Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Queimadas e Desmatamentos

 

18/11/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Suelen Fernanda Machado

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • O que são queimadas e desmatamentos na natureza;
  • Porque eles ocorrem;
  • O que o homem está fazendo para solucionar estes problemas.
Duração das atividades
2 a 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Como prática social inicial sugerimos que o professor obtenha duas imagens do município/cidade onde o aluno reside. Esta imagem deve demonstrar de alguma forma as modificações ambientais ocorridas nos últimos anos naquele local. Além disso, o professor poderá disponibilizar um mapa da cidade, para que os alunos possam localizar a região em questão. Discutir sobre as causas de tal mudança. (Aqui o professor poderá mapear o que os alunos já sabem sobre o assunto ou o que gostariam de saber mais)

Outra sugestão é que o professor trabalhe com charges, como exemplo:

undefined

Disponível em: http://grafar.blogspot.com/2008/06/charge-bier_18.html Acesso em: 04/09/2009.

Disponível em: http://www.opcaoguarulhos.com.br/blogdoedu.asp Acesso em: 04/09/2009.

Disponível em: http://www.brasilautogestionario.org/category/agronegocio/ Acesso em: 04/09/2009.

Segue roteiro que poderá ser solicitado aos alunos para o trabalho com as charges:

  • Escolha uma das charges;
  • Faça uma descrição da mesma com o máximo de detalhamento possível (personagens, cenário, vestuário, localização, tempo, espaço);
  • O que considera mais importante nesta chage: a ilustração ou o texto? Por quê?
  • Que objetivo esta charge pretende nos passar? Explique.
  • A charge é engraçada? Apresenta ironia? Imagina o porquê?

Tal análise deverá ser registrada por escrito. Após o registro poderão ser selecionados alguns alunos que escolheram a mesma charge para que se inicie um pequeno debate sobre as imagens.

Há mais de 30 anos formalizou-se no Brasil a comemoração ao dia da árvore (21 de setembro). Apesar disso, queimadas e desmatamentos ilegais continuam acontecendo sem que haja uma impunidade maior das autoridades brasileiras. Após todos estes anos recordando a importância da natureza por meio desta data, o que podemos realmente comemorar?

Queimadas e desmatamentos são igualmente danosos ao meio ambiente. Quais seriam as principais consequências destas atividades à vida humana? Vamos descobrir?

Como contextualização ao assunto produzimos o seguinte material:http://www.siteda escola.com/aulas_inova doras/suelen/DESMATAME NTO.ppt

Este pode ser exibido pelo professor em recurso multimídia, ou até mes mo no próprio laborató rio de informática (ca da aluno visualiza a a presentação em seu computador). Na apresentação há sugestão de atividade a ser trabalhada com os alunos.

Ainda para debate e construção de conceitos sobre os temas, sugerimos os seguintes materiais:

Vídeo disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=13248

Sobre o vídeo: O vídeo aborda um dos maiores problemas brasileiros para as mudanças climáticas: o desmatamento. Ao serem cortadas e queimadas, as árvore s liberam para a atmosfera o dióxido de carbono que havia nelas. É assim que acontece cerca de 75% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, levando o país a ser o 4º maior emissor do planeta.

Muito se tem falado sobre aquecimento global. Vamos descobrir a relação dos desmatamentos e queimadas com o aumento do aquecimento global?

Para isso vamos assistir ao seguinte vídeo:

Aquecimento global - 2

Sobre o recurso: Este recurso aborda sobre aquecimento global, em que as queimadas e o desmatamento fazem do Brasil o quarto maior emissor de poluentes do mundo.

Sugestão de roteiro para trabalho com o vídeo:

  • Conceitos já trabalhados e que são tratados no vídeo;
  • Novos conceitos que surgem no vídeo;
  • Porque o brasil é considerado o quarto colocado na emissão de gases poluentes?
  • Porque a temperatura aumenta?
  • Quais consequências do aumento de temperatura são informadas no vídeo?
  • O que o aquecimento tem a ver com nossa agricultura?

Na atividade acima o professor pode solicitar que os alunos aprofundem a pesquisa sobre aquecimento global. Descubra quais são os países que estão em primeiro lugar na emissão de gases poluentes e por quê estão nesta posição.

O que podemos fazer para mudar esta situação?

Vamos descobrir algumas ações que parecem muito simples, mas que se realizadas em conjunto, poderão realmente causar boas mudanças.

Plante uma árvore!

Aqui o professor poderá ao menos explicar a técnica de como plantar uma árvore, caso não haja possibilidade de realizar esta ação na prática.

Como p lantar uma árvore

O processo de catarse será observado durante as atividades propostas, de forma que o Professor deve perceber se o s estudantes são capazes de expressarem o seu entendimento do tema proposto, com suas própri as palavras e organização textual, caso contrá rio, deve-se retomar os conceitos que não fica ram bem claros.

prática social final

Produzir cartazes que englobem as seguintes temáticas e propor as soluções, onde cada cidadão poderá assumir, para cada caso:

  • Desmatamento;
  • Queimadas;
  • Aquecimento Global;
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Como plantar uma árvore Experimento prático
Aquecimento global - 2 Vídeo
Recursos Complementares

Site do Greenpeace: http://www.greenpeace.org/brasil/ acessado em 18/09/2009.

Portal do Professor - MEC. Conhecendo o bioma em que vivo - O cerrado: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1258 acessado em 18/09/2009.

Avaliação

Destacamos alguns critérios norteadores da avaliação:

  • Participou efetivamente das discussões propostas pelo professor;  
  • Realizou a atividade de pesquisa proposta pelo professor;
  • Na pesquisa apresentou dados relevantes e atuais sobre a temática;
  • Na elaboração dos cartazes colaborou efetivamente com o grupo, demonstrou criatividade e capricho durante a produção;
  • Participou do seminário e apresentou sua pesquisa conforme orientações do professor;
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • flor, nn , Bahia - dijo:
    flor_rodrigues@yahoo.com.br

    19/05/2013

    Cinco estrelas

    adorei muito bomm peguei esse material ppara dar minhas aulas


  • Rute, Professora de ETEC (Tatuí) , São Paulo - dijo:
    rute.severino@etec.gov.sp.br

    24/03/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo material: Diversificado e abordagem atualizada!


  • Andrea da silva Castilho Schroeter, EMPG DONA SABINA LAZARIN PRATI , Mato Grosso - dijo:
    ascasts@gmail.com

    22/09/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante, tanto que pretendo utiliza-la para complementar o Projeto sobre Sacolas Ecológicas o dia da árvore, clima e vegetação que foram conteúdos deste bimestre. Não esquecendo que tal assunto neste momento é bastante pertinente para nós de Mato Grosso a fim de reforçar o trabalho de conscientizar nossos alunos quanto ao equilíbrio ecológico.


  • Oneide Aves Barros, Diretoria Regional de Ensino , Tocantins - dijo:
    oneidebarros@hotmail.com

    18/08/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa aula, vem de encontro ao problema que está acontecendo agora em nosso estado, pois e necessario conscietizar os nossos alunos sobre essa problemática. parabéns


  • MARIA GERALDA SERRAO DINELLY, ESC.MUL.NAZIRA CHAMMA DAOU , Amazonas - dijo:
    geralda@adigitalcenter.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professora pelo tema abordado.Achei excelente a sua proposta pedagógica.Aqui na Amazônia, infelizmente convivemos com problemas de queimadas e desmatamentos, pois o homem ainda não se conscientizou o quanto é prejudicial para o nosso planeta a destruição das florestas.


  • Denize, Escola Municipal Noêmia Alves (Conde) João machado colégio e Curso , Paraíba - dijo:
    denigpessoa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Vivenciei essa Prática das Queimadas desde a minha infância. Meu pai era agricultor e por não ter consciência do quanto essa prática era prejudicial ao meio ambiente, anos após anos fazia uso dela. Com o tempo a terra foi ficando improdutiva e lá estava ele se queixando, culpando a natureza por seus erros, e nem sabia que também estava contribuindo para aumentar o buraco na camada de ozônio. Obrigada professor Ezequile e Suelen por tão valiosa contribuição. A natureza agradece. Beijos. Denize


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.