31/08/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Vivenciar jogos e brincadeiras antigos a partir das imagens da Obra de Pieter Brueghel. Descobrir novas formas de brincar com seu corpo e com o corpo do outro. Compartilhar com seus colegas de turma vivências de brincadeiras dos seus pais e avós. Compreender que os jogos e as brincadeiras estão presentes em diferentes épocas, ou seja, como prática social, histórica e cultural.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Recursos: Imagem da Obra
Fonte: http://www.rupert.id.au/TJ521/bruegel_la.jpg
Duração: Aproximadamente de 15 minutos
Descrição: Na sala ou em algum espaço o(a) professor(a) projetará a imagem da Obra de Pieter Brueghel para que os alunos conheçam a riqueza que a obra possui. Neste momento, o(a) professor(a) deve destacar que os jogos e as brincadeiras estão presentes em diferentes épocas. Logo, pedirá para que os alunos tentem identificar jogos e brincadeiras que estão na imagem. O(A) professor(a) pode dar dicas, destacar e expor nomes de brincadeiras que se assemelham com as presentes no quadro.
Atividade 2: “Brincando com as imagens”
Duração: aproximadamente 80 minutos
Descrição: Em um momento posterior a aula, o(a) professor(a) escolherá 5 (cinco) pontos da Obra onde aparecem jogos e brincadeiras, como destacado abaixo:
O(A) Professor(a) dividirá a turma em 5 grupos. Cada grupo receberá um “fragmento” da Obra e tentará construir a brincadeira que se assemelha a da imagem. Cada grupo terá aproximadamente 15 minutos para tentar construir a brincadeira. No momento da construção e apresentação das brincadeiras e das brincadeiras um membro de cada grupo poderá registrar em uma máquina fotográfica as atividades. Professor(a), é importante seu auxílio aos grupos, dando dicas e esclarecendo dúvidas. Em seguida, o(a) professor(a) reunirá todos os grupos e cada um terá aproximadamente 15 minutos para compartilhar com turma sua brincadeira.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Incentive os alunos a utilizarem diversificados espaços da escola. Nesta aula, a sala é uma alternativa para exibição da imagem projetada na parede.
Quanto ao Corpo do Colega: Incentivar aos alunos observarem como as pessoas estão representadas na imagem, como exemplos: crianças brincando com adultos, homens com mulheres, mulheres com mulheres, dentre outras.
Quanto ao Material: Deixe que os alunos utilizem materiais diversificados para construírem as brincadeiras: bambolês, pneus, bolinhas de gude, pedras etc.
Possibilidades de Ações Interdisciplinares:
Componentes Curriculares: Geografia, História, Artes Visuais e Educação Física
Tendo a Obra como referência, a disciplina de Geografia, em conjunto com a Educação Física, poderá elaborar reflexões no que diz respeito aos aspectos dos espaços das cidades. Ultimamente, temos acompanhado grandes mudanças no modo de viver nas grandes cidades, na qual a ocupação do espaço da rua fica por conta dos carros. Consequentemente os sujeitos se apropriam cada vez menos desse espaço para a realização de brincadeiras, estas restristas aos parques, aos condomínios e aos apartamentos. A partir dessas reflexões os professores poderam elencar elementos para construir reflexões a respeito do uso e da apropriação do espaço urbano pelas crianças. Os alunos realizar comparações de imagens entre a Obra e imagens das cidades atuais (imagem abaixo). É possível fazer visitas aos espaços da cidade e estes serem registrados e utilizad os posteriormente nas aulas de Artes Visuais. Exemplo de comparação de imagens:
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/foto/0,,14973517-EX,00.jpg, acessado em 25 de agosto de 2009.
O mesmo pode ser feito em conjunto com a diciplina de História, onde os alunos irão pesquisar a história das cidades antigas, mudanças e ocorências históricas. Observar as vestimentas, relacionar com os usos atuais das roupas.Os alunos podem fazer pequenas entrevistas com pais, avós e familiares, perguntando como era brincar na rua, os encontros com os amigos, as brincadeiras, dentre outras possibilidades.
Na disciplina de Artes Visuais, os professores poderão exibir imagens do pintor e suas obras. Pintar imagens de brincadeiras realizadas nas aulas de Educação Físíca. Criar filmes e cenas das aulas e elaborar curtas para serem exibidos na escola.
Por fim, é possível criar maquetes sobre a temática, utilizando fragmentos da Obra, ações das crianças nas aulas de Educação Física (vide atividade 2), dentre outras.
Video: Obras de Pieter Brueghel
Imagens Antigas das Grandes Metrópoles:
http://www.youtube.com/watch?v=0Sve1gvR5uw
Brincadeiras Antigas:
No momento final da aula, a partir das imagens e das brincadeiras construídas pelos alunos(as) o(a) professor(a) poderá realizar um bate papo com os alunos, ponderando suas observações durante a atividade e perguntando aos alunos suas impressões e sensações. O registro fotográfico pode ser utilizado como forma de avaliação e para que, posteriormente, seja parte integrante de um mural dos jogos e brincadeiras.
Quatro estrelas 14 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/10/2014
Cinco estrelasMuito boa. Vale a pena relembrar com as crianças. Eu brinquei muito assim kkkkkkkkk. Tive uma infância feliz Graças a Deus.
16/04/2010
Cinco estrelasachei ótima a sugestão da aula interdisciplinar com outros conteúdos
24/03/2010
Quatro estrelasatualmente os adultos esquecem de ensinar a seus filhos as bricadeiras de criança que são maravilhosas e é do que a criança precisa.
24/03/2010
Quatro estrelasA aula demonstra grande dominio de conteudo do professor com utilização do recurso imagem como estimulo simbolico significativo e destaca a pespectiva inovadora de abrangencia da Educação Fisica na formação integral do educando .Adorei e acho que os alunos realmente constroem o conhecimento a partir de praticas pedagogicas como essa.OBRIGADA.
24/03/2010
Três estrelasUm plano bem elaborado e objetivo! Parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasAcredito que esta proposta de atividade é uma boa variação no sentido de podermos resgatar memórias antigas sobre as brincadeiras que realizavamos na nossa infancia e de também podermos ensinar aos alunos dessa nova geração que em nossa época de infância nós eramos muito mais dotados de uma sensibilidade de criação e desenvolviamos nosso própio universo lúdico com muito pouco recurso, bastavamos somente usar nossa imaginação e percepção, pois com apenas algumas pedras ou mesmo com um elasti
24/03/2010
Quatro estrelasÉ UMA AT EXCELENTE PARA O DESENVOLVIMENTO MENTAL DO ALUNO , ALEM DE ESTAR RESGATANDO AS BINCADEIRAS PARABENS
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns professor, precisamos de pessoas como vc, mostrando que a Ed. Física escolar também é cultura
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente dez
24/03/2010
Cinco estrelasMuito criativa. Foge do convencional das aulas de educação física. Agora, que as escolas estão equipadas com material multimidia, o professor tem uma quantidade de opções para material de aula muito mais ampla e as aulas ficam muito mais interessantes para os alunos que adoram novidades.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa as sugestões e dão espaço a adptações para cada realidade. E o trabalho interdisciplinar com a geogrsfia é uma das possibilidades para a aula.
24/03/2010
Quatro estrelasMUITO INTERESSANTE ESSE JOJO DAS IMAGENS, DESPERTA CURIOSIDADE NOS ALUNOS.
24/03/2010
Quatro estrelasGostaria de lhe dar os parabéns, porque percebi que gostas de publicar suas aulas e são bem criativas. Abraços
24/03/2010
Cinco estrelasParábens ao autor pelo trabalho desenvolvido na Escola.