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Imigrantes espanhóis no Brasil - Séculos XIX e XX

 

24/06/2014

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Memória
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as razões que motivaram a vinda de imigrantes espanhóis para o Brasil, entre os séculos XIX e XX.
  • Identificar as principais regiões de origem e de destino dos imigrantes espanhóis.
  • Analisar experiências de imigrantes espanhóis no Brasil, no campo e na cidade, no período em questão.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O contexto social, político e econômico do Império Brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura e interpretação de fontes escritas e imagéticas.
  • Análise de dados estatísticos e tabulação de dados.
  • Produção de esquema.
  • Produção de mapa conceitual.
  • Entrevistas/coleta de dados.
  • Produção e apresentação de slides.

 

Recursos:

  • Computador e internet.
  • Programa PowerPoint ou similar.
  • Programa CmapTools.
  • Fontes escritas e imagéticas.

 

Módulo 1 -  A entrada de imigrantes espanhóis no Brasil: análise de dados estatísticos

 

 

Atividade 1

 

Os imigrantes espanhóis representam o terceiro maior grupo que entrou no Brasil, no período entre as últimas décadas do século XIX e o século XX, sendo numericamente inferiores apenas em relação aos imigrantes italianos e portugueses.

 

Orientações:

 

a. Inicie as atividades da aula, propondo aos alunos o trabalho com um infográfico, publicado pela Abril, intitulado "República Imigrante do Brasil", o qual traz dados relativos aos principais grupos de imigrantes que entraram no Brasil a partir de 1890, entre eles, os espanhóis. 

 

 

http://super.abril.com.br/multimidia/republica-imigrante-brasil-683294.shtml

Acesso em: 16/06/2014

 

 

b. Clicando em "INICIAR", o recurso permitirá aos alunos a visualização do fluxo de imigrantes no Brasil em diferentes períodos que vão de 1890 a 2011. Os períodos são divididos em 10 anos (com exceção do último) e, clicando em cada um deles, os alunos terão informações, como, por exemplo:

 

  • Estrangeiros residentes no Brasil, no período.
  • Número de Imigrantes que chegaram.
  • PIB.
  • Contexto Histórico (Dados do IBGE).

 

c. A imagem do Infográfico acima está congelada em "MAPA", no período 1890-1899. Os alunos devem clicar nos outros períodos para analisarem os dados.

 

d. Na sequência, os alunos podem clicar em "DADOS GERAIS" para analisarem um gráfico com as informações relativas aos fluxos migratórios para o Brasil em todos os períodos.

 

http://super.abril.com.br/multimidia/republica-imigrante-brasil-683294.shtml

Acesso em: 16/06/2014

 

e. Ao clicar em cada seta, os alunos terão acesso a informações sobre cada povo específico. Por exemplo, na imagem congelada acima, clicando na seta laranja (está escura porque foi clicada), eles verão o número de imigrantes espanhóis no período (no caso da imagem, no período 1890-1899). Na seta verde estão os dados relativos a Portugal; na seta rosa, aos italianos; amarela, alemães; e preta, sírios/turcos.

 

f. Os alunos poderão clicar em "DOCUMENTÁRIO" e assistir a um vídeo sobre diferentes grupos de imigrantes no Brasil.

 

g. Esta atividade pode ser feita em dupla. Após a análise de todos os dados do Infográfico, oriente os alunos a registrarem, por escrito, os dados relativos à imigração espanhola.

 

h. Promova o debate, pelos alunos, a partir das ideias centrais do recurso.

 

Atividade 2

 

Prosseguindo na análise de dados estatísticos sobre a imigração espanhola, apresente aos alunos o quadro abaixo. Ele traz o número de espanhóis que entrou no Brasil entre 1884 e 1939.

 

http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/julho2012/arquivos_pdf/21.pdf

Acesso em: 15/06/2014

 

a. Compare com os dados apresentados no infográfico trabalhado na atividade anterior e observe se eles batem, se há discrepâncias ou, ao contrário, tendências comuns.

 

b. Proponha aos alunos que transformem os dados apresentados na Atividade 1, relativos aos espanhóis, em uma tabela como a indicada acima. Veja o exemplo:

 

Número de imigrantes espanhóis que entraram no Brasil em cada período
1890 -1899 102.142
1900 - 1909 224.672
1910 - 1919 94.779
1920 - 1929 52.405
   

 

 

c. Os alunos devem registrar os dados até o último período (2010-2011). Em seguida, eles devem fazer a soma para chegarem ao número total de imigrantes espanhóis que entraram no Brasil entre 1890-2011.

 

d. O preenchimento do quadro pode ser feito coletivamente, sob a orientação do professor.

 

 

 

Módulo 2 - Razões da Emigração Espanhola

 

 

Atividade 1

 

Proponha aos alunos que reúnam fontes que apontem as principais razões que levaram emigrantes espanhóis a deixarem a terra natal, entre os séculos XIX e XX.

 

Nesta aula, a sugestão é o trabalho com os dois textos abaixo indicados:

 

Texto 1

http://museudaimigracao.org.br/centro-de-preservacao-pesquisa-e-referencia/historico-das-imigracoes/

Acesso em: 16/06/2014

 

Texto 2

Até o ano de 1900, cerca de dois terços da população espanhola viviam direta ou indiretamente do cultivo da terra. Mas com a elevação da taxa de natalidade e a redução dos investimentos no campo, tornou-se impossível para uma família sobreviver dos rendimentos da lavoura. Minifúndios paupérrimos continuavam submetidos ao pagamento de pesados impostos e os pequenos e médios proprietários viram-se obrigados a abandonar povoados e vilas do interior, ao lado dos lavradores, que só dispunham de sua capacidade de trabalho.

Do campo migravam para centros urbanos, na expectativa de emprego na indústria ou no comércio. Mas a cidade os rejeitava, pois, analfabetos, na sua grande maioria, não tinham qualificação para o trabalho fabril. O passo seguinte consistia em tomar o caminho do porto mais próximo e tentar o embarque no primeiro navio que zarpasse em direção ao Novo Mundo.

Perfil do imigrante

Segundo os registros dos órgãos governamentais que, no Brasil, controlavam a entrada e saída de imigrantes (fontes oficiais de informações), o perfil do espanhol típico que aqui chegava (imigrante) era adulto jovem, do sexo masculino, oriundo das zonas rurais e costumava viajar desacompanhado, mesmo quando casado. No entanto, deve ser considerado com um certo cuidado o registro de sua origem rural. Há fortes indícios de que, para fazer jus às passagens subvencionadas, os candidatos ao subsídio costumavam declararem-se agricultores, contando com a conivência dos agentes e das companhias de navegação.

http://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/espanhois/razoes-da-emigracao-espanhola

Acesso em: 16/06/2014

 

Orientações para estudo e discussão dos textos:

 

a. Os alunos devem ler os textos completos nos links indicados acima, os quais abordam as seguintes questões:

 

  • As razões que motivaram a vinda dos imigrantes espanhóis.
  • As diferentes regiões de procedência dos imigrantes espanhóis.
  • O perfil do imigrante espanhol que veio para o Brasil.
  • Os estados e cidades onde eles mais se concentraram.
  • As principais atividades dos imigrantes espanhóis no Brasil.

 

b. Oriente os alunos a fazerem um esquema das ideias centrais do texto. Confira as orientações de como fazer um esquema das ideias centrais de um texto no link:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914 (Acesso em: 16/06/2014).

 

c. Após a elaboração do esquema, os alunos estarão preparados para discutir as ideias centrais dos textos. Para isto, sugerimos:

 

  • O professor deve solicitar a um aluno que leia a primeira ideia/palavra-chave que tenha colocado no esquema do texto e que fale sobre ela. Em seguida, deve perguntar a um segundo aluno se aquela mesma ideia também foi destacada por ele e por quê.
  • A dinâmica continua até que todas as ideias centrais do texto sejam mencionadas. Caso os alunos não mencionem em seus esquemas ideias consideradas centrais pelo professor, este deve apresentá-las, discutindo-as.

 

 

Módulo 3 - Experiências de imigrantes espanhóis no Brasil

 

 

Atividade 1

 

 

Reprodução, análise e debate do documentário

Guerra e Saudade: Imigração Espanhola em São Paulo - Projeto História Viva

 

O documentário foi produzido a partir do material de arquivo da Hospedaria de Imigrantes.

O Projeto História Viva quer recuperar através de relatos orais um pouco da história da Imigração Espanhola para São Paulo.

Na história mais recente, os grandes fluxos da imigração espanhola para o Brasil, principalmente para o Estado de São Paulo, podem ser divididos em dois períodos históricos: do final do século XIX até a década de 30 e após o término da Segunda Guerra Mundial.

As crises que se seguiram após o término da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial - que devastaram a economia do país - e o contínuo empobrecimento da Espanha incentivaram a emigração dos espanhóis, que tentavam fugir da fome e da miséria que assolavam a Espanha.

Direção: Fábio Rodrigues
Roteiro: Cintia Takiguthi
Coordenação: Elisandra Gasparini
Produção: Kinema Produções Cinematográficas
Realização: Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Cultura Instituto de Museus, Memórias e Identidades Organização Social de Cultura
São Paulo - 2012

http://www.kinema.art.br/videos/historiaviva/guerra-e-saudade-imigracao-espanhola-em-sao-paulo.html

Acesso em: 16/06/2014

 

Orientações para a atividade:

 

a. Reproduza o vídeo para os alunos. Como é um vídeo de curta duração (19:22 ), o professor pode, a qualquer momento, pausar a reprodução e fazer a discussão das questões abordadas.

 

b. Os alunos devem registrar no caderno as ideias centrais apresentadas no vídeo.

 

c. O recurso apresenta depoimentos de imigrantes espanhóis, os quais remontam às raízes da imigração para o Brasil nos séculos XIX e XX.

 

Entre as questões abordadas, destacam-se:

  • As razões da emigração e a chegada ao Brasil.
  • As atividades desenvolvidas pelos imigrantes.
  • A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e a imigração para o Brasil.
  • Condições de vida e de trabalho no Brasil.

 

d. Estimule os alunos a falarem sobre os depoimentos que mais os sensibilizaram. Promova o debate das ideias centrais do vídeo entre os alunos.

 

 

Atividade 2

 

Experiências de imigrantes espanhóis: a vida no Brasil

 

Para refletirem acerca do tema da atividade, os alunos devem fazer um estudo de textos que tratem das experiências de imigrantes espanhóis no campo e nas cidades.

 

Desta forma, a proposta é que eles façam leitura, produção de mapa conceitual e debate dos textos indicados abaixo:

 

 

Texto 1

A imigração espanhola para o Brasil e a formação da força de trabalho na economia cafeeira: 1880 -1930

O ponto de partida é este: o imigrante espanhol não se defrontou, de modo geral, com as mesmas circunstâncias históricas e com as mesmas condições que o imigrante italiano havia encontrado. Ele se destinou a repor a força de trabalho do imigrante italiano, que não estava sendo recriada pela própria imigração italiana ou que estava abandonando o país desde fins do século XIX. A partir de 1905, a imigração espanhola para São Paulo passou a ser, durante certo tempo, a mais numerosa. Até então a imigração italiana havia sido mais importante numericamente, o imigrante italiano estava retornando a seu país, reemigrando para a Argentina e o Uruguai ou se deslocando para as zonas pioneiras, onde se expandiam os cafezais. Em segundo lugar, o imigrante espanhol destinou-se, também, aos cafezais das novas zonas cafeeiras de São Paulo, que concorriam com os cafezais das zonas Mojiana e Paulista pela mão de obra. O fluxo de abastecimento dos cafezais com trabalhadores italianos havia sido interrompido, em 1902, com o decreto Prinetti, que proibira a imigração subvencionada para o Brasil. Esses dois fatores se combinaram para que, em diferentes regiões e de diferentes modos, o imigrante espanhol substituísse o imigrante italiano - o que partia e o que não chegava.

Texto completo disponível em: http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18605/20668

Acesso em: 16/06/2014

 

Texto 2

O imigrante espanhol no cotidiano urbano brasileiro

 

O trabalho e a inserção na vida urbana

 

A luta pela sobrevivência no novo local de moradia era árdua, qualquer que fosse a cidade escolhida: Santos, Rio de Janeiro, ou São Paulo.

Os recém-chegados disputavam desde as ofertas de emprego menos qualificado, até os espaços de moradia disponíveis junto aos segmentos mais pobres da população local, sobretudo mestiços e negros que também tomaram o rumo das cidades após a Abolição da Escravatura.

Ao lado dos portugueses, especialmente no Rio de Janeiro, encontravam trabalho em atividades não qualificadas, tais como, estivadores, ensacadores de café, em bares, tavernas, botequins, pensões ou no comércio ambulante. Na maioria das vezes, mal remunerados, submetidos a jornadas de trabalho de até 16 horas, eram vistos como uma "gente trabalhadeira e ambiciosa".

O grupo originário da Galícia, em virtude das suas afinidades étnicas, linguísticas e culturais com os portugueses, foi o que mais se enraizou no Rio de Janeiro. Tanto assim, que a expressão "galego" servia para designar os ibéricos de um modo geral.

Nessa cidade, a comunidade hispânica aglomerava-se em áreas densamente povoadas, não integradas ao plano de obras de remodelação e saneamento da cidade, iniciado em 1902, pelo Prefeito Pereira Passos. Também essa era a área com maior incidência de habitações coletivas, os populares "cortiços".

Os imigrantes espanhóis, portanto, compartilhavam do mesmo padrão de vida dos segmentos menos favorecidos da população carioca.

Texto completo disponível em: http://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/espanhois/o-imigrante-espanhol-no-cotidiano-urbano-brasileiro

Acesso em: 16/06/2014

 

Os textos indicados permitirão aos alunos discutirem ideias importantes, tais como:

 

Texto 1

 

  • As relações (e diferenças) entre a imigração italiana e a imigração espanhola.
  • As características da imigração espanhola.
  • O colono espanhol e a propriedade da terra no Brasil.
  • As condições de trabalho de imigrantes espanhóis nas lavouras de café.

 

Texto 2

 

  • A importância numérica dos imigrantes espanhóis no Brasil.
  • As principais regiões de destino dos imigrantes espanhóis.
  • O trabalho e a inserção na vida urbana
  • Os galegos no Rio de Janeiro.
  • A atuação política e beneficente dos imigrantes espanhóis no Brasil.

 

Orientações para a atividade:

 

Produção de mapa conceitual

 

 Imagem disponível em: http://blog.educastur.es/cuate/2006/06/29/mapas-conceptuales-con-cmap-tools/

Acesso em: 16/06/2014

 

a. Divida os alunos em dois grupos. Um grupo ficará responsável pela leitura e elaboração de mapa conceitual do Texto 1. O outro grupo desenvolverá a mesma atividade com o Texto 2.

 

b. Os alunos devem conferir orientações para a elaboração do mapa conceitual em: Waldyr Azevedo Junior. Mapas conceituais: instrumentos para a compreensão de textos.

http://www.slideshare.net/computacaoufjf/mapas-conceituais-4828386. Acesso em: 16/06/2014

 

c. Os alunos de cada grupo poderão desenvolver a atividade em duplas. As duplas devem produzir os mapas conceituais utilizando o PowerPoint ou outro programa, como o CmapTools,que é uma ferramenta específica para a criação de mapas conceituais, é gratuito e pode ser facilmente localizado na internet para download. Confira o tutorial para o CmapTools no link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm

 

d. Oriente os alunos de cada grupo a observarem as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais produzidos pelas duplas, verificando se destacaram conceitos semelhantes, se fizeram ligações parecidas entre os conceitos etc.  Ao final, o grupo deverá escolher um mapa conceitual a ser apresentado e debatido com o outro grupo.

 

e. O primeiro grupo deve apresentar para os colegas o mapa conceitual selecionado, relativo ao Texto 1. Na sequência, o segundo grupo apresentará o mapas conceitual produzido para oTexto 2. Possíveis dúvidas e conclusões acerca dos dois textos devem ser discutidas coletivamente.

 

f. Os mapas conceituais produzidos podem ser compartilhados entre os alunos, através da utilização de pendrives ou e-mail.

 

 

Atividade 3

 

Conhecendo as origens

 

1. Os alunos, divididos em grupos, devem entrevistar pessoas (vizinhos, amigos, familiares, professores etc.) que sejam imigrantes ou descendentes de imigrantes e fazer um levantamento de dados relativos a:

 

  • País de origem (emigração).
  • Motivos da imigração para o Brasil.
  • A rota de imigração (demonstrar em um mapa).
  • O processo de adaptação no Brasil (região de destino, atividades de trabalho etc.)

 

2. Em seguida, os alunos devem discutir os dados coletados e expor as conclusões para os colegas a partir de slides elaborados em PowerPoint ou programa similar e projetados em Data Show.

 

3. Ainda divididos em grupos, os alunos devem fazer um levantamento sobre as origens dos alunos da escola (incluindo eles mesmos) e verificar se suas famílias são descendentes de imigrantes. Caso a escola tenha muitos alunos e seja difícil o contato com todos, eles podem escolher um segmento (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio) ou determinados anos (8º Ano, 9º Ano etc.). O objetivo é que façam um levantamento dos países de onde os familiares emigraram, observando aqueles de maior representação entre os alunos investigados.

 

4. Os alunos, com o auxílio do professor de Matemática ou Geografia, podem construir um gráfico com os dados coletados na atividade anteriormente descrita.

 

5. Finalmente, os alunos poderão elaborar cartazes para serem expostos em classe, os quais demonstrem a cultura dos povos estudados e suas influências no Brasil.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas e imagéticas, análise de dados estatísticos e tabulação de dados, produção de esquema, produção de mapa conceitual, entrevistas/coleta de dados, produção e apresentação de slides.

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