Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Grafite é arte?

 

01/09/2008

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- A arte como forma de comunicação e expressão - Como o homem altera e registra suas passagens pelo mundo - A arte do grafite ao longo da História da Arte. - Quem são os artistas, porque fazem e onde fazem. - Interação entre escola e comunidade escolar na discussão de problemas atuais. - Pesquisa (elementos, estruturação de uma pesquisa) e a compilação e interpretação desses dados.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
não é necessário conhecimento prévio
Estratégias e recursos da aula

Aula 1:
Para iniciar a discussão o professor apresenta à turma os seguintes vídeos: o documentário sobre Graffiti Pichação Brasil (disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=gmeUDjDWANA&feature=related)

E algumas imagens sobre pintura rupestre.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/576/imagens/fotogrande.jpg

Há também os produtos da linha Carpe Diem do Boticário, que utilizam referências do Grafite.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/576/imagens/carpe.gif

O trabalho dos Gêmeos de São Paulo, Otávio e Gustavo Pandolfo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/576/imagens/os-gemeos-12.jpg

Outra opção é fotografar uma pixação na escola ou no contexto próximo da escola e confrontar com a imagem de uma pintura rupestre. A partir desse momento inicia a discussão:

  • grafite é arte?
  • Pixação é grafite ou é arte?
  • Quem pixa muros e outros espaços da sociedade é artista ou pixador?
  • O homem da caverna era artista ou pixador?

Após uma breve discussão com a turma, o professor apresenta o vídeo sobre a linha do tempo.

http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/linha_do_tempo.avi

Aula 2:


O professor propõe aos alunos uma pesquisa e registro sobre os “artista de rua” da comunidade local. Isto é, os alunos deverão registrar através de fotos ou vídeos espaços grafitados e se possível entrevistar os artistas: quem são? Porque fazem? Onde fazem? Permissões: existem, é respeitado? Conversar com a comunidade escolar sobre a opinião de todos em relação a grafitar o m uro da escola com trabalho dos alunos.
 

Para instig ar a turma o professor pode utiliza o áudio: "Do vandalismo à arte”. Programa Escola Brasil apresenta um projeto de como transformar pichadores e artistas. (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1493/do_vandalismo_a_arte.mp3)

 

 

Como registro dessa atividade os alunos podem utilizar fotos e vídeos. Para edição do material, no caso das fotos podem utilizar o software: Gimp que é um software livre, disponível para as plataformas windows e linux e o editor de vídeo on-line Jumpcut.

Para publicar o resultado da pesquisa os alunos podem criar um blog, segue a sugestão do SpaceBlog que possibilita a inserção de textos, imagens, áudios e vídeos. Caso os alunos tenham dificuldade para utilizar a ferramenta, consultar o “Blog da Bia” (disponível em http://bia.blogorama.com.br/91669/Criando-um-Blog-Parte-1/)


Ao término da atividade o professor deve reunir a turma e retomar a discussão sobre o fato do grafite ser o não arte? Qual a conclusão que os alunos chegaram ao término da pesquisa sobre a diferença entre: grafite e pixação?
 

Sugestão de Atividades:

 

Critérios Ótimo Bom Médio Refazer
Participação Contribuiu com idéias úteis, participou da discussão e contribuiu consideravelmente para o grupo. Um líder e esforçado Geralmente participa das atividades práticas, não participa das discussões, contribui de forma moderada com o grupo Algumas vezes participa das discussões, mas não propõe nada e sente dificuldades para trabalhar em grupo Não participa das discussões, não contribui para o grupo, muito disperso
Qualidade no trabalho apresentado Trabalho bem acabado e criativo Trabalho bem acabado Precisa melhorar o acabamento do trabalho O trabalho mal acabado, não conseguiu atingir o objetivo da proposta
Articulação dos dados pesquisados Excelente articulação das idéias, criatividade na linguagem. Ótima articulação das idéias, porém criatividade mediana Articulação das idéias razoável Não soube articular as idéias

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Do vandalismo à arte Áudio
Recursos Complementares
Áudio: “Do vandalismo à arte”. Programa Escola Brasil apresenta um projeto de como transformar pichadores e artistas. (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1493/do_vandalismo_a_arte.mp3) O Gimp: editor de imagens: (disponível em http://www.ogimp.com.br/) Jumpcut: editor de vídeos on-line (disponível em http://www.jumpcut.com/) Blog: EspaceBlog (disponível em www.spaceblog.com.br/) Os gêmeos de São Paulo, Otávio e Gustavo Pandolfo: (disponível em: http://www.dudutomaselli.com/os-gemeos-mostram-a-cara-do-grafite-brasileiro/) Vídeo sobre o trabalho dos gêmeos no Youtube: http://br.youtube.com/watch?v=nbw2a4yOC80&eurl=http://www.dudutomaselli.com/os-gemeos-mostram-a-cara-do-grafite-brasileiro/
Avaliação
A avaliação deve ser pensada em conjunto: professor e alunos. Para essa atividade sugerismos três critérios para análise do processo de ensino aprendizagem. É importante que os alunos conheçam os critérios de análise do professor antes do inicio das atividades, pois assim ficaram cientes sobre como será interpretado suas postura durante a realização das atividades. Verifique na Estratégia e Recurso da da Aula a sugestão para avaliação.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 10 calificaciones

  • Cinco estrelas 7/10 - 70%
  • Quatro estrelas 1/10 - 10%
  • Três estrelas 1/10 - 10%
  • Duas estrelas 1/10 - 10%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • GELLY SILVA., Companhia de Teatro Múltiplas Faces , Alagoas - dijo:
    cenicagel_@hotmail.com

    16/09/2014

    Cinco estrelas

    Sou professora de arte e Amei a maneira de compor a aula. As indicações de videos são ótimas e concerteza irei indicar para os meus alunos. Valeu.


  • nataly, lameira , Pará - dijo:
    nat_matematica@yahoo.com.br

    28/11/2012

    Quatro estrelas

    muito bom mesmo


  • jairo, cras , São Paulo - dijo:
    redfox7b@gmail.com

    12/07/2012

    Cinco estrelas

    adorei essa aula ela me sera muito ultio


  • celia, konner , Paraná - dijo:
    celiadagostim2011@hotmail.com

    29/05/2012

    Três estrelas

    Muito bom!gostei das idéias.


  • PROFESSORA ELISABETE VANILDA, escola estadual regina tenorio de oliveira , Mato Grosso - dijo:
    elisabetevanilda2010@hotmail.com

    20/08/2010

    Cinco estrelas

    muito bem professora, obrigada voce me deu ideias que enrriquecerao meu trabalho meus alunos vao gostar com certeza , abraços.


  • Élida Andréa Degaspari Reis, NOVA ESTRELA GUIA COLEGIO , São Paulo - dijo:
    andreadegaspari@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nossa, quanta ignorância minha gente... Estamos falando em Graffitti e não PIXAÇÃO. Todo mundo é contra pixação.. mas nós como educadores devemos saber a diferença pra explicar para nossos alunos e esclarecer para eles que pixação e vandalismo não é arte, é mais uma forma de rebeldia. Agora se a gente for ignorante também, ir contra um dos tipos de arte mais comum existente no Brasil, não vamos estar falando a linguagem deles, e seremos um professor a mais no mundo.. E isso eu não quero ser


  • Alessandra Conde, UFPA , Pará - dijo:
    afcs77@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula.


  • Iany Bessa Silva Menezes, Universidade Federal do Ceará , Ceará - dijo:
    ianybessa@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Professora, compreendi muito bem sobre o que discutiu com seus alunos fazendo um comparativo entre vandalismo e arte. Super válido! Recentemente uma aluna minha, após a aula leitura de imagens, encontrou subsídios para discutir a imagem visual a partir do grafite com sua turma de adolescentes e foi riquíssima a experiência dela com os alunos:discutiu a idéia do direito do outro, fazendo os alunos repensarem sobre a Pixação, pois se tratavam de alunos adolescentes! Parabéns!


  • Sueli Rocha Bonfim, Mídias e-Proinfo , Mato Grosso do Sul - dijo:
    rochabonfim@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito criativa a aula da ProfªJuliana, educativa empregando de forma bastante pedagógica a tecnologia. Parabéns!


  • profesora - escola municipal - Goiânia-GO, escola municipal , Goiás - dijo:
    jclline@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Estou no inicio de minha carreira e procuro sugestões de planos de aula bons. Qdo se trata da pixação e do grafite não consigo colocar em prática o plano. Veja só, o documentário mostra uns jovens que deixam bem claro que o bom do negócio é a ilegalidade, o vandalismo e não a arte, muito menos algum conhecimento da história da arte. O que posso despertar e desenvolver então realmente aos meus alunos com isso.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.