24/03/2014
Ana Maria Ferola da Sila Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Tempo e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Para a realização desta aula é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler e de interpretar: ilustrações, pequenos textos e histórias. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop e Ipad.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
. Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 11 de mar. 2014.
. Sítio: "MEC. Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa". Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 11 de mar. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem dos alunos que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico e equipe de trabalho a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Conversando com a turma
Professor, para a presente aula, inicie com a turma organizada em uma roda de conversa sobre o que sabem sobre o seu nome (significado, quem escolheu e outras curiosidades.).
Para isso, prepare uma caixa com os nomes dos alunos escritos em fichas, cada um deverá pegar um nome e fazer a tentativa de leitura e identificar de quem é? Em seguida, entregar a ficha ao colega e solicitar que o mesmo comente o que sabe sobre o seu nome. Promova um momento de descontração com a turma.
Depois, apresente o texto “Nome da Gente” do autor Pedro Bandeira, em Data Show ou se preferir o texto poderá ser escrito em cartolina ou papel Kraft.
Fonte: BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o arco-íris. São Paulo: Moderna, 2011. p.12-13.
Comente com os alunos que todas as pessoas têm nome e sobrenome, e que algumas pessoas têm nomes iguais.
Posteriormente, promova uma discussão com eles sobre o texto.
Caso sua escola possua os laptops do Projeto Um Computador por Aluno - UCA ou Laboratório de Informática você poderá solicitar aos que pesquisem o significado do seu nome. Auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), a seguir alguns sítios para pesquisa:
. Sítio: “Dicionário de nomes próprios”. Disponível em:
<http://www.dicionariodenomesproprios.com.br/>. (Neste sítio dicionário de nomes próprios você encontra nomes próprios e seus significados.). Acesso em: 11 de mar. 2014.
. Sítio: “Baby Center – nomes de bebê”. Disponível em:
<http://brasil.babycenter.com/nomes-de-beb%C3%AA>. (Neste sítio Baby Center nomes de bebê você poderá consultar o nome, o significado e a origem do nome que deseja.). Acesso em: 11 de mar. 2014.
. Sítio: “Significado e origem dos nomes”. Disponível em:
<http://www.portalbrasil.net/nomes/a.htm>. (Neste sítio significados e origem dos nomes você encontrará o significado e origem de nomes de A a Z.). Acesso em: 12 de mar. 2014.
Atividade Complementar
. Sítio: “Hora do conto”. Disponível em: <http://minella-horadoconto.blogspot.com.br/2012/06/nome-da-gente.html>. (Neste sítio você encontrará um Blog com as atividades desenvolvidas com as turmas do 1º ao 5º ano durante a história contada acima.). Acesso em: 11 de mar. 2014.
INVESTIGANDO A HISTÓRIA DO SEU NOME
Que tal conhecer um pouco mais sobre a história do seu nome?
Com a ajuda de um adulto, realize uma pesquisa para descobrir informações sobre o seu nome e sobrenome.
Professor, anote os detalhes mais relevantes. Em seguida, escreva um pequeno texto relatando as informações coletadas. Registre no caderno de História suas descobertas.
Fique a tento para os significados dos nomes, nem todos possuem um significado interessante o que pode causar constrangimento. Caso isso ocorra, procure mediar a questão, valorizando o nome do aluno
.
Professor, para iniciar a aula promova um momento para os alunos compartilharem as informações pesquisadas sobre o seu nome.
ESCREVER O SEU NOME COM FIGURAS
Professor, providencie para a turma um alfabeto dos animais com imagens. Cada aluno deverá montar o seu nome com as gravuras, de acordo com a primeira letra do nome de cada animal que irá compor o seu nome.
Fonte: Sítio: “Alfabetizando com a Mônica e turma: Alfabeto dos animais”. Disponível em: <http://alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com.br/2013/08/alfabeto-com-animais.html>. (Neste sítio você encontrará o alfabeto completo dos animais.). Acesso em: 11 de mar. 2014.
Logo após, oriente os alunos que eles deverão desenhar os animais de acordo com a letra inicial do seu nome e montar uma ficha. Quando todos terminarem apresente para a turma sua ficha e exponha-o num cartaz na sala de aula e avalie o trabalho da turma perguntando:
Professor, converse com os alunos que existem outras culturas nas quais os pais escolhem os nomes dos seus filhos de maneira diferente.
Os indígenas nos parecem semelhantes, mas existem muitas diferenças entre eles. Todos os aspectos da cultura indígena podem variar muito entre os povos, ou até mesmo dentro de uma mesma aldeia com o passar do tempo.
Que tal conhecer um pouquinho sobre como os indígenas Aweti escolhem os nomes de seus filhos?
Professor, apresente aos alunos o texto que fala sobre os povos indígenas Aweti.
Legenda da foto: Aweti é uma das aldeias indígenas que fazem parte do Alto Xingu, que corresponde à parte sul do Parque Indígena do Xingu MT, 2008.
Fonte: SECCO, Lucélia. História Ensino Fundamental. Coleção Aprende a Aprender. 2º Ano. São Paulo: PD, 2011. p.18.
Professor, se achar necessário faça uma pesquisa prévia sobre os povos indígenas para enriquecer o diálogo. Veja abaixo a sugestão:
Fonte: Sítio: “Povos indígenas no Brasil – Introdução”. Disponível em <http://pib.socioambiental.org/pt/povo/aweti>. (Neste sítio você encontra informações sobre os povos indígenas Aweti.). Acesso em: 12 de mar. 2014.
TEXTO INFORMATIVO
Professor, apresente o texto informativo abaixo aos alunos para permear a discussão.
(...) As crianças recebem os seus nomes (que são uma propriedade individual hereditária) dos avós. Como a enunciação dos nomes dos sogros é absolutamente proibida, cada Aweti, homem ou mulher, tem dois nomes, um que é usado pelo pai e seus consanguíneos, e outro usado pela mãe. Os nomes são trocados em algumas ocasiões durante a vida. Os avós, em especial, têm frequentemente que passar seu nome para um novo neto, e devem então eles mesmos assumir outro(s) nome(s), provenientes mais uma vez de seus próprios avós (...).
Fonte: SECCO, Lucélia. História Ensino Fundamental. Coleção Aprende a Aprender. São Paulo: PD, 2011. p.18.
Professor, outra opção de acesso encontrado é o sítio:
. Sítio: “Povos indígenas no Brasil – ciclo de vida – fabricando pessoas”. Disponível em: <http://pib.socioambiental.org/pt/povo/aweti/222>. (Neste sítio você encontra informações sobre os povos indígenas Aweti.). Acesso em: 12 de mar. 2014.
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DA REGIÃO
Professor, disponibilize o mapa abaixo aos alunos ou se preferir leve o mapa do Brasil para a sala de aula para a localização dessa região indígena em nosso país. E realize as atividades de interpretação no caderno de Geografia.
Interpretação do Mapa
Fonte: SECCO, Lucélia. História Ensino Fundamental. Coleção Aprende a Aprender. São Paulo: PD, 2011. p. 20.
Converse com um colega e responda oralmente:
Pesquise com seus familiares uma foto: sua, dos seus pais e avós paternos e maternos e uma cópia da sua certidão de nascimento e traga para a escola.
SOBRENOME: O NOME DA FAMÍLIA
Professor, explique aos alunos que o sobrenome é o nome familiar que pertence aos parentes de gerações passadas. Ele conta um pouco da nossa história pessoal. Revela de onde viemos e muitas vezes podemos identificar um parentesco de uma pessoa através do sobrenome.
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: A organização do planejamento e da rotina no ciclo de alfabetização na perspectiva do letramento, Brasília: MEC, SEB, 2012), destacamos a seguir alguns direitos de aprendizagem descritos no ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
(BRASIL, 2012, p.29-32.).
Professor, num segundo momento, em roda de conversa peça aos alunos que apresentem suas fotos e suas histórias. Depois, reúna a turma para que cada um construa sua Árvore Genealógica e descubra a origem do seu sobrenome. Para isso, projete a imagem abaixo no Data Show ou cartolina e apresente para a turma.
Francisco fez um trabalho de escola sobre as pessoas da sua família e construiu sua Árvore Genealógica. Veja como ficou:
Fonte: SECCO, Lucélia. História Ensino Fundamental. Coleção Aprende a Aprender. 2º ano. São Paulo: PD, 2011. p. 21.
Professor, peça aos alunos que registrem as atividades no caderno de História.
Professor, na atividade de construção da Árvore Genealogia você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de criar um título para a sua ilustração. Você poderá sugerir: DESCOBRINDO MINHA HISTÓRIA
Ao terminar salve em um pendrive e imprima o trabalho que os alunos digitaram com os seus desenhos para serem divulgados pela escola, para seus usuários.
Você também poderá propor a construção da Árvore Genealógica acessando o Sítio: “Smartkids - Árvore Genealógica”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/nova-familia-arvore-genealogica.html>. (Neste sítio você encontrará uma Árvore Genealógica completa para colorir.). Acesso em: 12 de mar. 2014.
SOBRENOMES: “JÚNIOR”, “FILHO”, SOBRINHO” E “NETO”
Professor, é importante para os alunos perceberem que no Brasil é muito comum encontrarmos pessoas que possuem sobrenomes: “Júnior”, “Filho”, e “Neto” no nome. Converse com a turma sobre esses sobrenomes.
Isso acontece quando o menino nasce e recebe o mesmo nome do pai. Então, para diferenciá-lo de seu pai, acrescenta-se “Júnior” ou “Filho” a seu sobrenome.
Quando a criança recebe o nome do avô, e quando esse também é o nome de seu pai, então geralmente se adiciona “Neto” ao fim do nome.
Muitas vezes, as pessoas que recebem esses nomes passam a ser chamadas por Neto ou Júnior.
Professor, organize uma roda de conversa com os alunos para discutirem sobre o nome e sobrenome deles. Posteriormente, questione:
Para que os alunos compreendam como se formam os sobrenomes, é necessário saber um pouco da história da família. A certidão de nascimento é um documento muito importante, porque conta o começo da nossa história. Nele aparecem o nome, sobrenome, a data, o horário e o local de nascimento da criança.
TRABALHANDO COM A CERTIDÃO DE NASCIMENTO
Professor, peça aos alunos que leiam seu documento de nascimento e encontrem as informações necessárias para responder as questões em seu caderno de História:
Atividade Complementar
Professor, convide alguns familiares das crianças para contar sobre a história do sobrenome da família. Esta proposta vai gerar diversas atividades, tais como:
Professor, disponibilize o texto abaixo aos alunos em projeção ou cartaz. Depois, realize com a turma a leitura do 3° princípio da Declaração dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em seguida explique que esse documento foi criado para garantir a todos, o direito de ter um nome e uma nacionalidade. Converse com a turma sobre o que isso significa.
Sítio: “Sunny'sThings”. Disponível em: <http://sunnysthings.blogspot.com.br/2012/07/declaracao-dos-direitos-da-crianca-todo.html>. (Neste sítio você encontra os 10 princípios da Declaração dos Direitos da Criança.). Acesso em: 12 de mar. 2014.
Num segundo momento, peça a eles que respondam no caderno de História, as questões propostas a seguir. Se necessário devem procurar ajuda de um familiar.
Autorretrato
Professor, ao término da atividade solicite aos alunos que montem um mural com esses dados. Depois peça a eles que façam seu autorretrato ao lado do nome para ilustrar o mural. Mostre-lhes alguns exemplos de autorretratos, para que percebam que não é necessário ficar idêntico, mas captar as características principais: cor, formato do rosto, tipo de cabelo, dentre outras. Veja alguns exemplos na aula de Artes, postada no Portal do Professor “A criança e o autorretrato”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6919>. (Neste sítio você encontrará sugestões de como trabalhar o autorretrato.). Acesso em: 15 de mar. 2014.
Caso sua escola possua Laboratório de Informática ou laptos, você poderá propor que os alunos utilizem o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Não se esqueça de criar um título para a sua ilustração.
Ao terminar salve em um pendrive e imprima o trabalho que os alunos digitaram com os seus desenhos para serem divulgados no mural da escola.
Professor, para finalizar a aula monte um álbum da turma com fotos e significados dos nomes e origem do sobrenome e divulgue no Blog da turma, caso tenha ou crie um para divulgar as produções dos alunos, faça uma pesquisa prévia nos sítios abaixo para auxiliar na construção de Blog.
Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao nível dos seus alunos.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de divulgação das produções dos alunos.
Sugestões de links para os alunos:
Sítio: “Vídeos YouTube: GENTE TEM SOBRENOME_ 0001. wmv”. Disponível em:
<http://www.youtube.com/watch?v=D3N78tw3qCk>. (Vídeo com a música “Gente tem sobrenome”.). Acesso em: 12 de mar. 2014.
Sítio: “Smartkids - Família Árvore Genealógica”. Disponível em:
<http://www.smartkids.com.br/passatempos/familia-arvore.html>. (Neste sítio você encontrará uma Árvore Genealógica para completar. ). Acesso em: 12 de mar. 2014.
Sítio: “Jogos online – Árvore Genealógica online grátis”. Disponível em:
<http://jogosshowdebola.meusjogosonline.com/jogar.asp?id=453874&jogo=jogar+%EF%BF%BDrvore+Gene%EF%BF%BDlogica+online>. (Neste sítio você encontrará um jogo online no qual terá que montar uma Árvore Genealógica em que os personagens conversam com você.). Acesso em: 12 de mar. 2014.
Sugestões de links para os professores:
Sítio: “Guta Rocha – Toda criança do mundo- Ruth Rocha”. Disponível em:
<http://gutarocha.blogspot.com.br/2012/09/toda-crianca-do-mundo-mora-no-meu.html>. (Neste sítio você encontrará o livro da Ruth Rocha “Toda criança do mundo mora no meu coração” com várias poesias.). Acesso em: 12 de mar. 2014.
Sítio: “Revista Super Interessante novembro 2009 – Qual a origem do sobrenome”. Disponível em:
<http://super.abril.com.br/cotidiano/qual-origem-sobrenomes-507933.shtml>. (Neste sítio há informações sobre a origem dos sobrenomes.). Acesso em: 12 de mar. 2014.
Sítio: “Guia do estudante - Aventuras na história para viajar no tempo”. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/sobrenome-433865.shtml>. (Neste sítio você encontrará informações sobre sobrenome.). Acesso em: 12 de mar. 2014.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar poema; perceber e comparar finalidade de um texto; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; compreender que o nome é muito importante na vida de uma pessoa; perceber que as pessoas têm nomes e sobrenomes iguais e diferentes; investigar informações sobre seu nome e sobrenome; apresentar as informações obtidas do nome e sobrenome aos colegas; compreender que mesmo existindo pessoas com nomes e sobrenomes iguais existem outras informações na certidão de nascimento que diferenciam as pessoas umas das outras; compreender que os sobrenomes designam sempre das famílias a que pertencem e revelam um pouco da sua história de vida; descobrir sua própria identidade; perceber que os nomes e sobrenomes estão ligados à cultura de um povo; montar uma árvore genealógica de seus familiares para descobrir a origem do seu nome e sobrenome; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Quatro estrelas 7 calificaciones
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17/02/2016
Cinco estrelasParabéns, achei excelente a sequencia didática proposta. Ótimas sugestões para trabalharmos a construção da identidade do sujeito estudante
21/04/2014
Cinco estrelasMuito boa a aula.
21/04/2014
Cinco estrelasFoi muito enriquecedora
19/04/2014
Cinco estrelasMUITO INTERESSANTE!
13/04/2014
Cinco estrelasExcelente !
06/04/2014
Quatro estrelasA aula é bem interessante! vou realizar esse projeto na minha escola e depois comunico o resultado. Gostei dessa aula!
02/04/2014
Cinco estrelasAula completa e muito bem elaborada. Parabéns!