno, com o intuito de compreender como cada um aprende e atuar sobre suas possíveis dificuldades e potencializando suas facilidades.

Para mais informações sobre como a avaliação pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, acesse os sítios abaixo:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf>. Acesso em: 04 de out. de 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012.  Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de out. de 2013.

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