18/11/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Como prática social inicial sugerimos que o professor obtenha duas imagens do município/cidade onde o aluno reside. Esta imagem deve demonstrar de alguma forma as modificações ambientais ocorridas nos últimos anos naquele local. Além disso, o professor poderá disponibilizar um mapa da cidade, para que os alunos possam localizar a região em questão. Discutir sobre as causas de tal mudança. (Aqui o professor poderá mapear o que os alunos já sabem sobre o assunto ou o que gostariam de saber mais)
Outra sugestão é que o professor trabalhe com charges, como exemplo:
Disponível em: http://grafar.blogspot.com/2008/06/charge-bier_18.html Acesso em: 04/09/2009.
Disponível em: http://www.opcaoguarulhos.com.br/blogdoedu.asp Acesso em: 04/09/2009.
Disponível em: http://www.brasilautogestionario.org/category/agronegocio/ Acesso em: 04/09/2009.
Segue roteiro que poderá ser solicitado aos alunos para o trabalho com as charges:
Tal análise deverá ser registrada por escrito. Após o registro poderão ser selecionados alguns alunos que escolheram a mesma charge para que se inicie um pequeno debate sobre as imagens.
Há mais de 30 anos formalizou-se no Brasil a comemoração ao dia da árvore (21 de setembro). Apesar disso, queimadas e desmatamentos ilegais continuam acontecendo sem que haja uma impunidade maior das autoridades brasileiras. Após todos estes anos recordando a importância da natureza por meio desta data, o que podemos realmente comemorar?
Queimadas e desmatamentos são igualmente danosos ao meio ambiente. Quais seriam as principais consequências destas atividades à vida humana? Vamos descobrir?
Como contextualização ao assunto produzimos o seguinte material:http://www.siteda escola.com/aulas_inova doras/suelen/DESMATAME NTO.ppt
Este pode ser exibido pelo professor em recurso multimídia, ou até mes mo no próprio laborató rio de informática (ca da aluno visualiza a a presentação em seu computador). Na apresentação há sugestão de atividade a ser trabalhada com os alunos.
Ainda para debate e construção de conceitos sobre os temas, sugerimos os seguintes materiais:
Vídeo disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=13248
Sobre o vídeo: O vídeo aborda um dos maiores problemas brasileiros para as mudanças climáticas: o desmatamento. Ao serem cortadas e queimadas, as árvore s liberam para a atmosfera o dióxido de carbono que havia nelas. É assim que acontece cerca de 75% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, levando o país a ser o 4º maior emissor do planeta.
Muito se tem falado sobre aquecimento global. Vamos descobrir a relação dos desmatamentos e queimadas com o aumento do aquecimento global?
Para isso vamos assistir ao seguinte vídeo:
Sobre o recurso: Este recurso aborda sobre aquecimento global, em que as queimadas e o desmatamento fazem do Brasil o quarto maior emissor de poluentes do mundo.
Sugestão de roteiro para trabalho com o vídeo:
Na atividade acima o professor pode solicitar que os alunos aprofundem a pesquisa sobre aquecimento global. Descubra quais são os países que estão em primeiro lugar na emissão de gases poluentes e por quê estão nesta posição.
O que podemos fazer para mudar esta situação?
Vamos descobrir algumas ações que parecem muito simples, mas que se realizadas em conjunto, poderão realmente causar boas mudanças.
Plante uma árvore!
Aqui o professor poderá ao menos explicar a técnica de como plantar uma árvore, caso não haja possibilidade de realizar esta ação na prática.
O processo de catarse será observado durante as atividades propostas, de forma que o Professor deve perceber se o s estudantes são capazes de expressarem o seu entendimento do tema proposto, com suas própri as palavras e organização textual, caso contrá rio, deve-se retomar os conceitos que não fica ram bem claros.
Produzir cartazes que englobem as seguintes temáticas e propor as soluções, onde cada cidadão poderá assumir, para cada caso:
Nome | Tipo |
---|---|
Como plantar uma árvore | Experimento prático |
Aquecimento global - 2 | Vídeo |
Site do Greenpeace: http://www.greenpeace.org/brasil/ acessado em 18/09/2009.
Portal do Professor - MEC. Conhecendo o bioma em que vivo - O cerrado: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1258 acessado em 18/09/2009.
Destacamos alguns critérios norteadores da avaliação:
Cinco estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/05/2013
Cinco estrelasadorei muito bomm peguei esse material ppara dar minhas aulas
24/03/2013
Cinco estrelasParabéns pelo material: Diversificado e abordagem atualizada!
22/09/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante, tanto que pretendo utiliza-la para complementar o Projeto sobre Sacolas Ecológicas o dia da árvore, clima e vegetação que foram conteúdos deste bimestre. Não esquecendo que tal assunto neste momento é bastante pertinente para nós de Mato Grosso a fim de reforçar o trabalho de conscientizar nossos alunos quanto ao equilíbrio ecológico.
18/08/2010
Cinco estrelasGostei muito dessa aula, vem de encontro ao problema que está acontecendo agora em nosso estado, pois e necessario conscietizar os nossos alunos sobre essa problemática. parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns professora pelo tema abordado.Achei excelente a sua proposta pedagógica.Aqui na Amazônia, infelizmente convivemos com problemas de queimadas e desmatamentos, pois o homem ainda não se conscientizou o quanto é prejudicial para o nosso planeta a destruição das florestas.
24/03/2010
Cinco estrelasVivenciei essa Prática das Queimadas desde a minha infância. Meu pai era agricultor e por não ter consciência do quanto essa prática era prejudicial ao meio ambiente, anos após anos fazia uso dela. Com o tempo a terra foi ficando improdutiva e lá estava ele se queixando, culpando a natureza por seus erros, e nem sabia que também estava contribuindo para aumentar o buraco na camada de ozônio. Obrigada professor Ezequile e Suelen por tão valiosa contribuição. A natureza agradece. Beijos. Denize