03/01/2012
Jander Amorim Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
•O conceito de razão, proporção e semelhança •Comparar e estabelecer relações entre as grandezas •Realizar ampliações e reduções de figuras em geral •Determinar a semelhança entre duas figuras.
•Operação com números decimais
Sala de aula!
Professor, antes de levar os alunos ao laboratório de informática exiba o vídeo: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20850 . Em seguida faça algumas questões para verificar a compreensão do assunto, por exemplo:
“Quais os conceitos apresentados no vídeo?”
“Onde podemos encontrar esses conceitos no dia a dia (peça exemplos diferentes do vídeo)”
Depois desse diálogo, deixe uma nova questão: “Para obtermos figuras semelhantes, basta ampliá-las e reduzi-la?”
É bem provável que eles respondam que não, mas não diga se estão certos ou errados, apenas convide-os para uma atividade no laboratório de informática.
Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram:
nele os alunos vão encontrar dois personagens que mostraram o que é necessário para que se tenham figuras semelhantes.
Peça para que iniciem a atividade clicando na seta amarela e avancem de acordo com as informações que serão dadas pelos personagens.
Em seguida e solicite aos alunos que acessem este conteúdo, onde eles encontrarão uma situação na qual “Joãozinho” personagem da animação, tira uma foto 3x4, a recebe por email e começa a alterar suas dimensões.
Peça aos alunos que cliquem duas vezes na flechinha no canto inferior direito da página, onde poderão alterar a foto do “Joãozinho” à vontade. Antes de continuarem com a atividade, co mente com eles que dependendo da alteração, a foto fica toda distorcida, isto é, o Joãozinho fica com o rosto achatado ou alongado. Discuta com os alunos, chamando a atenção para a atividade anterior, sobre porque isso ocorre. Peça para que os alunos registrem as respostas às seguintes perguntas:
Dê seqüência à atividade e mostre que essa relação entre os comprimentos e a largura é a razão de semelhança.
Peça aos alunos que registrem também as respostas dadas no final da atividade para que você possa utilizar como avaliação.
Dicas e Sugestões
Professor, você pode preparar uma atividade, junto com o professor de artes, na qual os alunos devem reduzir ou ampliar a imagem de um quadro. O professor de artes poderá conversar com os alunos sobre como escultores e pintores aplicam os conceitos de semelhança na realização de suas obras de arte
Nome | Tipo |
---|---|
Semelhanças | Animação/simulação |
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasA aula está muito bem construída. Os momentos da aula são muito significativos, começando pelo vídeo e a seguir com o objeto de aprendizagem. O aluno pode começar vizualizando os conceitos de comprimento, largura dimensão, que ficam evidentes quando manuseia o objeto. A ampliação e redução de figuras é uma estratégia excelente, pois o aluno começa perceber com facilidade a semelhança ou não de figuras. Os conceitos de razão e proporção creio que os alunos já devem ter familiaridade para avançar