27/08/2009
Rosângela Menta Mello, Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Compreender a evolução da eletrônica, para visualizar os avanços da ciência baseando-se nas suas aplicações do cotidiano.
Identificar em situações do cotidiano, fenômenos físicos, e aplicações relacionados a eletricidade e eletrônica.
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Como prática social inicial, repensar o uso racional de recursos naturais, utilizando por mais tempo possível aparelhos eletrônicos, evitando a demanda da fabricação de mais componentes que agridem o meio ambiente.
Aula 01:
O Professor pode iniciar a aula comentando sobre a evolução da eletrônica, destacando a miniaturização dos equipamentos eletrônicos, que foi possível através das pesquisas científicas utilizando semi-condutores, apresente o texto do site Computer Word, com um dos criadores do primeiro computador chamado de ENIAC, que possuía 18000 válvulas eletronicas: Computer Word: disponível em: <http://computerworld.uol.com.br/negocios/2006/04/05/idgnoticia.2006-04-05.2043967586/IDGNoticiaPrint_view> acessado 15/08/2009.
Os desenvolvedores desse computador não tinham idéia da rápida evolução que aconteceria dali para diante, com o advento dos componentes que substituíram as válvulas, componentes semicondutores como diodos e transistores.
Com o desenvolvimento da tecnologia de materiais e eletrônica, o acesso aos computadores, celulares e outros equipamentos eletrônicos foi facilitado, por outro lado, a demanda cada vez maior por aparelhos com mais funções e modernos, causou o aparecimento de outro problema, o chamado lixo tecnológico, que se acumula quando é feito o descarte de peças eletronicas obsoletas.
As válvulas eletrônicas são compostas por um bulbo de vidro, onde é inserido um gás inerte, como o argônio, dentro desse bulbo existem dois eletrodos, um dos eletrodos é aquecido como o filamento de uma lâmpada incandescente, é chamado de ânodo, e o outro é uma placa chamada de cátodo. Quando o filamento é aquecido, libera elétros que são atraídos pelo cátodo e ocorre condução de corrente elétrica. Se a polaridade for invertida na válvula, ocorre o efeito contrário, os elétrons são liberados pelo filamento, mas são repelidos pelo cátodo. Esse é o princípio de funcionamento de válvula diodo inventada por Tomas Edison, foi inventada antes da lampada incandescente.
Esse tipo de válvula foi muito utilizado em várias aplicações em eletronica, como amplificadores e dispositivos de transmissão, porém os equipamentos eram grandes e o custo de manutenção muito alto, pois válvulas precisam ser trocadas da mesma forma que lâmpadas incandescentes.
Com as pesquisas sobre semicondutores, as válvulas foram sendo substituídas por componentes eletrônicos menores, mais econômicos e com baixa manutenção.
Válvula e Transistor : Imagem disponível em: <http://www.laercio.com.br/artigos/HARDWARE/HARD-016/hard-088.jpg > acessado em 19/08/2009
Na imagem temos a diferença visual entre uma válvula, um transistor e um microchip, dentro de um microchip podem ser inseridos centenas de transístores.
Para saber mais sobre a evolução da eletrônica, indique aos alunos o site clickciencia, uma reportagem sobre a subistituição das válvulas por transístores rexplica algumas questões interessantes sobre o funcionamento desses componentes:Clickciencia: Da válvula ao transistor: a revolução dos semicondutores. Disponível em: <http://www.clickciencia.ufscar.br/portal/edicao14/materia4_detalhe.php> acessado em 15/08/2009.
No vídeo a seguir temos o processo de fabricação de uma válvula para ser utilizada em um rádio, o processo é artesanal mas muito interessante:
Youtube. Como se faz uma válvula: Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=rK1N_4n2_tM> acessado em 15/08/2009.
DICAS PARA USO DE VÍDEOS
1. Baixar vídeos do Youtube, gravar em CD/DVD, e assistir na TV ou no computador. Tem um programa gratuito, o VDownloader que você pode instalar em seu computador para baixar os vídeos da internet e salvar diretamente em MPEG, AVI (resolução original, 320x240, 640x480 e 320x240 com qualidade baixa), IPOD, PSP, MP3 (somente o áudio), VCD (PAL e NTSC), SVCD (PAL e NTSC), DVD (PAL e NTSC) ou no formato original, para sistemas operacionais em Windows e para sistemas Linux acesse o site: http://br.mozdev.org/firefox/youtube
2. Usar o laboratório de informática
3. Conectar um computador ligado a internet na TV ou projetor multimídia, para assistir direto do site onde o vídeo está hospedado, como por exemplo, Youtube.
4. Gravar o vídeo em um pendrive ou utilizá-lo em uma TV ou aparelho DVD com entrada USB
No Portal do Professor encontramos um vídeo interessante que mostra um museu da eletricidade, nele podemos observar a evolução da geração e transmissão de eletricidade, que contribuíu para o desenvolvimento tecnológico que temos nos dias de hoje.
Museu da Electricidade: Disponíve l em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15096> acessado em: 19/08/2009
No laboratório de informática, peça para os alunos, em grupo de 3 estudantes, realiz arem uma pesquisa sobre reciclagem de lixo eletrônico, como fonte inicial de pesquisa, o site a seguir pode ser utilizado: Innovatio: USP cria primeiro centro público de Lixo Eletrônico do Brasil. Disponível em: <http://openinnovatio.org/2009/05/16/usp-cria-primeiro-centro-publico-de-lixo-eletronico/> acessado em 15/08/2009. Pesquisando em outras fontes, os alunos podem utilizar o recurso dos blogs para disponibilizar as sua pesquisas, no site escolabr.com é possível encontrar mais sobre blogs: Blog
É um espaço gratuito, interativo, online, para dialogar com seus colegas, com a comunidade, onde o autor pode inserir textos, imagens, vídeos, áudios, etc.
No site www.escolabr.com, existem muitas sugestões de sites para o trabalho com blogs e a orientação pedagógica para isso.
Veja mais sobre blogs na educação no Portal do MEC em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198
Levar os alunos expressarem o seu entendimento sobre o tema proposto, com pelo menos os seguintes conceitos abaixo:
Abrir uma discussão com a turma, no sentido de que expressem sua opinião de como podemos contribuir para a efetivação de atitudes de preservação no planeta, através de alternativas para o descarte do lixo eletrônico.
Como proposta de ação de conscientização dos alunos sobre o lixo eletrônico, estimular os alunos quanto ao descarte correto de pilhas e baterias, levando esses componentes a centros de descarte especializados, muitos fabricantes de celulares e notebooks recolhem as baterias usadas dos seus equipamentos para um descarte correto, que não agride o meio ambiente.
Referências utiliz adas:
EscolaBR. Disponível em: <http://www.escolabr.com/portal/modules/wfchannel/index.php?pagenum=12> ac essado em 19/08/2009
Youtube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=rK1N_4n2_tM> acessado em 19/08/2009
Clickciencia: Disponível em: <http://www.clickciencia.ufscar.br/por tal/edicao14/materia4_detalhe.php> acessado em 19/08/2009
Innovatio: Disponível em: <http://openinnovatio.org/2009/05/16/usp-cria-primeiro-centro-publico-de-lixo-eletronico/> acessado em 19/08/2009
Válvula e Transistor : Imagem disponível em: <http://www.laercio.com.br/artigos/HARDWARE/HARD-016/hard-088.jpg > acessado em 19/08/2009
Nome | Tipo |
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Museu da Electricidade | Vídeo |
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