25/11/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
A partir desta aula espera-se desenvolver nos estudantes a capacidade de investigar fenômenos, interpretar resultados e criar hipóteses levá-los a rever o conteúdo mistura das substâncias, entender as ligações intermoleculares e polaridade das moléculas e ainda levá-lo a compreender e relacionar o conceito de eletronegatividade com a polaridade das ligações químicas e das moléculas.
O estudante deve conhecer como ocorre o processo de mistura das substâncias em diferentes compostos químicos, ligação covalente, geometria molecular e soma vetorial.
A água contrariando a gravidade, sobe desde a raiz até o topo da árvore mais alta. Alguns insetos podem andar sobre a água. O DNA tem a configuração em forma de hélice. A tinta a óleo não se mistura à massa de farinha; flutua sobre a superfície do mingau e não afunda. Quando se passa água sobre o papel com a tinta esta não é removida, muitas substâncias apolares são líquidas, e mesmo quando gasosas (como H2, F2, Cl2, etc.) podem ser solidificadas e liquefeitas em temperaturas muito baixas. A questão é: o que mantém as moléculas unidas nos estados líquido e sólido?
Professor, organize os estudantes em equipe para que desenvolvam a técnica da marmorização. Assista antecipadamente os vídeos para ampliar horizontes e saber como a marmorização está relacionada à química especificamente sobre a polaridade das ligações químicas e das moléculas.
Enquanto desenvolvem a atividade podem ir pensando: Por que a tinta a óleo não se mistura à massa de farinha? Por que a tinta a óleo flutua sobre a superfície do mingau e não afunda? Por que quando se passa água sobre o papel com a tinta, esta não é removida?
http://www.youtube.com/watch?v=AOhZE-mogZw
http://www.youtube.com/watch?v=dN4GyS3aOjo&feature=related
Sabe-se que as substâncias iônicas são sólidas devido às forças elétricas de atração entre seus câtions e ânios ou seja são formadas por íons; os metais são quase todos sólidos tendo em vista a forte união que a ligação metálica exerce sobre seus átomos.
As substâncias covalentes podem ser sólidas,liquidas ou gasosas significando que entre suas moléculas podem existir forças de atração maiores e menores assim, podemos dizer que há ligações intermoleculares.
Fonte: http://www.moderna.com.br/pnlem2009mg/quimica/canto/volumes/pdfs/a1_9.pdf
Organize a turma em duplas e oriente que discutam e respondam aos questionamentos: Por que a tinta a óleo não se mistura à massa de farinha? Por que a tinta a óleo flutua sobre a superfície do mingau e não afunda; Por que quando se passa água sobre o papel com a tinta, esta não é removida? O que aconteceria se a tinta fosse diluída em um copo plástico? Que tipo de solvente dilui a tinta a óleo? Como o sabão ou detergente limpam a tinta?
Ao finalizar as atividades, faça a síntese das discussões com explicações que garantam o entendimento dos conceitos trabalhados.
Link do recurso: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17100/marmorizacao.pdf
Solicite que os estudantes resolvam o exercício. (Puccamp):
O congelamento da água na superfície dos lagos em países frios ocorre pela:
a) ruptura de ligações intermoleculares. d) formação de ligações intramoleculares
b) ruptura de ligações intramoleculares. e) formação de ligações inter e intramoleculares.
c) formação de ligações intermoleculares.
Organize os estudantes em duplas e solicite que solucionem o exercício da UFMG.
Uma substância funde-se a 1530° C, conduz corrente elétrica no estado sólido, é insolúvel em água e em tetracloreto de carbono. Trata-se de um sólido:
a) covalente. b) iônico. c) metálico d) molecular. e) orgânico.
Outro recurso que pode auxiliar na compreensão do conteúdo é o Molecularium que pode ser explorado no Laboratório de Informática. Para tanto, organize a turma em equipes de no máximo 3 pessoas.
http://www.molecularium.net/pt/ligintermol/index.html
Reunidos em equipes de no máximo 3 pessoas os estudantes devem elaborar um relatório no qual devem conter informações como: de que forma determinar a polaridade de uma molécula; como determinar a polaridade de uma molécula; de que maneira a eletronegatividade interfere na determinação da polaridade; por que há substâncias que são atraídas por objetos eletrizados ou não. Para desenvolver a atividade os estudantes deverão consultar os livros didáticos disponíveis nas bibliotecas, as referências citadas nesta aula e os recursos complementares que disponibilizamos.
UTIMURA, Teruko Y.; Linguanoto, Maria . Química fundamental. São Paulo: FTD, 1998.
FELTRE, Ricardo. Fundamentos da quí mica. v. Único. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1996.
Esta aula está baseada na proposta didática elaborada pelo professor João Luiz Gasparin (UEM).
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
Nome | Tipo |
---|---|
Marmorização | Experimento prático |
O site indicado apresenta conteúdos relativos às forças intermoleculares, apresenta exemplos de como ocorrem entre os diferentes substâncias formadas ou não por moléculas.
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/forcas_intermoleculares.html
Neste link está disponível o conteúdo que trata das forças de Van der Waals.
http://www.jardimsaopaulo.com.br/smart/forcasintermoleculares.ppt
Para saber sobre forças intermoleculares especificamente as forças de interação entre as moléculas acesse o link sugerido. http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u22.jhtm
A tabela periódica disponibilizada pode auxiliar na localização dos diferentes elementos químicos no sentido de se compreender os tipos de ligações químicas.
Tabela periódica: www.cdcc.sc.usp.br/quimica/tabelaperiodica/tabelaperiodica1.htm
A aula Interações intermoleculares pode auxiliar na compreensão dos conteúdos tratados nesta aula.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=393
A avaliação será diagnostica, formativa e processual. O estudante deverá participar das discussões iniciadas pelo professor; participar da pesquisa dos conceitos de maneira efetiva, colaborando com a definição e escolha dos conceitos; colaborar na construção dos cartazes, participando de modo efetivo e realizar e registrar todas as informações relativas aos conteúdos trabalhados em especial o relatório proposto na aula.
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