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“Raízes africanas da cultura brasileira”.

 

29/10/2013

Autor y Coautor(es)
JULIANA VENTURA DE SOUZA FERNANDES
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Poder
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá conhecer a política nacional de “Educação das Relações Étnico-Raciais” e compreender aspectos políticos, culturais e econômicos das atuais relações entre Brasil e os países africanos.   

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos específicos prévios nessa unidade, considerando-se o percurso de um estudante de ensino médio.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

 

            A Lei nº 10.639 de 2003 tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na educação básica. Posteriormente, ela foi regulamentada por meio da Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004 do Conselho Nacional de Educação, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Apesar dos dez anos de existência, ainda são poucas as escolas que têm se dedicado mais detidamente a essas discussões. Considerando-se a relevância do tema, é importante colocá-lo em debate com nossos alunos. 

           

DESENVOLVIMENTO

 

1ª Aula

           

 

O objetivo dessa primeira aula é analisar como a presença maciça de negros no Brasil determinou importantes elementos da cultura nacional. Para tanto, devemos colocar em discussão nossas concepções sobre a África, a começar pela homogeneidade politica e cultura que se presume desse uso terminológico. Como imenso continente, a África possui países com realidades bastante distintas, a despeito de seus aspectos comuns. O professor deve iniciar questionando os alunos sobre o que sabem sobre a África. Podem-se anotar as respostas fornecidas no quadro para que se possa colocá-las em debate. Provavelmente surgirão alguns estereótipos que os alunos terão oportunidade de trabalhar ao longo das atividades.

Em seguida o professor deve apresentar o vídeo “Breve história da cultura africana”, de aproximadamente 11 minutos de duração. Em seguida, o professor pode iniciar um debate, estimulando os alunos a pensarem a respeito de suas próprias experiências. A questão norteadora pode ser “como podemos pensar a cultura africana e afro-brasileira”?

 

 

- Link para o vídeo “Breve história da cultura africana”:

http://www.youtube.com/watch?v=RPzxt1iZGiA

 

2ª e 3ª Aulas

 

Tradicionalmente, a história da população negra foi amplamente pensada a partir dos processos de escravidão. De acordo com a “Proposta de Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-Raciais”, essa tendência levou a predominância de uma visão que circunscreveu o negro como “mercadoria” do ponto de vista econômico, como “exóticos”, em termos culturais e como frágeis em sua capacidade propositiva e organizativa, na esfera cultural. Sendo assim, termos como objetivos nessas aulas a problematização desses aspectos. Orientaremos os alunos a pensarem as atuais relações entre Brasil e África por meio desses três aspectos: econômico, político e cultural. A partir disso, procurar-se-á discutir o papel da cultura afro-brasileira como constituinte da sociedade em que vivemos, retomando a perspectiva dessas populações com agentes históricos.

A turma será dividida em três grupos, que ficarão responsáveis pelas pesquisas. Os resultados serão apresentados na forma de um texto escrito ao professor e de um Seminário a toda turma. Os links sugeridos devem orientar o início da pesquisa, mas não restringi-la. É necessário que essas aulas ocorram em Laboratório de Informática, caso a escola não seja contemplada pelo programa UCA.

 

1º Grupo: Relações Econômicas Brasil – África.

 

Sites Sugeridos:

http://www.brasilescola.com/geografia/as-relacoes-atuais-estabelecidas-entre-Africa-brasil.htm

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1082171-artigo-as-relacoes-crescentes-entre-brasil-e-africa.shtml

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130520_perdao_africa_mdb.shtml

 

2º Grupo: Relações Culturais Brasil – África.

 

Sites  Sugeridos:

 

http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/uma_historia_entre_a_africa_e_o_brasil.html

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/candomble-e-umbanda-religioes-africanas-e-sincretismo-religioso.htm

http://oglobo.globo.com/rio/religioes-africanas-merce-da-intolerancia-8471972

http://www.brasilescola.com/africa-do-sul/culinaria-africa-sul.htm

http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/comida6.htm

 

3º Grupo: Relações Políticas – Movimento negro e políticas afirmativas.

 

Sites Sugeridos:

 

http://www.brasilescola.com/educacao/sistema-cotas-racial.htm

http://vestibular.brasilescola.com/cotas/lei-das-cotas.htm

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-07-02/estudantes-e-movimento-negro-pedem-cotas-na-usp-e-desaprovam-bonus

http://negros-no-brasil.info/mos/view/Movimento_Negro/

http://mundoafro.atarde.uol.com.br/?tag=intelectuais-negros

 

4ª Aula

 

            Como atividade final, sugerimos que o professor crie um “fórum” na página do facebook, com título “As relações contemporâneas entre Brasil e África”. O fórum deve ficar aberto por um mês a partir dessa aula. O professor deve estimular a participação de toda a turma. Em sala de aula, ele convidará os alunos a acessarem a página e orientará a participação. Os alunos devem realizar ao menos quatro ou cinco contribuições semanais ao debate. Periodicamente, o professor deverá incluir questões que o impulsionem, tendo uma participação ativa, mas que privilegie a contribuição do aluno. Segue abaixo link com tutorial para a construção da página:

 

http://viniciuspinto.com/midias-sociais/como-criar-seu-proprio-forum-de-discussao-no-facebook/

 

Questões Sugeridas:

  1. Qual o objetivo da Lei nº10 639?
  2. Quais dificuldades vocês imaginam que existam para sua concretização (factuais, ideológicas ou culturais)?
  3. Seu material didático está de acordo com essa discussão?
  4. Sua escolha executa ações em prol dessa discussão?
  5. Como você avalia a existência de políticas afirmativas como as cotas raciais?
  6. De que maneira você pode contribuir para essa discussão?

 

Sugestões para o professor:

 

- Link para o artigo “lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação”, que relata uma experiência educacional de uso de listas de discussão na Web:

 

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832008000400017&script=sci_arttext

 

- Link para o texto “Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias”, disponível no site da Escola de Comunicações e Artes da USP:

 

http://www.eca.usp.br/moran/inov.htm

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados pela adequação conceitual das suas pesquisas, mas, sobretudo pela sua capacidade de problematização e participação nos debates e Fórum.

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