Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Animais em risco de extinção: conhecendo e preservando

 

15/06/2015

Autor y Coautor(es)
LINDSAI SANTOS AMARAL BATISTA
imagem do usuário

JUAZEIRO - BA Secretaria Municipal de Educação de JUAZEIRO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos conhecerão os animais e plantas em risco de extinção que habitam o bioma da região em que a comunidade escolar está inserida. Também conhecerão as características do bioma, hábitos e habitat dos animais e plantas, para, posteriormente,  promover atos de conscientização voltados para a preservação dos mesmos.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos - 5 atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já devem ter noções de:

  • Conceito de plantas;
  • Conceito de animais;
  • Conceito de região;
  • Conceito de extinção.
Estratégias e recursos da aula

Etapa 1: Conhecer as espécies da região

Dividir a classe em duas equipes e solicitar que, junto à comunidade, façam um levantamento das espécies de animais e plantas que existem na região, sendo que uma equipe fica responsável pelas plantas e outra pelos animais. Se possível, que os alunos fotografem os exemplares ou busquem imagens na internet.

Em seguida, no laboratório de informática, solicitar que os alunos, busquem informações sobre os exemplares que encontraram: nome(s) populares e nome científico, características principais, habitat, reprodução, alimentação, etc. A partir desta pesquisa, os alunos confeccionarão fichas informativas sobre cada um, contendo estas informações encontradas e as fotografias que fizeram ou imagens encontradas na internet. Estas fichas deverão ser confeccionadas em cartolina ou papel-cartão e, se possível, plastificadas, para que possam ser manuseadas sem risco de desgaste. Um bom modelo de ficha informativa seria as cartas do jogo Super Trunfo, que o aluno pode confeccionar:

Trunfo 1 Trunfo 2 Trunfo 3

Imagens Super Trunfo: http://virtude-ag.com/prod-super-rg-guainumbi/

 

Etapa 2: Estudar conceitos ecológicos

Preparar e executar uma aula expositiva sobre os conceitos: ecologia, espécie, bioma, habitat, preservação, conservação, extinção, a fim de assegurar que compreendam o que estará sendo discutido com a turma;

Obs: deter-se no conceito de “extinção” e seus níveis (extinto, extinto na natureza, em perigo, ameaçados, vulnerável, etc.): pode-se pesquisar sobre esses critérios de classificação nos seguintes sites:

http://www.biodiversitas.org.br/florabr/criterios.asp
http://www.icmbio.gov.br/ran/images/Arquivos/especies_ameacadas/categorias_criterios_iucn_2012.pdf

Etapa 3: Identificar as espécies em risco de extinção

Pedir aos alunos que classifiquem os animais e plantas entre risco de extinção e os que não estão em risco, escrevendo seus nomes em um cartaz de papel metro branco, fixando-o na parede da classe. Para realizar esta classificação, o aluno pode, juntamente com o professor, consultar o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

Separar entre os alunos as fichas (pode ser individual ou em grupos), pra que pesquisem na internet a situação de cada animal ou planta atualmente: se em risco de extinção ou não, causas e consequências de sua extinção, e sugestões do que fazer para preservá-los. O professor, para esta atividade, deve dar alguns dias de prazo para que os alunos realizem-na, tendo em vista que as informações deverão ser pesquisadas em sites ou livros.

Realizar o momento de socialização dos resultados das pesquisas na classe.  Iniciar um debate acerca das causas e consequências da extinção das espécies pesquisadas. A partir deste momento, levar a turma a perceber a necessidade de comunicação da situação atual das espécies para a comunidade, a fim de que se sintam também responsáveis pela preservação.

Etapa 4: Comunicação dos resultados

Organizar com os alunos uma feira ou exposição dos animais e plantas da região, com um destaque especial aos que se encontram em risco de extinção;

A exposição pode ser organizada com o uso de fotos, vídeos e painéis expondo o trabalho dos alunos.

Atentar para as apresentações, cuidando para que os mesmos tenham claro o que apresentar, de que maneira etc. Os alunos devem atentar-se para não falar de maneira geral e sim, especificamente referir-se ao local em que se encontra a comunidade.

 

Observação: As etapas não representam aulas ou dias. Cada uma pode durar vários dias, ou mesmo, apenas um.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor avaliará os alunos de acordo com sua atuação durante as atividades. Perguntas como: o aluno deixou-se envolver pelo tema da aula? O aluno se interessou em realizar as atividades? Demonstrou aquisição de conhecimento através de comentários e sugestões sobre as atividades?

Também deverá ser promovido um momento de auto-avaliação. Caso os alunos não tenham hábito de se auto-avaliar, o professor poderá utilizar uma ficha de orientação, ou até mesmo promover um momento coletivo para isso, afim de que se discutam o desempenho individual e do grupo.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/5 - 20%
  • Quatro estrelas 4/5 - 80%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • PAULA MARCO AQUINO CAMARGOS, CRECHE DOM HELDER CAMARA , Minas Gerais - dijo:
    paula_aquino29@yahoo.com.br

    30/11/2015

    Quatro estrelas

    A aula é bem interessante para os alunos, uma vez que a professora usa do conhecimento dos alunos e do seu cotidiano. Ela usa recursos para atrair a atenção das crianças, mas não deixa de falar sobre o conhecimento cientifico que envolve a questão. Ela trabalha em grupo, então acontece uma interação entre os alunos. É uma proposta de aula bem organizada e dividida.


  • PAULA MARCO AQUINO CAMARGOS, CRECHE DOM HELDER CAMARA , Minas Gerais - dijo:
    paula_aquino29@yahoo.com.br

    30/11/2015

    Quatro estrelas

    A aula é bem interessante para os alunos, uma vez que a professora usa do conhecimento dos alunos e do seu cotidiano. Ela usa recursos para atrair a atenção das crianças, mas não deixa de falar sobre o conhecimento cientifico que envolve a questão. Ela trabalha em grupo, então acontece uma interação entre os alunos. É uma proposta de aula bem organizada e dividida.


  • Patrícia Daniela Boaventura, E.B.M.Antônia Gasino de Freitas , Santa Catarina - dijo:
    patidanib@bol.com.br

    30/10/2015

    Cinco estrelas

    Pano de Aula muito bem elaborado. Riquíssimo em detalhes,onde o aluno é levado para uma aula bem vivenciada. Muito bem explorada em todos as etapas. Parabéns!


  • Denise, UFMG , Minas Gerais - dijo:
    denise_lorah@yahoo.com.br

    25/10/2015

    Quatro estrelas

    A primeira etapa da aula foi bem planejada, levando-se em consideração o ambiente no qual o aluno habita, e solicitando que os animais e plantas a serem estudados façam parte desse ambiente, pois é bem mais fácil para o aluno assimilar os conhecimentos a respeito daquilo que ele já conheça, ou tenha uma certa convivência, ou já tenha visto/ ouvido falar. A metodologia utilizada, de dividir as aulas por etapas, possibilita ao aluno uma interação maior com as atividades, já que cada etapa possui suas especificidades e demandas. Como por exemplo na etapa 3, onde eles irão precisar de um tempo de pesquisa maior, irão precisar consultar livros e ou internet. É uma aula bem dinâmica, em que os alunos participam da construção de todo o processo das atividades. Interessante também a proposta de discussão dos resultados em sala, mas que despertem no aluno a vontade de discutir sobre o tema também fora da escola, com seus pais, amigos e comunidade como um todo, para suscitar em todos a consciência da preservação.


  • Sonia de Melo Silva, UFMG , Minas Gerais - dijo:
    soniademelo2015@gmail.com

    25/10/2015

    Quatro estrelas

    A aula tem chance de ser uma aula que faça com que os alunos interajam entre eles, com a utilização da pesquisa de campo, o auxilio da internet e a mediação do professor. De início aprendem sobre a fauna e flora local e depois têm a possibilidade de expandir essa ideia.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.